Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA nos dias 30 e 31 de outubro

Pin it

Tina Fey em 30 RockO colunista aqui teve que se ausentar por uns dias e a coluna TeleRatings ficou sem atualização. Ainda assim acho que vale o registro e por isto estamos publicando hoje com atraso os números de audiência da quinta e sexta-feira passada. Amanhã a coluna virá dupla, com os números do domingo e da segunda.

Na quinta-feira o destaque foi para a estréia de 30 Rock, em alta, e a recuperação de Grey´s Anatomy, The Offiice, Kath & Kim e Life on Mars. Na sexta-feira, NCIS mostrou que está forte até mesmo em reprises e Everybody Hates Chris, The Game, Crusoe e Lipstick Jungle tiveram desempenho lamentável.

Ranking por canal na quinta-feira

Emissora CBS ABC NBC CW Fox
Média
(em milhões)
14,48 10,67 7,95 3,88 3,81

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Survivor: Gabon (CBS) 13.14
Ugly Betty (ABC) 8.55
My Name is Earl (NBC) 6.17
Smallville (CW) 4.24
Kitchen Nightmares (Fox) – reprise 3.64
20h30 Kath & Kim (NBC) 5.46
21h CSI (CBS) 18.64
Grey´s Anatomy (ABC) 15.05
The Office (NBC) 9.32
Kitchen Nightmares (Fox) 3.98
Supernatural (CW) 3.53
21h30 30 Rock (NBC) – nova temporada 8.53
22h Eleventh Hour (CBS) 11.48
ER (NBC) 9.12
Life on Mars (ABC) 8.41

Depois do World Series, a Fox entrou de ressaca! O canal ficou em último lugar em audiência na quinta-feira, perdendo para a CW. A emissora líder das quintas-feiras segue sendo a CBS, mas em queda (especialmente na amostra 18 a 49 anos, onde caiu de 4,4 para 3,9 pontos de média). A ABC, a NBC e a CW cresceram.

A noite abriu com mais uma vitória de Survivor: Gabon. Ugly Betty voltou a cair, mas segue na segunda colocação e estável na amostra 18 a 49 anos, com 2,8 pontos.

A boa notícia do início da noite foi a reação de Kath & Kim, que depois de três semanas em queda, subiu. Fez 5,46 mil e 2,3 pontos na amostra 18-49, com um desempenho bem próximo ao do lead in My Name is Earl (6,17 mi e 2,4 pontos). Foi o suficiente pros executivos da NBC (que também não tem nada mais pra colocar no ar no horário), encomendar a produção de temporada completa da série (leia aqui). E eu mordi a língua, porque na semana passada escrevi que ela rumava ao cancelamento.

No horário das 21h, as coisas parecem que estão voltando ao que eram antes. CSI segue com audiência alta (18,64 milhões) mas não tão alta (530 mil pessoas não assistiram a série esta semana) e Grey’s Anatomy reencontrou 840 mil telespectadores perdidos e recuperou a liderança do horário e da noite entre o público de 18 a 49 anos (subindo para 5,6 pontos). Aliás, CSI não só perdeu a liderança na amostra 18 a 49 como aparece empatado com The Office na segunda posição, ambos com 4,7 pontos.

A recuperação de The Office, que cresceu 20% em audiência, pode estar ligada ao retorno de 30 Rock ou ter ajudado 30 Rock, interprete como quiser. Na cola da consagração no Emmy Awards e da grande popularidade conquistada por Tina Fey, a terceira temporada de 30 Rock estreou com sua melhor audiência de todos os tempos. Foram 8,53 milhões de telespectadores, número 16% maior que o da estréia da temporada passada, e 4,1 pontos na amostra 18-49, crescimento de 21% em relação a temporada passada.

No fim de noite, Eleventh Hour deu uma escorregada e teve apenas 11,48 milhões de telespectadores e 2,9 pontos 18-49. E a vitória na amostra 18 a 49 anos voltou a ser de ER, que com a volta do amputado Ray Barnett fez 3,4 pontos. E Life on Mars reverteu a tendência de queda. Fez 8,41 milhões de telespectadores (cresceu 4%) e 2,7 pontos na amostra 18 a 49 anos.

