Log In

Notícias

Mariana Velho: “O Brazil´s Next Top Model não me abriu portas”

Pin it

Mariana VelhoEla venceu o reality show Brazil´s Next Top Model. Mas o prêmio não veio exatamente o que ela esperava. Mariana Velho, a vencedora da primeira edição do programa, já se aposentou da cadeira de modelo e voltou para a casa em Santos (como havia antecipado o TeleSéries em nota publicada no início do mês, confira aqui).

Nesta segunda-feira, 28/7, dia em que o canal Sony fez o lançamento oficial da segunda edição do programa, um depoimento de Mariana Velho foi publicado no portal Abril.com. A reportagem de Isabela Gaia pergunta que portas o programa abriu para Mariana. A resposta foi:

Nenhuma. Não me abriu portas. Achei que minha vida ia mudar. Hoje eu estou aqui caminhando, indo pro meu trabalho, sou vendedora de uma loja, em Santos. Vou fazer faculdade de Direito, começa em agosto.

Na reportagem, a ex-modelo reclama de não ter apoio da agência Ford Models, com a qual ganhou um contrato por ter vencido o programa. Diz que não teve auxilio-moradia em São Paulo e só fez dois desfiles para a agência. Ficou assustada com o contrato que teve que assinar:

O que mais pegou foram as multas absurdas que a Ford queria. Se eu quebrasse o contrato, tinha que pagar uma multa. Se eu recusasse cinco castings, quebravam o contrato. Uma cláusula do contrato era que se eu engordasse, se saísse das minhas medidas, tinha que pagar 200 mil reais. Um contrato em que só eu pagava multa. Fiquei muito chateada com isso. Não foi nada fácil eu virar e dizer: não dá mais. (…) Fiquei um mês em São Paulo. Recusei o contrato no começo de fevereiro.

Mariana livrou a cara da Sony nas críticas, elogiando o canal.

Quanto a Sony, não tenho nada a reclamar. A Sony está com a segunda chance de acertar. E eu quero mesmo que eles acertem. Não desejo o que eu passei pra ninguém.

A íntegra da entrevista pode ser lida clicando aqui.

A segunda edição do Brazil´s Next Top Model estréia no dia 4 de setembro, quinta-feira, às 21h.

A indicação da entrevista foi do Marco Paiva, do weblog Unidade TV.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

38 Comments

  1. Adriano Fidelis

    Genteeeeeeee!
    O que é que é isso?
    Já não basta o programa ser ruim, a apresentadora pior ainda!
    E agora a vencedora diz que não abriu nenhuma porta.
    Não dá pra levar a sério um programa desses.
    Ainda acho que uma das soluções(se é que existem), seria uma parceria comum canal aberto.

  2. Arthur

    Aqui no Brasil reallity shows nunca dão certo, ou melhor, os vencedores nunca emplacam nada.

    É incrível!

  3. fabiana

    interessante que ela nao culpa a sony sendo que as vinhetas do canal, o programa prometia um contrato com a ford. acho q todos deviam ser responsabilizados. e as multas q ela citou? absurdas!!! ou seja a tv ainda vende muitas mentiras, pregam q o mundo das modelos esta mudando mas qdo vc le algo em q alguem seria obrigado a pagar 200 mil por engordar um pouco vemos o qto de mentiras sao nos passadas.. ABSURDO
    e tudo q ela passou la, os comentarios maldosos, criticas pesadas, a distancia da familia, a luta ?? logico q serviu de aprendizado, algo q sempre sera dela e a fara ser melhor.. mas mesmo assim é uma injustiça prometerem uma mentira.. ela devia processar canal, agencia, etc..

  4. Victor Regis

    Credo, que horror. Parece Punk’d versão hardcore.
    Ganhou o programa? Agora vai sofrer até o inferno, minha filha.

    My god.

