Log In

Opinião

Desilusão em Everwood

Pin it
cena de Foreverwood

Aos 20 minutos de Foreverwood, o episódio final de Everwood, comentei com minha esposa:

Se a Nina e o Andy ficarem juntos e a Amy e o Ephram também, vou ficar desapontado.

Estou desapontado.

Everwood teve uma despedida digna de Dawson´s Creek, ou, com o perdão no toque na ferida, digna de 7th Heaven. Mas muito, muito abaixo do alto padrão de Everwood, até aqui o mais realista e sensível dos dramas familiares.

Foi decepcionante.

Everwood era sobretudo uma série sobre a imprevisibilidade da vida – e não foram poucas vezes que ela me pareceu mais madura que a adulta A Sete Palmos, que regularmente abordava os mesmos assuntos. Mas em seu episódio final, Everwood se transformou em um fugaz drama teen. Ou pior, em uma típica telenovela, que não abre mão do final feliz: Amy e Ephram reunidos novamente em tempo recorde, Nina pulando de um relacionamento sério para um noivado relâmpago, Edna conformada em viver com o filho, uma criança milagrosamente aparecendo na porta dos Abbotts e até o ensaio de um retorno de Hannah e Bright.

Tudo foi ligeiro, tudo foi forçado, nada foi natural.

Everwood era ainda uma série de arcos e, dentro destes arcos, de episódios temáticos profundos e certeiros. Não raras vezes desligávamos a TV ao término de seus episódios suspirando e refletindo em como a ação na televisão se refletia em nossas vidas. Eis que o seu episódio final não trouxe mensagem alguma.

Não me sentia tão decepcionado com um series finale desde o o final de Arquivo X, em 2002. Aliás, desde o final de Arquivo X nunca mais me interessei em rever a série, e quase sinto o mesmo aqui. Pode um final rasteiro contaminar todo um desenvolvimento glorioso?

Pois Everwood, no apagar das luzes, caiu em contradição.

É algo que observei há alguns anos, nas finales de Friends e Sex and the City. A comédia sobre o valor da amizade terminou com os amigos separados e encontrando o conforto na família. A série sobre a liberdade sexual da mulheres na cidade terminou com todas casadas (e algumas morando no subúrbio).

Aqui tivemos o mesmo. Everwood, aquela série que em quatro anos no ensinou que a vida é um carrossel de altos e baixos, encerrou com tudo bem, todos completos, realizados e felizes, como provavelmente nós nunca seremos.

O drama acabou em novelinha.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

38 Comments

  1. Heitor

    Eu só achei forçado o final do Andy com a Nina, pq n teve muito desenvolvimento deles juntos, sem a presença do Jake.

    Mas Ephram e Amy não. Eles estão se enrolando por toda a temporada. A Amy já sabia o que sentia mas tinha medo de se entregar novamente, dai quando ela percebe que perdeu ela correu atrás. Simples assim.

    E depois de tudo, cancelamento eminente e tudo mais, n me desiludi com o final, só fiquei feliz que tudo que esperávamos todos esses anos aconteceu. Só isso me bastou como um ótimo series finale.

    Sem se esquecer que eram cenas adicionais. Eles até que fizeram um bom trabalho com o que tinham em mãos.

  2. Deborah

    Sem querer ser chata. Você esqueceu que Everwood iria ser cancelada e tiveram que fazer tudo as pressas? A série perdeu um pouco do seu encanto com isso. Não teriam tempo pra enrolar os relacionamentos e acontecimentos, mas mesmo assim conseguiu me emcionar nas cenas finais. E o que você queria? Que morresse todo mundo e acabassem todos separados? Aí sim seria um dramalhão.

    Você foi infeliz na crítica, me desculpe!

  3. Luiz Alexandre

    Sinceramente, assistia muito pouco Everwood, mas creio que como todo seriado, o final deve ser inclinado para um lado otimista, afinal de contas, de tragédias a vida está cheia. Não sei se assistia North Shore, mas quer final mais trágico do que aquele? Evidentemente, identificamos nossas vidas em alguns seriados, inclusive os problemas que nos surgem todo dia, entretanto, quem de nós nunca sonhou com sua realização, seja ela amorosa ou profissinal? Portanto, a mensagem ou final feliz dos seriados nada mais é do que nosso desejo mais profundo.