* * *

Ranking por canal na sexta-feira

Emissora CBS ABC Fox NBC CW
Média
(em milhões)
10,41 4,91 4,58 4,12 1,16

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Ghost Whisperer (CBS) 9.41
Deal or no Deal (NBC) 5.02
Are You Smarter Than a 5th Grader? (Fox) 4.60
Wife Swap (ABC) 3.59
Everybody Hates Chris (CW) 1.26
20h30 The Game (CW) 1.24
21h NCIS (CBS) – reprise 11.21
Don’t Forget the Lyrics (Fox) 4.56
Supernanny (ABC) 4.17
Crusoe (NBC) 4.17
America’s Next Top Model (CW) – reprise 1.06
22h Numb3rs (CBS) 10.62
20/20 (ABC) 6.94
Lipstick Jungle (NBC) 3.18

Na sexta-feira, a CBS impôs as outras emissoras a humilhação completa. Com 10,41 milhões de telespectadores, o canal teve mais que o dobro da audiência da segunda colocada, a ABC.

E desta vez não foi Ghost Whisperer que fez o estrago. Com The Ex List cancelada, a CBS veio com um rerun de NCIS. E, na reprise, a série teve 11,21 milhões de telespectadores e foi líder com folga na amostra 18 a 49 anos, com 2,3 pontos. NCIS ainda vitaminou a audiência de Numb3rs, que voltou a ter mais de 10 milhões de telespectadores e a liderar em seu horário entre o público de 18 a 49 anos.

E já que era Halloween, a coisa ficou realmente assustadora nas noites de sexta-feira para a CW e para a NBC. Everybody Hates Chris e The Game tiveram seus piores números na história, perdendo cerca de um terço de suas audiências.

Na NBC, Crusoe foi esmagado por NCIS – perdeu 1,75 milhão de telespectadores, empatou com o reality Supernanny na terceira posição em audiência, e ficou em quarto na amostra 18 a 49 anos, com 0,8 ponto.

Em sua estréia nas noites de sexta-feira, Lipstick Jungle fez ainda pior. Teve só 3,18 milhões de telespectadores e 0,9 ponto na amostra 18 a 49 anos. Não só fica em último lugar, como fica em último lugar com metade dos números do jornalístico 20/20, da ABC.

A gente sabe que a NBC andou cortando despesas, tem pouquíssima série inédita pra exibir nesta mid-season e por isto me parece pouco provável que o canal vá encerrar a produção de Lipstick Jungle e deixar de exibir os 13 episódios que devem estar em produção. Mas há uma temporada atrás, Lipstick Jungle estaria fora do ar imediatamente.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do site TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

26 Comments

  1. Nanda

    Não desmerecendo 30 Rock, acho que The Office ajudou, e não ao contrário. 9 milhões é a média da série, não?
    E Smallville com audiência ótima, hein? Passou a Fox… O que está havendo, está boa essa temporada?

  2. alex

    nhua comenta por parte dos colunistas sobre,o maravilhoso desempenho de sv????? isso e perseguiçao haahhhaha a serie vem aumentando mto a audiencia e assim sera inevitavel uma 9 temporada com certeza teremos,uma nova tempo uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. Rodrigo B

    Halloween é mesmo uma noite complicada. Ano passado, Grey’s conheceu a pior audiência de sua história quando os executivos da ABC resolveram que seria uma boa idéia colocar um episódio inédito nesta data.

    Curiosamente(ou não) só a CBS permanece de pé nessa noite, já que a audiência mais jovem fica longe da televisão nesse dia. Acho que a emissora fez o certo em apostar em uma série que atrai os velhinhos, e que seguem a série até em reprises.

    Enfim…os números de NCIS são mesmo espetaculares. E Numb3rs cresceu bastante na ‘aba’ dela. Talvez isso possa levar a CBS a cogitar a idéia de colocar alguma série policial nesse horário. Se vier a acontecer, uma pena. Já há séries demais desse estilo na tv americana.

  4. Mica

    É por aí, Nanda. Smallville se reencontrou nesta oitava temporada. Dá de 10 a 0 nas últimas 3 temporadas.

  5. Laudo Kenji

    Gosto de SV mas será q esta temporada está merecendo toda essa audiência?
    Eu ainda aposto q não será renovada…

    ***
    MARAVILHA!
    ER líder na audiência 18-49 anos.

    ***
    Ghost com todo esse ibope??
    Só pode ser Halloween…

    ***
    Coitado do Chris.
    As coisas estão pretas pra ele :-)

  6. Fernando dos Santos

    “Talvez isso possa levar a CBS a cogitar a idéia de colocar alguma série policial nesse horário. Se vier a acontecer, uma pena. Já há séries demais desse estilo na tv americana.”
    Rodrigo discordo parcialmente do seu comentário.Eu acho que o grande problema é a falta de diversidade nas premissas das séries policiais,eles só fazem séries sobre investigação de homicídios.Se diversificassem o foco para outros crimes, eu penso que o gênero não estaria tão saturado.

