Log In

Notícias Opinião

As 10 melhores cenas de dança dos seriados de TV

Pin it
Releia o especial publicado em 2008 com cenas inesquecíveis de Ally McBeal e Friends

Quem me conhece sabe que eu sou absolutamente obcecado com listas. Pedir para dizer minhas séries ou atores favoritos é quase uma tortura – não quero esquecer de nada ou ser injusto com ninguém. Mas eu gosto de listas, gosto do pensamento organizado e compartimentado e fico decepcionado quando vejo uma revista ou um weblog publicando um ranking descompromissado, largado, sem critério.

Durante o último ano andei relembrando, compilando e escolhendo as cenas de dança mais engraçadas, emocionantes e inesquecíveis dos seriados de TV. Pra vocês terem idéia, eu queria publicar ela no Ano Novo. Ou seja, só fiquei trabalhando nela por mais uns 8 meses após o praz! Mas saiu, e este é o presente de aniversário de seis anos do TeleSéries.

Ah, acredite, pra chegar a estes 10 videoclipes eu deixei de fora uns 20 outros. Se um dia vocês quiserem eu publico as outras cenas de dança que ficaram de fora. Vai ser um prazer.

Confiram abaixo o meu Top 10:

10º lugar. Scrubs é uma série muito musical. Há cenas hilárias de dança – umas tantas reais e outras tantas na imaginação do JD – e todos os personagens já apareceram dançando uma vez ou outra (até mesmo os mais durões, como os doutores Cox e Kelso). Em episódios especiais estas cenas já foram compiladas e no YouTube é possível rever várias delas. Mas a minha favorita, disparada, é esta acima, do episódio My Interpretation. Nena e seus “red ballons” é o ponto em comum que une JD e um paciente alemão, gerando uma cena hilária. No final do episódio, JD se imagina mais uma vez dançando a mesma música, desta vez com sua amante Jamie e os pais do marido, que está em coma. E eu adoro esta música, que pra mim é indispensável em qualquer festinha de revival dos anos 80.

9º lugar. Esta é uma cena de dança ridiculamente simples, mas belíssima, de Monk. Em Mr. Monk Gets Fired, o detetive perde sua licença para trabalhar, caindo em crise. O momento em que consegue resolver dois casos ao mesmo tempo e comemora dançando o “jig” é antológico. A cena é tão bonitinha que durante muito tempo foi usada em vinhetas do Universal Channel. Repare num detalhe – esta foi a primeira vez, em 33 episódios, que Adrian aparece de pés descalços na tela.

8º lugar. Toda vez que eu vejo esta cena do Hal dançando com patins em Malcolm in the Middle eu fico chateado porque lembro que Bryan Cranston nunca ganhou um prêmio Emmy ou Golden Globe. Cranston foi um dos maiores atores de comédia da década e foi completamente esnobado. A cena é uma das mais engraçadas da história da série e ele está ótimo nela. Pra quem não lembra, este episódio se chama Rollerskates e nele Hal ensina Malcolm a andar de roller. O engraçado é que ele faz patinação artística e Malcolm quer jogar street hockey. Mas dá certo!

7º lugar. Apesar da música trash do Haddaway, “What Is Love” (que depois iria virar tema do quadro The Roxbury Guys, do Saturday Night Live) esta cena é bem séria (uma das poucas da lista) e linda. My So-Called Life, também conhecida no Brasil como Minha Vida de Cão, é a mais cult de todas as séries teen já produzidas e trouxe esta pérola no episódio 11, Life of Brian, classico episódio de “prom”, o baile da escola. O jovem gay Rickie Vasquez, que acabara de desabafar que não se encaixava no universo escolar, vive seus cinco minutos de fama na pista de dança ao lado de Delia. E pra quem não ligou os pontos: que faz o papel da fofinha Delia é a atriz Senta Moses, que recentemente apareceu bem magrinha em Greek, no papel da integrante da ZBZ Lizzi. Cena clássica.

6º lugar. Pode uma única cena definir uma série? Bom, aqui temos um caso onde se isto não aconteceu isto chegou muito perto. A cena de David Brent dançando para em um evento para caridade na segunda temporada de The Office é antológica e define bem o humor da série, que vive de constranger atores e telespectadores. E a cena é especialmente curiosa porque é uma cena de ação, de humor físico o que não é exatamente o estilo do Ricky Gervais – mas ainda assim ele mandou muito bem! Eu já conheci gente que nunca assistiu a The Office mas conhece esta cena – do YouTube, de propagandas na TV ou até mesmo por causa de um “.gif animado” que circula pela Internet.

