Log In

Opinião Preview

Barrados no Baile ou 90210?

Pin it

Começa agora uma das disputas mais aguardadas desta temporada. De um lado, com o peso de 10 temporadas e a vantagem de ser o original: Barrados no Baile. Do outro lado, com a promessa de temporada completa, o novo remake: 90210. O clima tenso assola nossos competidores, o que promete uma disputa acirrada. Que comece a luta!

Jason Priestley e Tristan Wilds

Os primeiros representantes são os protagonistas masculinos dos dois programas: Jason “Brandon” Priestley contra Tristan “Dixon” Wilds. A disputa começa com um golpe certeiro em Dixon. Brandon, golpeia seu concorrente com seu personagem sempre bom moço. Dixon revida com o mesmo golpe. Brandon tenta novamente, com seu ar de filho perfeito e começa a trabalhar no Pitch Pit. Dixon, por circunstâncias diferentes, também acaba trabalhando no mesmo local. Até no namoro com a melhor amiga da irmã os protagonistas empatam a disputa. Mas Dixon aplica seu golpe secreto que o leva à vitória neste primeiro round: Seu personagem é negro e adotado por uma família branca, o que pode lhe render muitas estórias envolvendo conflitos familiares, ajuste e preconceito. Outro fator que lhe garante a vitória é também ser um dos raros protagonistas negros da temporada.

Shannen Doherty e Shenae Grimes

A expectativa para o segundo round é de muitas unhadas e puxões de cabelo, pois teremos o combate entre as belas protagonistas destas duas versões de um mesmo programa. De um lado, protagonizando o programa original, Shannen “Brenda” Doherty. Do outro, com peso mosca de tão magra, Shenae “Annie” Grimes. Começa a disputa com Brenda levando um tapa na cara por tamanha a beleza e jovialidade de Annie. Muitas vezes ela lembra a atriz Anne Hathaway no começo da carreira. Brenda revida, ainda mais soberana e experiente, revivendo seu papel na nova versão de Annie e ainda a dirige no musical produzido pelo West Beverly High. A disputa fica ainda mais feia quando se trata do mau comportamento das duas atrizes. Shannen pediu para sair do programa na quarta temporada, enquanto Shenae dá seus pequenos pulos quando o sucesso do programa lhe sobe a cabeça, fazendo com que a atriz maltrate seus colegas de elenco. Será que Annie terá o mesmo fim que Brenda? Com três temporadas a frente e a volta nesta nova versão, é de Shannen “Brenda” Doherty a vitória deste round.

Barrados no Baile e 90210

E agora é a vez do elenco de cada série entrar na briga e disputar no braço o prêmio de melhor entre as duas. Quem vencerá? O original Barrados no Baile ou a versão derivada 90210? Mesmo feita às pressas logo após a greve dos roteiristas, a série derivada 90210 chega com tudo pra cima do original e não deixa nada a desejar. Mostrou que veio pra ficar quando foi o primeiro programa da nova safra a garantir a produção da temporada completa. O elenco disputa, golpe a golpe, e fica empatado na qualidade das estórias destes personagens que, começam superficialmente para irem se desenvolvendo com calma. Isso comparando a primeira temporada dos dois programas. Só o tema “virgindade” que acaba saindo da coadjuvante do original para caracterizar a protagonista Annie nesta nova versão. E esta história já é abordada logo nos primeiros episódios da trama.

Mesmo com uma disputa tão acirrada, esta batalha só poderá ser encerrada no decorrer das temporadas. Uma das vantagens do original Barrados no Baile é a quantidade de temporadas produzidas e o canal que as produzia: Fox. Com isso, este foi um programa pioneiro ao contar a passagem destes adolescentes para a fase adulta e os dramas que sofreram no trajeto. Já 90210 vem com o peso de cópia do original, somado ao preconceito de ser mais um drama adolescente do canal americano CW. Além de ter que se afastar do clichê já existente neste tipo de programa, a CW tem a cultura de não se aprofundar tanto nas estórias e pegar leve no drama, por se tratar de um canal família.

No Brasil, as duas versões do programa pertencem ao canal Sony que estréia a nova versão nesta quarta-feira, às 21h, com um programa de duas horas de duração. Já a versão original, você confere de segunda a sexta-feira, em dois horários: 11h e 16h.

