Log In

Opinião

As lições de Prison Break

Pin it
Elenco de Prison Break

A crítica especializada americana discutiu muito ao longo do último semestre o fracasso do chamados dramas serializados, apresentandos explicações para os fracassos de The Nine e Vanished (para ficarmos em dois exemplos conhecido do telespectador brasileiro).

Hoje entende-se que investir nesta área é uma roubada. O telespectador americano não quer ficar escravo da TV e por isto vai resistir ao máximo a tentação de assistir ao próximo Lost. Claro, quando a série é boa o telespectador compra, como no caso de Heroes, mas na média a audiência prefere um CSI ou Without a Trace, um show que possa eventualmente deixar de assistir por uma semana sem ficar completamente perdido. Sabe-se também que a concorrência entre os canais fragmenta a audiência e anula idéias semelhantes. Olhando por cima não há muita diferença entre The Nine e Six Degrees, ou entre Vanished e Kidnapped. E isto é ruim para todos.

Mas há outras questões no fracasso dos dramas serializados que passaram por baixo do radar da crítica. Se discute muito os fracassos, quando talvez fosse mais útil observar os sucessos.

E Prison Break é um exemplo disto. A série surpreendeu a própria Fox, conquistando índices de audiência sólidos, sobrevivendo a um longo hiato e conquistando uma segunda temporada, que estreou ontem no Brasil, quando ninguém acreditava que teria história para mais do que 22 episódios (outro problema dos dramas serializados: muitas séries estréiam com data para expirar).

Prison Break deu certo porque não enrola o telespectador. A ação se desenvolve semana a semana de forma consistente.

Prison Break deu certo porque segue a cartilha de 24 Horas para segurar o telespectador na cadeira, usando e abusando de cliffhangers.

O desenvolvimento das tramas paralelas e mistérios de Prison Break até aqui é impecável. Uma série não pode andar sem rumo ao longo de semanas (como Smallville) ou se perder no desenvolvimento de seus mistérios (como Arquivo X). É preciso apontar uma direção.

E esta direção não tem que ser definitiva, tem que estar aberta a mudanças e ao inesperado. O showrunner de uma série não pode comandar um show ao seu bel-prazer – TV não é cinema, ela permite o diálogo com o telespectador ao longo das semanas. E o telespectador nitidamente foge de shows quando percebe que tudo é muito perfeito, impecável e tão exato que sequer permite que desenvolva sua subjetividade. Lost fez sucesso por que permitiu que cada um construísse sua teoria. Mas Lost também enrola o telespectador e neste ponto Prison Break é melhor do que Lost, porque parece mais imprevisível, mais caótica e justamente por isto mais real.

Prison Break voltou bem em sua segunda temporada e soube se reinventar com a mudança de cenário de Fox River para um estilo road-movie – virou praticamente outra série, sem perder o charme. No elenco, William Fichtner entrou muito bem – desequilibrando as forças em favor da lei, uma vez que para uma parcela instatisfeita do público Michael Scotfield tinha coelhos na cartola e sorte demais.

Mas há problemas: a passagem de tempo do episódio foi confusa – quantas horas já dura aquela fuga? – e especialmente os telespectadores que (como eu) exigem verossimelhança na série estão preocupadíssimos com aquela reimplantação da mão do T-Bag. Espero sinceramente que Prison Break não entre nesta roubada, das soluções fáceis e impossíveis.

Porque todas as outras lições a série aprendeu muito bem até aqui.

Séries citadas:

32 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Ótima análise

    Adoro Prison Break. Filmes de prisão como ‘Um sonho de liberdade’ sempre me cativaram, e mesmo PB não tendo nada a ver com o filme do Tim Robins, só o ambiente da prisão valia a pena. Gostei do ambiente claustrofóbico de Fox River… e acho pena que a prisão tenha virado passado.

    Mas mesmo completamente diferente, continuo fã. O negócio agora é fugir da polícia, do FBI, achar o dinheiro de Westmoreland e desvendar a conspiração do governo. E é nesse ponto uma das coisas q me encucam em PB. Eles foram longe demais na conspiração q colocou Lincoln na cadeia. E tá todo mundo morrendo XD

    Furos como a passagem de tempo (se é q ela existe), T-Bag ter a mão perfeitamente reimplantada por um veterinário (nada contra essa classe!), e fatos como a mídia priorizar os 8 de Fox River a invés da morte do Presidente dos Estados Unidos(!!), ao meu ver, tiram um pouco o fator “real” da série.

