Log In

Conexão

Confira a Albuquerque de ‘Breaking Bad’

Quem já assistiu qualquer episódio de Breaking Bad deve imaginar que Albuquerque — não confundir com AlbuRquerque, cidade da Espanha — fica próximo ao México. A cultura latina está muito presente na cidade, o que fica claro quando percebemos, por exemplo, que o rio que corta a cidade chama-se Rio Grande, não Big River! Apesar de ser a maior cidade do estado americano de Novo México, ela não é a capital do estado. Para os teens de plantão, Albuqueque foi o palco do musical da Disney High School Musical e é a cidade natal de Demi Lovato. Mas esse texto é para os adultos, portanto tirem as crianças da sala, peguem suas drogas e “Let’s go, bitches!”

mapa2

01. A residência dos White; 02. Twisters (Los Pollos Hermanos); 03. Octopus Car Wash (A1A Carwash); 04. Holligan’s (Escritório do Saul); 05. Civic Plaza; 06. Apartamento de Jessie e Jane; 07 Delta Uniform Cleaners (Lavandería Brillante ou o Superlab);

Dar um passeio por Albuquerque para um fã de Breaking Bad significa andar pelas ruas residencias tirando fotos de casas como um louco. Ainda bem que os moradores já estão acostumados e dificilmente chamariam a polícia (neste caso esconda seu dinheiro e sua metanfetamina rapidamente). Recomendo alugar uma bicicleta já que Albuquerque possui mais de 600 quilômetros de ciclovias e algumas locações são um pouco distantes.

Comece seu passeio em Glenwood Hills, aqui, neste bairo ao pé das montanhas, em 4901 Cumbre del Sur Court NE, moravam na série Hank e Marie Schrader. O bairro é calmo, residencial e um pouco afastado, assim como mostrado na série e não há muito o que fazer a não ser tirar fotos e apreciar a paisagem. Neste ponto você está no pé da Sandia Mountains, um dos cartões postais da região.

Volte para a grande avenida próxima, a Tramway Blvd e pegue a Comanche Rd, uma travessa dela. Ande uns 6 kilômetros até a rua Piermont Dr NE. Procure pelo número 3828 e encontre o cenário mais clássico da série: a casa da família White. Durante as primeiras temporadas ela foi o lar da feliz família de Walter White, até ser o palco de cenas mais tensas na última temporada. É uma parada obrigatória para qualquer fã da série!

Subindo a Eubank Blvd mais ou menos 1 km você verá a Montgomery Blvd. Procure pelo bar Hooligans, no número 9800. Neste local era o escritório de Saul, o advogado mais “honesto” de Albuquerque, mas ao invés do escritório dele, você vai encontrar um bar de rock bem legal no lugar. Se você quiser pode voltar aqui durante a noite e tomar uma cerveja no “escritório” de Saul, tenho certeza de que ele não vai se importar.

Agora pegue a Eukank Blvd ao sul e depois de 2,5 km você deve avistar a Menaul Blvd. Vire à direita nela e logo à sua esquerda você deverá ver um lava-rápido conhecido, mas ao invés de se chamar A1A ele chama-se Octopus. Não há muito o que possa ser feito de bicicleta por lá, mas talvez você tenha um “A1 day” passando por lá.

Continuando na nossa lavagem de dinheiro, quer dizer, limpeza, que tal passar na Lavandería Brillante? Quem sabe você não encontra a passagem para o superlab embaixo dela? Prepare-se para pedalar por 9 km na Candelaria Rd (travessa da Eubank) até o número 1617. O local é uma lavanderia mesmo, como na série, mas chama-se “Delta Uniform & Linen”.

Volte pela Candelaria Rd e desça a N Channel Trail por 3 km até a Central Ave. Logo à sua esquerda você verá um placa do restaurante Denny’s. Foi aqui que Walter, sozinho, comemorou seu aniversário de 52 anos escrevendo o número 52 com pedaços de bacon e fez sua pequena “compra” no banheiro — aquele carro com uma metralhadora no porta malas. Depois que você desenhar um 52 com seu bacon (eu sei que você fará isso), volte 500 metros na Central Ave até a Terrace St SE, aqui moravam Jesse e a louquinha Jane na segunda temporada. Eles moravam nos números 323 e 325.

Volte mais uma vez para a Central Ave e continue andando por mais 1,5 km até o número 600. Neste lugar está o Grove Cafe, ponto de vários encontros de Walter com Lydia. Entre e tome um café, mas talvez seja bom você tomar cuidado com pacotes de Stevia por aqui. Este café era um dos lugares favoritos de Aaron Paul, o Jesse, quando eles estavam filmando em Albuquerque.

