Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – IV – As legendas e a explosão do download

Pin it
Logomarca de campanha que circulou pela Internet em 2006

Eu já vi os seis primeiros episódios da terceira temporada de Lost. Também assisti todos os episódios já lançados de Heroes. “Grande coisa”, pode me dizer o leitor ou a leitora. Provavelmente você também viu. Assim como deve ter assistido algum episódio de Ugly Betty, Dexter ou Studio 60 On The Sunset Strip.

Agora, um pequeno detalhe aos desavisados: nenhuma destas séries está em exibição no Brasil. São todas inéditas e algumas não têm sequer previsão de estréia na televisão paga ou aberta por aqui. Tudo foi possível graças à velocidade da internet.

O download de seriados foi uma das principais polêmicas de 2006. A história virou até caso de polícia. Em outubro, sites que ofereciam links ou downloads para seriados e suas respectivas legendas foram alvo de uma operação da Polícia Federal e de uma ofensiva jurídica da Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi).

O fórum LostBrasil – que oferecia legendas de Lost, Heroes, Nip/Tuck e Dexter – recebeu um comunicado da Adepi solicitando a suspensão do fornecimento de legendas sob pena de que fossem adotadas medidas mais severas. A denúncia teria sido feita pelo Sony Entertainment Television (também dona do AXN, que exibe Lost no Brasil) e pela Buena Vista Home Entertainment, que produz a série.

Como quem tem, tem medo, o responsável pelo site, Daniel Melo, retirou a seção de legendas do ar. Apesar do trabalho ser feito voluntariamente e oferecido de graça, o responsável pelo departamento jurídico da Adepi (que representa estúdios de TV e cinema no Brasil), Clayton Jorge, afirmou que a produção de legendas sem autorização do estúdio configura crime de violação de direitos autorais.

A polêmica em torno dos downloads de séries e suas legendas começou algumas semanas antes, com a operação I-Commerce, da Polícia Federal, no dia 16 de outubro (assunto já abordado aqui no TeleSéries). Desde então, sites com legendas e links para download de séries saíram do ar em progressão geométrica.

No entanto, ao mesmo tempo que muitos endereços foram fechados ou sumiram “voluntariamente”, outras páginas foram criadas para oferecer legendas e links para download de seriados. Blogs, comunidades no Orkut e listas de discussão continuaram a operar normalmente e os fãs acompanharam suas séries sem nenhuma interrupção.

Para quem não tem internet, ou não possui banda larga, o sempre ágil comércio popular está disposto a atender a demanda. Localizado em plena Avenida Paulista, o Stand Center é uma meca do “importabando” em São Paulo. Câmeras, games, perfumes, roupas, brinquedos e todo o tipo de quinquilharia são facilmente acessíveis no coração financeiro da maior cidade brasileira.

De uns tempos para cá, os DVDs com seriados são os novos hits das lojas locais. Uma pesquisa informal entre os vendedores revela que os filmes perderam espaço para os programas de televisão na preferência dos compradores. Heroes é o grande sucesso de vendas no momento.

O acesso aos seriados antes mesmo de sua exibição no Brasil parece um caminho sem volta. Se proibirem o download e apreenderem todos os DVDs dos camelôs, restam ainda softwares como o TVU Player e o Max TV. Com eles, é possível assistir às séries ao mesmo tempo que a audiência americana.

Resta aos estúdios e canais de televisão encontrar uma saída para contornar o prejuízo. Ações policiais e judiciais podem dar resultados pontuais, mas acabam gerando mais indignação e novas formas de driblar as proibições. A indústria fonográfica preferiu este caminho e hoje está em um beco sem saída, vencida pela competição que tornou o CD um item obsoleto.

Séries citadas:

35 Comments

  1. Marcos Clayton

    Os que fazem download acabam divulgando as séries gerando mais telespectadores e interesse em séries que não foram lançadas e que quando o são já chegam com fãs.

  2. Izaias

    Se os canais exibem premiações como o emmy e o golden globe e na semana seguinte reprisam com legendas, porquê não podem exibir as séries (ou pelo menos algumas) com uma semana de atraso ou apenas um pouco mais?

    A Sony exibiu um episódio de Will & Grace ao vivo e reprisou com legendas na semana seguinte, não foi?