Séries citadas:

38 Comments

  1. Angela

    “Estórias” não existe mais, feeeelhos! Agora é tudo HISTÓRIA! ;)

  2. Paulo Antunes

    Eu considero perfeitamente aceitável que os colunistas do TeleSéries usem “estória” com e para se referir a ficção, como nós, os mais velhos, aprendemos na escola.

    * * *

    Sobre 90210, estou curioso para ver como vai ser. E tô achando que vai ser uma bomba – primeiro por ser ruim mesmo, depois porque sei que não tenho mais paciência pra este tipo de show.

  3. Simone Miletic

    O próprio Houaiss ainda aceita o uso da palavra.

    Além disso, se formos usar a regra atual: HISTÓRIA, assim, em caixa alta, perde sentido e não existe, já que ela exige a diferenciação entre história (aquela que é ficção) e História (aquela que é real).

  4. Junim

    Falando sério? Nenhuma das séries é boa de verdade. Ny So-Called Life deixa as duas no chinelo.

  5. Cristiano (Highlander_Master)

    Eu não sei se é pq eu era adolescente (na verdade “pré adolescente” hehe), ou pq realmente a série era boa. Mas eu gostava bastante, gostei mais ainda quando fui ver no “teleuno” (que virou axn) e depois na propria sony, pois no som original é bem melhor. Enfim… Eu assumo, eu gostava da série… hehe

    Não pretendo dar chance a nova.

  6. Roosevelt Barros

    Eu confesso que a minha curiosidade pra ver 90210 (isso se deve muito ao fator saudosimo) é grande e estava vendo no spoiler zone que a série não está no seu momento interessante, porém revendo o DVD da 1ª temporada da série original achei sem graça (tudo bem que era na década de 90). Pra mim Barrados no baile só engrenou a partir da 2ª temporada, então vamos ver como procede o andar da carruagem e torcer pra que a série consiga atingir melhores audiências e também qualidade no seu roteiro.

  7. Pablo

    Eu vi até o episódio 5 de “90210” e confesso que prende nossa atenção (pelo menos prendeu a minha). Fica aquela curiosidade, especialmente pra quem acompanhou a original, pois tem ganchos que acabam sendo interessantes!!

  8. Thomaz Jr.

    “Falando sério? Nenhuma das séries é boa de verdade”. – 2
    E ao contrário do Paulo, eu NUNCA tive paciência para esse tipo de programa.
    90210 é um retocesso comparada com outras séries adolescente que já tivemos.

  9. Alessandro

    Eu juro que tentei assistir… Consegui assistir o piloto. Mas desisti no segundo episódio! Acho que a grande questão é que também não tenho paciência pra esse tipo de série. E, se for pra assistir algum drama teen, eu escolheria Gossip Girl (que nem assisto, só estou dando como exemplo).

  10. DIMAS

    Sobre “história” e “estória”, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quarta edição, 2004, da ABL, responsável pelas palavras em português, no Brasil, traz as duas palavras, portanto, oficialmente a palavra “estória” ainda existe. Basta acessar o site da ABL – VOLP.
    Quanto à série, não tenho interesse em assistir. Considero uma falta de originalidade esses “remakes”, “novas versões” e “adaptações” de séries antigas. É possível se criar tanta coisa nova, basta não ter preguiça mental.

  11. Nicolas

    Não vi o original até pq em 90 eu tinha 1 ano hahaahae , mas o remake esta interessante embora alguns episódiso bem fracos!
    Vendo o original no Sony como a Shannen Doherty ficou.. digamos que os anos pesaram pra ela!

  12. Fabiana

    Sempre aparece gente alegando falta de criatividade ao falar de algum remake… Essas pessoas gostam de obras (séries, filmes) que apresentam os mesmos elementos existentes em outras, e não ficam reclamando da falta de originalidade, mas se for remake, começa a reclamação. Elas precisam entender o seguinte: originalidade na arte é coisa raríssima. O que vemos comumente é repetição; as mesmas histórias contadas várias e várias vezes. Gossip Girl, por exemplo, não é remake, mas é tão original quanto a nova 90210, pois apresenta os mesmos elementos que já vimos tantas vezes. Não faz diferença se uma série é remake ou não, pois isso não a torna menos original do que outras, e não tem nenhuma influência na qualidade.

