Log In

Opinião Reviews

Revendo: Família Soprano – The Sopranos (1×01)

Pin it

Família Soprano - The SopranosSérie: Família Soprano (The Sopranos)
Episódio: The Sopranos
Temporada:
Número do episódio: 1
Data de exibição nos EUA: 10/1/1999
Data da reprise na Warner: 6/10/2008

Sinopse: Tony Soprano, chefe da máfia de Jersey, procura uma terapeuta após ter um ataque de pânico. Durante a sessão, Dr. Melfi descobre que ele tem duas famílias em conflito. Tony está estressado com sua esposa em infeliz, seus filhos rebeldes e o trabalho que sua mãe lhe dá. No campo dos negócios, Tony precisa lidar com o sobrinho teimoso, enfrenta concorrência da máfia checa e tem problemas com seu Tio Junior, que quer eliminar um concorrente dentro do restaurante de um amigo.

Opinião: Uma vez vi o Lulu Santos dizer que a fórmula do sucesso era “biscoitos finos para as massas”. Definitivamente Lulu Santos não tem nada a ver com Família Soprano, mas é sempre esta frase que me vem a mente quando tento expressar o que significa a série. Família Soprano, como pouquíssimoss outros programas na história da TV, conseguiu unir qualidade e grande apelo popular – afinal poucos temas fascinam tanto o público americano do que a máfia. É este episódio de Família Soprano que inaugura o gênero “drama adulto” na TV, mas, curiosamente, nada do que foi produzido depois, seja pela HBO ou pelas concorrentes, é tão bom como ela. O piloto de Família Soprano é incrível, um dos meus favoritos de todos os tempos, e não perdeu a força com o passar dos anos. Eu gosto particularmente da forma como a série alterna momentos de intensa carga dramática e outros cômicos.

Uma cena: A cena em que Tony está fazendo seu churrasco e vê os patos aprendendo a voar, saindo da piscina, é fantástica. A alegria ao ver eles batendo as asas, a tristeza ao vê-los partir e o colapso que se segue é inesquecível.

Uma crítica: A Warner serviu um filé para seus telespectadores, mas em pratos sujos e com péssima apresentação. Mais uma vez o canal colocou no ar um programa com problemas de legenda e de imagem. Um crime.

MVP: James Gandolfini, é claro. Eu gosto também do trabalho do Michael Gaston (Jericho) no episódio (ele faz o papel do devedor que toma uma surra).

Família Soprano - The SopranosCuriosidades:
• O piloto foi filmado em 1997, dois anos antes da estréia da série na HBO (você vai reparar a diferença nos próximos episódios especialmente no ator Robert Iler, o A.J., que cresce um bocado).
• O piloto ganhou o Emmy de 1999 de Melhor Edição para Série com Uma Câmera.
• A atriz Drea de Matteo era uma extra no episódio piloto – faz uma pontinha no episódio como maître do restaurante em que Tony janta. Mas David Chase gostou dela e a escalou para o papel de Adriana, que entra em cena mais adiante na série.

Um diálogo:

Deixa eu te contar uma coisa. Eu estive na faculdade por um semestre e meio. Então eu entendo Freud. Eu entendo terapia, como conceito. Mas isto não cabe no meu mundo.

Tony Soprano, em consulta com a doutora Melfi.

Um música: “I Wonder Why”, de Dion & The Belmonts, que toca na cena em que Christopher e Tony perseguem o devedor. A cena pra mim destoa do episódio, pelo excesso de truculência, mas entendo que esteja ali justamente para ilustrar qual o trabalho do Tony.

Atenção, este texto é apenas o piloto. Só vai virar coluna regular se tivermos comentários suficientes que justifiquem continuarmos discutindo a série no TeleSéries.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

36 Comments

  1. Diego

    Nunca consegui virar fã dessa série. Assisti o piloto nas minhas férias (em janeiro) e parei no meio da 1ª temporada. Meses depois, avancei para a 2ª temporada e novamente acabei parando na metade. Em julho, na minha última tentativa de acompanhar Os Sopranos, falhei também: comecei pela reta final (6ª temporada) e abandonei o barco também. Até posso concordar com a opinião de muita gente que acha que a série é uma das melhores já produzidas, mas nunca vou participar dessa adoração em torna dela. Genial, para mim, é Dexter, Boston Legal. Resumundo, tentei gostar dos Sopranos. Ah, se tentei…

