Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na segunda-feira, 8 de dezembro

Pin it

James Spader em Justiça sem LimitesA segunda-feira foi de adeus. Depois de cinco temporadas, 101 episódios e de reunir um dos mais premiados elencos da história da televisão, Justiça sem Limites (Boston Legal) chegou ao seu final, com uma audiência, digamos assim, respeitável.

Mas o tema do dia é a decisão da NBC de exibir talk show no horário nobre, diminuindo em cinco horas o espaço em sua grade de programação. Quer saber o que eu acho disto? Confira a seguir na coluna!

Ranking por canal

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
12,46 10,60 6,22 5,30 2,45

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h A Charlie Brown Christmas (ABC) 11.37
The Big Bang Theory (CBS) 10.80
Chuck (NBC) 6.93
Terminator: The Sarah Connor Chronicles (Fox) 5.21
Gossip Girl (CW) 3.01
20h30 How I Met Your Mother (CBS) 10.49
21h Two and a Half Men (CBS) 15.65
Justiça sem Limites (ABC) – Episódio Final 9.91
Heroes (NBC) 7.78
Prison Break (Fox) 5.39
Privileged (CW) 1.90
21h30 Worst Week (CBS) 10.60
22h CSI:Miami (CBS) 13.62
Justiça sem Limites (ABC) – Episódio Final 10.52
My Own Worst Enemy (NBC) 3.96

Com programação inédita, a CBS voltou a ter uma média de audiência alta e foi a líder da noite na amostra 18 a 49 anos, com média de 4,1 pontos. O destaque, é claro, é Two and a Half Men que fez uma ótima audiência e vem se mantendo regularmente como um dos cinco programas mais assistidos da TV entre o público desta faixa etária.

A única atração que destoa atualmente na grade da CBS é Worst Week. A série pega os 5,2 pontos entre os jovens adultos de Two and a Half Men e perde um terço deste público. Ainda assim os seu 3,5 pontos são respeitáveis – nesta segunda-feira, só dois programas concorrentes tiverem melhor desempenho, o especial do Snoopy e Heroes.

E com a exibição de episódios inéditos de The Big Bang Theory e de How I Met Your Mother na CBS, a concorrência voltou a encolher: Chuck perdeu 4% dos telespectadores, Terminator 11% e Gossip Girl 2%.

Na sua segunda exibição numa noite de segunda-feira, Privileged perdeu 14% de audiência e teve apenas 1,9 milhão de telespectadores. Pra mim soou o alerta pra CW: Privileged não consegue desempenho muito melhor do que este não. Melhor começar a pensar num sétimo ano de One Tree Hill…

E eis que Justiça sem Limites chegou ao seu final. Denny Crane e Alan Shore começaram a despedida de forma tímida, em segundo lugar em audiência, em terceiro no demo 18-49, mas ainda assim com melhor desempenho que Samantha Who? Na hora final, a série teve média superior a 10 milhões de telespectadores e até teve um desempenho respeitável na amostra 18-49 naos (ainda assim, bem distante de CSI:Miami).

Na média das duas horas, a série teve 10,22 milhões de telespectadores e 2,4% da preferência dos americanos com idade entre 18 e 49 anos. Foi um adeus digno.

* * *

Publiquei esta tarde a nota Em crise, NBC pode exibir talk show de Jay Leno no horário nobre. E, bom, pouco depois de publicar a notícia, com as informações de bastidores de dois veículos de comunicação, a NBC soltou o comunicado oficial: Jay Leno terá um talk show diário no canal, o primeiro no horário nobre do canal, de segunda a sexta-feira, às 22h, a partir da próxima temporada.

Na nota, o CEO da NBC UNiversal, Jeff Zucker, falou em um novo paradigma.

Já Marc Graboff, o co-presidente da empresa, comentou que os telespectadores tem hoje um apetite para programação ao vivo e que eles trarão isto para o horário nobre.

A minha opinião é que esta é a notícia mais bizarra que já publicamos no TeleSéries. É estranho imaginar um apresentador, que está a quatro anos preparando sua aposentadoria, decidindo embarcar num projeto tão arriscado como este. Dinheiro ele não precisa.

É estranho imaginar a NBC mantendo no ar três talk shows – tem tanta gente interessante assim na América? Afinal, o novo programa não muda o que estava acordado. Jimmy Fallon assume o Late Night em março e Conan O’Brien assume o The Tonight Show no dia 1º de junho.

Outra coisa, a notícia é fresca. Ou seja, esta idéia parece ser novíssima, recém nascida. Em outras palavras, o Jay Leno vai ter que criar um programa totalmente novo, com quadros novos, que fuja de comparações em tempo recorde – e ele e sua equipe terão apenas quatro meses para se dedicar ao novo programa.