Continue na Central Ave por mais 1 km e vire à direta na 3rd St. Alguns quarteirões depois você deve reconhecer a grande praça à sua esquerda. É a Civic Plaza, um dos cartões postais de Albuquerque e local de um quase-encontro entre Jesse e Walter, já no final da série, no décimo-segundo episódio da quinta temporada. Mas nem perca seu tempo procurando o telefone que Jesse usa para ligar para o Walt, ele foi colocado pela produção da série e não existe na verdade.

Volte para a Central Ave e siga até o final (quando ela vira a Park Ave), logo você deve avistar à sua direita a rua 16th St. Possivelmente você não reconhecerá, mas o número 322 foi nas primeiras temporadas a casa de Jesse Pinkman. Os novos donos a reformaram, adicionando uma ala nova ao norte, mas se você olhar com cuidado – e for realmente fã da série – reconhecerá a entrada.

Para acabar bem o passeio ande 2 km ao norte, até a The Candy Lady na 524 Romero Avenue NW (esquina com a Mountain Road). Essa imperdível loja de doces não foi cenário para a série, mas possui balas imitando a metanfetamina azul de Heisenberg. Imagino que o corante azul deva fazer quase tão bem quanto a droga. Boa sorte! Lá também é possível fazer tours pelos cenários de Breaking Bad, mas ele custa 75 dólares! Por que tão caro? Bem, porque a tour é feita dentro de uma limousine!

E se nesse momento você ainda tiver pique, ou muita fome, pode andar mais 10 km ao sul pela Sunset Road (depois de passar pela ponte cruzando o Rio Grande) até a lanchonete Twister na 4257 Isleta Blvd SW, mais conhecida na série como Los Pollos Hermanos. Diferente da lanchonete da série, lá você não encontrará frango frito, mas uma grande variedade de burritos e alguns outros pratos mexicanos. Aproveite! Depois de andar tantos quilômetros de bicicleta, você merece!

Agora se você estiver afim de uma caça ao tesouro, alugue um carro e vá até a 5650 University Blvd SE ao sul de Albuquerque. É nesse local, mais conhecido como os números 34, 59, 20, 106, 36, 5 (ou em coordenadas: N 34,59′,20” – W 106,36′,52”), onde Walter escondeu seu dinheiro. Aqui, na verdade, são os estúdios em Albuquerque onde a série era gravada, então também vale uma foto, caso você tenha um carro para chegar até lá.

Vale a Pena Conferir!

Albuquerque é conhecida por sua linda paisagem natural e por organizar todo ano a Albuquerque International Balloon Fiesta, o maior festival de balões do mundo. Esse festival acontece todo ano em Outubro, dura nove dias e costuma reunir cerca de 750 balões. Ele inclui diversas competições de velocidade e destreza, como acertar um alvo no chão jogando um objeto do balão. Se você não estiver por lá em Outubro pode se contentar em ir ao Museu Internacional do Balão. Não é tão bonito e interessante quanto o festival, mas com certeza vale uma visita.

Outro ponto que merece uma visita são as Sandia Mountains. Para os mais radicais, é possível fazer ski e snowboard nas montanhas durante os meses de Dezembro a Março. Para chegar ao topo das Sandia Mountains, é possível pegar um teleférico, o Sandia Peak Tramway, que oferece uma vista maravilhosa da cidade de Albuquerque e da região por 20 dólares (45 reais).

Para completar o passeio pela paisagem natural de Albuquerque, não deixe de visitar o Rio Grande, que cruza a cidade de Norte a Sul e o Albuquerque Biological Park que inclui um zoológico, um aquário e um jardim botânico, tudo por U$ 12.50 (aproximadamente 30 reais).

E finalmente, para os motoqueiros de plantão, ou fãs de Chuck Berry (Nat King Cole, na verdade), a famosa Route 66 cruza Albuquerque e é possível achar hotéis, cassinos e restaurantes voltados aos viajantes. Com certeza vale pelo menos uma foto ao lado da famosa placa na Central Avenue!

Informações

Cidade: Albuquerque
País: Estados Unidos
Língua: Inglês
Moeda: Dólar
Visto: É necessário um visto do tipo B2 (consulte o consulado americano para saber mais).
Outras séries: In Plain Sight, Crash

Séries citadas:

Formada em Engenharia de Computação, mestre em Ciência da Computação e tentando virar doutora. Assiste séries demais para citar (mas odeia novelas), ama rock'n'roll (mas também é muito fã das Spice Girls), torce fervorosamente para o Miami Dolphins, time de futebol americano, (mas odeia o futebol "normal") e ama viajar (sem exceções aqui).

Website: http://unfolding-europe.blogspot.fr

2 Comments

  1. pedroluiz02

    Excelente post, parabens Karina; aproveito tabem para dizer que ” In Plain Sigh” tambem tem Albuquerque como sede. Let’s Rock !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account