  5. Tenso

    só no brasil mesmo que vergonha pqp
    ela ganha o programa e em vez de se dar
    bem só se fode

  6. Vitor

    nossa, que contrato absurdo esse, como assim se emgordar paga multa, esse mundo da moda é louco, e outra coisa: se com a ganhadora foi assim, acho que as que perderam tiveram que pagar pra participar do programa…

  7. Carina

    è f*** ter que ler este tipo de coisa… não entendo porque no Brasil as coisas não são levadas a sério. Pois, sinceramente, um contrato deste não pode ser levado a sério. E mais absurdo é que chamaram a Mariana para dar um depoimento na propaganda do BNTM 2, na Sony. Uma mentira… Imaginar a decepção dela…

  8. Regiane

    Acho que faltou um pouco de realismo aí…o programa nunca prometeu que a Ford a carregaria no colo após a vitória. E os contratos no mundo da moda são, sempre foram e sempre serão leoninos (para as agências, nunca para as modelos). Ou alguém acha que as ganhadoras da versão americana ganham controle sobre o próprio contrato com a Elite Models ? Li a reportagem dela na íntegra e ela mesma disse que não chegou a ficar 6 meses em São Paulo. Quantas modelos comem o pão que o diabo amassou por anos até conseguirem uma boa oportunidade ? Quem quer, e tem talento, luta e vira o jogo. Já vi uma das outras três finalistas em inúmeras campanhas, inclusive vinhetas do GNT, ralando, e mostrando o rosto. Porque está dando certa para ela, que acho que ficou em terceiro lugar, e não deu para a vencedora ? Esse lance de ter sempre um bode expiatório para os problemas(outro que não nós mesmo), me soa um tanto irritante…

  9. Albert

    Que que issso!!!!
    baixaria a vista heim!!!!! falomesmo!!!
    Pra ver o quanto esse programa presta!!!
    naum assisto!!!

  10. Tatiane

    Já comentei no EEP e repito aqui: faltou vontade e assim: a cláusula de não engordar é fato, (equivale a você não chegar atrasado, respeitar prazos para entrega de projetos), é o emprego DELA, ela achou o quê? Lembrei de quando Carrie entrevistava candidatas para o cargo de assistente,(SATC) a loira que aparece diz que quer trabalhar com moda, adora moda, mas não carrega caixas. (Carrie precisava de alguém que a ajudasse a por em ordem seu ap)
    A Mariana achou que ia ser só glamour, só moda. Não achou que teria que carregar caixas.

  11. Marcelos

    Tatiane, ninguém paga 200 mil se chegar atrazado no emprego. Esse valor é ridículo.

  12. Tatiane

    Marcelos
    Ridículo para nós, para as agências (que perdem em média isso caso a marca ou a campanha que a modelo representa desista dela) é mega normal.
    Brasileiro é folgado, participa de reality show e acha que TEM que ficar rico. Ralar que é bom…

  13. Mauro

    É óbvio que esse contrato é completamente absurdo, mas com certeza ele não foi feito sob medida só para a Mariana Velho. É muito provável que essas modelos novinhas que estão ralando há anos já assinaram contratos semelhantes. E o programa não pode ser desmerecido por completo porque o contrato existiu e a Mariana Velho que não quis assiná-lo. O que foi muito inteligente da parte dela né? A mariana não é boba, vê-se que ela é uma pessoa estudada que possui certo nível de conhecimento. Com certeza menininhas bonitas, magras e inocentes que saem do interior estão comendo o pão que o diabo amassou todos os dias porque assinam esses contratos absurdos. Uma coisa é fato. A Ford Models não fez nenhuma questão de contratá-la ela porque senão teriam negociado esse contrato. Ela deve ter tentado muito negociar o contrato antes de desistir.

  14. Priscila Correia

    Ela deve ter sofrido muito. Claro que ela não pensou que fosse fácil, mas uma pessoa que ganhou um concurso, de nome, já morou fora do Brasil, tudo isso foi uma sacanagem sim. Fora que não devemos saber nem da metado do que realmente aconteceu. A Ford tem ap. para modelos, o que custa da uma cama para ela dormir? Custa nada, afinal niguém ta de graça morando lá. A impressão que passa é que a Ford não queria ela mesmo.

