Log In

Opinião

Warner extermina Terminator (e a minha paciência)

Pin it

O vídeo abaixo é um promo de Terminator: The Sarah Connor Chronicles, da Warner Channel, e foi gravado no meu DVR no dia 15 de fevereiro de 2009.

Há menos de dois meses atrás, portanto, a Warner Channel divulgava, orgulhosa, que Terminator era a série mais vista no Brasil. Das duas uma: ou o canal tem um departamento de marketing formado por um bando de saláfrios e mentirosos, que descaradamente mentem para os telespectadores ou tem um departamento de programação comandando por burros e estúpidos, que simplesmente jogaram no lixo “a série mais vista no Brasil”.

E, mais do que isto, abandonaram e desprezaram os fãs brasileiros de Terminator: The Sarah Connor Chronicles.

De fevereiro para cá, Terminator trocou de horário duas vezes. Saiu das noites de terça-feira em março para dar lugar a Fringe. Foi parar nas noites de domingo. Ficou só durou duas semanas no novo horário (não deu tempo para o telespectador se acostumar e provavelmente nem para o Ibope medir o desempenho do programa). O mês de abril começou e o canal resolveu abrir um novo espaço para filmes em sua grade de programação – como se já não exibisse reprises suficientes de A Fantástica Fábrica de Chocolate e Harry Potter.

Fomos informados então que, a partir deste final de semana (11/4), Terminator seria exibido na virada da noites de sábado para domingo, à meia-noite.

A série mais vista estava saindo do “primetime super prime”, vejam só.

Mas eis que chegou o sábado e descobrimos que sequer Terminator tem um horário na grade da Warner. A série simplesmente começará após o filme das 22h, que pode não começar às 22h, se o filme que o antecede for mais longo. Terminator pode ir ao ar à meia-noite, à 0h30, talvez à 1h – e no próximo fim de semana, caso você ainda esteja assistindo, irá ao ar à 1h30.

Vencido o problema do horário (aqui estou apenas enfeitado o texto, já que com certeza metade do público não seguiu a série na mudança de horário e se seguiu perdeu o início do episódio e se deu por conta que não existe reprise, porque simplesmente a Warner não oferece horários alternativos para mais nada além de A Fantástica Fábrica de Chocolate), quem parou para assistir a série na última madrugada ainda recebeu o golpe final.

A Warner simplesmente pulou um episódio inédito do seriado (aquele que era para ter ido ao ar no domingo, dia 5 de abril, e não foi porque o canal mudou a grade). O episódio Some Must Watch, While Some Must Sleep (2×16) não foi ao ar. No lugar, o canal exibiu Ourselves Alone (2×17). E Terminator não é série policial, que se você perde um episódio por continuar assistindo semana que vem que não fará diferença.

E é isto. Em dois meses a série mais vista do Brasil se tornou a série que ninguém assiste, porque se tornou impossível acompanhá-la.

Está na hora de acertar o tom. Eu realmente acredito que no ano passado, em algum ponto da medição do Ibope, Terminator teve posição de destaque entre os assinantes de TV paga e depois caiu (como caiu nos EUA). Então não acho que o pessoal do marketing do canal seja mentiroso. E vou contemporizar do outro lado também: não acho que o pessoal da programação seja estúpido – o provável é que o programa tenha saído do horário nobre porque estava dando pouco retorno.

A questão é que não se não está dando retorno é porque não estava sendo bem vendido. E não estava sendo bem vendido, não duvido muito que isto poderá se repetir muito em breve com Fringe ou Knight Rider ou a próxima estreia do canal.

E, de qualquer maneira, repito o que já virou mantra entre os leitores do TeleSéries: canal de TV paga não tem telespectadores, tem assinantes.

A Warner Channel não tem que ser líder de audiência no horário nobre todos os dias da semana, não tem que bater a Fox ou a TNT. A Warner não precisa ter os melhores filmes – nem precisa, tendo episódios de ER, Chuck, Californication e The L Word escondidos numa gaveta. A Warner precisava mesmo é voltar a ser a Warner.

Mas se o canal estreia programas como Men in Trees, Moonlight, Privileged, Terminator e Família Soprano e os descarta logo depois, nos obrigando a acompanhá-los em algum horário ridículo, isto não nos serve. Se fica adinado por meses a estreia de programas que estamos ansiosos para ver também. Até porque cada mudança de horário e a cada programa que some da grade, por menor que seja a sua audiência, ela vai esgotando a confiança do assinante.

A minha acabou. Eu, como telespectador, não confio mais na Warner.

