Log In

Opinião Reviews

Revendo: Família Soprano – Meadowlands (1×04)

Pin it

Família Soprano - MeadowlandsSérie: Família Soprano (The Sopranos)
Episódio: Meadowlands
Temporada:
Número do episódio: 4
Data de exibição nos EUA: 31/1/1999
Data da reprise na Warner: 9/10/2008

Sinopse: Com medo de que descubram que faz terapia, Tony decide pedir para um detetive da polícia investigar a doutora Melfi, criando um trauma para ela e para o seu namorado. Carmela briga com Tony ao saber que ele pensa em desistir da terapia. Ao descobrir que Brendan foi assassinado e que Christopher tomou uma surra, Tony decide enfrentar o Tio Junior e seu capanga, Mikey Palmice. Ao se meter em uma briga na escola, A.J. acaba descobrindo qual a real profissão do seu pai. Jackie Aprile perde a luta pelo câncer. Tony decide apaziguar a relação com o tio. A máfia agora tem um novo chefe.

Opinião: É incrível como a série equilibra muito bem drama familiar e o universo da máfia. Aqui temos um misto de violência e politicagem na resolução do conflito entre Tony e Junior. Por outro lado vemos A.J. descobrindo a verdade do pai e todas as preocupações de Tony com a terapia. A manutenção deste equilíbrio é fundamental para o sucesso da série, agradando públicos distintos. E na última coluna eu elogiei o fato da série criar um mecanismo diferente para abordar os problemas de Tony, que não um sonho. Mas aqui, neste episódio, temos um sonho de Tony – e o sonhos de Tony passarão a ser um elemento importante da narrativa. Ah, último comentário: a Melfi tá ficando bonitona, né?

Uma cena: O acerto de conta Tony com Mikey Palmice, com a ajuda de um aparelho de grampear (ui) é bacana.

MVP: Lorraine Bracco. E menção honrosa para o Robert Iler, o A.J. (nesta série até os atores-mirins são bons).

Família Soprano - MeadowlandsCuriosidades:
• Contagem de corpos: Jackie Aprile morre neste episódio, mas de causas naturais. Uma morte por episódio.
• É o primeiro episódio com roteiro de Jason Cahill, que escreveu três episódios da série. Por este episódio, ele ganhou o prêmio de Melhor Roteiro de Série Drama de 2000 do Writers Guild of America.
• É o primeiro episódio dirigido por John Patterson, que ao todo dirigiu 13 episódios.
• No episódio ficamos sabendo que Jackie comandou a máfia nos últimos dois anos, desde que o chefão Ercoli ‘Eckley’ DeMeo, de 74 anos, foi condenado e passou a cumprir pena em Springfield.
• Meadowlands é uma região a nordeste de Nova Jersey, próximo a Nova York. A região ganhou fama de ser a área de desova da máfia dos dois Estados. Foi lá que Christopher foi deixado pelos capangas de Junior.
• O nome episódio no DVD à venda no Brasil se chama Meadowlândia. E eu assisti ao DVD pela primeira vez jurando que o episódio seria centrado na Meadow!
• Além da referência a Scarface, abaixo, o episódio tem um divertido diálogo entre o staff do Tony citando as mortes dos chefões em O Poderoso Chefão.

Um diálogo:

Christopher descobre o tio Junior recolheu toda o dinheiro que ele coletava. Vai atrás de Tony, enfurecido, exigindo guerra:

Isto é Scarface, cena final, uma bazuca embaixo de cada braço, “diga alô ao meu amiguinho!”

Silvio responde:

Sempre fazendo cena.

Um música: no funeral e nos créditos toca “Look on Down from the Bridge”, de Mazzy Star. Os vocais nem tanto, mas a melodia da música é bem bonita.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

6 Comments

  1. Thiago

    Droga… eu vi a série toda no ano passado, e com Warner exibindo apenas à noite (pra quem faz faculdade, tá dose) não me lembro mesmo dos episódios pra fazer um comentário…

  2. sidney

    Nunca pensei que a serie fosse tao boa. to viciado. mas as legendas da warner não ajudam mesmo.

  3. Pingback: Destaques do domingo, 12/10/2008 » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account