5º lugar. Friends tem uma grande coleção de cenas antológicas de dança. Da inusitada parceria de Joey com o zelador, aos engraçados passinhos de Chandler, do strip tease de Danny DeVito, aos hilários episódios com a Fat Monica, a série tem uma bela cota de gags musicais. Mas nenhuma é tão incrível quando a do episódio de Ano Novo The One with the Routine, onde Monica e Ross repetem um número de dança que fizeram no colegial para tentar aparecer na televisão, no programa de Ano Novo do apresentador Dick Clark. É hilária.

4º lugar. Os fãs de Frasier jamais esquecerão de Moon Dance, belíssimo episódio da terceira temporada da série. Este episódio ganhou o Emmy de Melhor Roteiro, foi o primeiro programa da série dirigido pelo Kelsey Grammer, e mais importante do que tudo isto, exibiu o primeiro beijo de Niles e Daphne. E David Hyde Pierce e Jane Leeves dão um show no episódio, se deixando seduzir em um apaixonado tango. Ah, se alguém souber o nome deste tango me avise.

3º lugar. Não tem uma única vez que eu não assista a esta cena e fique arrepiado com o Kevin e a Winnie dançando juntos – depois de muito confronto e ciúmes em Double Double Date, da quinta temporada de Anos Incríveis (Wonder Years). Só quem viveu a fase das reuniões dançantes (e dançou com a vassoura) sabe o que é dançar coladinho com a garota pela qual se está apaixonado. É emocionante, e o episódio capta isto com uma sensibilidade única. É a única cena puramente romântica da minha lista, porque todas as demais ficam a anos-luz desta em beleza.

2º lugar. O “The Barry White Bathroom Dance” é uma preciosidade de Ally McBeal. Uma das melhores comédias de todos os tempos, Ally tinha esta capacidade única de criar inesquecíveis cenas de um humor nonsense, como a recorrente cena de dança no banheiro unissex, que começava sempre com John Cage invocando Barry White. A cena também é prova definitiva que Ally McBeal conseguiu reunir um dos melhores elencos da história da televisão. Só Greg Germann não teve nenhum grande papel após a série. Peter MacNicol, Jane Krakowski, Lucy Liu e Portia de Rossi dispensam apresentações. São todos craques.

1º lugar. As cenas de danças divertidas na TV sao muitas, mas poucas ganharam seu próprio nome. Batman, o mais trash seriado da TV americana de todos os tempos, conseguiu o feito de criar um clássico kitsch que até nome recebeu – o Batusi, trocadilho di nome do super-herói com o watusi, estilo de dança de sucesso nos anos 60. Foi ao ar em 12 de janeiro de 1966, justamente no episódio piloto da série, Hi Diddle Riddle. Em uma discoteca (!) chamada What a Way to Go-Go, Batman dança com a vilã Molly depois de pedir “a large fresh orange juice”. Pérola da cultura pop, o batusi foi apropriado por John Travolta e Uma Thurman em Pulp Fiction – Tempo de Violência e mais uma dezena de séries e filmes ao longo das décadas

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

57 Comments

  1. Ale

    As cenas estão maravilhosas. Não sei se vc conhece uma cena do seriado Queer as folk, onde o casal gay principal, Brian e Justin, dançam uma música super romântica no baile de formatura do Justin, deixando os presentes de boca aberta. Nesse link que envio nao aparece a cena que acontece logo após, quando um dos presentes, um rapaz que dizia odiar homossexuais (e, na verdade, tem ciúmes do Justin) sai atrás do casal na garagem e bate com um taco na cabeça do Justin. http://www.youtube.com/watch?v=0jsWpWqxdfI

  2. Pingback: My Jukebox - Lego, Dança e VMB 2008 | Hit Na Rede

  3. Tux Triellis

    Com certeza, ficou faltando a Dança do tamanduá Africano…

  4. Leandro

    vc esqueceu da cena de dança mais importante..a dança do Carlton Banks no seriado com o Will Smith.[2]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account