Log In

Reviews

The Voice Brasil – Audições às Cegas I

Pin it

Série: The Voice Brasil
Episódio: Audições às Cegas I
Número do Episódio: 3×1
Exibição: 18/09/2014
Nota do Episódio: 3.5

The Voice BRASILLLL….

E começa mais uma temporada. E mais uma vez eu assumindo a coluna, o que espero não seja em definitivo! #voltaGabrielaAssmann, nem que seja pras nossas reviews em parceria! Mas vamos às minhas impressões das apresentações e desse primeiro episódio.

E o programa começou com a já anunciada da mudança das cadeiras. A esperança é que a alteração mude a interação dos técnicos e ajude um pouco mais o programa, em especial na parte das audições às cegas. Talvez com Daniel saindo da ponta – e do lado da única mulher entre os jurados – e indo para o meio, no meio dos homens, ele se solte mais um pouco. Eu vejo The Voice US e quem tem a melhor interação do reality americano são Blake e Adam e ambos sentam nas pontas, então não sei se essa mudança será o fator decisivo. Mas vamos torcer para que sim.

Outra mudança: a saída da Mia Melo para a entrada da Fernanda Souza. Amém!

Mas ainda acho que a melhora passará pela edição e por dois programas semanais. O primeiro teremos que aguardar para saber se vai melhorar, o segundo, mais uma vez, ficaremos só na vontade.

O programa começou, como sempre, com uma voz forte. Gabriel Silva: ao som de Hoochie Coochie Man. Gostei muito do número e ainda mais da ousadia da emissora de começar com um Blues. Com as quatro cadeiras viradas (praxe para o primeiro que se apresenta), o candidato fez a escolha óbvia e foi pro team Lulu. O cantor é o técnico que mais vence os duelos de 4 cadeiras.

Seguindo o programa, Ana Dark cantou Tocando em frente, do Almir Slater, emulando Paula Fernandes. Não gosto muito de sertanejo, não gosto nada da Paula Fernandes, então não gostei do número. Achei que a participante cantou muito soletradamente e forçando as notas em alguns momentos. Saldo: ninguém virou a cadeira.
A Globo ainda foi um tanto maldosa e tocou Paula Fernandes na saída da participante, ficando ainda mais claro que a participante emulou a voz da artista.

Priscila Brenner, interpretando The Scientist (Coldplay) foi a seguinte. A candidata veio com uma pegada Caroline Pennel (The Voice US), uma voz mais sussurrada, algo que também não vemos muito no The Voice BR. Gostei muito e Claudia Leitte virou com poucos segundos a sua cadeira, o que me deixou muito feliz. Infelizmente ela foi a única a virar. Gostei muito da participante e estou ansioso pelo que ela fará nas batalhas. A escolha da música será crucial.

A quarta candidata a se apresentar foi Lívia Itaborahy, apresentando Vieste, do Ivan Lins.Voz forte, agradável e harmônica, mas em alguns momentos muito empostada. Me lembrou um pouco Cecília Militão, então não me surpreendi quando Daniel virou a cadeira. Mas me surpreendi quando ela encerrou o número e apenas Daniel estava de frente para ela.

E logo de cara vimos que um problema do programa segue o mesmo: poucas disputas entre os técnicos e muitos candidatos escolhidos com pouca disputa.

Não adianta mudar as cadeiras se os técnicos ficam com essa politicagem de não disputarem muitos participantes.

nise_palhares-2579

Seguindo com o programa – com a benção da edição mais célere, tal qual nas edições anteriores do The Voice – vimos uma ex-Ídolos (de quem sou fã), Nise Palhares, cantando Pagu (de Rita Lee e Zélia Duncan). Apesar do início mais morno, no final as quatro cadeiras viraram e finalmente disputaram de fato uma participante. A escolha óbvia, para mim, era Lulu. Mas no fim, surpreendentemente, Nise escolheu Claudia Leitte, a diva.

