Log In

Especiais Opinião

A passagem de tempo em 24 Horas

Pin it

24 Horas

Já li algumas coisas (muitas delas equivocadas) sobre a passagem de tempo em 24 Horas. Apresento aqui um cálculo simples e exato para descobrir quanto tempo se passou desde o Day One até o telefilme 24:Redemption, exibido no último domingo na Fox gringa.

Qual o segredo para fazer uma conta tão precisa? Usar os mandatos presidenciais como referência.

A primeira temporada se passa no dia das primárias presidenciais do Partido Democrata da Califórnia. Esse dia é conhecido como a Superterça e, até 2004 era realizado na primeira terça-feira do mês de março. Como não sabemos em qual ano se passa cada temporada. vamos dizer que na Season One, tenha caído no dia 5. Ele tomou posso como presidente dia 20 de janeiro do ano seguinte, 10 meses e meio depois dos eventos vistos na série.

Agora é só contar o número de presidentes-eleitos que passaram pela série (todos tomando posse de 4 em 4 anos, em 20 de janeiro): (1) David Palmer, que cumpriu todo o seu mandato, mas desistiu da reeleição; (2) John Keeler, que era o concorrente de Palmer, foi presidente até o sofrer um atentado terrorista a bordo do Air Force One, quando seu vice, Charles Logan, se tornou efetivo; (3) Wayner Palmer, que poucos meses depois de assumir sofreu o atentado a bomba visto no Day Six, a partir de quando o vice, Noah Daniels, passou a governar; e, finalmente (4) Allison Taylor, que ganhou a eleição de Daniels, que concorreu como incumbente.

Como 24:Redemption se passa no dia da posse de Taylor, conclui-se que a passagem de tempo na série foi de 12 anos, 10 meses e 15 dias (o tempo entre a Superterça do Day One e a posse de Palmer e a soma dos mandatos completos de Palmer, Keeler/Logan e Palmer/Daniels). Ou ainda, 4.698 dias (levando em conta os anos bissextos).

Simples, não?

Texto publicado originalmente no Cavalca Blog.

Séries citadas:

10 Comments

  1. Rodrigo B.

    É…o raciocínio que você usou que tornou tudo mais simples.

    Só um detalhe que não tem nada a ver com a passagem de tempo, mas mostra o quanto eles exageram na “efervescência política” na série: o mandato que você definiu como Keeler/Logan é, na verdade, Keeler/Logan/Gardner, já que Logan foi obrigado a se afastar no final da quinta temporada e teoricamente seu vice deve ter assumido, ou seja, TRÊS presidentes diferentes em apenas 4 anos.

    Só em 24 horas mesmo.

  2. Paulo Antunes

    Belo texto Cavalca.

    Quase 13 anos em um um período de sete anos. Até que o salto no tempo não foi lá tão grande…

    E supondo que Jack Bauer tenha a idade do Kiefer Sutherland na época da estréia de 24 Horas. Ele tinha 35 anos. Hoje Bauer teria 48. Ainda dá pra engolir um agente com esta idade, certo? Agora, eles que não inventem avançar mais uma vez o reloginho no oitavo ano, senão vai ficar difícil de engolir…

  3. Felipe Rocha

    O que significa que a Kim Bauer hoje deve ter quase 30 anos! E, se o Jack tinha 40 na primeira, deve estar perto dos 60…

  4. Bruno

    o difícil é saber em que ano a sétima vai começar.. 2020? que ano?

    e metade dos presidentes morreram meu deus!

  5. Pingback: [24 HORAS] Entenda porque 24 Horas está no ano de 2014. « Podcast Spin-Off

  6. Fernando dos Santos

    Supondo que a primeira temporada se passava em 2000 a sétima então será ambientada em 2013.As eleições presidenciais dos EUA sempre acontecem em anos pares e os presidentes tomam posse em anos ímpares.

  7. Bruno Camargo

    errado!
    Pq entre a quinta e a sexta.
    Ele fica 4 anos na china preso, o jeito mais correto eu acho, é pegar todos os primeiros episodios, e ai sim somar o tempo.
    vou fazer isso depois eu vejo.
    A conta pelos mandatos está certa, mas esses 4 anos na china fodem td.

  8. Rodrigo B.

    Bruno,

    Você cometeu um pequeno engano. O Jack ficou 18 meses sendo torturado na China, não 4 anos.

  9. Roberto R

    o certo é pegar eles falando o tempo que passa no inicio d cada temporada, ai sim faz a conta a partir do ano 2000, pq como o rodrigo falou, jack ficou 18 meses na china.

  10. Fernando dos Santos

    Eu acho que nem mesmo Jack Bauer aguentaria ficar quatro anos sendo torturado num presídio chinês.Os dezoito meses que ele passou lá quase acabaram com o sujeito.

    E agora que Lipstick Jungle foi cancelada(felizmente na minha opinião),fica aberta a possibilidade de uma nova participação da namorada do Bauer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account