  2. Roosevelt Barros

    Eu realmento idolatro esta série, mas não costumo compará-la a outras porque senão ficarei demasiadamente crítico com todas as outras (no mesmo patamar que FAMILIA SOPRANO, só A SETE PALMOS). Cada episódio desta série em questão é uma obra de arte televisiva. Pena que a WARNER cometeu vários erros ontem à noite e fez com que eu não me empolgasse a vê-la novamente, mas para aqueles que não a conhecem recomendo. Vale a pena tentar.

  3. Zumiro menos lesado (com desconto a mais de 4 anos)!!!

    Parabéns Warner !!!!
    Mais um canal com o padrão ESTRUME de qualidade.
    Vamos continuar a pagar 100, 150, 200 reais por canais e operadoras que adotaram o padrão McDonald´s de proficionalismo (administrados por ESTAGIARIOS) ????

    0800 JÁ!!!
    DESCONTOS JÁ!!!!
    Se não tiver… CANCELAMENTO JÁ!!!!

    Meu desconto eu consegui, e você, meu amigo LESADO (como eu!) vai ficar com a bunda na cadeira assistindo imagens congeladas, legendas tipo “hashduyerifjf” e mais “kjdfiuerrooooo”, e achando tudo muito belo???? Defendendo essas operadoras omissas e canais PORCOS, que transformam uma série como The Sopranos em “Los Sopranittos”. É quase igual, só que exibido no canal com qualidade paraguaia de fundo de quintal.
    E resto dos canais (principalmente do grupito LOS HBOS). Tá muito bom não tá????
    Como dizem… “Num seno GROBO ou ECIBETÊ, tá bom dimais sô!!!!”

  4. Simone Miletic

    Eu não acreditei no que estava vendo. Poxa, foi tanta propaganda, tanta divulgação para, na hora H, entregar isso?

    Eu desisti antes mesmo de completar 10 minutos.

  5. Jonas

    Eu também tentei assistir ontem mas… parece que Sony, FOX, AXN e Warner e quem mais surgir pela frente estão unidas para levar o telespectador à loucura.
    Nos resta acompanhar as aventuras de Flora e sua turma.

  6. Cristal

    A Warner foi, mais uma vez, tão descuidada, que eu desisti no meio. É tão boa assim? Então tá, tento denovo hj de noite.

  7. Giselle

    Não assisti The Sopranos quando passou na HBO mas agora resolvi ver mas confesso que quase desisti não por causa do episódio e sim pela péssima transmissão da Warner. Esta cena dos patos voando simplesmente não vi. A imagem sumiu. E as legendas? Sumiam. Foi tosco.
    Apesar de tudo eu gostei do piloto e eu só espero que hoje não façam besteira pra dizer outra coisa.

  8. Bernardo

    A Warner já vem colocando péssimas legendas no programa da Ellen (esses “hashduyerifjf” e “kjdfiuerrooooo” que o Zulmiro citou), mas fazer isso c/ The Sopranos? Tá na hora de dar uma lição nesses caras.

  9. Flavia

    Uma alegria e duas decepções: alegria, pela excelente qualidade da série; decepção 1, pela forma como a Warner tratou a transmissão, depois de tanto alarde (resolvi comprar os DVDs da série e não passar nervoso à toa); decepção 2, pela dificuldade de se produzir séries tão fascinantes como esta atualmente…

    Não deixem de discutir Família Soprano!!!

  10. Cristiano (Highlander_Master)

    Fico até sem vontade de comentar a série, tamanho foi os erros da Warner… É patético uma emissora de tv fazer isso que fez.

    Mas vamos lá… Então, nunca achei a série la essas coisa não, sinceridade, é bem feita e tal, mas a história não me convence, mas eu assisti pouco 3 episódios mais o piloto ontem. Achei razoavel o piloto, o suficiente pra dar uma chance a mais hj, só que com essa exibição da Warner, já me desmotivou, é bem provavel que nem passe perto do canal hj.

