Log In

Notícias Programação EUA

Em crise, NBC pode exibir talk show de Jay Leno no horário nobre

Pin it

Jay LenoPara superar a crise financeira e de audiência e evitar o assédio da concorrência, a rede NBC deverá tomar uma medida radical e surpreendente na próxima temporada. De acordo com o Broadcasting & Cable, o canal vai dar ao apresentador Jay Leno o horário das 22h às 23h de sua programação, de segunda a sexta-feira.

Jay Leno atualmente apresenta o The Tonight Show, que vai ao ar às 23h35. O apresentador, que tem 58 anos, anunciou sua aposentadoria há alguns anos e, a partir da próxima temporada, será substituído pelo comediante Conan O’Brien, que comanda nas madrugadas da NBC o talk show Late Night.

A idéia de oferecer o horário para Leno partiu de Jeff Zucker, o CEO da NBC. Seria uma alternativa para o canal diminuir o número de programas no ar e manter Leno trabalhando para a NBC. Segundo a Broadcasting & Cable, existem boatos de que Leno estaria sendo assediado por concorrentes como a ABC, a Fox e até pela Sony (esta última, no entanto, não possui uma emissora).

Segundo o The New York Times, o anúncio oficial de NBC deverá acontecer nesta terça-feira, dia 9 de dezembro.

O The New York Times destaca ainda que, se confirmado o reposicionamento da NBC, isto será uma novidade na televisão americana. Diferente de países como o Brasil, onde novelas são exibidas diariamente, a TV americana não tem tradição de exibir um mesmo programa diariamente no horário nobre – isto acontece apenas na programação diária e noturna.

Para os fãs de séries, a decisão da NBC vai resultar em menos atrações na televisão, uma vez que o canal deixaria de exibir cinco horas de programas por semana para dar espaço ao novo programa de variedades.

Atualmente, o canal exibe no horário das 22h as séries My Own Worst Enemy (já cancelada, será substituída por Medium em fevereiro), Law & Order: Special Victims Unit, Lei & Ordem, ER e o programa jornalístico Dateline.

Dos cinco programas, apenas ER e Law & Order: Special Victims Unit são líderes de audiência entre os telespectadores com idade entre 18 e 49 anos. ER termina em março e a continuação de SVU depende de uma complicada renovação com o elenco.

O The New York Times estima que Jay Leno deverá receber um salário astronômico para comandar o novo programa, de cerca de 30 milhões de dólares por ano. Ainda assim, o custo do novo programa será pequeno em relação aos gastos de exibir um seriado de TV por dia – em média um episódio de uma série custa ao canal em torno de 3 milhões de dólares, o que daria 15 milhões por semana.

Com informações da Broadcasting & Cable e do The New York Times.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

24 Comments

  1. Leandro

    Nãoooooooooo, 1000 vezes nãooooooooooo
    queremos séries!!

    Mais um sinal da decadência da NBC que se fizer isso chegará ao fundo do poço. Tomara que sejam inteligentes e saiam dessa .

  2. Thiago

    A NBC tá atirando pra todo lado já. Não sei se Jay Leno teria esse cacife pra todo santo dia manter uma audiência superior à 10milhões (ou vá lá, se manter em decentes 7 ou 8 milhões, já que estamos falando da ex-grande NBC)

    Isso é péssimo pros seriados em perigo do canal. Claro, as 22:00 horas tá sendo um horário critico, mas desistir dele assim é má idéia. O que acontece quando TODOS os programas do canal ficarem apenas na faixa entre 20:00 e 22:00? Péssima idéia. Péssima idéia.

  3. Tati Leite

    Eu mal posso esperar pelas piadas do Letterman sobre isso. rsrsrsrs.

  4. Davi Garcia

    Eu também quero ver séries, mas só as que prestam. Aquelas que só servem para inflar o primetime e fazer número sem ter a menor qualidade certamente não farão falta. As que forem boas de conteúdo e de audiência sobreviverão.

    Certamente só o tempo dirá, mas acho que essa iniciativa da NBC pode pode acabar sendo copiada pelas concorrentes mais tarde, afinal, em tempos de crise cortar é preciso e com os números de audiência caindo em todas as emissoras é hora de fazer diferente.

  5. Alessandro

    Acho que desde que continuem existindo séries de qualidade está tudo bem. Qualidade e quantidade são totalmente diferentes. Hoje até temos MUITAS séries mas dá pra contar nos dedos de uma mão as series realmente indispensáveis, criativas e inteligentes!

  6. Kate

    Quantidade tem a ver com qualidade? sim, tem. É diretamente proporcional.
    Se temos 10 séries lançadas , 5 podem ser boas. Se temos 4 lançadas , apenas 2 podem ser boas.

    Prefiro ver 5 boas do que 2 não acham?

    Péssima idéia essa da NBC.

  7. Victor Hugo

    Esto confirmado… Jay Leno no prime time em 2009 pela NBC….. e é a NBC cavando sua propra cova… e pensar que a presidente da CW era a mais incopetente dos chefes das emissoras do EUA…

  8. Paulo Antunes

    Leandro,
    Saiu agora a tarde o release confirmando o que a matéria dizia. A partir da fall season de 2009, ou seja, de setembro do ano que vem, ele terá um programa de segunda a sexta-feira, às 22h. Ainda não li o texto, mas vou deixar para comentar na coluna de audiência, mais pro final do dia.

  9. Amanda

    Desastre Total.
    E o lugar cativo de L&O SVU, Medium, Law & Order, LAPD?

    Preparem-se para um futuro só de reallity shows, programas de entrevistas e jornalísticos. As séries estão morrendo.

  10. Cesar Adriano

    Pois é! criar histórinhas de médicos e detetives estilosos custa caro, mas…quem dera ter o Jay Leno na minha tv ás 22h de segunda a sexta.

    Especulando, as séries americanas não acredito que acabem, é como tirar a novela das 8 do ar, impensável (quem derá!), o que está acontecendo é somente uma arrumada na casa, corte de despesas, é normal, acho que não é motivo pra entrarmos em pânico.

  11. Patrícia

    Mal posso esperar pra ver a piada que a Tina Fey vai fazer sobre isto em 30 Rock. [2]

  12. Pingback: Audiência nos EUA na segunda-feira, 8 de dezembro » TeleSéries

  13. Pingback: Audiência nos EUA na segunda-feira, 8 de dezembro » TeleSéries

  14. ELAINE DAS GRAÇAS TONACIO

    Isto é muito triste. Porque não deixar o programa 2 a 3 vezes por semana e manter as séries que tem qualidade nos outros dias?
    Esperemos que não dê certo assim a NBC vai ter que voltar com as séries.
    A concorrência com certeza vai agradecer.

  15. Pingback: Jay Leno fala sobre seu novo talk show na TV » TeleSéries

  16. André L.

    E o lugar cativo de L&O SVU, Medium, Law & Order, LAPD? [2]

    Cacete! A unica que eu acho que se salva é LAPD.
    Law and Order acho que so em 2010, SVU acaba (ainda mais com a história dos contratos) e Medium, bom, eu não faço idéia.
    Que alívio que ER termina agora! E o povo falando em 16a temporada.

    Tomara que a NBC se recupere com isso. Mas é um abalo e tanto!

  17. Pingback: Problemas para a nova série policial da NBC » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account