  7. Fernando dos Santos

    Paulo Antunes,
    é a partir desta semana que Life muda para as quartas?

  8. anderson

    Esse crescimento de audiência de 30 Rock me lembra mais ou menos o que aconteceu com Seinfield,também teve primeiras temporadas com audiências baixas e foi se tornando um hit. Fique bem claro que não estou comparando-as, mas é uma situação parecida.
    E sendo vitaminada por Emmys ou não, Tina Fey é hoje o nome em mais evidência na comédia televisiva americana.

  9. Cristiano (Highlander_Master)

    Supernatural ta com audiencia legal.

    Ainda acredito que E.R. lidere o horário, pelo menos na reta final da série, nos ultimos episodios mesmo.

    Mas que tá de parabéns mesmo é The office, pegou uma audiencia de 5 milhões e elevou pra 9 milhões, é mais que merecido, pois na minha opinião é um caso rarissimo de um remake que deu muito certo.

  10. Thomaz Jr.

    Que bom ver 30 ROCK voltando por cima. A série merece e tomara que aconteça como Seinfeld mesmo, Anderson. Afinal, a série mandou mto bem na mostro de 18-49.

  11. Paulo Antunes

    Alex,
    Cansa ficar falando de todos os seriados em todas as colunas, por isto estou começando a pular alguns e esta semana não citei Smallville.

    Fernando dos Santos,
    Isto, a partir do dia 5 Life vai ao ar nas noites de quarta.

    Sobre a CBS colocar mais uma série policial nas noites de sexta eu discordo. Acho que a grade do canal já está tomada de shows policiais. Eles realmente precisam é emplacar seriados de outros gêneros.

    Célia,
    Eu não tenho despeito por CSI, sou fã da série. Confesso que este anos estou mais na torcida por NCIS, mas adoro CSI. E Grey´s também, talvez por isto o texto tenha passado a impressão de estar na torcida por Grey´s.

  12. Rodrigo B

    Fernando dos Santos,

    Concordo que eles deveriam tentar diversificar, mas acho que nem há motivação pra tanto. Grande parte das séries policiais continuam fazendo grande sucesso. As pessoas parecem nunca cansar do velho feijão-com-arroz…

    Paulo Antunes,

    Eu também acho que a CBS devia emplacar seriados de outros gêneros, mas não foi por falta de tantativa. Esse timeslot de sexta já foi de
    Threshold, de Moonlight, e agora de The Ex-list, e eis que vem uma REPRISE de NCIS e consegue não só uma audiência maior do que todas essas, como também dá um ‘up’ na audiência da série seguinte. Você acha que a CBS não fica ao menos tentada a, pelo menos, testar uma série policial nesse horário?

  13. Rodrigo de L Oliveira

    30 Rock eu comecei a assistir. É bom demais.

    Smallville realmente se superou. A série continua tosca como sempre, mas deram um gás.

    E pensar que ganhei o box da primeira temporada de aniversário porque adorava a série.
    Álias, os efeitos eram a coisa mais pode do planeta.

  14. Thiago FLS

    Será que Friday Night Lights não daria uma melhorada nesses números catastróficos da NBC às sextas? Bem que poderiam antecipar a estréia da 3ª temporada, que por enquanto só está passando na DirecTV.

  15. Fernando dos Santos

    Rodrigo B,
    Concordo com este seu segundo comentário.Se o público continua assistindo as séries sobre investigações de homicídios, então de fato a emissora não se sente motivada a tentar fazer séries sobre outros temas dentro do universo policial.

  16. alex

    paulo antunes,tranquilo so falei aquilo,pra nao perder o costume de defender sv hahahaah.

    olha gente sv,nao ta otimo,mais tb nao esta ruin nao,ta com uma boa qualidade e talz,vamos ver oq farao com o doomsday e talz,esse lance clois que pra mim enche o saco…dependendo de como for o fim,sei la pra mim essa e a ultiam tempo,mais podemos ter uma 9 ne eu assistira sou fa hehe

  17. fernando

    alguem aí sabe o que é The OT que passa na Fox americana?

    Grato

  18. Paulo Antunes

    Fernando,
    Até onde sei The OT é um programa esportivo. Imagino que seja um noticiário curto, “gols da rodada” ou algo do gênero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account