E então fomos surpreendidos novamente. A drag queen Deena Love cantou Calling You (Bob Telson) e rapidamente virou as 4 cadeiras. A princípio achei que a voz seria mais feminina, mas não era. A voz de Deena até possuía algumas nuances femininas, mas era potente e masculina. Para mim alguns gritos que ficaram um pouco mais exagerados, beirando o oversinging, mas foi um número emocionante que quase arrancou lágrimas do técnico Lulu Santos que, para mim, ganhou a participante no seu discurso.

Voltando do intervalo o programa retomou uma ideia muito bem explorada nos outros programas da franquia: candidatos que acabam não sendo selecionados (as vezes por pouco ou por algum erro) voltam para se reapresentarem. Na última temporada do The Voice US tivemos dois participantes retornantes entre o top 10 (Jake e Delvin) e um deles foi o vice campeão (Jake). Assim vimos Dudu Fileti, se inspirou e escolheu música perfeita, Tente Outra Vez (Paulo Coelho/Raul Seixas/ Marcelo Motta). Infinitamente melhor que na temporada passada o participante deu um show – fazendo o melhor número da noite até então – e virou 3 cadeiras (só Claudia Leitte não virou).

Fileti escolheu o óbvio: Lulu. Escolha coerente, uma vez que a dica do Lulu do ano passado foi seguida a risca e o candidato foi bem demais nessa apresentação. Espero que ele siga nessa evolução, pois já tem a minha torcida. Ele foi o único que me arrepiou nessa abertura e confesso que adoro candidatos menosprezados/subestimados/desprezados.

dudu_fileti-1103

E Lulu, novamente, está montando um timaço logo de cara. Resta saber se não vai estragar o time nas batalhas, como nas outras temporadas. #AdamLevineFeelings.

Seguimos com Bruna Tatto cantando The Way You Make Me Feel (Michael Jackson). Eu não consigo ouvir essa música e deixar de lembrar da Leah McFall, que cantou essa música nas batalhas no The Voice UK. Mas tal qual a participante do UK, achei que na apresentação brazuca teve um pouquinho de oversinging. Ainda assim foi um número digno das cadeiras viradas: Leitte e Brown. E Tatto foi para o time da loira.

Depois vimos Teffy estragando Set Fire to The Rain, da diva britânica Adele. A participante que pegou uma música difícil, mexeu demais nela e o resultado não ficou agradável, achei a música toda muito gritada. Sem contar que depois da metade da música Teffy se deixou dominar pelo nervosismo e aniquilou o fim da música. Cantar ela sabe, mas acho que a escolha e harmonia da música, assim como o nervosismo, foram cruciais para matar as chances dela.

Seguimos com um número desnecessário, e acabou sendo o pior da noite para mim – poderiam ter feito só o ‘teaser’, como fazem muito bem as temporadas fora do Brasil. Acho que por CB ter virado no finalzinho fez a globo exibir o número inteiro de Ricardo e Ronael, que cantaram Fogão de Lenha (Chitãozinho e Xororó). Já falei que não gosto de sertanejo hoje? Então não vou comentar mais nada. Primeiro participante do time do Carlinhos Brown.

Com direito a ‘chocalhos’ e ‘ajaio’ de Brown, fomos para o segundo intervalo e voltamos com a inovação da ‘cortina’ cobrindo a participante, da qual ninguém sabia sequer o nome. Ao que tudo indicava era uma mulher interpretando Valerie (Amy Winehouse). E quando os botões foram apertados e a cortina caiu, descobrimos que quem cantava era Hellen Lyu, outra ex-Ídolos (e essa lembrança fica na conta da minha esposa). Após ser disputada por CB e CL, Hellen é a nova participante do time de Carlinhos.

Em mais uma rápida apresentação vimos Carla Casarim cantando Verde, da Leila Pinheiro. Apenas Daniel virou. Achei uma apresentação com potencial, mas que me lembrou demais o estilo da outra participante do time do Daniel, Lívia. O mais estranho é que quando o Daniel bate, ninguém mais bate. Acho que só assim para escolherem ele!