  4. Lis Gonçalves

    Sempre assisti a série e sempre gostei. Concordo com você com boa parte de sua crítica, entretanto a Deborah tem razão também. A série ia terminar com ou sem o seu final feliz. Infelizmente a equipe da série ficou em suspense quanto a sua continuação até muito próximo do final o que resultou em uma correria pra fechar a imensa quantidade de tramas que foram desenvolvidos para suas personagens. Não foi igual a série The West Wing que desde o começo da temporada todos sabiam que seria a sua última.
    A Amy tinha mudado seu comportamento da água pro vinho se tornando “mais madura” e muito mais chata. De repente é como se fosse passado uma borracha em todo este crescimento e ela volta a ser a doce menina apaixonada. É meio forçado eu concordo. Fazer a Nina largar um quase marido, por mais que seu relacionamento não fosse um mar de rosas, e fazê-la aceitar um pedido de casamento em tempo recorde também foi um pouco forçado. Mas prefiro isso a ficar sem saber os rumos que eles tomariam e como era isto que eu e a maioria dos fãs de Everwood desejavam, fiquei satisfeita.

  5. Anderson Vidoni

    Com relação a Amy e o Ephram, acho que foi tudo perfeito, nisso não mexeria nada, acertaram em cheio e não pareceu uma ação desesperada de última hora.

    Agora com relação ao Andy e a Nina, a separação dela com o Jake realmente me soou forçada, assim como o bebê que aparece para os Abbotts.

    Mas eu fiquei satisfeito com o final, não achei que foi o melhor que poderia ser, longe disso, mas devido a tudo que ocorreu com a série, foi satisfatorio.

    E Editor, mesmo não concordando com toda a sua opnião, entendi o que quis dizer e como um fã tem o direito de dizer o que esperava.

  6. Cristiano Vieira

    Sua crítica é ótima.
    Até revi meus conceitos. E olhando bem esse final onde tudo acaba bonitinho não parece real. E ficou evidente que a série se tornou um conto de fadas.
    Ela sim chegou em momentos dramáticos tão forte quanto A SETE PALMOS no quisito família.
    Mas A SETE PALMOS é cruel, muito cruel e mostra como é a verdade de relacionamentos e perdas sem jamais, repito: JAMAIS cair no choramingo ou “romance”. O mundo de Everwood não é o meu mundo, o de A SETE PALMOS é, sem finais felizes como está mostrando agora nos seus 4 últimos episódios.
    Everwood teve seus ótimos momentos mas eu sempre soube que iria cair na pieguiçe de que tudo dá certo no final.

  7. Laís

    Foi oq eu falei já.. o final ficou forçadíssimo e por isso tbm não gostei.. esperava mtoooo mais!!

    Eu preferi o final de Dawson’s creek onde a joey não ficou com o dawson.. amei amei amei..
    Acho q não tinha nada haver a Nina ficar com o Dr. Brown.. eu queria mas num tinha nada haver.. acho q foi um vacilo pra poder deixar todos os fãns felizes.. me desapontei tbm!!

    :/

  8. Ana Carolina

    desculpa, mas eu – como fã – queria ver aquilo tudo mesmo. A gente torceu tantos pelos personagens que não poderia ser diferente.

  9. Thiago

    O editor criticou o convite de Santos pra chamar Vinick em sua administração.
    Dawson NÃO ficou com Joey.
    Os Friends se separaram.
    Sully em Third Watch vai morrer solteiro e teve Bosco brigado com Yokas.
    Se Jack Bauer viver no último episódio de 24 Horas feliz para sempre, vou ficar com raiva.

    Não é por ser último episódio que tem que ter final feliz, né? Muito “novela”. Porque não Ephram e Amy terminarem? Acontece… Televisão serve de escape pra realidade, verdade, mas fatos assim soam muito falso.
    Tá, tiveram que reescrever às pressas, mas porque não um “final real”?

