Log In

Reviews

Review: Life – Merit Badge

Pin it

Life - Merit BadgePrograma: Life
Episódio: Merit Badge
Temporada:
Número do Episódio: 1 (1×01)
Data de Exibição nos EUA: 26/9/2007
Data de Exibição no Brasil: 11/8/2008
Emissora no Brasil: Record

Uma noite o Alê, do Poltrona TV, me chamou no MSN e disse: “Si, baixa Life, eu achei o seriado muito bom, mas como ninguém tá falando nada eu quero ter certeza de que eu não tô viajando”, ou algo muito próximo disso.

Como o Alê sabe que gosto de policiais, eu achei que a indicação poderia ser boa e baixei… Mas larguei o seriado na minha máquina por semanas. Nesse interím até legenda em português saiu, coisa que não tinha na época que ele me indicou.

Até que numa quinta-feira eu resolvi assistir. E na sexta eu assisti de novo. E daí saí a procura pelo episódio seguinte na Internet, e tô apaixonada pelo seriado. Por mais estranho que Charlie Crews possa parecer quando se olha ele de perto… Mas ninguém é normal quando a câmera está tão perto assim.

Life começa quando Charlie Crews, interpretado pelo ótimo Damian Lewis (de Band of Brothers e do telefilme Much Ado About Nothing), recomeça sua vida após 12 anos na cadeia por um triplo homícidio, que ele não cometeu.

Não preciso nem falar como foram esses doze anos, já que Charlie era um policial. Ele apanhou, sofreu, foi torturado. Além de ter perdido sua esposa, seus amigos e sua mãe ter morrido enquanto ele estava preso.

A frase que define a série, e que é repetida no início e no fim do primeiro episódio pela advogada de Charlie, Constance, é:

Vida foi sua sentença. Vida foi o que ele conseguiu de volta.

Sim, alguns clichês estão lá: a nova parceira ex-viciada que não vai com a cara dele no início e depois acaba defendendo-o, o clima entre ele e a advogada, a pose de bom moço, o fato dele ver coisas que os outros não vem. Mas tudo é entregue de maneira diferente, e Damian está fervendo no seriado. Eu sempre gostei do trabalho do ator, mas ele está sensacional aqui.

Charlie tem dinheiro, graças a um acordo devido ao fato de ter ido para cadeia injustamente, não precisa mais trabalhar, mas ele volta para a polícia. Ele tem um jeito esquisito, arrepiante até, que te deixa desconfortável em algumas cenas em que ele parece sair de si mesmo.

Mas, por mais esquisito que ele seja, você se apega a ele muito rapidamente. Quem sabe justamente por ele ser esquisito.

Em sua volta à polícia, ele e sua parceira, Danny, têm de procurar o assassino de um menino e, clichêêêê, Charlie praticamente resolve o crime sozinho. Primeiro descobrindo a bala do crime na barriga do cachorro do garoto, depois achando o dedo do traficante, que o cachorro arrancou, enterrado na terra. Ele ainda percebe que a mãe do menino esconde algo e consegue fazer o amigo de menino contar que um homem havia pedido dinheiro em troca de libertar o pai do menino da cadeia.

No final, libertador, Arthur, o assassino, deixa a sala de interrogatório rindo pelo fato de Charlie mandá-lo para a cadeia por quebra de condicional por um ano já que não existe nenhuma prova concreta sobre sua participação no assassinato. A risada acaba quando ele vê o pai do menino na mesma cadeia, enquanto Charlie grita em alto e bom som o que ele fez.

Life - Merit BadgeAhh, destaque para as cenas que quebram o clima pesado: Charlie passou 12 anos em uma prisão de segurança máxima, então ele não sabe o que são celulares com camêras, o que são mensagens instantaneas ou mesmo o Google. E acompanhar a viagem que se torna descobrir tudo isso se torna divertidissímo.

Outra viagem será acompanhar Charlie em sua investigação privada do por quê armaram sua prisão, de quem estava envolvido, de que história maior e mais complicada é essa. Complicada como o próprio mapa montado na parede do quarto, com fotos, recortes de jornais e frases rabiscadas, indicam para a gente. Sem esquecer da ótima trilha sonora.

Bom, eu estou aqui escrevendo e fico revendo as cenas do episódio e tenho vontade de falar de uma, e de outra, e mais outra. Mas esse review precisa acabar, então vá e assista Life, vale muito a pena.

Texto publicado originalmente no weblog Só Seriados de TV

Séries citadas:

23 Comments

  1. Ale Rocha

    Obrigado pela referência. O seriado é mesmo muito bom. O piloto é excelente. Ao longo da primeira temporada acontecem alguns tropeços, mas vale a pena continuar a assistir.

