Log In

Reviews

White Collar – Brass Tacks

Pin it
Série: White Collar
Episódio: Brass Tacks
Número do episódio: 4×12
Exibição nos EUA: 29/01/2013

Como animar a audiência de White Collar após um retorno tão morto quanto foi Family Business? Dando espaço para Mozzie, claro. Uma das melhores coisas que a série da USA trouxe ao mundo foi o personagem interpretado por Willie Garson. A ligação telefônica dele que foi acidentalmente atendida pelo senador Pratt foi o melhor momento do episódio. Outra estratégia que sempre funciona em White Collar é colocar Mozzie para trabalhar em dupla com Diana ou Jones, nesse caso sobrou para o “Quantico” e rendeu ótimas risadas para os fãs da série.

TeleSéries também é conhecimento: Para quem não entendeu a piada do Mozzie, Quantico é uma cidade localizada no Estado de Virginia, Condado de Prince William, Estados Unidos. Em 2006 a cidade tinha apenas 625 habitantes, ela sedia a base e centro de treinamento do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (US Marine Corps), é totalmente cercada pelo rio Potomac e também abriga as academias do FBI e DEA.

Mas nem tudo é Mozzie em White Collar. Pelo contrário, Neal Caffrey segue o centro das atenções, mas Neal anda muito emocional na quarta temporada da série. Aquele Caffrey genioso que conhecemos vem sendo afetado pelas lágrimas do menino que teve a família quebrada por um homem poderoso.

Brass Tacks não poupa tempo e na primeira cena Peter chega com o nome do provável culpado por toda essa bagunça na vida de Neal: o senador Terrence Pratt. Foi ele quem ordenou a transferência de Dennis Flynn Jr. e assim também é o provável responsável pelo assassinato da única testemunha que poderia denunciar quem está por trás de todo esse ninho de crimes. Pratt é ex-policial e foi capitão da polícia na época de Ellen e de James Bennett. O vilão é interpretado por Titus Welliver, que já tem familiaridade com esse tipo de personagem e conta com memoráveis participações em Lost, The Good Wife, Grimm e CSI, entre muitos outros seriados e filmes.

O que engrandeceu Brass Tacks, em comparação com episódios como Family Business, é o tempo utilizado para se trabalhar com o caso. Neal e Peter passam boa parte do episódio seguindo todos os passos de Pratt, enquanto isso Mozzie e Jones (o estagiário) vão encontrar com um especialista em moedas “O Chaveiro Mestre”, um personagem pra lá de estranho que pareceu ser tirado do filme Goonies. Mas nada supera Mozzie falando com Pratt e pedindo atenção para o grupo ativista “Pessoas Antenadas a Objetos Próximos a Terra”. Em alguns momentos, e devido a algumas referências a histórias infantis e filmes, esse episódio de White Collar pareceu ser tirado de um livro de lendas americanas.

Longe de ser a Alice seguindo o coelho branco, Peter, Neal e Diana na sua perseguição a Pratt conseguem conectá-lo a uma fraude imobiliária que rende milhões. No entanto, apesar de conseguirem prender o responsável pela construtora, Cole Edwards, Peter acabou no hospital. Pratt, como retaliação por ter sido investigado, fez com que o chefe do FBI Reese Hughes (interpretado pelo ótimo James Rebhorn), fosse forçado a se aposentar antecipadamente.

Apesar da quarta temporada estar mais fraca que as três primeiras, White Collar conseguiu construir uma trama que pode gerar um ótimo fechamento para a temporada. Apesar de Neal tentar proteger Peter, Burke não vai querer ficar de fora dessa briga com Pratt. Para Peter, fazer Pratt pagar por todos os crimes que cometeu também é pessoal, como ele mesmo disse: “eu acredito nesse sistema, e se alguém o está poluindo é nosso trabalho acertar as coisas”.

Enquanto Peter não descobre o verdadeiro motivo que fez Neal mentir pra ele o próximo episódio promete uma caçada ao tesouro. A chave de Ellen indica um local na cidade, e agora Neal & Mozzie e Peter & Jones vão partir cada dupla para uma busca em separado. A edição de imagens no final do episódio mostrando as duas duplas descobrindo o real significado da chave foi ótima e agora eles só devem cruzar seu caminho no episódio da semana que vem. Até lá collars!

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

1 Comment

  1. Pingback: White Collar – Empire City

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account