  11. felipe

    vale dizer que o piloto ia ser lançado como um filme, se a galera não curtisse e bancasse uma temporada, por isso a quantidade absurda de informações

  12. anderson

    patético é pouco, o que a Warner fez foi um completo desrespeito. Porém isso não é novidade, quem acompanha Friends ve esse tipo de erros em legenda faz tempo, é incrível que depois de tanta propaganda, promovendo a série, o canal acabou expondo a muita gente a sua falta de profissionalismo.
    Espero que arrumem daqui para frente, pois conseguir exibir essa série é um trunfo, portanto o façam com respeito.

  13. Mariana

    Eu sempre ouvi falar da série, mas como ela já estava no meio, achava que não era uma boa começar a acompanhar. Mas agora desde o início pela Warner, vua acompanhar. Faça posts sim dos episódios, quero ler sempre aqui.
    Mesmo com os problemas de imagens e legendas, eu aguentei até o final.

  14. Rô Floripa

    Eu toda faceira achando que finalmente iria assistir The Sopranos. Desisti, indignada, nos primeiros minutos.
    Ah! Dona Warner vai ….

  15. Thiago

    Estava na faculdade à noite (como diabos essa série não tem uma reprise?) e não deu pra ver a tal transmissão porca da Warner. Mas deve ter sido frustrante mesmo. Deveriam reprisar o piloto hoje, uai. Nas terças a Warner tem seriados a menos mesmo… é tudo reprise… Pra tudo se tem jeito.

    Quanto a série… Ela é sensacional. No IMDb, minha conta tem quase mil notas de filmes e seriados. E eu sou crítico pacacete! E dentre os seriados que votei, apenas 5 receberam nota 10: Seinfeld, The Office, Battlestar Gallactica, The West Wing… e The Sopranos.

    Apesar da Warner, tentem acompanhar. Vale muito a pena; essa série pra mim é o mais próximo de… literatura na TV. Feche seu livro e vá ver Sopranos

  16. Darci

    Não tenho HBO e somente agora vou ter oportunidade de assistir.
    Portanto, voto para que continuem comentando sobre essa série!
    Valeu.

  17. Felipe

    O mais ‘engraçado’ é que a Warner prometeu exibir os episódios ‘sem cortes’. São as ironias da vida…

    E é um absurdo só reprisarem no domingo. Tem gente que não pode ver televisão à noite, Dona Warner.

  18. Patricia E.

    Ótima série em um canal péssimo. Uma pena pra quem não pôde ver via HBO. Sugestão: DVDs ou download.

    E, sim, merece uma coluna. Lembro de não entender como a série levava tantos prêmios até assistir ao piloto. Depois de um tempo fiquei sem HBO e terminei de ver via DVD/download.

    Tony Soprano continua sendo um ser desprezível. E nisso o David Chase foi genial. Se em vários momentos nos vemos mais próximos ao personagem, de seu drama pessoal e de seus problemas no “trabalho” — tudo isso com o devido distanciamento — no próximo Chase nos jogava na cara a realidade: ei, é de um mafioso assassino que estamos falando! E foi esta dualidade que conseguiu me deixar com os olhos grudados na tela até o final.

  19. Rubens

    Cristiano, eu estou ha dias para lhe dizer isso: existem 2 tipos de telespectadores bem distintos. Os criticos de televisao e o grande público. O critico mesmo, aquele critico profissional, tem um gosto bastante distanciado do grande publico. Filmes de cinema que os criticos gostam, dificilmente sao sucesso de publico. Do mesmo modo, as series de televisao que os criticos exaltam como excelentes, dificilmente sao sucesso de publico. O crítico nao gosta daquilo que o grande público gosta.

    Dito isso, meu caro, basta apenas voce analisar o que voce mesmo é, de que lado voce está. Voce é uma pessoa que tem um gosto pessoal de acordo com a crítica, ou você tem um gosto pessoal mais de acordo com o público? Disso dependerá se voce vai gostar de Sopranos ou nao.

