Log In

Especiais Opinião

The Voice, um balanço da temporada

Pin it
A NBC apresenta a performance dos quatro finalistas. Prepare-se para a grande final dessa temporada.

No dia 26 de abril, com um total de 12 episódios encomendados, estreou no canal NBC dos Estados Unidos, sob comando de Carson Daly, um novo reality show musical: The Voice. O programa apresentou um formato novo e excitante, em comparação com os outros musicais existentes.

Visando escolher “A Voz”, o programa apresentou os quatro artistas que desenvolveriam a função de “treinadores”, os responsáveis pela escolha dos mais talentosos cantores americanos. São eles: Cee Lo Green, Adam Lavine, Christina Aguilera e Blake Sheldon. Ao invés de apresentarem várias audições nos programas, assim como é feito no “American Idol”, o reality começou com alguns candidatos pré-selecionados, já se apresentando no palco do programa.

Os treinadores

Cee Lo Green é cantor, compositor, produtor e apresentador, considerado  “uma força a ser reconhecida” dentro da indústria da música. Seu single “Forget You” foi um sucesso instantâneo, registrando mais de dois milhões de acessos em menos de uma semana no YouTube. Em 2010, Cee Lo recebeu cinco indicações ao Grammy para “Forget You”, e ganhou o prêmio de Melhor Performance Urbana / Alternativa.

Blake Sheldon é um famoso cantor country americano e já ficou em  1 º lugar na parada de singles nos Estados Unidos mais de sete vezes em apenas três anos. Em 2001, ele fez sua estreia com o single “Austin”.

Uma das artistas com maior sucesso da década passada, Christina Aguilera já vendeu
mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo e ganhou cinco prêmios Grammy.

Adam Levine é  o principal compositor,  guitarrista e vocalista da banda de rock “Maroon 5”. Além de seu trabalho com o Maroon 5,  Levine tem colaborado com várias artistas,  incluindo Kanye West, Alicia Keys, Natasha Bedingfield, Slash e K’naan. O cantor e produtor também fez várias aparições na televisão, incluindo “Saturday Night Live“, “30 Rock“, e “Comedy Central“.

A competição

A primeira audição, denominada “Testes Cegos”, começou com os treinadores enfeitando o palco com o desempenho musical da música “Crazy” de Gnarls Barkley.

A ideia do “Teste Cego” é brilhante, especialmente porque algumas das audições são “cegas” até mesmo para os telespectadores em casa. Os treinadores deveriam escolher oito candidatos para comporem seus times. Os artistas ficavam sentados, cada um em uma poltrona giratória. Eles não viam os candidatos que se apresentavam no palco. O candidato cantava sua música e, durante a apresentação, caso algum treinador gostasse daquilo que estava ouvindo, apertava o botão vermelho e sua poltrona automaticamente girava, fazendo com que o artista conhecesse quem era o dono da voz. Uma luz acendia na poltrona do treinando, afirmando “I Want you”.

Não são apenas os candidatos que competiam durante o reality. Cee Lo, Aguilera, Adam e Blake também competem entre si. Isso dá um toque especial ao programa. As “trocas de carinhos” entre os treinadores garantiram boas risadas durantes as audições. Os treinadores demonstravam sempre um certo entusiasmo em ajudar os competidores que estão diante deles e têm uma energia tão positiva que realmente contribui para uma experiência visual agradável para toda a família que assistia. Outra parte curiosa do programa é que quando dois ou mais treinadores escolhiam o mesmo candidato, o papel no programa invertia: agora, o candidato deveria escolher quem gostaria que fosse seu treinador.

Com o fim dos Testes Cegos, as equipes dos quatro treinadores ficaram da seguinte maneira:

Time Adam Levine

Jeff Jenkins, Rebecca Loebe, Javier Colon, Angela Wolff, Devon Barley, Casey Weston, Tim Mahoney, Casey Desmond

Time Christina Aguilera

Tarralyn Ramsey, Frenchie Davis, Beverly McClellan, Lily Elise, Cherie Oakley, Raquel Castro, Julia Eason, Justin Grennan

Time Blake Shelton

Patrick Thomas, Elenowen, Xenia, Jared Blake, Tyler Robinson, Dia Frampton, Serabee, Sara Oromchi

Time Cee Lo Green

Vicci Martinez, Kelsey Rey, Tje Austin, Nakia, Tori and Taylor, Emily Valentine, Curtis Grimes, Niki Dawson

Na segunda etapa do programa, intitulada “Batalha no Ringue”, os treinadores deveriam dividir seus oito competidores em quatro duplas para interpretar a mesma música ao mesmo tempo em um ringue. Cada semana, uma dupla de cada time se apresentava no palco. Os artistas eram responsáveis pela ajuda em técnicas vocais e escolha de arranjos, além de escolherem as músicas que seriam disputadas. Após a batalha no ringue, cada treinador, com a ajuda de uma outra pessoa como uma espécie de “conselheiro”, escolhia quem era o vencedor de cada duelo.

