Log In

Opinião

You must remember this / a kiss is still a kiss

Pin it
screencaps de The Cold

Sim, eu já tinha lido os spoilers e sabia que o beijo entre Josh e Donna aconteceria logo na primeira cena e sabia também do incidente com a chave do hotel que encerraria o episódio The Cold de The West Wing.

Lembrei de um episódio de O Desafio, onde Alan Shore disse que a ignorância é uma bênção. De fato é: me arrependo de ter lido aquele maldito spoiler. Este conhecimento prévio, aliado a outros fatores (a ausência de episódios inéditos por mais de 40 dias, o abandono da série por parte dos telespectadores americanos, etc.) esvaziou o impacto da cena.

screencaps de The Cold

Ainda assim o coração disparou levemente: não esperava que o beijo fosse tão passional e que a cena fosse tão tecnicamente impecável, assim como não esperava também pelo corte para o corredor, com a chegada de Santos e seu staff, por milésimos de segundo não flagrando os dois – adicionando uma pitada de segredo a cena. E, como vocês todos devem saber, amores secretos são ainda mais excitantes.

No Universo de The West Wing, a química e a tensão sexual de Josh e Donna são apenas um detalhe, entre outros tantos. Mas é um detalhe que ganhou força e peso ao longo das temporadas, trouxe um componente romântico ao show e é talvez um dos aspectos mais originais da série (o desenvolvimento de laços de afeto entre o chefe e a secretária). Josh e Donna se transformaram em um ponto de identificação dentro da série, uma série dentro da série, e é para este público que The Cold trouxe este desfecho.

screencaps de The Cold

The Cold talvez seja o melhor episódio da temporada, mas não só isso. Eles nos lembra que esta última temporada de The West Wing atingiu um nível de excelência que está superando todas as expectativas: criou uma convincente corrida presidencial, ao mesmo tempo que está encerrando com nobreza a trajetória de sucesso do seriado, prometendo exibir todos os desfechos imaginados (Will e Kate!) e muitas despedidas (como a chance que tivemos neste episódio de rever a dupla Bartlet e McGarry na sala oval).

E mais, The Cold finalmente nos fez entender o motivo de toda a subtrama da crise no Cazaquistão. Além de exibir uma convincente corrida presidencial e encerrar com nobreza o seriado, os produtores prepararam ainda um último grande debate político: o que de fato justificaria uma invasão americana em um país asiático?

screencaps de The Cold

Mas hoje nada disto importa: basta lembrar do beijo de Josh e Donna. E se eu me sinto assim agora, imagina como seria se não tivesse lido aquele maldito spoiler.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

11 Comments

  1. Eu também não me segurei e li todos os spoillers e vi os scraps da cena mas mesmo assim me surpreendi e fiquei emocionada. Adorei o ep, tudo nele funcionou. Realmente The West Wing está mostrando como se encerra uma série. Falando em fim, terminar o ep com Billie Holiday é muito chique.

  2. carol souza

    eu nao assisto a esta serie, porém eu passo sempre por isso também. Que mania maldita de ler spoiler!!!!!!

  3. Heitor

    Esse foi impressionantemente o primeiro epi de TWW que eu vi. Me arrependi por nunca ter dado crédito à série!

  4. Thiago

    Infelizmente não acompanhei atravéz dos anos o chove-não-molha de Josh e Donna, mas deu pra imaginar q isso tava sendo plantado a muito tempo… e foi gostoso de ver. Heitor, tô vendo TWW desde dezembro, e também não posso estar mais arrependido: essa série é fantástica!
    Sou um fã doente de ‘ER’, e me sinto incomodado com tanto auê pra cima de ‘Grey’s’. Imagina agora a raiva que eu tenho de ‘Comander in Chief’ ¬¬
    E sobre o episódio? “Perfeição”

  5. Thiago,
    O mais legal de JoshXDonna é que não teve chove-não-molha. A história foi construinda aos poucos, nunca teve uma situação em que os personagens demonstrassem explicitamente os sentimentos, dava a impressão que nem eles sabiam que sentimento era aquele. Era como se todos soubessem, menos eles, bem legal. Por isso The West Wing é especial.

  6. Luciano

    Putz, tbm perdi o episodio, tive compromissos em todos os horarios que passou, e reprises, infelizmente perdi…mas o começo ja foi sensacional,para quem e fã desde a primeira temporada como eu, o beijo entre Josh e Donna, reprenta mto…um marco na serie, e tbm vi nos spoillers e ja estou louco para saber quem ganhou a eleição parece q ja esta chegando os capitulos nos USA, e esta faltando apenas mais Toby Ziegler no final da temporada, da serie tinhamos que ter Toby em todos os capitulos…bem abraços

  7. Paulo Antunes

    A hora de Toby vai chegar. De fato talvez este seja o grande problema da temporada: as participações do elenco acabam sendo muito fragmentadas, em razão de tantas tramas paralelas. Mas eu tenho esperança que Toby ganhará pelo menos mais um grande episódio até o final da temporada.

  8. É que tem muitos personagens bons e a gente quer vê-los todos em todos os ep, como a Zoey e o Charlie que quase não apareceram. Me admira que ainda não colocaram no roteiro o caso do Toby sendo usado na campanha, afinal é um caso de traição – ele revelou segredos de estado à imprensa – o que pode ser usado contra os democratas. Como será que isto será resolido? Imagino que o presidente eleito lhe dará perdão (então seria a Santos), sendo o Vinick ele irá para a cadeia. Mas não é o que parace pelo 1º ep. da temporada.

  9. Daniela Oliveira

    Espetacular o episódio de sexta feira, não esperava aquele bj…nossa, foi demais. Depois de uma espera de quase 7 anos finalmente aconteceu!!! Quase não acreditei no que estava vendo. Foi demais, e espero que no proxio episódio eles deem continuidade. Quero mais, mais josh e donna e tb mais Zoey e Charlie.
    Essa ultima temporada tá boa mesmo, ta quase me fazendo embrar da época do AAron!!
    BJS a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account