O programa foi pro intervalo e já voltou com uma prévia do próximo programa! Mais uma novidade. E o encerramente foi com o típico e desnecessário número dos técnicos cantando Toda Forma de Amor, do Lulu.

Pontos positivos: edição foi mais célere, gastando menos tempo na prévia das apresentações; interação dos técnicos pós escolha – logo no primeiro número vimos o Lulu indo falar com os familiares, algo que acredito que seja inédito por aqui; interação dos técnicos – mas nada que se deva a mudança das cadeiras: acho que finalmente eles viram as outras temporadas e isso ajudou.

Ponto fraco? Para mim segue sendo o Daniel.

Se eu pudesse acrescentar algo como a cereja do bolo, seria a exibição do participante na coxia, antes de entrar no palco, tradicional da franquia e que sempre passa o nervosismo e otimismo do participante. Assim como a exibição dos candidatos depois do palco, em especial quando eles não são selecionado.

MAS, mais uma vez, esses luxos não vão existir enquanto tivermos só um programa por semana. A edição será sempre ágil e a identificação com o participante nessa etapa sempre é prejudicada. E assim me despeço puxando a campanha #TheVoice2xporsemana. Até semana que vem.

Séries citadas:

Viciado em séries desde 1998, quando gravava os episódios em fitas cassetes para assistir depois (estou ficando velho). Minhas séries prediletas são: Battlestar Galactica, Boston Legal, Ally Mcbeal, Quantum Leap, Dexter, X-Files, GoT, TWD, Seinfeld, dentre outras! Atualmente sigo buscando séries que forneçam algo mais do que um passatempo de qualidade, ainda que para tanto precise recorrer a séries antigas que não vi.

22 Comments

  1. Ayssa Morango Balabanian

    Oi,Macacada(sem racismo né)
    Sei que alguns não sentiram minha falta mais eu estou aqui e senti a falta do fórum e do TVB, como sempre sou #TEAMBROWM, mas como foi dito na matéria o time de TEAMLULU começa fortíssimo com Blusero,Deena e o Dudu, Nisse Palhares canta bem mais acho que como no ídolo e começa como um das favoritas mas não chega a ser campeã pois a voz dela e meio plagio da Ana Carolina e da Cassia Eller, nada novo pra mim, mas como os fãs e que decidem que sabe né, acho Deena ótima cantora e nada contra opção sexual mas acho que ela ta apelando pro publico LGBT e ela ter ida na Ana Maria pra mim foi paia tbm pois os outros não terão a mesma oportunidade e isso querendo não traz mais torcida para ela! mais meu coração bateu mais forte em duas apresentações a trombeta Gabriel Silva mostrando o que realmente e musical NEGRA… e com minha lidinha Hellen Lyu que coisa fofo, cantando Valirie LINDAAAA! ainda mais com CB

  2. Lucas Barreto Gomes Leal

    tb sou Team Brown, mas esse ano o CB começou fraco! Lulu e CL melhores…vamos ver agora para as proximas audições…
    Daniel como sempre uma nulidade, mas esse ano está até pau a pau com o CB!

  3. Ayssa Morango Balabanian

    Eles colheu errado a dupla horrorosa de sertanejo, que nem Daniel que e caipira quis escolher, mas a Hellen eu Curti LINDA

  4. Lucas Barreto Gomes Leal

    pior número da noite para mim foi essa dupla que o CB pegou!

  5. Vinicius Ribeiro

    Hellen lyu que está no no Time de C.B, é otima adorava ela no idolos, tem tudo para ir longe na competição!!!