Sim, o programa pode ser um sucesso. Pode ser que reúna 10 milhões de telespectadores e pode ser que seja líder por idade em alguns dias da semana. Mas é mais provável que ele não consiga bater CSI:Miami, CSI:NY e outros seriados. É um risco muito grande da NBC. Neste momento eu não apostaria em sucesso.

Para nós, fãs de séries, a notícia é preocupante sim. Vai ter cinco horas de programação a menos na fall season, isto é certo. E estas cinco horas vão permitir a NBC respirar, reestruturar sua grade e muita gente boa poderá dançar.

Vamos fazer a linha de corte do horário das 22h: Medium, Law & Order:SVU e Lei & Ordem (ER já nem conta mais!). Com mais dinheiro em caixa, já que terá que investir em menos programas, a NBC poderá correr atrás de uma renovação com o Chris Meloni e a Mariska Hargitay e eu apostaria que SVU pode continuar.

Lei & Ordem, neste ponto, fica ameaçada da cancelamento. A esperança que resta é confiar no talento que o Dick Wolf tem mostrado para renovar a série nos últimos anos. Mas é provável que a NBC dispense Life ou Lei & Ordem, já que não haverá espaço na grade para tantos shows policial.

Medium dependeria da performance agora na mid-season. Mas é uma série que estréia sob ameaça de não ter lugar na grade na próxima temporada.

Kath & Kim, My Name is Earl e 30 Rock são outros shows que correriam em risco de cancelamento. Afinal, com uma grade mais estreita, talvez a NBC reveja a idéia de ter quatro comédias nas noites de quinta-feira. E o seriado da Amy Poehler vem aí.

A questão no fundo é: com menos programas no horário nobre, a NBC consegue se reerguer? Só nos resta torcer para que sim.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites NBC Universal Media Village e TV by the Numbers.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

21 Comments

  1. Rodrigo B.

    Paulo,

    Tem uns errinhos nos números lá no início. A segunda hora de BL teve mais de 10 milhões, como você comentou em seguida, e BBT teve um episódio inédito noite passada(o que você também comentou corretamente, mas ficou o “reprise” lá ao lado do nome da série). E well…essas são as séries que eu acompanho. Não sei se há outros erros.

  2. Victor Hugo

    Paulo,
    Acredito q a NBC vai fracassar miseravelmente com esse talk show e realemente não entendo as mentes que dirigem a NBC, já que Shows como Mediu, SUV, Law & Order fazem resultados respeitaveis. Acho uma decisão tão idiota quanto foi a CW ter entregue os domingos pra MRC….
    Fico triste com essa noticia pois agora temo o futuro de Chuck.
    Pra mim não tem chance nenhuma de renovação: Knight Rider, Kathh & Kim e para mim tristeza Life, já que esses shows falham em audiencia.

    Sobre a Noite TBBT, HIMYM e TaHM, mostram uma seuqncia sólida que a CBS construiu. WW não deve passar desta primeira temporada pois valhe lembrar que Old Christine e Rules faziam resultados melhores nesse time slot.
    Acho q TSCC vai fracassar nas noites de sexta, pois a série não consegue se sustentar nas segundas imagine numa noite morta que é as sexta onde apenas numbers e Ghost fazem resultados bons.

  3. Juninho

    Gosto muito da NBC,e fico triste pelo que esta acontecendo,e assim como o Victor Hugo,temo por Chuck,vamos vêr no que vai dar!!!
    Mas alguém sabe o que vai acontecer com King,será que ela ainda entra na Progamação da NBC?

  4. Bruno Carvalho

    Paulo,

    Não necessariamente será um talk-show. O formato não foi definido e Jay Leno e sua equipe terão mais do que 4 meses pra preparar o programa, já que ele só estreará no fall lineup de 2009. Minhas impressões sobre a mudança daqui a pouco no http://www.ligadoemserie.com. Conto com a opinião de vocês lá também.

  5. Paulo André

    Só duas dúvidas….
    A Lauren Graham não assinou, ano passado antes da greve, contrato com a NBC para uma série desenvolvida especialmente pra ela?
    O mesmo não aconteceu com a Hilarry Duff? (é assim que se escreve?)

  6. Ricardo S

    A crise na NBC é tão profunda q eles pensam: pior não pode ficar. Concordo q é uma notícia muito ruim pra nós fãs de séries, mas verdade é q NBC não consegue emplacar nenhuma série nova há três temporadas. Não faz muita diferença pra eles. Eles investiram muito e nada deu certo. Então, bota um programa ao vivo mais barato.

    Além disso, ele devem ter um medo danado do Jay Leno ir pra ABC concorrer com o Conan. O Jimmy Kimil é fraco. O Conan é engraçado, mas bom mesmo é David Letterman.

