Log In

Colunas e Seções Gastronomia

Um doce clássico com o toque da “vovó” de ‘Gilmore Girls’

Pin it

Hoje é o Dia da Vovó. É quase impossível falar sobre essa data sem pensar em comidas gostosas. Não é difícil encontrar quem não suspire com a lembrança de delícias das avós. São elas as responsáveis pelos tradicionais segredos culinários da família, passados de geração em geração. Bem, tudo isso pode ser verdade, se a sua avó não for Emily Gilmore (Kelly Bishop), a geniosa matriarca de Gilmore Girls, encantadora dramédia da Warner que marcou a década de 2000. Mesmo dominando (e muito bem) a estratégia de organizar uma boa mesa para reunir a família, Emily não faz o tipo de vovó dengosa que sai da cozinha cheirando maravilhosamente a bolo de chocolate.

GilmoreGirls2

Como você pode deixar a sua filha estar com aquele abominável bandido? – Emily em Swan Song (s03e14).

Dona de um temperamento difícil, seu amor pela filha Lorelai (Lauren Graham) e pela neta Rory (Alexis Bledel) nem sempre era evidente, com comportamentos e generosidades um tanto inconvenientes. No entanto, desde os primeiros momentos da série, Emily fez muitos esforços, nem sempre compreendidos, para quebrar o histórico gelo entre as garotas Gilmore. Uma pequena mostra é a nossa dica de cozinha de hoje – que você confere logo abaixo -, preparada, a pedido de Emily, para agradar as suas meninas em um dos primeiros jantares semanais da família Gilmore.

Família Gilmore reunida na graduação de Rory, em Yale, a universidade tão sonhada por seus avós.

Impostos por Emily, após um empréstimo para os estudos de Rory, os encontros de sexta-feira dos Gilmore romperam o afastamento estabelecido por Lorelai com seus pais, Emily e Richard (Edward Herrmann). Ao longo de sete anos de série, apesar das rusgas e ressentimentos antigos da família, os jantares tornaram-se uma forma de aproximar Rory aos avós e de reconstituir, aos trancos e barrancos, os laços entre Lorelai e seus progenitores. À mesa, incontáveis pratos rechearam a imensa sala de jantar dos Gilmore. Para Emily, essa era a única oportunidade da semana em que Rory comia proper food, ou seja, boa comida (quem não se lembra das comilanças de Lorelai e sua filha?). No entanto, diferente das tradicionais vovós que preparam os seus melhores quitutes para a reunião da família, Emily nem tocava nas panelas. Além de uma louça bem escolhida e de uma decoração requintada, ela ainda contava com uma equipe de cozinha. Ô finesse!

Fãs de guloseimas e acostumadas com os deliciosos doces da chef Sookie (Lisa Mccarthy), a dupla de insaciável apetite nem sempre aprovava os refinados cardápios de Emily. Lorelai, em especial, não perdia a oportunidade de fazer brincadeiras sobre a pompa dos jantares. Mas, Emily, como boa organizadora de eventos, sabia agradar o seu público. Em Rory’s Birthday Parties (s01e06), ela mostrou que realmente queria que as convidadas gostassem do jantar. Para a grande surpresa de Lorelai, sua mãe serviu, mesmo achando que era comida de hospital, um dos seus pratos favoritos: pudim.

Rory: Oh, legal!

Lorelai: O que é isso?

Emily: É sobremesa?

Lorelai: É pudim.

Emily: Bem, se você sabia, por que perguntou?

Lorelai: Você não gosta de pudim.

Emily: Sim, mas você gosta de pudim.

Lorelai: Oh, eu amo pudim. Eu adoro. Eu tenho uma tigela em cima de um manto, em casa, com a Virgem Maria, um copo de vinho e uma nota de um dólar perto dela.

Rory: Eu nunca tinha comido pudim em uma tigela de cristal antes.