  6. Alexandre

    Ayssa acho perfeito o seu comentário, acredito que a Nisse vai vir junto com os seus fãs, mas não trás nada de novo do que já temos no nosso mpb… Hellen é fofa e amei a apresentação dela da Valirie. Tudo que vc comentou assino em baixo, só vou ter que descordar da Deena que pra mim é uma excelente cantor(a), porém não acredito que ela esteja apelando ao grupo glbt, até pq se ela fosse de homenzinho ela estaria indo contra a todo seu trabalho de anos e não deve ter sido uma invenção do dia pra noite pra agradar a um público, mas sabemos que a globo escolhe seu participante assim como fizeram no TVB ano passado, colocando comerciais deixando em destaque o Sam Alves que venceu na temporada passada: assim influenciando, marcando e destacando o candidato… Mas ta no começo, vamos esperar pra ve se a globo levantou alguma bandeira pra essa temporada.

  7. João

    Concordo muito contigo. A exibição do participante na coxia, antes de entrar no palco e aquela entrada lenta sem música, a caminha pro palco, a respiração… Isso dá ritmo a história, aumenta a tensão. Tinha que ter!
    Tinha que ter mais comentários dos técnicos, tinha que ter mais disputa!
    Achei esse primeiro episódio fraco porque o Daniel mal disputou as pessoas e tem duas mulheres bem semelhantes (muito boas, mas pouco empolgantes pra uma estréia). Priscila e Lyu também seguem um estilo semelhante. Acho que tudo foi muito repetitivo. Até o primeiro a se apresentar mais parecia um revival Dom Paulinho!
    Pior do episódio foi a Priscila tentando ser a Holly Henry.

  8. João

    Bah a Globo manipula muito mesmo. Mas acho que coisas assim ocorrem nos outros países mas não tomamos conhecimento (como um candidato ir em outros programas durante a temporada). E espera!!! Que logo vai cantar um cego e se ele cantar mais ou menos já ganha #AndreaBegley

  9. nai

    sertanejo e bom e raiz do brasil e nao e horrorosa daniel nao escolheu e porque no the voice quem galha e e escolhido e so musica em inglesh e vozerao

  10. kalisson

    CB tinha o melhor time no the voice 1, tanto é que ganhou. Mas eu acho q ele pirou desde o ano passado! kkk To apostando que esse ano dá Milk de novo. Lulu só ganha se não estragar o time novamente. Eu odiava quando eram 3 pegueis nas batalhas, esse ano serão 2, mas tenho medo de gastarem com candidatos fracos e não sobrar para os bons! E DANIEL, pelo amor de DEUS, tirem este ser do programa gente… que múmia. A única vez que ele fez um comentário coerente foi ano passado no tira-teima, quando disse q Luciana balbi foi a melhor do trio, o que realmente foi verdade. Espero que Boninho tenha puxado as orelhas deles e os mesmos passem a tecer mais comentários técnicos. Pelo menos parece que CL aprendeu.

  11. Gabriel Esteves

    Fala Lucas, beleza. Estarei comentando por aqui e espero que você e qualquer outro responda. Abrir discussão nunca é demais.
    Acho que começamos razoáveis, pois ano passado nessa hora já tinhamos Luana Camarah, né. Meus preferidos por agora são: Priscila Brenner (que tem tudo pra arrasar se for humilde, pois CL é a melhor coach ali), Dudu Fileti e Nise Palhares, por pesarem no lado MPB/Rock que eu gosto demais e aposto que pode vender demais vindo do The Voice.
    Por enquanto acho que Claudia Leitte saiu melhor/na frente arrematando 3 ótimas garotas pra seu time. Nise e Priscilla estão vendendo demais no iTunes, com Priscila chegando ao Top 12 do iTunes Brasil (acho que foi #11 o pico dela) e Bruna que é versátil, dinâmica e pode arriscar em músicas lentas e uptempos sem problemas. Lulu vem logo em seguida, pois arrematou Dudu que já é underdog, Gabriel que foi bem, mas não está vendendo bem e Deena que pra mim tá sendo apelação pura na Globo, o que esta me causando um incomodo absurdo pela pimpação que Lulu está fazendo, acho feio demais, mas creio que ela não vence, pois não é tão boa assim, até desafino teve.
    Brown e Daniel precisam melhor seus times, mas Carla do #TeamDaniel tem tudo pra arrasar. O samba tem Ju Moraes que vende muito e tem ate disco de ouro pós-show (graças a CL e seu trabalho).