  3. Patrick

    Na verdade, nem precisa esperar uma semana, os episódios com certeza não ficam prontos no dia da exibição lá nos eua, ficam prontos antes, dava pra exibir no mesmo dia com legenda.
    Mas salvo engano, li em algum lugar (talvez aqui no teleseries mesmo) que as tvs aqui tem que esperar um minimo de “X” dias pra exibir o seriado, tando a legenda pronta ou não.

  4. João da Silva

    Se os canais de TV por assinatura não demorassem tanto para exibir os episódios, ninguém baixaria episódios da internet.

  5. Leonidas

    Ou o preço das TVs por assinatura fosse mais acessível… Sou contra a pirataria que visa o lucro em si, mas os downloads das séries são inevitáveis, assim como os de músicas… Outro ponto é a exibição vergonhosa das séries nas tvs abertas brasileiras, que não respeitam a gente, caso da Globo e da SBT, então qual a alternativa???…

  6. Jonas

    Todo essa pressão da ADEPI é, ainda por cima, juridicamente infundada. A produção de legendas nada tem a ver com a tradução literária, que é tipificada na lei brasileira. É válido lembrar, q direito penal não admite interpretações extensivas, logo, tradução literária nunca seria equivalente a uma legenda. Pena q nenhum tribunal foi provocado ainda para massificar esse posicionamento e acabar de uma vez c/ a discussão.

  7. Rubens

    Jonas, nao fica claro se o embasamento legal da ADEPI é ou nao juridicamente fundamentado ou infundado. Contudo, para “provocar” um posicionamento claro dos tribunais (seria mais de um, caso uma das partes apelasse a cortes superiores), é preciso ter dinheiro para pagar bons advogados. Voce estaria disposto a financiar com o seu dinheiro os gastos com advogados que um site de legendas teria, num caso desses? (fora as custas do processo, caso a decisao seja contraria ao site de legendas?…)

    Porque o problema maior aqui é esse, os sites de legendas mal se sustentam (para pagar os gastos com servidores), entao nao há dinheiro para gastar com advogados.

  8. drbambei

    O que impressiona nisso tudo é como as empresas acham que podem manter um nível de lucro lutando contra a modernidade. O youtube é o maior exemplo disso. Vários canais já estão oferecendo conteúdo on demand. Ou seja, o futuro está neste tipo de serviço. Tanto que a audiência nos eua tem caído assustadoramente. As pessoas podem assistir ao shows na hora que puderem. Vide a abc que já oferece este serviço em seu site.
    Mas com certeza, a pirataria não é o caminho, deve ser combatida. Mas um meio termo deve ser encontrado.

  9. Sheyla Cristina

    Os canais por assinatura demoram muito para exibir os episódios. Eu assisto sem legenda mesmo e depois, quando ele é exibido, assisto de novo.

  10. sandra

    Eu comecei a me interessar por Greys Anatomy graças ao download de legendas: todos comentavam que era ótimo, legal, etc. Baixei as duas temporadas anteriores e agora estou esperando para passar a terceira na Sony. É ou não é propaganda de certa forma? E depois reclamam que falam mal do Brasil nas séries americanas, tipo the Unit, os brasileiros é que fazem as bobagens, parece que nós não tempos cerebro e só tem bandido aqui. Ha não, bandidos são quem baixa legendas… (rs)

  11. Babi

    Mais uma vez essa coisa ridícula que foi a posição tanto da Sony quanto da Buena Vista distribuidora (e ambas, até onde eu sei, nem se dignaram a esclarecer seus objetivos com essa história)!!

    Uma historinha pra ilustrar melhor meu ponto de vista: neste Natal ganhei de presente as 3 temporadas de “A gata e o rato” (Moonlighting) seriado dos anos 80 aqui distribuido pela Buena Vista.
    Qual foi minha surpresa ao constatar que as 2 primeiras temporadas não continham as legendas em português. Simplesmente ridículo!!
    Por incompetência ou displicência mais uma lambança da Sony!!
    Em vez de ficar correndo atrás de quem faz divulgação de graça de suas séries, a Sony e a Buena Vista deveriam ter o mínimo de respeito por seu público e disponibilizar um trabalho sério e competente (que foi pago e muito bem pago -DVD- e não de graça como o pessoal dos sites faz)e não isso aí…

    Por isso que eu já desisti de assistir e dar ibope pra eles!!… Público de tv a cabo julga competência!! Depois não adianta chorar pela audiência perdida!!