  15. Neto Paes

    Priscila, concordo com vc. A impressão que passa é que a Ford não quis contratá-la mesmo. Agora, quanto a chamá-la de preguiçosa e dizer que houve falta de vontade dela, eu acho que é julgar sem conhecer o caso. Ninguém sabe direito o q ela passou pra falar algo desse tipo. E tem mais, se ela “se iludiu” que seria tudo glamuroso e que choveria trabalho, ela não estava completamente errada. Afinal, além do contrato com a Ford, ela receberia um prêmio em dinheiro, e não estava começando de baixo como muitas modelos que ralam ou ralaram pra chegar onde chegaram, ela era vencedora de um programa que prometia (e promete) transformá-la na próxima top model brasileira. Não houve divulgação nem investimento sobre ela para transformá-la no que prometeram. Pelo que parece, ela foi tratada como mais uma modelo que eles tinham.

  16. Pingback: Novas candidatas, novos jurados: 2ª temporada do Brazil’s Next Top Model vem aí | Nossa Via: O conteúdo passa por aqui!

  17. maria

    sou de santos e acho isso uma pouca vergonha ela deveria ir a programas de tv e contar oq se passou como caso de familia e super pop aquela cabelo feio da érica palomino criticando o cabelo dela quem é erica palomino cabelo feio pra falar do cabelo de alguem.desde o inicio sabia q ela ira vencer e sabia q não iri dar em nada,se o programa fosse ao menos apresentando por uma modelo famosa e de prestigio e não por uma destemperada desconhecida quem sabe ela teria mais chance

  18. J R

    Gente, achar que isso ia dar em algo? Que ilusao, mas o povo adora ilusao e vai continuar consumindo ilusao na nova temporada. Se até a classe média que tem canal pago consome esses lixos, imaginem o povao!!! As meninas que entram nesse programa te esperanca de ser tudo na vida, MENOS Brazils Next Topmodel!

  19. Deborah

    JÁ PERGUNTARAM PARA A MODELO O QUE ELA APRONTOU NA FORD MODELS? PORQUE ELA FOI DEMITIDA?
    ELA JOGOU FORA UMA OPORTUNIDADE POR ESTRELISMO.

  20. Mauro

    Debora, ela não foi demitida. Ela fez alguns trabalhos para a Ford, mas não chegou a ser contratada. Ela simplesmente não assinou o contrato absurdo que eles exigiam e fez bem.

  21. Andrea

    Esse tipo de programa só daria projeção em canal aberto, que tem mais audiência e faz todo mundo ficar conhecido.

    Já na época que o BNTM estava para ser lançado, se não me engano, houve um ou outro artigo dizendo que poucas garotas haviam se candidatado para o programa.

    A produção era sem graça. E mesmo a Fernanda Motta, que é linda, não tem a espontaneidade e simpatia de uma Tyra Banks ou mesmo de uma Ana Hickman. Lamento a desilusão da Mariana Velho, mas aquilo não parecia que ia render frutos.

    Acho que mais do que a Ford, a Sony era a principal responsável por garantir que o contrato fosse um prêmio e não um pesadelo.

  22. Juliana

    Na boa, se a pessoa vive da imagem não é absurdo exigir que ela mantenha as medidas, isso é pra todas modelos, não só para ela… e sem contar que ela era regular no programa, a Mariana Richardt (Acho que é assim que escreve) fez fotos pra Canal, propaganda pro GNT, editoriais e desfilou no SPFW inclusive para a Cori e na minha opinião foi pura implicância dos jurados com a personalidade dela que tiraram o troféu.
    Acho que a Mariana Velho deveria ter corrido mais atrás e se contentado com menos, pelo menos no começo, conheço muitas modelos que trabalham o dia todo por cachê de 50 reais e ganham a vida, sem ter tido nem um décimo da publicidade gratuita que a Mariana Velho teve.
    A única falha nessa situação que atribuo ao programa é não ter premiado a menina que de fato estava mais preparada para a indústria, seus prós e contras.