  10. Rafaela

    Eu até entendo o ponto de vista, é sempre bem-vinda uma outra opinão, um outro olhar sobre o mesmo assunto. Entretanto, em relação ao final específico temos que ter algumas coisas em mente: a série ficou sem saber se era renovada ou não. Gravaram dois finais e o que encerraria a série tinha que pelo menos amarrar as pontas soltas.
    Foram 4 anos acompanhando a série para ela acabar sem sentido? A história de Amy e Ephram sempre deu a entender que eles ficariam juntos eventualmente. Nada mais justo. Andy e Nina: apressado? Sim. Incoerente? Não. Eles já se amavam, nada mais lógico que tb ficassem juntos.
    Arquivo X terminou daquele jeito porque foram anos de mistérios e especulações que os próprios roteiristas não conseguiram acompanhar. A série entrou na última temporada sabendo que teria que fornecer as explicações que todos sonhavam e falhou. Eles tiveram tempo, mas sempre achei que o final nunca satisfaria ninguém.
    Achei que Everwood deu o final feliz que os personagens mereciam, afinal todo mundo torceu o tempo todo para eles se acertarem.

  11. Victor Regis

    Eu sei que nem tem a ver com o assunto de Everwood, mas mesmo contraditório, o finale de Friends foi o mais emocionante que eu já vi em uma série.

  12. Samara

    Mais uma série bem bacana q vai para o espaço. bom para mim Everwood era um drama familiar completo, é uma grande pena q acabou pelo menos acabou feliz.

  13. Luiz Marcelo

    Apesar de amar Everwood achei o final um tanto quanto “burocrático”. A Rose e o Harold passaram por uma minuciosa avaliação para poderem adotar uma criança e em poucos dias conseguem ter a custódia de um bebê que em teoria requer muito mais trabalho. Achei forçado. O final da Amy e de Ephran achei bem legal e esperado. Já o final da Nina e Andy foi muito estranho. A moça estava embarcando com Jake para outro estado e dizia que o amava e logo após ela estava aceitando o pedido de casamento de Andy? Pareceu que ele foi mais um “estepe” do que uma escolha pensada e ponderada. Gostei da Edna ir morar com a família e o momento entre Délia e Andy. Também achei pra lá de esquisito a Hannah deixar de ir para uma faculdade com muito prestígio para ficar junto da Amy e do Bright, me pareceu uma decisão mais emocional do que racional. Achei que o final deveria ter mais surpresas, ser mais imprevisível como escreveu o Editor. Mas também é preciso levar em conta que devido a CW eles não tiveram tempo suficiente para fazer um final mais elaborado. Mas apesar disso achei que a série teve uma trajetória excelente durante as suas temporadas, é uma série marcante que com certeza vai ficar na minha memória.

  14. ronaldo diniz

    é uma pena eu estar começando a ver a segunda temporada de everwood (pelo SBT ás 1:30 AM)procurei esta série para comprar e não é dublada
    os comentários pareca dizer que a série só vai piorando espero que este final seja feliz

  15. João Paulo

    Pra falar a verdade, mal me concentrei no ultimo episodio!!! tava meio emocionadoo!!!! mas nao dah pra negar q foi ruim!!!!
    foram 4 anos de mta emoçao!!! Aprendi mto em EVERWOOD!!!!

  16. João silva

    Com relação a Everwood concordo com o editor. Com relação a Friends não. Friends é a melhor série já produzida. Seria ridículo se a série terminasse com todos sendo amigos da mesma forma. A vida tem fases e é normal que amigos se separem. Quem nunca deixou pra trás um amigo que lhe é muito chegado?
    FRIENDS é o máximo!!!