    No mais, achei o cenário muito bonito, a troca de posição dos técnicos espetaculares (bem que é estranho ver uma mulher na ponta), mas ajudou pois Daniel consegui ser menos inútil. Também amei as “disputas” como no The Voice UK (mesmo com menos tempo) e os bons feedbacks nas apresentações, principalmente de Lulu e Claudia.

    Semana que vem estarei aqui de novo, mas na verdade tô ansioso pra ver o trabalho de Claudinha nas outras etapas, pois ela é a melhor TÉCNICA ali (“A Carne”, INESQUECÍVEL).

    Um abraço e até semana que vem.

  12. Jonas Nascimento

    assisti o TVB uma vez e quase vomitei… a interação deles é tão forçada, a competição dos “coaches” pelos cantores parece tudo muito montado e amador se comparado com a espontaneidade que existe no The Voice US – Blake VS Adam , Christina VS Cee Lo Green , etc … enfim , muito fraquinho esse da Globo … sem falar nos micos q a Claudia Milk e o Carlinhos Marrom vivem pagando no programa #uó

  13. Pedro

    Então jamais assista a versão Brasileira do Got Talent. Além de vomitar você não conseguirá colocar mais a cabeça pra fora de casa com vergonha alheia!

  14. Lucas Barreto Gomes Leal

    Daniel realmente devia ter sido substituído já na temporada passada…é bom cantor, mas infelizmente a personalidade dele não combina com o programa!

  15. Lucas Barreto Gomes Leal

    falou tudo meu caro, também senti um revival de Don Paulinho! comentei com a minha esposa mas suprimi da review! Bem lembrado!!!
    E Priscila teve uma pegada Holly/Caroline Pennel realmente…

  16. Lucas Barreto Gomes Leal

    também acho a melhor TÉCNICA, até por apoiar fora dos palcos, a CL! Mas ainda acho que o ritmo musical dela afasta muita gente que acaba indo pro Lulu!
    O problema do Lulu é que ele não consegue fazer boas escolhas nas etapas seguintes…mas para mim nas duas temporadas até agora ele saiu das blinds com os melhores times!
    se fosse no formato do USA, com os candidatos brigando entre si e não no mesmo time nas fases ao vivo ele poderia ter ganhado o programa já!

  17. Lucas Barreto Gomes Leal

    as franquias não se comparam, mas acho que o TVB melhorou MTO em relação as últimas temporadas e melhoraria ainda mais se tivesse mais tempo de tela! Pena a Globo só colocar o programa no ar um dia por semana…e não acho q a CL pague mico não…e o Carlinhos tb não, ele não paga mico, ele QUER fazer micagem no programa!

  18. Ayssa Morango Balabanian

    Oi Alexandre,

    Que fofo você assim que homem de verdade trata uma dama, não e por que você descorda de algo que precisa ser grosso né lindo! eu tbm gosto da Deena ela que mais se parece que com meu estilo de musica, mas e por que já ficou tao forçado isso de ser LGBT pra ganhar Realitys que eu nem sei mais quando e real ou fake desculpe *-*, mas ela ter ido na Ana Maria achei paia pois ela conto historia de vida triste dela com relação ao preconceito das outras pessoas e do apoio da família a sua opção isso querendo ou não comovê muita gente que não intende que ali e voz não Bolsa Família, Casos de família e etc, mas amei sei comentário Bjos seu fofo!

  19. Ayssa Morango Balabanian

    Acho que na Real quem intende mesmo de musical ali são Lulu e Browm! mas ser técnico não e só ser musico(não e cantar bem e saber sobre musica) envolve muitas coisas por isso não vou discorrer sobre quem melhor coach, mas acho que Ultima vox que Claudia pegou roubado nessa ultima rodada depois de já ter fechado time foi mais violenta que vimos e ouvimos nesse the voice junto com a do Gabriel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account