Log In

Opinião Reviews

Revendo: Família Soprano – Denial, Anger, Acceptance (1×03)

Pin it

Família Soprano - Denial, Anger, AcceptanceSérie: Família Soprano (The Sopranos)
Episódio: Denial, Anger, Acceptance
Temporada:
Número do episódio: 3
Data de exibição nos EUA: 24/1/1999
Data da reprise na Warner: 8/10/2008

Sinopse: Um hassid dono de um hotel pede a Tony que convença seu genro a assinar os papéis de divórcio. Meadow pede a Christopher que lhe consiga drogas. Depois de conversar com Livia, Junior decide se vingar de Christopher e Brendan. Charmaine, a esposa de Artie, conta a Carmela que teve um caso com Tony no passado. Em meio a tudo isto, Tony tenta lidar com a doença de seu amigo e chefe, Jackie Aprile.

Opinião: Na primeira coluna sobre a série, a leitora Silvia_05 comentou que Família Soprano foi a primeia série que teve um bad guy como protagonista. Certamente. Mas eu também acho curioso observar que de todos os anti-heróis dos seriados, como Alan Shore, Greg House, Sebastian Stark, Dexter, e até mesmo Vic Mackey, são muito inteligentes. Da turma, Tony é o que me parece o mais limitado intelectuamente. Denial, Anger, Acceptance mostra Tony Soprano lidando primeiro de forma inconsciente e por fim conscientemente com o câncer do amigo e sua culpa por fazer o que faz. O genial do episódio é que qualquer roteirista meia boca colocaria Tony sonhando pra contextualizar isto. Mas aqui não – vemos o inconsciente do Tony se manifestando através da forma que ele interpreta obras de arte. Genial.

Uma cena: A montagem final, com Meadow cantando no coro da escola, a quase-execução de Christopher, a execução de Brendan e Tony reencontrando seu lado humano é belíssima. No TV.com se faz alusão que a cena é uma homenagem a seqüência de O Poderoso Chefão, onde Michael Corleone está na (Al Pacino) está na Igreja e os cinco chefões da máfia são assassinados. Eu jamais teria feito esta relação, mas é curioso ver que o bandido que ataca o Christopher faz o sinal da cruz, como um padre… A cena do filme é esta. A de Sopranos é esta. O que vocês acham?

MVP: James Gandolfini.

Família Soprano - Denial, Anger, AcceptanceCuriosidades:
• A Drea de Matteo finalmente ganha falas e um nome, Adriana. O Emmy viria cinco anos depois.
• Não é só seriado chinelo que muda de atores no meio da temporada. Sopranos também passou por um recast do piloto para as gravações da primeira temporada. No primeiro episódio, a amante de Tony é interpretada por Siberia Federico. Neste terceiro episódio a atriz é outra. Irina passa a ser interpretada por Oksana Lada.
• Contagem de corpos: no primeiro episódio Christopher matou um mafioso checo. No segundo, um caminhoneiro morre no “fogo amigo”. No terceiro episódio a vítima é Brendan. Uma morte por episódio. Viram? Jack Bauer mata mais do que a máfia!
• A enfermeira/stripper/prostituta peituda que aparece no episódio se chama Bernadette Penotti. E eu encontrei o perfil dela no Facebook!
• Este foi o primeiro roteiro da série não assinado por David Chase. Foi o primeiro e único roteiro de Mark Saraceni, que foi editor de roteiros do primeiro ano da série.

Um diálogo:

No início da sessão, Tony pergunta para Melfi:

O quadro lá fora, é uma cilada?

Qual?

O do celeiro… Com a árvore velha apodrecida por dentro.

É só um quadro que eu comprei… se não me engano, numa galeria em Provincetown.

Ah, é uma tela psicológica feita sob encomenda, como aquele… como é que vocês chamam o teste… o Korshack (sic).

Você acha que eu quero enganá-lo?

Tony acena que não com a cabeça. Melfi pergunta:

O que o quadro lhe diz?

Diz, ei cuzão, somos de Harvard e o que acha do celeiro deprimente e da árvore podre?

O quadro lhe parece deprimente?

Não pra mim… mas foi feito com este propósito.

Um música: Vale a pena ouvir as músicas quando sobem os créditos dos episódios da série. Mas não tenho certeza se a Warner está deixando a música rolar ou se está cortando pra exibir suas vinhetas. Neste aqui, toca “Complicated Shadows”, de Elvis Costello & the Attractions.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

8 Comments

  1. Lucíola Abreu

    Estou amando acompanhar de novo THE SOPRANO’S mas as legendas estão péssimas…por favor hein? A warner como sempre deixa a desejar neste ponto!

  2. Frederico

    Espero que a máfia de New Jersey de jeito no reponsável pelas legendas da Warner!
    ehehehehehe….

  3. Flavia

    Essa falha na legenda só tem um lado bom: exercitar os nossos conhecimentos da língua inglesa…
    E estou cada vez mais com medo do que o tio Junior possa fazer daqui pra frente…

  4. A Ira de Zumiro (com nariz de palhaço e tudo!!!)

    Mais um trofél ESTRUME na categoria “Legenda James Bond (criptografada). E também mais um trofél fedido e jogado no ventilador na categoria “Imagem com crise de soluço”.

    É a Warner Bos…ta fazendo escola no chiqueiro da tv por assinatura brasileira.

    PS.: Mas as propagandas nos intervalos vão muito bem, não acham??? Imagem de dvd (não congelam nem soluçam) e som 5.1 (até o volume aumenta)…
    Patrocinadores é que dão dinheiro, o resto é otário que paga a transmissão (nós, assinantes bozos)

  5. Fabiana

    Graças ao meu gosto por filmes de máfia, e sendo The Sopranos uma série tão elogiada, eu achei que ia me apaixonar por ela, mas não aconteceu.
    Gostei mais ou menos da série, mas vou continuar insistindo.

  6. Giselle

    Já vi que vou me perder toda . Ontem não deu pra assistir. Hoje tem Lei e Ordem CI e depois Dexter
    amanhã não vai dar pra assistir então vou ter que ver a maratona no domingo .

  7. Pingback: Revendo: Família Soprano - Meadowlands (1×04) » TeleSéries

  8. Pingback: Destaques do domingo, 12/10/2008 » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account