    Feliz 2007 e que realmente a competência prevaleça nas emissoras de tva a cabo, já que pagamos tão caro e elas só demonstram incapacidade de gestão!!

  12. Paula

    Acho que a maioria das séries são assistidas antes pelo enorme desrespeito com que as emissoras tratam os telespectadores. Episódios com 9 minutos seguidos de propagandas, legendas (oficiais?) esdrúxulas, horários ridículos e, é claro, imenso atraso em relação aos states.
    Pegue the oc por exemplo. eu não suporto a série, mas convenhamos que a warner está tratando os fãs da série com imenso respeito (tudo bem…os 13 fãs que sobraram têm que ter um pouco de saco puxado) mas a warner está passando a série com apenas duas semanas de atraso com os estados unidos. Desse jeito não é necessário o download de episódios. Heroes vai estrear num canal que não faz parte de todas as tvs a cabo. Studio 60 só estréia em março. Veronica Mars está sem previsão de estréia num canal que passa seus episódios num sábado a tarde… Se os canais de televisão tiverem um pouco mais de respeito com o espectador, o número de downloads ia baixar drásticamente. Embora que, enquanto não comercializada, essa prática não pode ser considerada pirataria.

  13. camilla

    eu baixo algumas séries e assisto sem legendas, ma nem por isso cancelei minha assinatura da tv a cabo ou deixei de assistir quando passa na tv. afinal, é bem melhor assistir numa tela maior…

  14. Lucas Barreto Gomes Leal

    “Resta aos estúdios e canais de televisão encontrar uma saída para contornar o prejuízo. Ações policiais e judiciais podem dar resultados pontuais, mas acabam gerando mais indignação e novas formas de driblar as proibições. A indústria fonográfica preferiu este caminho e hoje está em um beco sem saída, vencida pela competição que tornou o CD um item obsoleto. ”
    que tal exibir no mesmo dia que nos EUA ou no dia seguinte que fosse…duvido q alguem puxaria!
    e quanto ao que falaram q eles não podem pq contratualmente eles tem q exibir no minimo X dias depois ue quando for renovar o contrato retira essa clausula diante dos prejuizos que vem tendo (vem memo?eu baixo e nem por isso cancelei minha tv a cabo…confesso q nem tenho visto mta coisa porem continua aqui ligada!) queria ver mais disso…essa atitude positiva dos canais de tentar combater com boas ideias…ao inves disso “Episódios com 9 minutos seguidos de propagandas, legendas (oficiais?) esdrúxulas, horários ridículos e, é claro, imenso atraso em relação aos states” e de ADEPI da vida
    “Jonas escreveu às 29/12/2006 às 09:51 am
    Todo essa pressão da ADEPI é, ainda por cima, juridicamente infundada. A produção de legendas nada tem a ver com a tradução literária, que é tipificada na lei brasileira. É válido lembrar, q direito penal não admite interpretações extensivas, logo, tradução literária nunca seria equivalente a uma legenda. Pena q nenhum tribunal foi provocado ainda para massificar esse posicionamento e acabar de uma vez c/ a discussão.”
    concordo plenamente…quanto a alegação que vem a seguir q se baseia em ” preciso ter dinheiro para pagar bons advogados” concordo plenamente com o q vc disse e mais pratico pros sites de legenda sairem do ar do q baterem de frente com adepi e outros…porem acho q o fundamento da ADEPI e tão fraco com se fosse com um advogado cedido pela justiça pública os sites de legenda tb ganhariam!
    portanto discordo quando diz q é preciso dinheiro para pagar bons advogados!!!
    e advogados da justiça publica na sua maioria são mto bons…o grande problema e o numero ABSURDO de casos q eles tem pra cuidar!

  15. Guilherme

    Ontem entrei em um desses sites especializados em downloads de Séries e o cidadão esta la dizendo: “Nesta terça as 21H heroes será transmitido pela NBC, a 1 da manha de quarta ele ja estara na Net e por volta das nove da manhã ja estara legendado”. O pessoal nem dorme pra faze isso O.O Mas não posso reclamar, eu acompanho a série…o/

  16. Pingback: As legendas e a explosão do download · Poltrona.TV | O blog sobre televisão

  17. Pingback: Polêmica: estúdios pressionam e Legendas.tv sai do ar | Poltrona

  18. Pingback: Polêmica: estúdios pressionam e Legendas.tv sai do ar » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account