Log In

Reviews

Todos morrem no final. Uma resenha da season finale de ‘Game of Thrones’

Pin it

Esta foi uma das temporadas mais controversas de Game of Thrones, mas o último episódio foi para tirar o fôlego. Quando começaram os créditos finais foi impossível não pensar: “E agora? Só em abril de 2016?”. Além disto, chegou o momento que os fãs temiam: a série ultrapassou os livros. Resta saber como os produtores David Benioff e D. B. Weiss farão isso. Escreva, George R. R. Martin, escreva!

Nesta quinta temporada ocorreram mortes de vários personagens importantes, muitos no último episódio: Mance Rayder (Ciarán Hinds) [queimado por Melisandre e Stannis], Mossador (Reece Noi) [o ex-escravo executado por Daenerys], Sor Barristan (Ian McElhinny) [atacado pelos Filhos da Harpia], Janos Slynt (Dominic Carter) [decapitado por Jon Snow], Meistre Aemon (Peter Vaughn) [o único a morrer de velhice], Shireen (Kerry Ingram) [queimada também por Melisandre e Stannis], Selyse (Tara Fitzgerald) [se suicidou], Meryn Trant (Ian Beattie) [esfaqueado por Arya], Myranda (Charlotte Hope) [empurrada por Fedor de uma sacada], Stannis?! (Stephen Dillane) [sentenciado à morte por Brienne] e Jon Snow (Kit Harrington) [esfaqueado pela Patrulha da Noite]. Em relação ao Snow, ainda creio que Melisandre vá ressuscitá-lo.

Duas cenas me chamaram a atenção neste último episódio. A primeira foi a fuga de Sansa Stark (Sophie Turner), ajudada por Theon/Fedor (Alfie Allen), que rompe seu medo irracional e começa a se redimir. Sansa cresceu desde a morte de sua tia Lysa (Kate Dickie) e faz uma descoberta que pode ser proveitosa no futuro: seus irmãos Bran (Isaac Hempstead Wright) e Rickon (Art Parkinson) seguem vivos. Agora resta esperar para ver os novos caminhos que a jovem Stark percorrerá.

Game of Thrones - Mother’s Mercy

A outra cena foi da caminhada de expiação da rainha Cersei (Lena Headey), em Porto Real. Mesmo sendo uma personagem detestável, e que fez de tudo para se manter no poder, foi extremamente desconfortável vê-la passar por tamanha humilhação. Lena Headey soube traduzir toda a carga dramática, mostrando uma Cersei ultrajada, mas sem baixar a cabeça em nenhum momento. O grande momento foi o reaparecimento do Montanha-zumbi (Hafþór Júlíus Björnsson), que pega Cersei no colo para encaminhá-la a seus aposentos.

Um personagem que cresceu muito nos últimos anos, e agradou, foi Jon Snow (assim como o núcleo que ele faz parte). Virar Comandante da Patrulha da Noite foi um desafio para o bastardo, mas assim como Daenerys (Emilia Clarke) e Cersei, ele aprendeu que o poder exige muito esforço. Como se não bastasse enfrentar os Outros, Jon teve uma provação final: os próprios irmãos da Patrulha. Em uma cena maravilhosa e de doer o coração, Jon é esfaqueado. Nos livros, existe uma possibilidade de retorno do personagem, mas tudo indica que na série ele realmente se foi. Isso colocaria uma teoria da série em questão: seria Jon o Azor Ahai?

A grande decepção desta temporada foi Dorne. O núcleo na cidade não teve o destaque merecido e os produtores não souberam dar o poder necessário às Serpentes de Areia. As filhas bastardas de Oberyn deveriam ser obstinadas como o pai era, não dependentes de Ellaria (Indira Varma). No último episódio, aqueles que acompanhavam os livros tiveram duas surpresas: Jaime conta à Myrcella (Nell Tiger Free) que é seu pai, mas ela já sabia. Logo após a notícia a garota começa a sangrar, envenenada por Ellaria. Ao que tudo indica Myrcella morre, confirmando a profecia feita para Cersei no primeiro episódio da temporada – que todos os seus filhos morreriam antes dela.

Game of Thrones - Mother’s Mercy

Em Bravos, Arya (Maisie Williams) continua em sua busca por vingança. No último episódio ela executa sua vingança, matando um homem sem o consentimento dos Homens Sem Rosto. A garota Stark agora terá que pagar por isso, ficando cega.

Daenerys passou por uma temporada mais agitada. A mãe dos dragões ficou envolvida em intrigas e luta pelo poder. Entretanto, a chegada de Tyrion (Peter Dinklage) animou as coisas, a diferença entre os dois personagens é agradável de se ver e ainda vem acompanhado de diálogos memoráveis. Não dá para deixar de lembrar o clímax de Daenerys: simplesmente subir em Drogon e ir embora. Isolada, Daenerys acaba se deparando com um problema, o povo de Khal Drogo a encontrou.

A temporada deixou a desejar em alguns pontos, mas Game of Thrones continua sendo uma excelente série. Alguns momentos desta ano foram desnecessários, como todos sabemos. Mas o último episódio soube superar isso. Agora, aos fãs, só resta esperar até abril de 2016 para ver quem sobreviverá para ocupar o Trono de Ferro. Façam suas apostas!

Séries citadas:

12 Comments

  1. César Augusto Neves

    Em relação às previsões que foram feitas para a Cersei criança, acho que houve uma falha. A vidente não diz que os filhos morrerão antes dela. Só fala que irão morrer, bem como diz também que todos os três usariam coroas de ouro. A Myrcella morreu antes de virar rainha. A previsão não se concretizou. Correto?

  2. Luana

    Valar Morghulis ” todos os homens devem morrer”. (mas espero sinceramente que Jon Snow volte!!!)

  3. Fernando dos Santos

    Eu achei essa a temporada mais fraca de Game of Thrones até aqui mas assim houveram bons episodios e grandes momentos.Não foi uma temporada ruim mas ficou abaixo das 4 anteriores.
    Quanto ao Jon, eu acho que a Melisandre vai ressuscitar ele.

  4. Paulo Serpa Antunes

    Novas teorias! Ninguém morreu: Jon ressuscita, Myrcella é salva, Brienne tem piedade por Stannis. Isto é que é série foda: mesmo num episódio fechadinho a imaginação da gente segue a mil!!!!

  5. Paullo Mendonça

    Eu achei essa temporada excelente sim, teve episódios “fracos” mas necessários, afinal Thrones é assim tudo que acontece agora por menor que seja reflete em algo grande no futuro…O ultimo episódio foi realmente excelente agora é esperar uma no para ver o que vai suceder depois daquilo, mas confesso que tenho esperanças que o Jon Snow volte!!!!! Agora aquela cena com a Daenerys eu viajei um pouco, por que não recordo como foi que ela se afastou dos dothraki.

  6. biancavani

    Sensacional cada espisódio da temporada. Ainda bem que há outras séries que amenizam a espera por abril de 2016.

  7. Carlos Loures

    Com certeza Paulo !!! rsrsrs

    Para mim é a melhor série da tv no momento.

  8. Carlos Loures

    Agora é esperar um ano até nossas perguntas serem respondidas… Para mim essa é a melhor série da tv desde “X Files ” .

  9. Junio Rodrigues

    Acho que o George R.R. Martin está perdendo o controle dessa série que já foi boa. Se tornou uma bagunça total, e posso apostar o que for que vai terminar pior ainda do que já está. Lamentável……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account