Log In

Reviews

White Collar – Wanted

Pin it
Série: White Collar
Episódio: Wanted
Número do episódio: 4×01
Exibição nos EUA: 10/07/2012
94
4.7
1

White Collar estreou a quarta temporada e, como era de se esperar, todo mundo está atrás de Neal Caffrey, ou melhor, James Maine. No entanto, ao contrário do especulado sobre a volta do seriado, Caffrey e Mozzie não fugiram para Porto Rico, no Caribe. Os dois se refugiaram em uma pequena ilha em Cabo Verde. Segundo Mozzie (ou Barry Soetoro) e Neal, a ilha precisaria ser “grande o suficiente para se misturar e pequena o suficiente para limitar a exposição”. Leia mais aqui sobre o que esperar da quarta temporada de White Collar.

Caffrey aparentemente se adapta bem à nova vida, conhece uma mulher (Maya) que no início o ignora e Neal fica ainda mais engajado em conquistá-la. Mozzie e Neal conheceram vários moradores locais, fizeram amigos, parceiros e inclusive recrutaram o vendedor de frutas Hector para pequenos trabalhos e vigilância. As imagens gerais ambientando o seriado mudaram um pouco, dos ângulos de baixo para cima da movimentada New York para as imagens aéreas das ilhas de Cabo Verde. Tudo parece bem até que Peter consegue entrar em contato com Neal e logo depois disso o agente Kyle Collins (Mekhi Phifer), do Gabinete de Assuntos Internacionais do FBI, descobre as informações levantadas por Peter, Jones e Diana e assim parte ao encontro de Caffrey.

Peter foi o responsável pela fuga de Neal, o sinal que ele dá a Caffrey no final da terceira temporada é decisivo para Neal descobrir que não poderia mais ficar em New York. Mas o sentimento de Peter com a fuga de Caffrey é muito mais do que saudade do amigo ou de responsabilidade por sua fuga. Peter sabe que se Caffrey for pego por Collins provavelmente passará o resto da vida na cadeia e como Peter ressalta em vários momentos que isso Neal não merece.

Todos estão engajados em achar Neal Caffrey e nem a senhora engravatada (como diria Mozzie) escapou dessa. White Collar tem personagens encantadores e bem trabalhados e uma das mais cativantes é Elizabeth Burke e ela mais uma vez é figura chave neste episódio. É através dela que Peter consegue um encontro com Ellen Parker, antiga parceira do pai de Neal e dessa forma consegue contatá-lo para avisar sobre Collins.

Peter afirmou na comutação de Neal que “enquanto tratarmos ele como um criminoso, ele vai pensar que é um” e isso resume os sentimentos de Neal sobre o FBI. A chegada de Collins, enviado por Kramer especialmente para pegar Caffrey, não ajuda em nada nessa relação e Neal cada vez mais se vê como um vigarista que não pode ser amigo de um agente do FBI, como deixa claro quando fala ao telefone com Peter.  Mas, o que mais assusta Burke é que Collins não tem escrúpulos e trazer Caffrey de volta para os Estados Unidos vivo não é nenhuma exigência. Além de correr o risco de ficar preso pelo resto da vida, Neal pode não sobreviver a caçada de Collins.

Mas o senhor engravatado não está para brincadeira, colocando sua carreira toda em risco Peter parte para Cabo Verde na tentativa de achar Caffrey antes de Collins. No início Mozzie, como sempre, desconfia de Peter, mas o trio volta a estar junto neste episódio. No entanto, Caffrey é traído por uma das pessoas pagas para ajudá-lo e fica nas mãos do agente mau do FBI. Henry Dobbs (Gregg Henry) é um figurão que manda na ilha onde Neal e Mozzie se refugiaram. Os dois resolveram pagar Dobbs em troca de ficarem invisíveis para o resto do mundo e não serem perturbados pelas autoridades locais. Mas Dobbs não gosta do FBI rondando a “sua” ilha e quando Neal vai pedir ajuda à ele, Dobbs o entrega para Collins.

Tudo indica que o próximo episódio se encarregará de uma boa reviravolta no destino de Neal. A maneira como termina a premiere da quarta temporada de White Collar não dá muitas opções para Caffrey, mas como duvidar da capacidade de Mozzie e Peter para livrar Neal dessa enrascada?

Neal Caffrey terminou a terceira temporada acreditando que era mesmo um vigarista e não merecia a vida que estava levando em New York, que não importa o que fizesse acabaria preso. O primeiro episódio do quinto ano da série mostrou um Caffrey ainda desconfiado, mas muito surpreso com a atitude de Peter em colocar a carreira em risco para ajudá-lo. O abraço dos dois quando se reencontram é realmente engraçado, Neal ainda não é acostumado a ter e receber carinho de pessoas dessa forma, como se fossem da sua família. Outra passagem muito engraçada é Peter e Elizabeth dando uma de dupla do FBI e o agente Burke lembrando de Neal a todo momento.

A amizade de Peter e Caffrey é muito forte, isso ficou muito claro neste início de quarta temporada. Além disso, Neal é cativante, irritantemente cativante diria Peter. Wanted é o título deste episódio e Neal é mais desejado do que procurado. Diana e Jones também se dispuseram a ajudar Peter a achar Neal, o próprio chefe de Burke lhe deu um sinal para que fosse atrás de Neal, mesmo não podendo protegê-lo.

A quarta temporada de White Collar vai mostrar se essa amizade em torno de Caffrey vai ajudá-lo a retomar a vida de consultor do FBI, com seus amigos próximos e morando na cidade em que gosta ou o seriado vai tomar outra direção. O segundo episódio da temporada dará mais sinais sobre para qual lado vão correr Neal, Mozzie e Peter. A torcida é para que seja para o mesmo lado, de preferência em direção à New York e a mais e mais casos de crimes do colarinho branco. Mas o mundo é grande, Neal fala oito línguas diferentes (inclusive conversação em Suaíli) e como Peter nunca cansa de lembrar: “Ele foge”.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

3 Comments

  1. Caroline®

    Duas coisinhas: a temporada que começa é a quarta e “wanted” quer dizer “procurado”, neste caso.

  2. Aline Ben

    Oi Caroline. Valeu, troquei quarta temporada por quinta temporada no último parágrafo mas foi erro de digitação mesmo. Quis usar o wanted – desejado pra fazer uma referência ao quão cativante Caffrey consegue ser. Acho que nesse caso vale. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account