    Em tempo: não gosto da 90210 original e não tenho interesse na segunda versão.

  13. Aline

    Confesso q só verei pelo Kellan Lutz. Mas não estou dando nada por essa série. Não gostei da original, a cópia então…

  14. Mônica A.

    Eu adorava Barrados no Baile. Mas não sei se vou assistir a essa nova série. Vamos ver. Se não tiver nada melhora pra ver ou fazer, quem sabe?

  15. Patricia E.

    Sou a última que poderia falar mal de remakes a torto e direito porque uma de minhas séries favoritas — Battlestar Galactica — é exatamente isso. Não tenho nada contra remakes, desde que esses tenham qualidade, o problema é que na grande maioria das vezes a nova versão é inferior à original. Se é pra ser uma mera cópia, sem acrescentar nada (as mudanças pra ficar mais atual não contam), é dispensável. Vi a série original quando passou, mas não acho que verei a nova. No rastro da série original vieram tantas outras que esse remake só será apenas mais uma série do gênero. Fora que não tenho mais o perfil (e a paciência pra acompanhar) do público-alvo. ;)

  16. Mauro

    “Mesmo feita às pressas logo após a greve dos roteiristas, a série derivada 90210 chega com tudo pra cima do original e não deixa nada a desejar”
    Puuuuuuuuuuuuuuts, se essa nao deixa nada a dejesar a outra, essa deve ser de uma qualidade!!!

  17. Giselle

    Eu adorava o original. De vez em quando me pego vendo. Vou assistir o piloto do novo 90210.
    Vamos ver se eu vou aguentar.

  18. Cesar Adriano

    Se os atores conseguirem ter o carisma do Brandon, Brenda e Dilan, a coisa até pode funcionar.

  19. thiago machado

    BH 90210 é minha série teen favorita (se bem que a competição também não é muito acirrada), mas tenho que admitir que o começo é lento e chato. A 1a. temporada é fraquinha… A coisa começa a ficar boa no meio da 2a. Portanto, vamos dar tempo ao tempo e ver como esse 90210 se sairá. O Pitch Pit não foi construído em um dia.

    Eu tô baixando os episódios em que a Brenda e a Kelly aparecem somente para vê-las, porque não tenho mais paciência para série teen. Prefiro muito mais rever o original em dvd. Brenda, Brandon, Dylan, Kelly & cia sempre serão únicos!

  20. André L.

    Lógico que vieram outras séries do gênero bem mais consistentes que 90210, que eu inclusive acompanhei (acompanho). Sou fã do original! Tava com muito receio de assistir ao novo, mas vou pela Jennie Garth, que eu adoro.

  21. Ta.

    Ah, acho meio dificil a briga entre elas estarem acirrada porque o remake é muito fraco. Se for pra comparar as duas tem q comparar o contexto a época q os temas foram abordados, a inovação feita em relação ao que se tinha anteriormente a série se for julgar a partir disso definitivamente 90210 é muito fraco, com um elenco péssimo, com histórinhas água com açucar (bota água com açucar nisso), muita falta de inovação.
    Eu diria q a série é péssima, mas aí entra naquela velha história eu não sou o público-alvo.
    Mas confesso q assisti até o penúltimo por falta de séries boas, essa remessa de estréia foi muito fraca.

    90210 = Malhação, logo o sucesso delas estão fora do nosso entendimento, vai saber porque o povo assisti ambas. Haja paciência.

  22. Junim

    Fabiana, realmente nenhuma série é extremamente inovativa, etc, blah, blah, blah… Até concordo com você, mas a diferença entre as duas coisas é a forma com que se aborda os temas.

    Por exemplo, Buffy é uma das melhores séries já produzidas na televisão (realmente, não é série pro povão. Eu perdôo quem não gosta), mas em momento algum a série inventou a roda. O grande diferencial é que a série tinha uma abordagem única sobre os temas que tratava, tornando ela ímpar e inovadora.

