Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na quinta-feira, 4 de dezembro

Pin it

Barbara Walters e Tom CruiseCom Barbara Walters apresentando os 10 americanos mais fascinantes, a ABC complicou a já tradicional vitória nas noites de quinta-feira da rede CBS.

Completando a coluna da audiência, trago comentários sobre a programação da NBC para fevereiro – com The Office após o Super Bowl, a volta de Medium do Celebrity Apprentice e outras atrações.

Ranking por canal

Emissora CBS ABC NBC Fox CW
Média
(em milhões)
13,70 12,28 7,15 3,91 2,15

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Survivor: Gabon (CBS) 12.79
Ugly Betty (ABC) 8.47
My Name is Earl (NBC) 6.08
Kitchen Nightmares (Fox) – reprise 3.75
Smallville (CW) – reprise 2.29
20h30 Kath & Kim (NBC) 4.88
21h CSI (CBS) 17.39
Grey’s Anatomy (ABC) 15.15
The Office (NBC) 8.33
Kitchen Nightmares (Fox) – reprise 4.08
Supernatural (CW) – reprise 2.01
21h30 30 Rock (NBC) 7.14
22h Barbara Walters Presents (ABC) 13.21
Eleventh Hour (CBS) 10.91
ER (NBC) 8.22

As glórias da noite de quinta-feira acabaram divididas entre a CBS e a ABC. A CBS liderou em número de telespectadores e a ABC teve performance diferenciada na amostra entre telespectadores de 18 a 49 anos – foram 4,1 pontos, contra 3,8 da CBS.

A liderança da CBS tem como principal protagonista CSI, mesmo com uma queda de um milhão de telespectadores do último inédito para este. Mas a queda de CSI tem seu lado bacana. Porque, salvo alguma audiência fabulosa do 60 Minutes no domingo, estamos prestes a ver The Mentalist no topo do ranking de audiência da próxima semana.

Já a vitória da ABC entre jovens adultos foi construída em torno de Grey’s Anatomy, a atração mais assistida da noite e que deve retornar ao topo do ranking da amostra 18-49 anos da semana, com bons 5,5 pontos de audiência.

A boa audiência de Grey’s Anatomy permaneceu sintonizada no canal na hora seguinte, com a exibição do especial da jornalista Barbara Walters “The 10 Most Fascinating People of 2008”. Com depoimentos de um time excêntrico que tinha o mala do Tom Cruise, Miley Cyrus e Michael Phelps, o programa mexeu com a programação de fim de noite. Ele conseguiu tirar de Eleventh Hour a liderança do horário e de ER a liderança no demo 18-49. Ainda bem que foi só uma noite.

Na NBC, 30 Rock segue caindo – o problema é a falha em reter a audiência de The Office na amostra por idade, que cai 21% de um programa para outro.

E Kath & Kim é outra calamidade. Teve 4,88 milhões de telespectadores, sua menor audiência no ano. Ou seja, nenhuma série da NBC deu certo nesta temporada até o momento.

* * *

E a NBC soltou esta semana sua grade de programação para fevereiro. Veja a seguir o que vem por aí:

• Uma coisa é certa, o canal começará o mês na liderança. No domingo, 1º de fevereiro, a NBC exibe o Super Bowl. O programa escolhido para depois do jogo é The Office, que terá um episódio especial de uma hora de duração. O tal spin-off de The Office não estréia mais nesta temporada, isto se estrear. Acho que a escolha da NBC foi a correta, mas também mostra uma falta de opção. O único show que poderia dar mais audiência no horário é Law & Order: SVU, mas SVU não precisa de promoção e vai ter pela frente uma renovação complicada. Torci por Chuck, mas no fundo sabia que Chuck não merecia tanto destaque.

• No dia 2 de fevereiro, segunda-feira, Chuck ganha um episódio 3-D, Heroes inicia seu quarto volume (sem viagens no tempo!) e Medium retorna com sua quinta temporada. Na minha opinião Medium ganhou um bom timeslot, porque Heroes ainda tem uma audiência qualificada nos demos 18-49 e 18-34 anos, mesmo que em queda.

Life, que ficará fora do ar em janeiro, retorna no dia 4 de fevereiro, quarta-feira.

• Por três semanas a NBC manterá na grade o trio Knight Rider, Life e Lei & Ordem. No dia 25 de fevereiro, a primeira temporada de Knight Rider chega ao fim. A série sofreu um revés esta semana, com a redução no número de episódios para apenas 17. Corre o risco de ficar sem final. A NBC ainda não sabe o que vai exibir no lugar. Tsc, tsc.

ER se despede na quinta-feira, dia 12 de março, com um episódio duplo das 21h às 23h. Não gostei da idéia do episódio duplo – já que o show poderá tomar uma surra de CSI e Grey’s e eu torço por um series finale com grande audiência.

• O novo drama Kings, versão atualizada da história da Davi e Golias, estréia na semana seguinte, dia 19 e assumirá o lugar de ER na grade. Eu confesso que não entendi a sinopse da série até agora, por isto vou me abster de comentar.

• Em dois domingos, 8 e 15 de fevereiro, a NBC tenta preencher a ausência do futebol americano pela minissérie de ação XIII, com o Val Kilmer. Promete!