Espero que compense para Warner os telespectadores que ela está ganhando com os filmes. Porque os assinantes, aqueles que a acompanham por mais de uma década, aqueles fiéis, que assistiram do início ao fim Everwood, Gilmore Girls, The West Wing, Friends e dezenas de outros shows inesquecíveis, estes ela os está perdendo, aos montes.

Os fãs de Terminator: The Sarah Connor Chronicles, como eu, com certeza ela acaba de perder.

E se você concorda comigo, vai assinar abaixo este texto.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

124 Comments

  1. Luciana B

    Eu desisti na Warner faz tempo, e da Sony também! Eles partem do pressuposto que vc quer assistir filme repetido, série com problemas de legenda e uma programação sofrível e desrepeitosa. Mantenho a tv paga por questão de conveniência, porém, baixo “todas” as minhas séries favoritas pela internet. Não dependo mais deles. O que me irrita grandemente e que não há lei ou orgão que regule as regras dessas emissoras. Acho que deveria ser criado uma grupo para brigar com esse povo dos canais…

  2. Mobius Zero

    Assino em baixo 100%.

    Eu parei de assistir faz tempo a warner pra mim podem ir catar cocada na esquina pq da minha parte naum esperem mais nada.

    Gossip Girl e Terminator q por sinal arrebentou no episódio final da temporada saum as unicas séries q eu assistia mas cansei de esperar episódio inedito entaum apelei pra minha querida banda larga e baixei tudo mesmo.

    Graças a Deus q a gente tem internet banda larga e aparelhagem pra gravar esses episódios e passa-los pela internet. Por isso meu povo naum tenham medo de baixar se vc eh capaz. Vale mais a pena baixar e ver na hra que vc naum vai fazer nada do que perder o dia e esperar uma reprise.

    Por mim eu cancelava minha Tv a cabo ontem mas naum sou o unico q divide essa tv aqui em casa entaum td bem.

    Baixa memo meu povo! Viva a Banda Larga!

  3. silvia lopes

    Concordo plenamente c/ tudo o que foi dito e registrto a minha insatisfaçao.

  4. Felipe

    Concordo totalmente, é uma sacanagem e uma enorme falta de respeito, seman passada tive que esperar até 1:30 da manhã pra conferir a série, além de jogarem The Sopranos pra 1:00 da manhã de Domingo pra segunda, colocaram Terminator praticamente no mesmo de horário só que de sábado pra domingo. Cadê o respeito WARNER, cadê o que diferenciava vc da SONY e outros canais? O que lhe diferenciava não era apenas os seriados e sim sua ORGANIZAÇÃO e RESPEITO pelo seu público. Onde tudo isso foi parar?

  5. Felipe

    Muta falta de respeito, semana passad tive que ficar acordado até 1:30 da manhã pra conferir a série´, já não bastva The Sopranos e madrugada, agora Terminator? Ca dê oq ue diferenciava a Warner de outros canais de séries? O que diferenciava a Warner não só era seus seriados, era também a sua ORGANIZAÇÃO e seu RESPEITOpelo assinante… Do jeito que está indo, vou deixar de assisitir a Warner

  6. Cesar Adriano

    Enterram a série Terminator, as vésperas, do filme Terminator chegar ao cinema!

  7. marcelo

    Chega de pagar para eles. Na net tem tudo.Ou no seu camelô mais próximo.Minha paciência também acabou.Sempre fui contra pirataria e essas postagens de episódios na net, mas agora quero mais é baixar.Não me respitam, não respeito também.Não perco mais episódios.Viva o megaupload, o rapidshare, o megaerotic, o easy-share etc. etc….

  8. paullo kidmann

    Concordo plenamente! não é de hj q a Warner vai fazendo bosta!
    fez com Privileged e agora com terminator…
    é foda!
    p mim credibilidade ela não tem mais!
    sobre o cormercial no ultimo post q teve sobre a mudança de terminator eu comentei isso justamente pq tinha visto esse msmo comerçial!

  9. Daniella

    Com certeza, assino em baixo, em cima, do lado, onde vocês quiserem!
    É UM DESRESPEITO TOTAL![2]

  10. TATIANA

    DESRESPEITO É POUCO!É MUITA BURRICE!!!!PASSAR UMA SÉRIE COMO TERMINATOR À 1:30 DA MADRUGADA ENQUANTO ÀS QUARTAS , TEMOS A IDIOTICE DE GOSSIP GIRL EM HORÁRIO NOBRE….BRINCADEIRA!SEM CONTAR QUE FLASH POINT FOI TIRADO DO AR SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO!!!BELO CAMINHO ESTÁ TRILHANDO A WARNER!!! NÃO TEMOS MAIS RAZÃO PARA ACOMPANHAR NEHUMA ESTRÉIA NESTE CANAL, UMA VEZ QUE NÃO SE TEM COMPROMETIMENTO COM O PÚBLICO!!