    E os ganchos são enganadores. No bloco ou episódio seguinte, a situação muda da água pro vinho (policiais estão mais longe, móveis fora do lugar).

    Mas apesar de citar essas falhas (e outras q não digo por serem spoilers) eu digo q PB é uma série pra ser vista por pura e simples diversão. O melhor é esquecer os furos, absurdos… e se divertir. Porque a série é MUITO boa. Entretenimento puro

  2. Celso Távora

    Espero que PB passe a ser vista como a série que é: emocionante, divertida, atores competentes(e não astros), um excelente time de escritores e uma produção que é muito, muito melhor que a das séries badaladas que despencam na audiência. E que o próprio Teleséries passe a valorizar mais PB. Bem-vindos ao terror de esperar pelas segundas-feiras (aliás, 3as).

  3. Rafa Bauer

    Acho Prison break uma ótima série. Não via também a possibilidade ter uma segunda temporada e os produtores surpreenderam. Novamente me encontro na situação: não vejo possibilidade de uma terceira temporada com a mesma qualidade. Será que os produtores surpreenderão de novo?

    Em tempo: eu já vi os 13 episódios da segunda temporada, mas eles ainda não foram exibidos no Brasil. Logo, deveria haver um aviso de spoiler no texto, pois revela detalhes da segunda temporada, como o reimplante da mão do T-Bag.

  4. sandra

    Assisti essa semana aos 13 primeiros episódios de Prison Break: gente, roí todas as unhas, quando vc espera que aconteça algo, acontece de forma inesperada uma outra coisa. Os roteiristas estão de parabéns, apesar que um dos episódios estava cheio de clichês, perdoável pelo conjunto da “obra”.
    Por outro lado, as pessoas não assistem a séries com estórias, digamos, seriadas, quando o roteiro é ruim, não existe “quimica” entre o público e a série, e por ai vai.
    O telespectador aprendeu a escolher e escolher certo. Eu pessoalmente gosto mais de séries com estórias que se desenvolvem do que aquelas em que nunca acontece nada, sempre o mocinho ganha, nunca casa, nunca morre, alguem lembra do Fugitivo?
    Só que atualmente as coisas mudaram, queremos dinamismo e bons roteiros, queremos nos “infiltrar” nas estórias, como se os personagens fossem pessoas da familia ou amigos.
    Resumindo, como já disse, só não emplacam séries com roteiros ruins ou banais (ou cópias rsrs).

  5. Lucas R.

    Prison Break é o meu guilt-pleasure. Mesmo sabendo das tosquices da série e das tremendas forçações de barra, a série é divertida o bastante para continuar acompanhando, apesar da qualidade extremamente irregular dos episódios.

    Adorei essa mudança de cenário. Se os prisioneiros tivessem sido recapturados e levados de volta para FOX RIVER (que o que o final da temporada passada me deixou achando que ocorreria) eu teria definitivamente abandonado a série. Que bom que isso não ocorreu e que bom que essa mudança de ambientação parece que só fará bem para a série.

  6. Cristiano (Highlander_Master)

    Belissimo texto, concordo com vc… Em quase tudo.

    O que eu discordo é da parada da “verossimelhança”, as vezes um erro, a gente deixa passar. Ou até mas quando é divertido, caso de Smallville, que é cheia de erro e muita gente como eu, mesmo sabendo disso continua assistindo, pq é um seriado divertido.

    Sobre ficar preso na frente da tv, deve soar até estranho isso pra algumas pessoas no Brasil, já que aqui tão acostumado com as paradas diárias, que é pior ainda, te prende mas ainda. Agora semanalmente na minha opinião não prende tanto assim não. Dá pra acompanhar tranquilo, mas realmente os americanos tão pensando diferente disso.

  7. Kent

    Concordo plenamente, talvez muitas pessoas descordem, mas no meu singelo voto, acho Prison Break a melhor série da atualidade.

  8. Thiago FLS

    Prison Break diverte, tem um suspense legal e até vicia, mas não consigo achar essa maravilha toda.

