Log In

Conexão

Conheça a Irlanda do Norte de ‘Game of Thrones’

Antes de começar esse texto, uma pergunta: você sabe a diferença entre a Irlanda e a Irlanda do Norte? Se sua resposta foi “uma fica no norte e a outra não” aqui vai uma pequena aula de história: Até o começo do século XX, a Irlanda fazia parte do Reino Unido, mas em 1921, depois do fim da Guerra da Independência (onde foi criado o grupo IRA) a Irlanda finalmente se separou do Reino Unido e foi dividida em dois estados livres: a “Irlanda do Norte” e a “República da Irlanda”. Assim, a Irlanda do Norte é um país que pertence ao Reino Unido e a Irlanda, cuja capital é Dublin, é um país independente.

Mas por que toda essa aula de história aqui? Bem, a Irlanda do Norte está para o “Mundo Sem Nome” de Game of Thrones, assim como a Nova Zelândia está para a Terra Média de Lord of the Rings. Westeros, Essos e Sothoryos são recriados em diversas paisagens desse país conhecido pela violência do IRA e por ser o berço do grandioso navio Titanic.

Então escolham suas armas, montem em seus cavalos e boa viagem!

1. Ballintoy Harbour (Ballintoy), 2. Downhill Strand (Castlerock), 3. The Dark Hedges (Ballymoney), 4. Montanhas de Slemish (Ballymena), 5. Shane’s Castle (Randlestown), 6. Inch Abbey (Downpatrick), 7. Cavernas de Cushendun.

A primeira parada obrigatória para qualquer fã de Game of Thrones que tenha a sorte de visitar a Irlanda do Norte é Shane’s Castle na cidade de Randlestown. As ruínas desse castelo às margens do Lago Ness (sim, aquele mesmo da lenda do monstro) é um dos cenários mais versáteis da série. Aqui ocorreu o Torneio da Mão, para celebrar a nomeação de Ned Stak como mão do rei, e a cerimônia de chegada do rei Robert Baratheon a Winterfell. Foi nas masmorras desse castelo que Ned Stark ficou preso após a morte do rei Robert Baratheon e nas margens desse rio que Brienne matou um grupo de soldados do norte, enquanto tenta levar Jaime de volta a King’s Landing a mando de Lady Catelyn.

Se você é fã da parte mais sombria da série, não pode deixar de ir a Cushendun, de onde é possível chegar a pé até a caverna onde Melisandre, a Sacerdotista Vermelha, deu a luz à sombra. Ainda para os fãs da Sacerdodista Vermelha, uma parada obrigatória é Downhill Strand, na cidade de Castlerock. Mais conhecida como Dragonstone para os fã da série, foi nessa praia que Melisandre queimou as estátuas dos sete deuses, proclamando “For the night is dark and full of terrors”. Por 4.50 libras, você pode visitar o Mussenden Temple no topo da colina e ter uma visão privilegiada da praia. Mas se Melisandre não é sombria o suficiente para você, na cidade de Toome você pode conhecer o Moneyglass Estate, onde a chocante cena do “Red Wedding” foi filmada.

Para os que, assim como o norte, nunca esquecem, Inch Abbey em Downpatrick pode ser uma boa visita. As ruínas dessa abadia serviram de pano de fundo para os “Twins”, lar de Walder Frey, e testemunharam Lady Stark jurando vingança ao descobrir a morte de seu marido. Ainda para os fãs do norte, Antrim Plateau em Carncastle foi onde Ned Strak cortou a cabeça de um desertor do Night’s Watch na frente dos filhos, e onde Lady Catelyn capturou Tyrion Lannister, ainda na primeira temporada.

 As montanhas de Slemish em Ballymena, além de serem conhecidas como a primeira casa de São Patrício, o patrono da Irlanda — sim, aquele mesmo do Saint Patrick’s Day — também serviram de cenário para alguns acampamentos dos Dothraki, ainda liderados pelo inesquecível Khal Drogo.

Os fãs de Theon Greyjoy irão gostar de Ballintoy Harbour em Ballintoy, porto onde foi celebrado o retorno de Theon depois de anos morando em Winterfell, e de Murlough Bay em Ballycastle, onde ele e sua irmã Asha cavalgam a caminho de Pyre. Em Murlough ainda é possível visitar dunas, um sítio arqueológico, e diversas trilhas. A atriz Michelle Fairley, a Catelyn Stark da série, costumava passear e nadar por aqui quando pequena!