  2. Victor Hugo

    Concordo cm Ale. O episodio de estreia é muito bom…lembro q começei a assistir sem ter idéia de como era a série e quando percebi já estava envolvido pela série.
    Ela é esquematica como muitas séries mas o melhor é a investigação promovida por Charlie Crews de seu caso é a melhor coisa da série!!!
    Pena q a NBC vai jogar a série em sua 2 Temporada pra sexta a noite… considerada uma noite morta…

  3. Mel

    E eu comecei a assistir Life por causa dos reviews da Si la no blog dela… hehehe

    Excelente indicacao!!

  4. Mica

    Estreou ontem na Record, né? E eu esqueci!!!! Agora terei que esperar até setembro para ver no AXN :-(

  5. Paulo Fiaes

    ninguém lembra q eu tb fiquei insistindo pra q assistisse a série, é assim mesmo, sniff sniff, rsrs… mas admito q Alê foi a primeira pessoa que apostou na série e a apresentou para os demais viciados, rsrs… por falar nisso tenho q terminar a primeira temporadaa antes q começe a fall season.

    excelente texto

  6. Pingback: Life: Merit Badge (01×01) « Só Seriados de TV

  7. Paulo Antunes

    Bela série, gostei.

    Aliás, tive uma inversão de expectativas com o casting. Desde que anunciaram a série eu tinha dúvidas se o Damian Lewis estava a altura do papel (convenhamos, ele está bem longe do padrão de beleza de Hollywood), mas ele está incrível.

    Em compensação em não gostei da Sarah Sahi, parece que ela está usando as roupas do irmão. E não é só figurino, ela não dá a impressão de ser tão “damaged” como deveria. Acho que eu preferia ela em L Word, dançando pra Shane!

  8. Gustavo

    Ahhh, falei tanto tempo do seriado quando possívelpra todo mundo que conheço. Fui ignorado sumariamente. Ainda bme que pelo menos eu baixei e gostei! :P

    Não esqueça de mencionar que Crews é viciado em frutas!

    que série!

  9. Tati

    Ai Si, so vou ler o seu texto depois que passar na Axn, o horário da record é cruel com quem trabalha e levanta cedo(no meu caso levanto as 06:00)e outra coisa que não ajuda é a dublagem…….dificil isso……..
    Mas qdo estrear venho ler o seu texto ok :)
    Beijinhos

  10. Lucas "Gandalf" Leal

    eu não indiquei pra ninguem, mas acho q fui um dos primeiros a ver tb hehehe
    mas gosto MTO da série…essa tara dele por frutas é outro ponto q eu gosto mto da série!hehehe
    enfim essa trama central promete na segunda temporada e pra quem tá começando agora assista q vale a pena!

  11. mar

    Concordo com o Paulo Antunes (8), quem fez isso com a Sarah Shahi devia ir para a cadeia, parece mesmo que ela esta usando as roupas do irmão e parece tb que ela fez um curso intensivo com ele, gostava mais dela de lady. Tá mais macho que o ruivinho boiola parceiro dela!

  12. Pingback: Destaques da quarta-feira, 3/9/2008 » TeleSéries

  13. Raruiz

    O piloto realmente valeu a pena, vamos agora esperar o resto da temporada!

  14. Pingback: Life: (01×01) « Só Seriados de TV

  15. Antonio Carlos Vianna braga

    O Damian Lewis em Band of Brothers passava uma coisa muito rara: confiabilidade. Foi por isso que resolvi acompanhar Life. Não me arrependi.

  16. Raphael Átila

    gostaria de saber as músicas do final do primeiro episódio de LIFE ficareimuito grato.

  17. Regina Monteiro

    Bom,
    Primeiro achei a última foto uma sacada: só mesmo não sendo apegado! E diz muito do seriado: denso e engraçado.
    Segundo, só conheço o ator de O Apanhador de Sonhos, lá ele tinha essa mesma expressão de atrapalhado. Aí não sei se é dele ou se é interpretação. De qualquer forma no personagem caiu muito bem.
    Já li em algum lugar (não me lembro onde) que Life era +- um House policial, bom, exageros à parte, concordo com a Simone porque apesar dos clichês o personagem segura a trama. Deixa sempre uma expectativa: qual será sua próxima sacada, ou sua próxima esquisitice, ou seu próximo mantra, ou…
    Tenho boas expectativas. Acho que mesmo que ele resolva seu próprio caso, a série tem fôlego para continuar sem essa trama adiconal.

  18. Pingback: Destaques da quarta-feira, 10/9/2008 » TeleSéries

  19. daniella

    Gostaria de saber se o seriado Life foi mesmo cancelado?
    Obrigada

  20. Simone Miletic

    Daniella,

    Não foi não, nem, brinca, risos!

    Ele foi renovado para a segunda temporada, que estréia agora no fim de setembro nos EUA>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account