Log In

Notícias Opinião

Você ainda precisa de TV por assinatura?

Pin it

Hoje os assinantes de TV por assinatura se dividem em alguns grupos específicos: um grupo que faz uma assinatura de TV paga para simplesmente ter uma melhor imagem dos canais abertos (um pacote bem básico); aqueles que simplesmente preferem os canais esportivos e os apreciadores de filmes e séries.

Falando deste último grupo, que mais nos interessa, podemos observar uma grande revolução. Com a Internet e com um número cada vez mais crescente de pessoas que se interessam em assistir séries, elas estão chegando cada vez mais rápido e com mais facilidade em nossos computadores.

Se você tem um bom entendimento de inglês e uma boa conexão de Internet, em poucas horas, principalmente por meio de torrents ou qualquer outro meio utilizando uma conexão P2P, pode ter em casa o episódio do seu seriado favorito, para assistir com toda comodidade. E para aqueles que não dominam o inglês, a espera também é cada vez menor. Com a criação de grupos, principalmente pelo Orkut, em poucos dias está lá o seu episódio tão aguardado, com legenda e uma boa qualidade de imagem.

E todo esse trabalho é feito por fãs que distribuem a série em vários tipos de arquivos e em variados sites de armazenamento, um trabalho de boa qualidade e de graça. Você assiste a atuação dos seus atores preferidos, sem se preocupar com a tecla SAP ou se a sua operadora tem a opção de assistir a série legendada. Tudo fácil e rápido, e com outras grandes vantagens:

– você não tem que assistir longos intervalos comerciais, ou seja, se livra daqueles episódios “esticados”;

– diga adeus às pesquisas aos guias de programação, poucos horários de reprise ou mudanças repentinas da grade de programação que lhe pegam de surpresa;

– não precisa dormir tarde durante a semana ou acordar cedo, numa ginástica para não perder um episódio que passa em um horário ingrato;

– pode assistir em seu tempo livre, podendo interromper o episódio quando quiser, ou se precisar sair de repente, afinal o episódio ainda vai estar lá, pronto para ser assistido.

Antes, e não faz tanto tempo assim, as opções eram escassas, se tinha um leque pequeno de séries que recebiam essa “atenção” dos fãs e mesmo assim as séries demoravam a chegar, pelo menos legendadas. Atualmente, a evolução foi rápida e agora a variedade é enorme, onde podemos baixar séries, desenhos e reality shows, encontrados com uma simples pesquisa, incluindo-se também filmes que mal chegaram aos cinemas por aqui.

Claro que ainda tem muitas pessoas que não tem paciência para baixar séries e ainda embutir a legenda. Mas, observando os diversos fóruns de discussão das séries assistidas, podemos ver dois fatores que pode alterar essa oposição: o spoiler e o “isolamento”.

Do mesmo jeito que se distribui com facilidade os episódios, está cada vez mais difícil fugir dos spoilers. Com isso o telespectador que aguarda sua série ser exibida na TV, acaba tendo sua pesquisa sobre fotos e informações de seu seriado favorito cada vez mais limitada, afinal, o spoiler está lá, a espreita e pronto para ser revelado.

E, por outro lado, enquanto a grande maioria comenta em questão de dias o episódio da semana, quem não baixa o episódio às vezes parece estar dentro de uma “bolha”: fica a margem, aguardando semanas, ou meses dependendo da grade de exibição de cada canal e quando finalmente ele é exibido, poucas pessoas comentam, afinal aquele episódio deixou de ser novidade para a grande maioria há semanas (ou meses) atrás.

Por isso os canais de TVs paga também devem se atualizar, ou fazer uma revolução em sua maneira de organizar sua programação e contratos de exibições de suas séries, pois a tendência é que em alguns anos elas acabem se tornando obsoletas. O que antes era privilégio, uma programação diferenciada, hoje se torna cada dia mais comum pelos motivos expostos, e a paciência para erros de legenda, episódios que vão ao ar meses após passarem nos EUA, dublagem, programação alterada ao bel prazer, agora são cada vez menos toleradas, afinal agora as alternativas aumentaram, e muito.

Os canais de TVs por assinatura, a cada dia que passa, perdem o direito de errar. E cada erro, por mais insignificante que possa parecer, acaba acarretando mais downloads e cada vez menos audiência…

Luiz Marcelo é advogado. Fã de Lei & Ordem, Desperate Housewives, Grey's Anatomy, 24 Horas, The Good Wife e The Shield.

55 Comments

  1. isa

    Tenho tv a cabo pro meu marido ver futebol.
    Até uns 2 ou 3 anos atrás, so assistia series na TV, principalmente na Warner.
    Mas os canais de tv a cabo nao tem mais interesse no fã de series… trocam os horarios de um mês pra outro sem aviso, cancelam a exibicao no meio da temporada, apresentam episodios inteiros sem legenda, isso quando nao dublam, como a fox, na esperanca de conquistar o povão, isso sem contar os atrasos gritantes.
    Passei pra internet por desanimo de acompanhar na tv. E olha que tenho uma tv gigante e sofa confortável.
    Acabei acostumando a esse formato, pois posso baixar varios episodios e fazer uma maratona de final de semana por exemplo, ou rever series que nao estao mais na grade de reprises, como gilmore girls.
    É claro que gostaria mais de ver na tv, no antigo prime time, com reprises a tarde e nos fins de semana, mas as series esta sendo jogadas para horarios ruins ou substituidas por filmes.
    A impressao que tenho é que no brasil so passa comedia ou policial, pq é mais facil acompanhar, pois nao tem uma linha continua que te deixa perdido caso nao assista um dos episodios da temporada.
    Dá saudade das tardes da warner, recheadas de series de drama, romances, etc…

  2. Luciana

    Tenho tv a cabo faz algum tempo e confesso que de tempos pra cá tem se tornado obsoleto!
    Como me tornei maníaca por series, baixo da net pro pc, para ficar por dentro dos lançamentos e episódios, coisas que na tv não dá!
    Mas mesmo assim vou continuar pagando pois a familia também assiste e qd to navegando na net gosto de deixar a tv ligada e não ligo de assistir reprises de vez em qd.
    Ah, e tem aquelas series que eu não assisto regularmente e acabo acompanhando na tv mesmo!

  3. sandra

    Por favor sou fanática por seriados, tenho um ótimo computador e internete mas não sei como baixalas dubladas ou legendadas, será que alguém poderia me ajudar, me ensinando e indicando qual os melhores sites para isso,por favor entre em contato.Agradeço

    Sandra
    sandra.cfmello@hotmail.com

  4. wagner

    a melhor tv por assinatura é da net
    se vc quiser que analizamos a disponibilidade de sinal na sua região, por gentileza envie seu cep para o e-mail: tolentino.wagner@gmail.com e no prazo de 24 horas iremos te retornar

    wagner ( representante comercial)

  5. Sada Salum

    Será que ninguem pode fazer alguma coisa em benefício de quem odeia séries dubladas?Seria ótimo enfrentar ,e/ ou, os canais que não oferecem sequer opçao de escolha:legenda ou dublagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account