  23. jessica

    90120 nao tem nada de novo ate agora, é igual aos filmes teens, a mocinha virgem, o par romantico que namora a vilã mas é apaixonado pela mocinha, a melhor amiga da mocinha que antes era amiga da vilã.. e acho que os produtores, escritores ou sei lá quem nao fazem nada de muito inovador pq isso ainda faz sucesso, pra que mudar em time que está ganhando não é verdade ??

    mas tenho que discordar do autor da resenha, a branda é bem mais bonita que a annie, po.. a brenda tinha um corpo bonito.. e essa menina é super hiper magrela.. quer dizer todas são muito anorexa pro meu gosto que me dá uma coisa.

  24. carol

    bem… eu amooooo beverly hills, sempre achei uma palhaçada essa historia de remake, pq nunca fica legal.Quem viu a origial sempre vai ficar comparando, ja tem suas preferências pelos personagens e outra beverly hills encnatou quem assistiu desde o 1º capitulo… Já esse aí, afff uum besteirol ssóooo=/. Aquela parte do trote q fizeram com porcos, nucna vi algo tao sem graçaaaaa e chatooo!!!!!!
    to assistindo somente p ver Brenda e kelly=D, fico numa esperancinha de q de repente os antigos personagens fossem aparecer =D seria muito bomm uma continuaçao do antigo beverly hills =DD

  25. Cesar Adriano

    Confesso que me emocionei demais ao rever a Brenda e a Kelly juntas, meio forçado…mas foi bom, parece que voltei no tempo uns 15 anos.

  26. Roosevelt Barros

    Eu tive a mesma sensação do César, foi muito bom rever os 03 juntos (Nat, Brenda e Kelly). Sensação de encontrar amigos do passado com os quais perdi contato.

  27. Patrícia

    Eu assisti o original, gostava na época, e assisti o ontem o remake só pra ver Kelly, Brenda e Nat, foi legal, gostei de ver que aqueles bebês da série original (Hanna, filha da Andrea e Erin, irmã da Kelly) são adolescentes e estudam no mesmo colégio… mas acho que não vou aguentar ver por muito mais tempo, porque não sou o público alvo, não tenho mais paciência pra ver séries adolescentes…

  28. Claire

    Não tenho mais o perfil(e paciência) pra esse tipo de série,então ñ vou acompanhar mas não posso negar que ver Brenda,Kelly e Nat juntos de novo me fez sentir saudades de uma boa época de minha vida como disseram aí em cima foi como reencontrar velhos e bons amigos.

  29. Roberta

    Hoje estou com 34 e simplesmente assisti o novo BB.Matei as saudades e acho que apesar da curiosidade, já ñ tenho muita paciencia para dramas de adolescentes.

  30. carol

    fikei louca ao ver o nome de dilan na serieeee =DDD
    nao ha coisa mais emocionante do q ver uma continuaçao da antiga serie c os personagens mais polemnicosssss

  31. Helena Cabús

    Adorava Barrados No Baile,as tramas muito bem escritas e envolventes,assistiria tudo de novo.
    As músicas eram deliciosas e o figurino nem se fala…

  32. allan m. fabio

    faz parte da adolescência e juventudade da década de noventa, alguma emissora deveria REPRISAR é audiência certa pode ter certeza.

    Saudades

  33. Paola M.

    Minha mãe fala de “Barrados no baile” até hoje, amava, e até hoje diz que foi um das melhores séries que já assistiu na sua vida. E hoje, eu posso dizer que não é só mais uma série adolescente. É muito boa, o elenco é maravilhoso, eles tem a capacidade de te conquistar e torcer para que todos fiquem bem. Os temas são maravilhosos! Não é nada fora da realidade, aborto, drogas, mãe problemática.. Essa série é MUITO BOA! recomendo com certeza pra quem está pensando em assistir.

  34. Clebia Souto

    Eu amava assitir, e sinto saudades de barrados no baile, nao sei mas acho que a primeira versao foi perfeita e é imcomparavel.Barrados no baile foi a melhor serie que eu ja assisti na vida.!Volta BARRADOS NO BAILE!!!!PLEASE

  35. Ítalo Martins

    Bom, é claro que se formos ver de lá pra cá a série hoje, 90210 ainda tem muita água pela frente, mas como você disse, no CW não dá – até que eu estou achando as cenas até um tato picantes.

    Mas e hoje, quem estaria ganhando? Que tal uma nova matéria contando isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account