  17. Carla Cristina

    Eu adorei seu texto, Marcos. De certa forma, meu sentimento de indignação e tristeza foram belamente revelados por seu texto. As dúvidas que você apontou são as mesmas que eu sinto. O que será de Amy, Hannah, Brigth e Ephram? Como será o relacionamento de Andy e Nina. Provavekmente eles teriam os mesmos problemas que temos em nossos casamentos e talvez ´vissêmos bela ssaídas para os conflitos cotidianos.
    Fiquei realmente chocada e adoraria saber a razão do cancelamento da série. Será

  18. Carla Cristina

    Continuando… Será que o público americano não tem a sensibilidade necessária para apreciar uma série com toda profundidade e reflexão que Everwood nos brindava? É uma pena, porque continuam aquelas séries do humor ´ridiculo americano, aquelas que nao nos ensinam nada,. É mesmo uma pena.
    E quanto ao final, eu adorei. Mesmo! Não vejo a hora das temporadas chegarem ao Brasil para poder comprá-las. Pelo menos para matar saudade….

  19. Barbara

    Acompanhei apenas a primeira temporada e queria muito comprar a serie inteira.Se alguem souber como consigo por favor mande um e-mail p mim explicando:barbarellalima@ibest.com.br

  20. F@T@LiTy

    Nossa que site Show!
    Adoro Everwood!

    Bom queria saber que episódio passou na quinta-feira agora 31/08 no SBT… depois do Jornal do SBT!???
    Nossa foi demais o inicio com a narração!

    Bom quem puder agradeço a resposta!

    Abraços!

  21. Julia

    Eu adoro muito esta série não vi o final ainda!!!
    Mas acho q vai ser fraco, mas também vamos dar um desconto foi tudo as pressas.
    acho que tudo que a série passou não pode ser apagada por um final pobre!!!!!!!
    pensen nisso!
    ASS: Julia

  22. Neida Fernanda Britto

    Eu amei essa série. Ela me fez refliti e perceber q tudo q ali passava acontecia na vida real, comigo. O final foi realmente vago, bobo mais foi tudo q realmente queriamos q acontesece.
    AMO muito essa série pena q acabou

  23. Herbert

    Estou com saudades de Everwood. É muito injusto o seu fim. Abraços…

  24. Rodrigo

    É… depois de tantos protestos dos fãs para que a série não fosse cancelada…ela foi…
    Agora, espero q seja rápida o lançamento de box da série… pq até hoje nenhum foi lançado(No Brasil) né?!
    Mais injustiça…:(

  25. thaise

    é depois de anos a série mais emocionante vem chegandu ao fim, não posso dizer q estou feliz, pois estou muito triste com o fim da série espero q um dia alguém possa retoma-la e dar continuidade…. amo essa série … c pudesse iria a EVERWOOD…
    no brasil a série não foi passada corretamente mais um dia ela sera exibida do começo ao fim todos os dias sem cortess… q assim seja

  26. Claudia

    Amigos,

    Eu adoro Everwood, a série é realmente sensível e inteligente demais para fazer sucesso nos EUA, por isso, foi cancelada. Mas, estou revendo, desde a primeira temporada todas as manhãs, na Warner. Se acompanharmos e percebermos bem a idéia dos criadores, o final foi bem coerente. Corrido, claro, pela situação que foi criada, mas acompanhou a evolução dos personagens. Na vida real, as coisas tb dão certo, para muita gente, por isso, gostei tanto do episódio final!
    Além disto, eu trabalho com televisão e acho que as coisas podem terminar bem sim. Pq fazer apologia ao sofrimento, que tal sermos mais otimistas, olha que funciona….beijo para todos! bom feriado!

  27. ana maria b donato

    Eu assistia diariamente a serie Everwood, e qdo o Eprham vai embora pra Londres, no dia seguinte o canal da Warner voltou uma temporada atrasada da série de qdo eles estão vindo morar em Everwood… eu assistia as 17,30 hs diario essa série, não sei do que estão falando em ultimo capitulo, por favor que dia e hora foi isso???? pois estou vendo apenas reprise da temporada anterior, agradeço suas respostas e atenção, Ana Maria de Campinas-SP

  28. deborah cury

    Na minha opinião, Everwood foi a melhor série q já assisti. O final não foi totalmente como eu imaginava, pq não queria q a série tivesse terminado, achava q ainda poderia acontecer muita coisa legal entre os personagens, é uma pena…Mas valeu d+ … Eu torci muito p/ q Amy e Ephran, Nina e Andy ficassem juntos. Seria maravilhoso q a série tivesse continuado, mas enqto não é lançado o box da série, a 3ª Temporada da série poderá ser vista pelo canal da Warner(de 2ª a 6ª, 7h00 e reprise às 12h00). Parece q SBT não está reprisando mais a série.

