Log In

Notícias

TV paga: assinantes não pagarão mensalidade por pontos adicionais

Pin it

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, as operadoras de TV por assinatura não poderão mais cobrar pelo ponto extra. A medida faz parte do novo regulamento do setor, determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que entrará em vigor em 180 dias.

De acordo com a Anatel, as operadoras de TV poderão cobrar pela instalação e pela ativação do ponto extra, mas não uma mensalidade fixa pela programação. As duas cobranças deverão ser feitas uma vez. As empresas também poderão cobrar pela manutenção do ponto extra se houver solicitação de prestação de serviço feita pelo assinante. Segundo a agência, quem já tem ponto extra não precisará pagar instalação e ativação novamente.

As novas regras garantem ao usuário o direito de pedir, sem custos, a suspensão do serviço por períodos entre 30 e 120 dias, uma única vez em um período de 12 meses.

A ABTA (associação das operadoras) criticou a publicação da mudança das regras para os assinantes, mas o vice-presidente de tecnologia da ABTA, Antônio João Filho, disse que as operadoras devem cumprir as novas determinações.

Texto publicado originalmente no weblog Poltrona.TV.

13 Comments

  1. Luciano Bruce

    Ponto Adicional seria mais um equipamento dentro da residência!

    =P

  2. Antonio Lima Jr

    Pois é… A mesma ABTA, contrária as mudanças que beneficiam os assinantes, pede aos mesmos auxílio na campanha “Liberdade na TV” contra o projeto de lei que estipula quotas de programação nacional nas operações de tv paga…

  3. Andrea

    Antonio Lima Jr: “Pois é… A mesma ABTA, contrária as mudanças que beneficiam os assinantes, pede aos mesmos auxílio na campanha “Liberdade na TV” contra o projeto de lei que estipula quotas de programação nacional nas operações de tv paga… ”

    É verdade. Na hora que eu vi o abaixo-assinado fiquei com um pé atrás. As operadoras e os canais a cabo em geral não estão nem aí para os interesses dos assinantes.

  4. thomas

    Ponto adicional sem mensalidade? Parece bom demais pra ser verdade. Concerteza quem quiser vai ter que ficar um bom tempo pendurado no telefone, e aposto que vão abusar nas taxas de instalação e ativação.

  5. Olga Nogueira

    O abaixo-assinado não tem nenhuma relação com o interesse das operadoras pelos assinantes mas sim com seus próprios interesses, de disponibilizarem a programação que bem entendem. No abaixo-assinado eles procuram nosso apoio aos seus próprios interesses que, desta vez, é de nosso interesse também.

  6. Matti

    Isso é uma ótima noticia, mas com certeza eles irão aumentar os preços das mensalidades para não sairem perdendo.

  7. Almirante

    Na minha fatura da SKY, os pontos adicionais já passaram a ser chamados de “Taxa de Decodificação Satelital” desde o mês passado.

    Vamos ver o que vai acontecer daqui a 180 dias quando a lei entrar em vigor…

  8. Mica

    Eu acho justo essa medida. Não consigo ver sentido em você ser obrigado a pagar ponto extra, principalmente em época onde tanta gente sabe fazer ‘gato’ mesmo de tv digital. É uma comodidade natural para o assinante e, se tiver que pagar mais por isso na instalação do ponto, nada mais justo também. Desde que, é claro, esse ‘mais’ não seja absurdamente exorbitante.

  9. Maurício

    O problema é embutirem esse custo na assinatura básica. Eu que moro sozinho e só tenho 1 TV em casa, não tenho interesse nenhum nisso. Eu tinha um combo de NET + Virtua + netphone, e um dia eu fui querer aumentar o meu virtua de 2M pra 4M. Como eu tinha o tal combo, ou eu aumentava todo o pacote, inclusive tendo que pegar um segundo ponto extra de net (e pagando por isso) ou eu pagava uma multa de 350 reais por “sair” do Combo. Tive que reclamar na Ouvidoria deles pra poder aumentar só o Virtua, sem ter que engolir o ponto adicional a mais, nem pagar a multa.

  10. wesley

    agm poderia me dizer se eu posso assinar um unico canal?
    como por exemplo so a axn espn?

    e quanto seria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account