    Eu, por exemplo, tenho um gosto fortemente parecido com o gosto do telespectador americano (exceto apenas que eu nao sou mais fã de seriados policiais, enchi completamente o saco desse segmento). Sendo assim, eu gosto de seriados leves, de suspense e de comedias, como Boston Legal, House, Desperate Housewives, Two and a Half Men, The Big Bang Theory, Pushing Daisies, Seinfeld, Eureka, Monk, Psych, Lost (apesar da embromação sem fim que é esse seriado)…

    De um modo geral detesto tudo isso que a critica endeusa (basicamente porque crítico parece só gostar de dramas pesados, e eu detesto profundamente o drama). Nunca consegui gostar de 30 Rock, Sopranos, Mad Men, In Therapy (acho um porre!), Brothers & Sisters, Six Feet Under… Por outro lado, quem gosta desses que eu listei, dificilmente gosta dos seriados que eu gosto.

    That’s it. Veja de que lado voce costuma estar, que voce descobre rapido se vai gostar de verdade de Sopranos, ou apenas achar tudo muito chato e sem graça.

    [ ] Rubens

  20. Rubens

    Cristiano, eu estou ha dias para lhe dizer isso: existem 2 tipos de telespectadores bem distintos. Os criticos de televisao e o grande público. O critico mesmo, aquele critico profissional, tem um gosto bastante distanciado do grande publico. Filmes de cinema que os criticos gostam, dificilmente sao sucesso de publico. Do mesmo modo, as series de televisao que os criticos exaltam como excelentes, dificilmente sao sucesso de publico. O crítico nao gosta daquilo que o grande público gosta.

    Dito isso, meu caro, basta apenas voce analisar o que voce mesmo é, de que lado voce está. Voce é uma pessoa que tem um gosto pessoal de acordo com a crítica, ou você tem um gosto pessoal mais de acordo com o público, que deseja apenas se divertir vendo tv? Disso dependerá se voce vai gostar de Sopranos ou nao.

    Eu, por exemplo, tenho um gosto fortemente parecido com o gosto do telespectador americano (exceto apenas que eu nao sou mais fã de seriados policiais, enchi completamente o saco desse segmento). Tanto que dificilmente lamento um cancelamento. Sendo assim, eu gosto de seriados leves, de suspense e de comedias, como Boston Legal, House, Desperate Housewives, Two and a Half Men, The Big Bang Theory, Pushing Daisies, Seinfeld, Eureka, Monk, Psych, Lost (apesar da embromação sem fim que é esse seriado)…

    De um modo geral detesto tudo isso que a critica endeusa (basicamente porque crítico parece só gostar de dramas pesados e de desgraça na tela da tv, e eu detesto profundamente o drama). Nunca consegui gostar de 30 Rock, Sopranos, Mad Men, In Therapy (acho um porre!), Brothers & Sisters, Six Feet Under… Por outro lado, quem gosta desses que eu listei, dificilmente gosta dos seriados que eu gosto.

    That’s it. Veja de que lado voce costuma estar, que voce descobre rapido se vai gostar de verdade de Sopranos, ou apenas achar tudo muito chato e sem graça.

    [ ] Rubens

  21. matheus p

    eu gostei bastante do piloto. mas gostaria mais ainda se a warner colaborasse com isso, fazendo boas legendas e fazendo uma boa transmissao. espero que vcs comentem os outros episódios. bjomeliga.

  22. dougas

    eu comprei duas temporadas (por causa dos alardes da crítica a ateh pq n conhecia ninguem q gostasse de sopranos) e a série simplesmente não caiu no meu gosto. to há mais de um ano e meio com os boxes e não vi nem a primeira temporada. sou mais da visão do telespectador como disse o rubens aki em cima. buffy pra mim ainda eh a melhor série! rs. mas claro q sopranos tem seus méritos. ahhh, quem quiser os boxes eh so falar rsrs

  23. Silvia_05

    Uma pena! Indiquei The Sopranos a anos prum amigo e ele nunca se entusiasmou. Decidiu assitir pela Warner. Prá quê?

    Agora só me resta fazer propaganda da locadora da esquina de casa.

    Não deixem de assistir. Não idolatro a série mas acho bem legal ver essa primeira temporada. Caso não saibam, foi a 1a. vez que um cara tipo bad-guy é o protagonista. Depois de Tony Soprano, vieram tudo o que se vê hoje em dia – Dexter, The Shield, até House.

