Log In

Reviews

White Collar – Identity Crisis

Pin it
Série: White Collar
Episódio: Identity Crisis
Número do episódio: 4×06
Exibição nos EUA: 21/08/2012, Série: White Collar
Episódio: Identity Crisis
Número do episódio: 4×06
Exibição nos EUA: 21/08/2012
85.5
4.2
2

White Collar acertou a mão na temporada com o episódio Identity Crisis. Difícil errar uma história quando ela gira em torno de Mozzie, conspirações, mensagens codificadas e espiões secretos. Neal até acha um e-mail misterioso nos arquivos do FBI que pode levar até Sam e assim descobrir informações sobre seu pai, mas tudo muda de figura quando Mozzie sofre uma tentativa de assassinato depois de ser confundido com um espião. Adorei o esquema de Mozzie com a June no mercado de tesouros perdidos. Ri muito da cara do Peter, aliás, muitas caras engraçadas do Senhor Engravatado neste episódio.

Apesar de detestar os federais Mozzie acaba recebendo a ajuda de Peter, o FBI vai atrás do possível espião desaparecido 7-3-3 e aí mergulhamos fundo na história americana. Era uma vez quando George Washington criou os espiões Culper para ajudar o exército durante a guerra revolucionária. Neal acha um livro recém publicado pelo professor Oliver Stringer que trata do assunto e onde o autor afirma que os descendentes desses espiões ainda mantêm uma organização secreta do governo para manter os Estados Unidos seguros. Para Mozzie que adora uma conspiração, ele acaba de achar o paraíso.

Como se não bastasse eles ainda descobrem a possível existência de um tesouro perdido: a bandeira que George Washington carregou durante a travessia pelo rio Delaware em 1776 durante a Revolução Americana. Peter, Neal e Mozzie partem em busca da bandeira e da possível organização secreta de espiões. Mas nada é melhor que a teoria de Mozzie de que seus pais verdadeiros na realidade são espiões. A cara de pânico de Peter novamente ganha a cena.

O roteiro segue uma linha histórica e lendária muito instigante e Mozzie fica cada vez mais animado com o que descobre. Como ele é órfão, sempre pensou que seus pais realmente fossem espiões e por isso não puderam cuidar dele quando criança. Na medida em que a lenda dos Culper vai perdendo força, Mozzie fica muito decepcionado. É de dar dó, até Peter fica preocupado com ele. Quando a lenda sobre a existência da Rede Culper se esvai e Peter descobre um assassinato que possivelmente culpou a pessoa errada, Mozzie desiste da caça ao tesouro. Neal e Peter seguem a investigação para descobrir o verdadeiro culpado pela morte de um professor que seria possivelmente um descendente de um espião.

A cena mais bonita do episódio foi Mozzie apresentando para Neal um show de sombras de fantoches que ele montou quando estava no orfanato para contar para os colegas a história que criou sobre seus pais. A história começa na Rússia durante a Guerra Fria e termina com os nossos corações apertados. O bonequinho que representa o Mozzie é um bebê de óculos com armação quadrada, melhor impossível.

Neste episódio White Collar não tratou de um vilão que só desejava roubar algum artigo valioso por dinheiro. O professor e escritor Oliver Stringer quer descobrir a bandeira de George Washington para recuperar a sua reputação depois que a seu livro sobre os espiões Culper foi considerado um fracasso e ninguém acreditou na sua história. Claro que também a bandeira vale um bom dinheiro atualmente. Para pegar um sociopata desses Peter e Neal armam uma reunião de mentirinha de descendentes dos espiões Culper. Guardem esse episódio porque poucas vezes vocês poderão ver Mozzie de terno e gravata.

Mozzie recupera suas esperanças na lenda dos espiões quando Stringer afirma ter as coordenadas para achar a bandeira. A emoção é tanta que na hora de Jones prender Stringer, Mozzie ajuda o professor a fugir para tentar descobrir a localização do tesouro. Na enfermaria eles encontram com a possível espiã 3-5-5, e Mozzie se empolga mais ainda porque acredita que ela é uma verdadeira descendente dos espiões Culper.

Identity Crisis encerra mostrando que a rede de espionagem Culper realmente existe, pelo menos é o que sugere a cena da 3-5-5 chegando em um subsolo e estendendo a bandeira em uma mesa rodeada por prováveis descendentes dos espiões Culper. Melhor para Mozzie que segue acreditando na sua teoria que seus pais realmente eram espiões. Será que vamos conhecer mais para frente quem são os pais de Mozzie? Tem muita história para se desenrolar em White Collar ainda e a mais próxima de acontecer é o mistério que envolve os pais de Neal, Ellen e Sam. Ótimo episódio, Identity Crisis alavancou as expectativas para a quarta temporada.

PS: Atira mal esse Stringer, cinco tiros e não pegou nem de raspão Mozzie e a 3-5-5.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

4 Comments

  1. Bianca Mafra

    Excelente episódio, nos fez rir até doer a barriga e depois chorar de emoção. boa sacada, belas cenas e um episódio excelente

  2. Caroline®

    Um filler muito bom, como todos que WC faz, e com uma clara inspiração nas maluquices de Dan Brown…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account