  11. Silvano Machado

    Concordo, tv paga tem assinantes e não tele espectadores. Já fiquei contrariado quando a fox resolveu dublar todas as suas series, prejudicando principalmente a Boston legal, desse jeito prefiro cancelar a minha assinatura e esperar as series em alguma globo ou record da vida com a vantagem de assistir em alta definição. Daí quem vai perder?

  12. Lais

    Além da falta de respeito com a mudança de horário da série Terminator, que saiu do prime time para o limbo da madrugada, também notei que as legendas, de uns tempos pra cá, muitas vezes têm ficado fora de sincronia com o áudio (durante episódios inteiros), isso sem contar que a Warner não se dá ao trabalho de editar o aúdio das chamadas comerciais das séries, sobrepondo a narração em portugês à em espanhol, tornando incompreensível o anúncio dos horários e das reprises das séries (das poucas que ainda são reprisadas), o que é inadmissível para uma TV por assinatura, que deveria zelar pela perfeita prestação dos serviços aos seus assinantes!!

  13. Joe Oliveira

    Assino em baixo, totalmente lamentável o procedimento da Warner!

  14. Paulo Bonilla

    Impressionante o desrespeito ao assinante, a Warner com Terminator repete o que a Universal fez com Voyager e a série toda de Star Trek,repete o que a TNT fez com galáctica,a melhor série que já foi produzida.E nós assinantes ficamos à deriva,como sempre.Eu particularmente não tenho acesso a internet banda larga , ou seja nem posso pensar em assistir pela internet,ficarei só na vontade até que esses babacas entendam que não podem descontinuar séries que estão transcorrendo.Lamentável

  15. Paulo Roberto

    Concordo em gênero, número e grau… assinado!!!

    Realmente, a Warner já morreu e está para ser enterrada. A queda de qualidade do canal, de dois anos para cá, é impressionante! Nem dá para acreditar que é o canal que passava Girlmore Girls, The O.C., Bird of Prey, Babylon 5 e tantas outras séries de sucesso…

    A palhaçada que fizeram com Terminator é sintomática da derrocada do canal! Vai ficar vagando pela grade das tv’s por assinatura, com uma ou outra série de sucesso, como o Universal com House…

    E que moral tem os canais para reclamar dos downloads? Se o canal faz o assinante de palhaço, pelo menos nós temos do direito de escolher o picadeiro…

  16. Marcia

    Concordo integralmente com voçê!
    Pensei que eu estava sozinha,mas vejo que não.
    Pensa assisto Er a anos e agora a serie não vai ter fim,Ah sei lá viu.E começei a assistir fielmente Terminator e agora me parece uma tortura.Eles não deveriam fazer isso com seus assinantes.

  17. cpaction

    é tanta bobagem que warner anda fazendo que vo falar viu, cagaro o pau mesmo descontinuando o terminator ! esse povo é loco ! Depois reclama !

  18. Regina Connor

    Que desaforo, que raiva. Sou apaixonada por séries e o desrespeito está geral, não é só neste canal não. Fico me perguntando será que eles(todos os canais) tem uma nova fonte de dinheiro? Essa fonte deve estar jorrando a tempos, pois em tempos de crise eles estão se dando ao luxo de nos ignorar. Esses canais vão acabar nos fazendo assistir os abertos evangélicos, porque esses sim seguem um foco e são fiéis… Será que eles não dão curso? Ei canais pagos se informem para uma reciclagem rsrsrsrs…

  19. paulo

    é o cão gostava demais dessa serie na verdade o que fizeram foi uma falta de respeito

  20. Giu

    Este texto mostra claramente que a Warner desconsiderou seus assinantes para tentar se manter com boa audiência, em todo caso, ela se esqueceu de seu compromisso surgido com a exibição do primeiro episódio desta série. Somente espero que este ocorrido não vire um vício, e que se torne contagioso!

  21. Laís Gouveia

    Eu assino em baixo.
    A warner nao é mais a mesma. E nem passa tantos seriados interessantes, quanto antes!!!
    Cade Gilmore Girls, O.C, e tantos outros???
    Acho que eles andaram tendo umas aulinhas com o pessoal do SBT ou o Silvio Santos!!!
    Pessimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account