  23. Ariadne

    Concordo com a Juliana e Tatiane.
    Vida de modelo é assim, tem modelos que bem ganham menos e também são exigidas da mesma maneira. Se nem o ANTM lançou ninguém sendo exibido no mundo inteiro e apresentado pela Tyra nos USA, o pólo das agências de modelos, muito menos seria aqui, primeiro na seletiva foram meia dúzia de garotas. O casting foi péssimo, a apresentadora canastrona, além de péssima modelo que só o que faz é aparecer na Sports illustrator que só usa modelos do tipo ‘gostosona'(consideradas nas agências modelos de 2º escalão) e procura no programa modelos do tipo ‘fashion’ e se acha no direito de falar o quer sem ser do mundo fashion. A Ford Models é uma agência fraquíssima que acompanho um pouco sobre moda sabe disso, eles tem algumas modelos ótimas e não mandam elas pra semanas de moda lá fora, as deixam presas fazendo qualquer trabalho aqui no Brasil. A Mari Richardt fez a vinheta do GNT, a campanha atual da Cori veiculada em vários meios, campanha da Vivo, uma propaganda que sempre passa na tv a cabo com modelos de branco desfilando, propaganda de carro… issso porque saiu de mãos abanando e foi julgada como ‘velha’ pra ganhar um contrato longo. Enfim a Mariana Velho esperou que tudo caísse de mãos beijadas mas não é bem assim!

  24. Ariadne

    Corrigindo:
    A Ford Models é uma agência fraquíssima quem acompanha um pouco sobre moda sabe disso…

  25. Cuttie

    O problema é o seguinte.
    Além da palhaçada do final, digo, as 3 finalistas, ela pelo menos poderia ter aproveitado esse momento. Se ganhou, significa que de alguma forma apostaram nela. Pq a Mari Bin tem trabalhado muito, fazendo campanhas, desfiles e etc…? Ana Paula Costa, mesma coisa, trabalhos, desfiles, e agora vai pro Japão e NY assinar contrato com agencias. Erycka tá em Londres. Ou seja, todas tem se virado como podem, ralando…
    Esperar sentada não dá querida.
    Esse foi o discurso mais LOOOOOOOSER ever.
    Mas, fazer o que.

  26. Cuttie 2

    Outro detalhe. Quando entraram no programa, TODAS sem excessão sabiam das condições e termos contratuais. Não entendo a surpresa.
    A questão da Ford com a Mariana Velho era muito simples. O perfil dela é dificil de ser trabalhado, então impuseram sim trabalhos, castings para que o “premio” fosse pago em um menos espaço de tempo. Mas acho que ela desistiu antes.
    Sabemos que quem ganhou de verdade foi a Mariana Richard Bin, e o 2º e 3º ficariam com a Ana Paula Costa e Bertola, e talvez até a Erycka.

  27. Amanda

    Eu tembém acho que a FORD não fez a menor questão de contratá-la, mas acredito que esta cláusula de não engordar deve ser padrão nos contratos de modelos novas.
    Acho que a Mari Velho não esperava que tivesse que ralar mesmo pra conseguir alguma coisa. Ela achou que saindo do programa, já seria uma top model.
    E sempre achei a Richardt muito mais bonita que ela mesmo e mais preparada. Não entendi pq não a escolheram.
    Mas o programa pra mim deixa mt a desejar, pq a apresentadora eh PESSIMA! A pessoa mais sem carisma que eu ja vi. Super forçada!!! Não é possível que não tenha nenhuma outra modelo capaz de fazer isso.
    Eu acho, por exemplo, a Fernanda Tavares ótima, a Mariana(nao sei o sobrenome) que trabalha no gnt fashion eh uma fofa! A Fernanda Lima como apresentandora tb eh mt boa.
    Enfim, a Fernanda Motta eh podre!!!!

