Log In

Audiência

Um balanço da Summer Season 2013 (Audiência na TV Americana 1 a 6 de setembro)

Pin it

Há duas semanas para o final da Summer Season, podemos fazer um balanço de como se comportou a audiência durante as férias americanas de verão e de como as redes de TV aberta organizaram sua programação.

Depois de termos destacado, na semana anterior, os programas que, sendo reprisados, conseguiram uma audiência significativa, agora é a vez de olharmos para o quadro geral da programação e dos programas inéditos, seja os que estão em sua primeira temporada, seja os que já são conhecidos do público; ou, ainda,  para a temporada de esportes, que arrebata uma audiência significativa, principalmente junto ao público qualificado.

De modo geral, a disputa pela audiência foi vencida pelas transmissões esportivas e pelos realities shows, que ficaram com 63,55% da audiência qualificada, somando 45% dos programas exibidos nesta Summer Season. Foram 28 transmissões esportivas que conseguiram, em média, atingir 46% da audiência qualificada (demo 18-49 anos) e 28 realities shows que ficaram com 17,5%, em média, deste mesmo público. As comédias e animações somaram aproximadamente 17% da programação, conseguindo 13,5% do público qualificado. Premiações e shows esporádicos preencheram 10,5% da programação e ficaram com aproximadamente 13% do público qualificado, enquanto que os dramas somaram 28% da programação, mas atingiram somente 10,5% do público qualificado.

No quadro abaixo temos as médias de audiência para cada gênero de programa, nesta Summer Season:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir destacamos quais programas inéditos, empataram ou ficaram acima da média conseguida pelo seu gênero de transmissão televisiva, nesta Summer Season:

Os quadros de audiência mostram o comportamento de cada show em relação à média de audiência conseguida pelo seu gênero de programa, na Summer Season. Estes números não indicam se o show será cancelado ou não. O que irá determinar se o programa televisivo será renovado ou não, é a comparação de sua média de audiência em relação à média de audiência obtida pela rede que o veicula. É o caso, por exemplo, do drama Motive, que aparece no quadro acima, mas obteve uma média de audiência 22% menor junto ao público qualificado,que a média da ABC, rede de televisão que o veicula. Por isso Motive corre o risco de ser cancelado, embora na comparação com outros shows, tenha conseguido um percentual maior de audiência.

É interessante notar, ainda, que  How to live with your parents (for the rest of your life) foi cancelada pela rede ABC. A comédia, no entanto, não só ficou acima da média de audiência da rede, como também conseguiu quase 50% mais público na demo 18-49 anos, que seus concorrentes no gênero, nesta Summer Season.

Os números da semana

Com o fim das férias de verão, onze programas conseguiram uma significativa média de audiência junto ao público total:

  • NFL Football (NBC): 25,13 milhões de pessoas
  • NFL pré Kick (NBC): 18,06 milhões de pessoas
  • NFL Opening Kickoff Show (NBC):  10,12 milhões de pessoas
  • Under the Dome (CBS): 11,15 milhões de pessoas
  • America´s Got Talent (NBC): 10,03 milhões de pessoas
  • NCIS (CBS): 9,11 milhões de pessoas.
  • Big Brother (CBS): 7,23 milhões de pessoas
  • The Big Bang Theory (CBS): 7,17 milhões de pessoas
  • Unforgettable (CBS): 6,94 milhões de pessoas
  • NCIS:LA (CBS): 6,63 milhões de pessoas
  • Two and a Half Men (CBS): 6,19 milhões de pessoas

O football americano foi o destaque junto ao público qualificado, ocupando as primeiras três posições da lista:

  • NFL Football (NBC): 10.3 pontos
  • NFL pré Kick (NBC): 7.1 pontos
  • NFL Opening Kickoff Show (NBC): 3.7 pontos
  • Under the Dome (CBS): 2.7 pontos
  • Big Brother (CBS): 2.5 pontos
  • America´s Got Talent (NBC): 2.4 pontos
  • MasterChef (FOX)f: 2.2 pontos

Quanto à média da audiência semanal, a NBC e a CBS dominaram os números da semana:

  • A rede NBC, obteve os melhores índices junto ao público qualificado, na terça-feira (1.75 pontos  ), na quarta-feira (1.53 pontos  ), na quinta-feira (7.03 pontos   ) e na sexta-feira (1.45 pontos). Na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, conseguir também os melhores índices junto ao público total (6,46 milhões, 17,76 milhões e 4,06 milhões de pessoas respectivamente). Esses índices acabaram por dar á rede o melhor desempenho na média de audiência da semana: 2.31 pontos na demo 18-49 anos e 7,03 milhões de pessoas junto ao público total.
  • A rede CBS, garantiu o melhor desempenho na média de audiência no domingo(1.2 pontos na demo 18-49 anos e 6,01 milhões de pessoas junto ao público total) e na segunda-feira (1.48 pontos junto ao público qualificado e 6,13 milhões de pessoas no total). Coube à rede também o melhor desempenho junto ao público total (7,08 milhões de pessoas), na terça-feira, quando a NBC ficou com liderança junto ao público qualificado.

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

1 Comment

  1. Gabriel

    Duvida:
    Unforgettable não tem uma ordem de 13 episodios para essa temporada?
    aonde vão colocar, se a Fall Season vem ai?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account