    Os personagens são rasos, algumas das complicações são bem forçadas e a tal conspiração da “Companhia” fica mais ridícula à medida que revelam mais sobre ela. Quanto à inverossimilhança, ela faz parte da própria premissa da série, por isso nem reclamo dela.

  9. Leonidas

    O negócio é esquecer dos furos de continuidade e se deliciar e se divertir com esta série, que é uma das melhores da atualidade… Fica aqui a tristeza pelo cancelamento de Vanished, não por que ela acabou, mas porque não teve um final digno, ficou no ar, sem nexo algum…

  10. Rubens

    Pois é, latino-americano pensa diferente, está acostumado a ver… a ver… com a perdao da má palavra… novela! Daquelas com 300 capitulos para contar uma unica historia (a mocinha pobre casa ou nao casa com o mocinho rico?).

    Ja para o publico norte-americano, a historia tem que ser *MUITO* boa, em um nivel acima da media, para ele se prestar a assistir historia seriada no horario nobre.

    Eu, por exemplo, que detesto novela, ate acompanho Lost e Heroes, mas sequer me animo a começar a assistir producoes como The Nine, The Class ou Prison Break, exatamente porque essa avalanche de historias seriadas desanimam “tentar” assistir a esse tipo de show.

    Novela é coisa pra latino. Graças a deus que os americanos nao estao embarcando nessa canoa.

    Rubens

    .

  11. João Nilson

    O sucesso de Desperate Housewives e Greys Anatomy nega sua afirmação de que o telespectador americano não quer se envolver, so mostra que ele escolhe algumas especiais para isso e as que são mais sem criatividade ou que começa a se perder a audiencia cai com gosto

  12. beck

    caralho, impressionante como as pessoas generalizam tudo que é falado nos posts.

  13. Lucas Barreto Gomes Leal

    eu ADORO PB acho que das séries de ação só perde pra 24h
    é legal as vezes ver algo que vc não tem que ficar quebrando a cabeça pra descobrir uma coisa idiota (como em Lost) quem dira pra descobrir o misterio inteiro…
    acho que a série apresenta suas falhas assim como 24h e N outras séries…o telespectador hj em dia quer criticar tudo e a tudo então fica complicado
    mas acho que o importante e os erros não comprometerem a qualidade da série e pra MIM esse é o caso de PB!(os não-fãs da série adoram meter a boca pra falar mal…paciencia!)

  14. Des

    as melhores series que existem sao

    Prison Break – impecavel
    Lost – cheia de misterios
    Smallville – a historia do Superman
    24 Horas – Ação

  15. Rodrigo

    Prison Break é melhor do que filme classico “Fugindo do Inferno” e seriado “Fugitivo”. Wnetworth Miller é novo Steve McQueen. Roterio é impecavel!!!!

  16. HELCIO JOSE FIGUEIRA

    Series como lost, vanished e ate the nine., são interessantes.. mas como eu preciso estudar para ir em frente na minha vida tenho que deixar de assistir.. porque se voce perder um capitulo não se entende nada.

  17. Mica

    Eu adorei a primeira temporada de Prison Break e gostei muito do primeiro episódio da segunda. Só odiei o horário. Meu Deus! No mesmo horário de Supernatural!?? Ninguém merece….

    Mas eu gosto de séries que tenham continuidade. É claro que gosto das séries fechadas a cada episódio, mas a continuidade me atrai muito mais.
    Entretanto não confio no gosto dos americanos. Eles cancelam muitas séries que eu amo e assistem algumas que eu acho absurdamente ridículas. Até hoje não perdoei os benditos por terem cancelado Threshold…mas deixa quieto.

    Quanto a Prison Break, ainda estou chocada com a morte da Veronica. Não me importo com spoilers, mas não tive tempo, nem internet para sair a cata de informações adiantadas, então levei aquele choque quando ela morreu. Para os irmãos só restou um ao outro?

    Como é mesmo o nome do ator que faz o agente federal? Esqueci, mas isso não importa, achei o cara perfeito no papel. E deu para eu odiar o Bellick ainda mais ^_^.

  18. nivaldo

    Assisti a segunda temporada inteira e adorei,nao vejo a hora de começar a 3,4,5,6 e 7 e ultima temporada valeuuu!!fuiiimas não contarei nada sobre a 2 temporada que dure para sempre valeuuu..