    As demais temporadas são apenas mais-do-mesmo, sem nenhum demérito a isso. Mas vale pela grande crítica à sociedade americana moderna e pela construção dos episódios.

  24. Pingback: Destaques do domingo, 13/10/2008 » TeleSéries

  25. Baby soprano

    Por isso tenho tudo em DVD em casa…

    The sopranos, a melhor série do gênero!!!

    Adoro a 3ª temporada, talvez a mais freak, com o Ralphei deixando o Tony louco da vida.

  26. RICARDO

    POr gentilesa se alguem pudesse me informar onde eu conseguiria comprar todas as temporadas da serie.
    vou colocar o e-mail de meu filho para que posam responder.

    Grato pela atenção.
    Ricardo

  27. marcelo

    Six Feet Under está a anos luz de The Sopranos. Não chega nem perto. Assisti a Six Feet Under até a terceira temporada e não aguentei mais. Nem Michael C. Hall, que está fantástico em Dexter, consegue me cativar. As outras personagens, principalmente a Clair, são extremamente irritantes e insossos. Eita série meia-boca.

  28. alex

    sopranos é bom mas.. li varias criticas e nao tem nada demais ate concordo com quem acha isto uma baita baboseira. Mas nao é critica q é nao sei oq o publico nao sei mais quantas, crticos sao uns bostas! o grande publico (povão) gosta de big brother! estou do lado de quem tem bom senso bom gosto, os crticos sao de certa forma influenciados pelo publico exemplo os criticos americanos disseram q a 1 temporada de heroes era boa eu e so umas poucas pessoas disseram q era uma bosta nao muito tempo depois todo mundo concorda q aquilo é um lixo desde a 1 temporada ” ooooo os criticos perdidos” titanic é beeeeem ovacionado pela critica qual a maior bilheteria ???? seinfeld bem ovacionado, uma das series de maior audiencia nos eua!! por tanto sopranos é so uma mancada dos criticos de vez em sempre eles confundem tedio pretencioso com profundidade de pensamento!! ja disse o sabio seriado lost!! (essa frase é do lost) ali é uma coisa bem escrita com metaforas dando a capacidade para interpreta-lo eu tirei dele licoes pra minha vida outra pessoa pode achar q ele é so um drama sobrenatural… enfim sucesso de publico critica premiacao ( 25 premios so por sua 1 temporada)e os argumentos pra quem gosta de lost sao bem mais convincentes (ja q todos escrevem uma biblia e dizem q nao da pra resumir o seriado) do que quem gosta de sopranos ” inesquecivel” pq?? pq é!! odeio estas respostas, lost é inesquecivel por motivos concretos nao so por ser, como um cara disse com lost “estamos vendo a historia da tv sendo escrita” lost é a melhor serie de todos os tempos” “é a mais importante serie da tv” nao duvido!!! pois lost é a serie mais amada e odiada de todos os tempos justamente por sua audacia inteligencia filosofia e cultura
    sopranos é assim “voce gosta ? È boa”. e só! a serie nao merece tanto (nem um pingo) dos premios q tem so mais uma cagada!!!!!!!!!! mais do mesmo draminha!! assista um video de Elcio coronato e vc vai ver qual a melhor serie de todos os tempos visitem o site rosebud é o treno, segunda lista da monet de melhores seriados, lista feita em portugal de melhores series, etc,etc vcs vao ver do q eu to falando e o q é realmente um seriado

  29. MARCELO

    Pelo amor de Deus, é melhor ser cego ou ler o comentario acima ? Lost foi otima na 1 temp, boa na 2, e depois se perdeu completamente, VIROU UM LIXO, PODRE ATE, PERDENDO AUDIENCIA LASCADO NOS USA, The Sopranos é simplesmente maravilhosa, soberba, sublime, intenso, mas creio qu gostar dela é questao de inteligencia e cultura, o povao que curte Big Brother, jogos como GTA e filmes como Jogos Mortais, nao tem capacidade de gostar desta série, falta estudo pra isto, mas enfim, o importante é ser feliz.

  30. Felipe

    The Sopranos foi a melhor série já produzida, o unico contra é que após assitir todas as temporadas vc não vai se impolgar facil com demais séries…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account