  28. Amanda

    Ela(Fernanda Motta) pode ser bonita, mas beleza não basta para apresentar um programa.
    Ela na hora da eliminação então, é patética, tentando imitar a Tyra.
    Eu fico constrangida por ela, só de assistir…

  29. Joseph...

    O negócio é que no fim todo mundo desse mundo, e também essas piriguetes que estão escrevendo aqui estão todas no mesmo balaio…
    Meu, vai trabalhar e estudar e ajudar melhorar seu país e deixa de futilidade, por acaso vocês estão ganhando algum dinheiro se a fulana ou a ciclana ganha ou perde…

  30. Foreigner

    Ninguêm sabe o que significa “ralar” com muitos falaram acima. Eu imagino o que uma moça bonita e desconhecida tenha que passar para conseguir esses trabalhos… se é que vocês me entendem.
    A Mariana mostrou que é uma pessoa digna e fiel aos seus princípios ao recusar assinar esse contrato leonino que vai de encontro aos seus princípios. Agora quem não tem nenhum princípio se sujeita a tudo.
    Existem vários tipo de vitória e não só que muitas pessoas enxergam aqui, e a vitória mais importante, que é se manter digna e fiel a si mesma, a Mariana conseguiu com mérito e ainda deixou um exemplo para outras. Ponto para a Mariana Velho :)

  31. Suzana

    Tb acho que o contrato foi feito com essas clausulas absurdas, pra ela desistir, devem ter visto que ela não se encaixava no pefil que eles queriam, mas por incopetencia dos jurados ela foi escolhida. Tb deve ter pensado o fato dela ser antipática..Pque ela é sim ! Ela poderia até ser manequim de passarela, mas como modelo fotográfico, deixa muito a desejar…tem rosto sem ângulos bonitos…. muito comum…iguais a várias meninas que encontramos na rua…
    Eu não pretendo mais assistir essa bosta, os jurados são ridículos, e aquela Palomino é de um deboche absurdo, não tem postura da comentar…lixo total…Fernanda tb é péssima.

  32. iza

    Tb acho a Fernanda péssima;
    Aquele Dudu Bertoline é péssimo elevado a quinta potência;

  33. Jonny

    Mariana
    Você teve uma oportunidade e perdeu. Se eu fosse você, teria assinado o contrato e se engordasse 200 gramas, esperava a quebra de contrato por parte da FORD Models, esperava a cobrança dOS 200 mil.
    Se eles te cobrassem isso, você poderia entrar na justiça, com uma ação por danos morais, discriminação por “EXCESSO” peso, danos psicologiocs e até de saúde. Entrava com uma ação mostrando que você assinou um contrato, mas independente de você ter concordado, o contrato está lesando seus direitos de vida, que rege na alimentação adequada a suas necessidades físicas e mentais, impedida por padrões estabelecidos pela agência FORD MODELS ou pelo “mercado” ( que as próprias agências determinam ) sem orientação e acompanhamento médico que deveria ser fornecida pela própria agência. É dever do empregador, zelar pela saúde de seu colaborador, enquanto estiver sob contrato.
    Você poderia ter ganhado um valor 4 vezes maior ao cobrado, o que chegaria a quase um milhão. Além de pedir auxílio médico e psicologico pelo que você se submeteu.
    Porque você não assinou Mariana? Agora aprenda uma coisa, antes de assinar qualquer contrato, consulte um advogado. Ele poderá te orientar a assinar ou não, mas antes de tudo ele te informará sobre seus direitos e deveres, bem como do empregador. Assim, você poderia ter seguido em frente, assinado e esperado a Agência agir de forma ilegal e depois processar.
    Essas Agências fazem isso porque estão lidando com garotas novas, ingênuas e sem orientação.
    Neste caso, caberia uma ação até contra a Sony, como co patrocinadora de infrigir os seus direitos.
    CONSULTEM SEMPRE UM ADVOGADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account