  19. Cristina Reis

    Deviam era apostar em series como esta, Prison break esta simplesmente brutal. Obviamente que tem alguns erros tecnicos mas isso não impede que esta seja umas das melhores series que já vi.E ja agora como conseguiste ver (Nivaldo) toda a 2 temporada? so tu mesmo porque nem nos EUA saiu…
    Esta cada vez mais surprendente, mas uma coisa é certa, eu adoro a serie que venha uma terceira…mas espero que não haja outra, pois ter de esperar 4 anos ou mais para saber toda a conspiração é demais.Estou curiosa para saber o final desta serie.Estão de Parabens.

  20. Cristina Reis

    Ah esqueci…es um priveligiado ( Nivaldo) por teres visto toda a 2 temporada…tens que me dizer onde é que arranjaste porque eu e os meus amigos queremos ver também, para não seres o unico.lol

  21. Lígia

    Olá pessoal!!Eu confesso que não curto assistir tv, pra eu sentar e assistir a algo é muito dificil. Comecei a ver Lost, mas desisti na 3 temporada…desanimei um pouco com o desenrolar da historia. Tô curtindo pra caramba Prison Break, é meu estilo de historia..muito bacana mesmo…e Heroes que começou todo tímido e sem grana, agora tá ficando interessante tb. Abraços a todos os fãs de séries..Beijo galera!!

  22. Diego

    Prison break,

    é um série que chama atenção de todo e qualquer espectador, pois ela mexe completamente com o psicologico, faz com que o própio se prenda ao meio tendo um sensação de querer sempre mais, e mais. Esse é o charme que essa série possui, ela ultrapassa todo e qualquer “lostizinho”, apesar de lost ser um boa série prison break, joga lost no lixo em todos os aspectos!!!!
    =D

  23. Renildo

    Adoro a série, já comprei a 1ª e a 2ªtemporada para ter em casa e estou louco para ver a 3ª temporada, mas já em DVD com todos os capitulos, pois eu não tenho paciencia para esperar o que vai ser no dia seguinte.
    Os idealizadores desta séri estão de parabéns.

  24. Renildo

    Adoro a série, já comprei a 1ª e a 2ªtemporada para ter em casa e estou louco para ver a 3ª temporada, mas já em DVD com todos os capitulos, pois eu não tenho paciencia para esperar o que vai ser no dia seguinte.
    Os idealizadores desta série estão de parabéns.

  25. Renildo

    Adoro a série, já comprei a 1ª e a 2ªtemporada para ter em casa e estou louco para ver a 3ª temporada, mas já em DVD com todos os capitulos, pois eu não tenho paciencia para esperar o que vai ser no dia seguinte.
    Os idealizadores desta série estão de parabéns.

  26. Jota

    Prison Break é uma das melhores séries a que já assisti. É engraçada, dá gozo pelas suas reviravoltas mas também por estarmos constantemente a tentar adivinhar o que vem a seguir, é de facto empolgante. Uma das particularidades que achei mais engraçada é o facto de, durante toda a 1ª e 2ª temporada, nunca se ter visto um recluso, fugitivo ou qualquer outra personagem a fumar; excluindo os momentos finais do último episódio da 2ª temporada, em que se vê dois reclusos de Sona a partilhar um charro. Curioso. Muito curioso.

  27. janet miranda

    adoro prison break ñ vejo a hora de ver a proxima temporada. acho a serie a melhor que já vi pela a desenvoltura dos epísodios.

  28. Flávia

    Sou uma apaixonada por Prison Break e gostaria muito de ver a 5ª temporada, vendo que a FOX tem material e tema para isso…
    Como só pensam em cifras não acho provável que acontece…
    Enfim…
    Me resta esperar meus filhos crescerem e apresentar o belíssimo conteúdo dessa série com pesar e esperança.

  29. Indianara

    Não acredito que o Michael tinha cartas na manga. Ele era inteligente e tinha um QI muito acima da média, o que possibilitou a ele ter uma visão e, principalmente, um raciocínio muito maior que das outras pessoas, fazendo com que se saísse bem sucedido. O Mahone é um personagem sensacional e, por incrível que pareça, gosto do T-Bag. Ele é um encosto, mas a interpretação do Knepper é estupenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account