Com o final dessa etapa, as equipes ficaram da seguinte forma: Equipe Christina continua com Frenchie Davis, Beverly McClellan, Lily Elise, Cherie Oakley e Raquel Castro; já a equipe de Adam com Jeff Jenkins, Devon Barley, Casey Weston; o Time Cee lo Green conta com Vicci Martinez, Kelsey Rey Nakia, as irmãs Tori e Taylor e Curtis Grimes e, por fim, o Time Blake: Patrick Thomas, Xenia, Jared Blake, Tyler Robinson e Dia Frampton.

Até então, o programa era gravado muito antes do dia e hora de sua exibição. A terceira etapa do programa, intitulada Top 16 deu início ao primeiro show ao vivo do reality. A abertura contou com uma performance especial dos treinadores. Adam Levine começou o tão esperado ‘medley’ do Queen com “Bohemian Rhapsody”. Logo após, no palco surgiam Cee Lo e Shelton Blake cantando “We Will Rock You”. Christina Aguilera começou a canção final do medley, “We Are the Champions”, acompanhada pelos outros treinadores. Veja a performance:

Nessa etapa, o esquema de eliminação ganhava ampla participação dos Estados Unidos. As pessoas deveriam votar em seu candidato favorito de cada time através do site da emissora, ligando para o número de telefone que aparecia na tela durante a apresentação de cada candidato e fazendo o download através do iTunes Store das versões musicais cantadas durante o programa.

No primeiro show ao vivo, os times de Aguilera e Cee Lo se apresentaram. O resultado foi divulgado no começo do outro programa ao vivo. Os Estados Unidos escolheram Beverly McClellan como a favorita do time de Aguilera. A treinadora, por sua vez, resolveu salvar Frenchie Davis, completando assim, suas duas competidoras para as semifinais. Quanto ao time de Blake, o país escolheu Dia Frampton. Blake optou por mandar pra casa Patrick Thomas e Jared Blake, escolhendo Xenia para continuar em sua equipe. Após a eliminação, os times de Cee Lo Green e Adam Lavine se apresentaram, buscando as quatro últimas vagas para as semifinais. Vicci Martinez e Javier foram os escolhidos pelos Estados Unidos como os favoritos dos times de Cee Lo e Blake, respectivamente. Cee Lo escolheu Nakia e Adam optou por Casey Weston.

Escolhidos os oito semifinalistas, estes voltaram a se apresentar no palco para disputarem uma única vaga para cada time para a grande final.

A primeira a subir ao palco foi Frenchie, do time de Aguilera. A competidora encarou “Like a Prayer” de Madonna. Na sequência, Nakia (Time Cee Lo) cantou “What do You Want From Me”, Dia Frampton (Time Blake) interpretou “Losing My Religion” e Casey Weston fechou a primeira rodada das apresentações cantando a música de Whitney Houston, “I will Always Love You”. Xenia começou a segunda rodada das apresentações interpretando “The Man Who Cannot Be Moved”, seguida por Veverly McClean, “The Thrill is Gone”; Javier “ Fix You” e finalizando Vicci Martinez “The Dog Days Are Over”, de Florence and the Machine.

As votações foram abertas para que o público votasse em um dos dois candidatos de cada time. O esquema de votação dessa vez seria o seguinte: cada candidato deveria dividir 100 pontos entre os dois membros de cada equipe. Caso achasse que os dois candidatos de sua equipe tiveram excelentes apresentações, dividira 50 pontos para cada um e o público estadounidense seria, então, os responsáveis pela escolha. Após a distribuição de pontos pelos treinadoras e contabilizados os votos do público, os quatro finalistas, sendo um candidato de cada equipe, foram então escolhidos. O “Top 4” do reality é composto por:

Na foto: Beverlly McClellan (Time Christina Aguilera), Dia Frampton ( Time Blake Shelton ), Javier (Time Adam Levine) e Vicci Martinez ( Time Cee Lo Green)

Séries citadas:

Mestrando em Filosofia na área de Lógica e Epistemologia pela Unesp Marília (SP) e graduado em Matemática pela Unesp Bauru (SP), é viciado em séries e admirador da sétima arte. De todas as séries que acompanha, é super fã de Lost, Heroes, Ugly Betty, Game of Thrones, The Big Bang Theory e mais um punhado....

Website: http://twitter.com/anderson_der

2 Comments

  1. Mônica Almeida

    Eu acho o Maroon 5 tão legal que quando eles surgiram eu pensei que a banda fosse inglesa. Americano geralmente tem o mesmo estilo de cantar (vide American Idol, ganha quem consegue gritar mais) e em relação à música é muito brega pro meu gosto. Música country americana é tão chata quanto música sertaneja brasileira. Christina Aguiliera canta gritando (como eles adoram). Um porre! Rap, R&B, com raras exceções são horríveis. São pouquíssimos cantores e bandas americanos que eu curto (Maroon 5 entre eles)
    É, eu sei. Sou super chata pra música. Fazer o quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account