  7. Thomaz Jr

    Acho que a NBC fez a melhor escolha possível.
    Qual seria outra alternativa? Reprisar FRIENDS?

  8. Leandro

    A crise chegou forte a NBC. Paulo tem razão, parece coisa muito de improviso, um tapa buraco. Na certa a grana tá curta pra investir em séries caras. Knight Rider e Kath & Kim canceladas com certeza , Life quase tb, Medium deve ter sua última temporada. Chuck ficou ameaçado agora , dava como certa a 3ª temp antes dessa notícia. Law & Order creio que fique pois afinal será a 20ª temp. SVU também. Heroes fica pois pior que esteja ainda respira. 30 Rock é cult , volta nem que seja na midseason.Kings nem estreou mas já dou como cancelada , não deve fazer bons números.

  9. Paulo Antunes

    Paulo André,
    Realmente, a Lauren Graham e a Hilary Duff estão sob contrato com a NBC, mas até agora não se divulgou nada sobre os programas que estão em desenvolvimento.

    Bruno Carvalho,
    O Jay Leno vai trabalhar no Tonight Show até 29 de maio de 2009. São quatro meses de dedicação exclusiva ao novo programa, não tem mais tempo não.
    Obviamente, um time de produtores será deslocado desde já para o programa, mas parte da equipe de confiança do Tonight Show está ocupada.

    Sobre o formato, o release da NBC é bem claro, aliás, abre assim “Jay Leno will host a new comedy/talk show…”. Eu apostaria com você que será um talk show. A própria experiência recente da NBC com a Rosie O’Donnel já indica que não dá pra ousar muito não.

  10. Laudo Kenji

    Por falar em Lauren Graham, eu estou com muitas saudades dela…
    Para o meu consolo, assisto Weeds. A Nancy Botwin me faz lembrar da Lorelai Gilmore, só q irresponsável e com uma enorme boca suja! Rsrsrs… :-)

  11. Rodrigo B.

    Acho que pra NBC, o grande problema com o Leno vai ser justamente manter a qualidade do programa. Escrever bons roteiros e trazer entrevistas interessantes TODO DIA vai ser muito difícil. E, aliás…o próprio fato de ser transmitido diariamente o torna “menos imperdível”, já que ele sempre estará lá no dia seguinte. Se há telespectadores que acabam, por um motivo ou por outro, perdendo episódios de séries que GOSTAM ao longo da temporada(e que só passam uma vez por semana), o que dirá de um programa que é transmitido diariamente.

    Quer dizer, até concordo com o Paulo quando ele diz que é possível que o programa vença a CBS e a ABC algum dia da semana, mas fico em dúvida se o programa se sairia bem entre o público 18-49, que é o mais importante after all.

    No mais, eu acho que se a NBC tem problemas financeiros, a aposta é válida. Mas torço pra que ela fracasse. Afinal, essa não é uma idéia que eu quero ver sendo copiada por outras emissoras…

  12. Cesar

    A estratégia é clara: reduzir custo.

    Em tempos de crise e com uma grade de séries com desempenho de audiência apenas razoável, a alternativa da NBC me parece mais um “plano B” que algo planejado. De qualquer forma, mantém Leno no ar por mais algum tempo e já abre espaço para um novo apresentador (Fallon).

    Se a rede souber escolher as séries que permanecerão, pode ter algum ganho de audiência. Mas 3 talk shows me parece um exagero.

    Enfim, em tempos de crise, as emissoras terão que rebolar para não serem efetadas por ela e ter que acabar no Congresso pedindo um dinheiro para não falir…

  13. anderson

    Concordo com o Cesar, eles estao pensando no custo.
    O horário das 22horas morreu para NBC, assim como o domingo morreu para CW.

  14. Andrea

    É, a Era das Trevas chegou à tv.
    Agora só resta a quem gosta(va) de séries comprar os dvds e ficar assistindo àqueles bons (às vezes) tempos.
    Ou assistir filmes inéditos como Harry Potter 1, Matrix 1 e Ninguém Segura Esse Bebê.

  15. Tiago

    Chuck teve 7,25 semana passada e nessa tambem, ele caiu 4% na amostragem 18-49?

  16. Claire

    Acho que se a NBC tem problemas financeiros,a aposta é válida.Mas torço pra que ela fracasse.Afinal,essa não é uma idéia que eu quero ver sendo copiada por outras emissoras…[2]

  17. Cesar

    Claire,

    Acho que isto é circunstancial. O momento pede alternativas, até porque não tenho dúvidas que o investimento publicitário vai cair em 2009, 2010, 2011 e isto significa menos dinheiro nas mãos das emissoras.

    E a NBC não está com problemas. Acho que é preventivo e não me surpreenderia se outras seguissem caminhos parecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account