• A NBC não falou o que vai exibir no domingo seguinte. Mas no dia 1º de março estréia a segunda temporada do Celebrity Apprentice. Preferia ver o programa indo ao ar no meio de semana, mas fazer o quê? Pelo menos meu reality favorito está de volta e há tempo de sobra para produzir uma temporada bacana.

* * *

Vou encerrar a coluna por aqui. Na próxima vou comentar a grade da mid-season da CW, que anunciou a volta de Reaper. Até lá!

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites The Futon Critic e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

17 Comments

  1. Diogo

    Smallville mesmo com reprise tá com audiência melhor que Privileged
    e Supernatural chegou perto

    ACORDA CW

  2. Bárbara XB

    Tomara que o series finale de ER tenha uma audiência decente.

    Passar no mesmo horário de Grey’s e CSI não é, digamos, uma boa idéia.
    Talvez fosse melhor um duplo de 22h às 00h, apesar de um pouco tarde, seria mais fácil reter audiência.

  3. Victor Hugo

    Kath & Kim devia ter uma temporada mais curta como Knight Rider, pq tbm não esta funcionando………
    Eleventh Hour esta cada vez melhor em qualidade, só falta a audiencia descobrir isso……

  4. André L.

    A NBC tem que promover massivamente o finale de ER!
    Até porque esta última temporada não tá tendo tanto marketing, o que pode enfraquecer a audiência do episódio final.
    Eu quero MUITO ver ER se despedir batendo CSI e GA.

    E pode começar tardiamente em fevereiro, já que The Office vai passar depois do Superbowl, podendo aumentar os números de ER.
    Tô na torcida!

  5. vivica

    não sei o que tem de bacana ver the mentalist no topo do ranking. Pra mim, nem é tudo isso.

  6. Thiago

    A ABC finalmente conseguiu um programa que agrade os fãs de Grey’s: Barbara Walters e as 10 Pessoais mais Fascinantes. Números quase iguais… Ê publicozinho…

    Se nem com o retorno de Mark ER conseguiu mais do que 10 milhões, dificilmente no epi finale conseguirá algo mais que isso. Eu apostava alto anos atrás. 5 anos atrás, numa finale, eu apostaria em quase 50 milhões (sério). Hoje… 15 seria até demais. Talvez 12 milhões, quem sabe?

    E faltou algo que seria digno de nota: a audiência adulta de The Office ficou praticamente empatada com a de CSI, apesar da diferente gritante na geral. Isso… é incrível!

  7. Fernando dos Santos

    Eu também gosto de Chuck, mas concordo que a série não chega a ser merecedora de exibição após o Superbowl.

    Estou curioso pra ver Kings e XIII, minissérie inspirada no cultuado quadrinho europeu.

    Só mesmo um especial cheio de astros do show bussiness poderia atrapalhar a liderança folgada que a CBS tem nas noites de quinta.

  8. Fernando dos Santos

    Eu acho 30 Rock vai terminar a temporada exibindo novamente aqueles indices bem fraquinhos que ela exibiu nos três primeiros anos.

  9. Kate

    CSI tá caindo, o Grissom já saiu da série?

    Acho que KRider nem chega a 17 não , vai parar pelos 13 mesmo.

    Grey’s e PP acho que formarão uma ótima dupla , vejam as série que fizeram par com GA e sucumbiram.

    Six Degrees
    Men In Trees
    October Road
    Big Shots
    Life on Mars

    E Lost exibida depois de GA teve suas menores audiências.

    Talvez nesse dia 12 de março sejam repeats de CSI e GA, aí sim ER sai ganhando.

  10. Diego Cardoso

    Paulo, notei a ausência de Friday Night Lights! A NBC não pretendia retornar com a série em fevereiro? Sabe alguma coisa sobre isso???

    Obrigado!!!

  11. Eudes Júnior

    Diego,

    Friday Night Lights agora é exibida nos EUA pela Directv, acho que o canal chama ONE, naum sei se estreiou, mas aki mesmo no site noticiaram isso.

  12. Pedro Paulo

    como fã da NBC, torço pra um final digno pra ER, o eterno plantão médico.

    mas cá pra nós, entrentar esses dois lixos fenômenos de audiência é suicídio. pode ser que dê 12 mi na 1ª hora e 14 no segundo, já seria lucro.

    e ficaria MARAVILHADO de ver THE MENTALIST fechar na liderança da semana. não sei o que esse povo imbecil vê em NCIS. e, vivica, a série é isso tudoi sim, mas por causa do simon baker, porque ao mesmo tempo que temos o ator certíssimo para o papel, temos na mesma série a pata choca (affffffffffff…) da robin tunney, muito boboca (afffffff 2). é ele que segura, e é por causa da gernialidade do persinagem a série é tão boa.

    mas sem ele… a série estaria que nem 11 hour. caindo…

    chuck só não merece vir depois do superbowl pq é despretensiosa, e tem séries mais bem produzidas no canal. svu , er , por exemplo, mas chuck é a minha 2ª série predileta ( 1º é ugly betty).

  13. Bárbara XB

    Thiago,

    talvez não há 5 anos atrás, mas a 7 ou 8 eu ainda apostava nos 50 milhões num finale de ER. baseada nos números das temporadas 1-5. =D

  14. Pingback: NBC dá nova esticadinha em ER e confirma Police » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account