 Pudim: um clássico à mesa

Para Emily, pudim é coisa de hospital. No entanto, o tradicional prato adorado por Lorelai é aplaudido também em diversas partes do mundo, com muitas variações, inclusive de tipos salgados. Entre os brasileiros, o mais famoso é o pudim de leite. Por aqui, um bom pudim não existe sem leite condensado, o ingrediente coringa da doçaria do Brasil. A textura cremosa tão apreciada na sobremesa se deve aos ovos, que são a base da receita. Para completar, nada como uma boa calda de caramelo, que dá um contraste saboroso com o creme adocicado. Huuummm…acho que não precisamos de mais motivos para ir logo até a cozinha, né?

Pudim de friday dinner de Gilmore Girls

GilmoreGirls4

Ingredientes

Para o pudim:
6 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata* e meia de leite

*medir pela lata do leite condensado

Para a calda:
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer
1. Com auxílio de uma luva ou de um pano, leve a assadeira de pudim ao fogão (forno baixo), com o açúcar para a calda cobrindo o fundo. Deixe caramelizar e, aos poucos, com auxílio de uma colher, espalhe o caramelo pela forma.
2. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim até que a mistura fique homogênea.
3. Com cuidado, adicione a mistura do pudim à forma (se você ouvir algum barulho, não se assuste – é o caramelo se solidificando!).

GilmoreGirls6
4. Cubra a forma com papel alumínio (ou com a tampa da forma, se ela tiver) e leve-a ao forno médio-baixo (180 ºC), pré-aquecido, em banho-maria, por cerca de uma hora e meia.
5. Tire o pudim do forno e, sem descobrir, leve-o à geladeira por, no mínimo, seis horas, até que firme bem.
6. Após o tempo de geladeira, com delicadeza, solte os lados e o centro do pudim com auxílio de uma espátula. Vire o pudim com cuidado no prato em que você irá servir.
7. Sirva bem gelado.

GilmoreGirls5

Pode parecer um pouquinho complicado, mas fazer pudim é bem fácil. O passo a passo de hoje é um jeito tradicional de fazer pudim, com cozimento no forno e o banho-maria. Mas, se você preferir, há várias receitas de minuto por aí, quase todas de microondas. Não vou dizer que fica ruim, mas, pode acreditar: nenhuma receita bate a gostosura e a cremosidade de um pudim bem tratado.  Agora, algumas dicas: quanto ao forno, vale lembrar que, para uma textura bem lisinha, o fogo deve ser de médio para baixo. Os pudins que ficam com “buraquinhos” – na verdade, bolhas de ar – são aqueles assados em altas temperaturas. Se você tiver alguma dúvida no ponto, basta furar o pudim com um garfinho. Se sair sujo, ainda precisa de mais cozimento. Se sair limpo, é hora de sair do forno. Depois, o tempo de geladeira é essencial. Se for possível, deixar o pudim descansando de um dia para o outro é uma boa pedida. Em relação à calda, também dá para fazê-la em uma panela separada e transferi-la para a forma depois. Se você quiser que ela renda mais, ou tiver medo de queimar o açúcar, dá para usar um pouco de água durante o processo (sempre cuidando para que a calda não endureça e pegue ponto de bala).

Por fim, no clima de Dia da Vovó, aproveito para dizer que a receitinha de hoje é uma relíquia de família. A dica, no entanto, não é ainda de vó, mas é do pudim infalível do meu pai, que há anos aprendeu a receita e, agora, a está passando adiante. Quem sabe se, um dia eu for vovó, também não perpetue essa delícia por mais gerações? Seja como for, de uma coisa tenho certeza: será uma delícia!

GilmoreGirls8

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

4 Comments

  1. Arthur Barbosa

    Mari, eu precisava de um ponta pé para começar a ver ‘Gilmore Girls’. Adivinha? A sua receita teve esse papel, muitíssimo obrigado. Gostei de relembrar da minha vozinha, que fazia um pudim delicioso. Parabéns! =)

  2. Guest

    Que legal, @arthurdemelo:disqus, fico super feliz que a coluna tenha incentivado você a ver a série. Sou suspeita para falar, mas é ótima, super recomendo. E também fico feliz que você gostou da receita, pudim é tudo de bom! <3

  3. Mariana

    Que legal, @arthurdemelo:disqus , fico feliz que a coluna tenha incentivado você a ver a série. Sou suspeita para falar, mas é ótima, super recomendo. E também fico feliz que você gostou da receita, pudim é tudo de bom! <3

  4. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account