  29. Eugênio

    É a melhor série q já assisti. pena o SBT tristemente ter feito pouco caso dela. No início nem foi assim, mas quando começou a ser exibido na programação de quinta… Tiraram o programa do ar de surpresa. quanto ao final não me aventuro a comentar porque só assisti a primeira e segunda temporada mesmo, mas uma coisa o seriado deixa bem claro desde o início: dificilmente o Ephron terminaria sem a Emy, o seriado era um drama muito bem feito, concordo, mas todo o desenrolar dessa série girava em torno dos desencontros do casal principal. Falaram aqui q o Ephrom teve um filho com a outra. Acho q isso foi interessante pra não deixar tudo terminar na convencional “novelinha”. É uma pena os EUA contarem com tão poucas pessoas de bom gosto dentre seus cidadãos. Acho q eles não precisam de nada além de FRIENDS.

  30. nathalia

    Everwood apresentava em cada episódio problemas entre seus persornagens que eu apostava que eles não consegueriam superar.Acho que o final da série respeitou o tema que é “um lugar para começar de novo” e foi emocionate como os demais, embora gostaria que a Linda Abbot retornasse para Everwood e ficasse con o Andy,eles formaram um casal espetacular que mereciam terminar juntos.

  31. Victor Fernandes Vieira

    Os finais dos personagens não desagradaram, mas sim a maneira como eles aconteceram, da maneira mais clichê possível.
    Eu tenho certeza de que se a série não tivesse que ser cancelada o final ainda seria aquele, um final feliz, porém muuuuuuuuuuuuuuuito melhor trabalhado e muuuuuuuuuito mais convincente. Afinal, não haveria problema algum se a série terminasse com todos bem. Isso também acontece na vida real. Só não daquele jeito.

  32. christiane teles

    Somente de uns tempos para cá,foi que comecei a ver Everwood,mas quando vi me emocionei,pois sao historias simples e verdadeiras.Ontem vi o ultimo episodio e tive pena pois acabou.Realmente o final ficou igual a final de novela onde tudo se resolve no ultimo capitulo,mas mesmo assim foi emocionante. Pena que eu tenha descoberto esta serie tao tarde e ela tenha acabado.

  33. Sibele

    Achei muito nada a v tudo que você escreveu.
    E ainda não acredito como fãs de Everwood tiveram coragem de vir aqui concordar com o monte de besteira que você escreveu.
    Quem acompanhou a série do início ao fim, e realmente se envolveu na vida de cada personagem, quem realmente se apaixonou pela série, estaria torcendo por um final feliz sim!
    E não venha com essa papo de desiludido com a vida de que na vida real as coisas nunca acabam bem. Se você está passando por um fase ruim, ou somente é um pessismista assumido, tudo bem, mas a maioria das pessoas, mesmo que não assuma, é ótimista sim! A maioria com certeza sonha com finais felizes pra si, e por que não para os personagens que acompanhou desde o início e aprendeu a “ama-los”!

  34. Viviane Gomes

    O quê?Eles deviam ficar juntos sim!Você está falando besteira!O final foi muito lindo,eu chorei,foi tudo perfeito!Fala sério!

  35. MARISTELA

    o seriado só tem 85 capitulos em quatro anos de série???? Ele termina com o pedido de casamento de Andy para Nina????? Eu quero ver mais!!!!!! Muoito mais!!!!

  36. Marcos daniel da silva

    fala sério o melhor seriado de todos os tempos evoces criticando um final perfeito, sópor causa de alguma cenas mexicanas se estraga quatro temporadas?
    naum vejo a hora de sair em dvd e eu poder chorar gritar e chingar estes personagens novamente

  37. Pingback: Desilusão em Las Vegas » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account