 

The Dark Hedges em Ballymoney é com certeza uma parada obrigatória. Ele é um impressionante corredor de árvores plantado no século XVIII e uma das paisagens mais conhecidas da Irlanda do Norte. Aqui, Arya Stark consegue escapar de King’s Landing vestida como um garoto. Mas cuidado! Dizem que o espírito de uma mulher enterrada em um cemitério abandonado próximo às vezes é visto por entre as árvores! Talvez ela seja um White Walker…

Em Burrem estão as Cavernas Poulnagollum, onde Beric Dondarrion se esconde na terceira temporada. Mas esse passeio só é recomendado para exploradores de cavernas, se você não possui tal habilidade pode ver a caverna de longe seguindo uma trilha na Floresta de Belmore.

Mas se você for um saudosista não pode deixar de conhecer o Tollymore Forest Park em Bryansford. Aqui além de acampar, pescar e fazer trilhas você também pode reviver a primeira cena do piloto da série em que Ser Waymar Royce, Will e Gared investigam a Haunted Forest procurando por White Walkers. Talvez seja prudente estar bem armado para evitar ter o mesmo destino dos três!

A grande boa notícia é que na maioria desses lugares a entrada é gratuita, mas a má notícia é que o melhor meio de locomoção entre eles é o carro, o que pode ser um pouco complicado para brasileiros já que lá se dirige na mão inglesa. Mas se você tiver um dinheiro sobrando pode fazer um dos diversos pacotes de tours prontos para fãs de Game of Thrones. Eles normalmente saem de Belfast e duram 3 dias.

Vale a Pena Conferir!

Vale a pena uma parada em Belfast, a capital. Apesar de não servir de cenário para Game of Thrones, há muita coisa interessante na cidade para conferir. Os estúdios da série ficam por lá, quem sabe você não encontra algum ator enquanto bebe uma Guinness no Crown Liquor Saloon, pub irlandês mais famoso? Um passeio obrigatório para quem vai a Belfast é a Titanic Boat Tour. A tour fica no local onde o grandioso e desastroso navio foi construído, mas cuidado com os comentários, os norte-irlandeses tem muito orgulho disso! Quem gosta de natureza não pode deixar de visitar o Botanical Gardens, mas se estiver chovendo, talvez valha a pena uma passada pelo Ulster Museum, grande museu de arte que também conta um pouca da história do conflito na Irlanda, e a entrada é gratuita!

Donegall é a praça principal da cidade e onde fica a Prefeitura de Belfast, um prédio maravilhoso do início do século XX que vale a pena a visita. Outro monumento que vale a visita é o Albert Memorial Clock Tower. Assim como o Royal Albert Hall em Londres, ela foi construído em homenagem ao príncipe Albert, falecido marido da rainha Victoria. Essa torre é um pouco inclinada (não tanto quando a famosa Torre de Pisa) e sofreu muito com todas as guerras e conflitos que Belfast já testemunhou.

 

Informações

País: Irlanda do Norte
Capital: Belfast
Língua: Inglês
Moeda: Libra Esterlina
Visto: Não é necessário para turistas com permanência inferior a 3 meses.
Outras séries: Sons of Anarchy

 

Séries citadas:

Formada em Engenharia de Computação, mestre em Ciência da Computação e tentando virar doutora. Assiste séries demais para citar (mas odeia novelas), ama rock'n'roll (mas também é muito fã das Spice Girls), torce fervorosamente para o Miami Dolphins, time de futebol americano, (mas odeia o futebol "normal") e ama viajar (sem exceções aqui).

Website: http://unfolding-europe.blogspot.fr

6 Comments

  1. Mariela Assmann

    Linda sua estreia, Karina. Seja muito bem vinda e parabéns pelo post fantástico!

  2. Bianca Mafra

    Ah sons!!!! pronto, agora fiquei com vontade de conhecer a Irlanda.

  3. Xestao Mombuca

    Perfeito post.. adorei Karina! só tem um equivoco no começo do post.. o lago ness é na escócia e não na Irlanda do norte! eu fui visitá-lo 2 semanas atrás… estarei acompanhando mais posts… o/

  4. Flávia Reis

    Cara Karina, parabéns pelo blog!
    No mais, você saberia me informar se turista consegue alugar um carro e andar livremente pela Irlanda e pela Irlanda do Norte? Dá para fazer todos os passeios do Game Of Thrones em casal de carro? São acessíveis os lugares? Grata! Grande abraço! Flávia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account