Log In

Opinião Spoilers

The Vampire Diaries – balanço da temporada

Pin it
Aproveitando o hiato de The Vampire Diaries, fazemos um balanço da segunda temporada. Com spoilers.

The Vampire Diaries
Ao contrário de muitos seriados, que têm uma primeira temporada boa, uma segunda fraca e uma terceira que volta a elevar o nível de qualidade, The Vampire Diaries surpreende com uma segunda temporada no mínimo dez vezes melhor que a primeira. Tem mais ação e está mais maduro. Passou da fase de drama adolescente, com as dificuldades de um relacionamento amoroso entre um vampiro e uma humana (hoje bem clichê). Damon e Stefan não tentam mais se matar o tempo todo – pelo contrário. Jeremy não é mais o irmão inocente que não sabe de nada. Caroline e Tyler estão prestes a ter seus destinos alterados drasticamente. E Katherine retorna, agora não mais como uma lembrança dos irmãos Salvatore, mas vem para ficar.

Só para relembrar… o último episódio da primeira temporada termina mais ou menos assim. Bonnie coloca o dispositivo de John para funcionar, o que enfraquece tanto os vampiros quanto outros seres sobrenaturais (e quem é que já não tinha certeza que esses seres seriam lobisomens, antes mesmo de acontecer qualquer coisa?). Anna, a vampira por quem Jeremy estava apaixonado, acaba morrendo na confusão, o que o deixa deprimido. Jeremy bebe o sangue que Anna deixou para ele e tenta se matar para se tornar um vampiro. Quem também se dá mal e acaba morrendo na caça aos vampiros é Richard, o prefeito de Mystic Falls e pai de Tyler. Enquanto isso, o próprio Tyler é afetado pelo dispositivo no meio de uma conversa com Caroline e Matt no carro e acaba causando um acidente. Caroline fica gravemente ferida. Por fim, Katherine se disfarça e toma o lugar de Elena, enganando Damon e beijando-o. O episódio termina quando ela revela sua identidade, tentando matar John com uma faca.

E agora?

Os personagens

The Vampire Diaries
Logo no primeiro episódio, uma das principais novidades da temporada nos é apresentada: a nova Caroline. Os médicos não têm certeza se ela vai ficar bem depois do acidente. Portanto, Damon dá um pouco de seu sangue para que Caroline se fortaleça. Se aproveitando da situação, e para mostrar que não está para brincadeira, Katherine mata Caroline, fazendo-a se tornar uma vampira. Um mundo completamente novo e assustador se coloca à sua frente. Agora Caroline tem que aprender a conviver com a sede por sangue e a controlar suas emoções e impulsos.

A situação é difícil no começo, ainda mais com as chantagens de Katherine e sem a ajuda de Bonnie (que apesar de dar a Caroline um anel para que ela possa andar no sol, não aceita a situação). Mas Caroline vai contar com a ajuda de Stefan, que além de babá, acaba se tornando seu grande amigo. Apesar disso, ela é uma vampira recém-criada e inexperiente e logo percebe que é um perigo para Matt. Assim, decide terminar o namoro com o garoto. Mas o interessante mesmo é o quanto Caroline amadurece depois da transformação. Deixa de ser a amiga fútil de Elena, melhora sua relação com a mãe e está sempre em ação, pronta para salvar o dia e ajudar os outros. Além do visual mais poderosa e confiante ter lhe caído muito bem.

Outra novidade é a quantidade de novos personagens que vão aparecendo ao longo da temporada. Um deles, o que mais chama a atenção, é o lindíssimo Mason Lockwood, irmão de Richard e tio de Tyler. Logo que o personagem chega à cidade já é perceptível que esconde um grande segredo. E não demora para descobrirmos que ele na verdade é um lobisomem. E quando chega a lua cheia ele se transforma (sem nenhum efeito especial muito impressionante) e quase mata Stefan, que por acaso estava por ali. É quando Tyler descobre tudo. E quer respostas. Depois de muita insistência, Mason acaba contando que o gene do lobisomem circula na família Lockwood e que para ativá-lo é necessário matar alguém, seja por assassinato ou por acidente.

The Vampire Diaries
É aí que Tyler se torna um personagem importante na história. Não é mais apenas um garoto rico, popular e bom nos esportes, sombra do melhor amigo, Matt. Todo o seu comportamento agressivo é explicado pelo gene presente em seu corpo. E devido a essa descoberta, Tyler vai deixando de ser o babaca da primeira temporada para amadurecer também. Até que um dia ele realmente acaba matando uma menina sem querer e ativa a maldição.

Mas quando isso acontece, Mason já está morto e não pode ajudar o sobrinho. Damon desconfiou de Mason desde o início e acabou arrumando confusão e fazendo um novo inimigo. Mason decide se vingar e arma uma emboscada para Stefan e Damon (que só não dá certo porque Caroline intervém). Damon descobre que Mason está em Mystic Falls atrás de uma tal “pedra da lua”. Depois, descobre ainda que ele quer essa pedra para entregá-la a Katherine, que também é sua amante (aliás, preciso dizer o quanto a Nina Dobrev é sortuda de estar sempre dando uns amassos nos mais bonitos do elenco?). Motivos suficientes para que Damon o torturasse e depois arrancasse seu coração com as próprias mãos. Infelizmente. Além de bonito, Mason era um cara legal, que apenas se apaixonou por Katherine e foi enganado por ela, como muitos outros.

Damon, aliás, é outro ponto forte da temporada. Fora a cena de arrancar o coração de alguém (que foi uma atitude bem típica do Damon), ele está cada vez mais sensível e emotivo. Logo no começo, está disposto a perdoar Katherine por tudo o que ela o fez passar. Mas então a nova – ou seria antiga? – vilã da história diz com todas as letras “Eu nunca te amei. Sempre foi Stefan”. De coração partido e bêbado, ele vai até Elena para afogar as mágoas. Só para ouvir mais coisas que não queria: “Eu amo Stefan. Sempre será Stefan”. Pobre Damon! É então que ele decide fazer algo estúpido, como sempre. Jeremy (que não morreu em sua rebelde tentativa de virar vampiro) entra no quarto e Damon o mata. Ou melhor, não mata, porque antes de ir embora John (que também não morreu) deixa com ele seu anel protetor. Mas só a tentativa já foi suficiente para que Elena passasse boa parte da temporada odiando e maltratando Damon.

Voltando aos novos personagens, temos Elijah, um dos vampiros originais (os primeiros). Ele guarda um grande mistério, além de uma força extrema – mesmo para um vampiro. Aparentemente, estacas de madeira não o matam. Luka e seu pai, Jonas, são dois bruxos que se mudam para Mystic Falls e Jonas tem Elijah como aliado (só resta saber para quê). Mas as novidades não são apenas masculinas. Rose, uma bela vampira, também aparece, inicialmente sequestrando Elena, mas depois muda de lado, e acaba se envolvendo com Damon.

Quanto aos antigos personagens, Matt fica meio apagado agora. Só se sobressai na cena em que é hipnotizado por Katherine e tenta ser morto por Tyler. Alaric continua ajudando os jovens aventureiros a destruir vampiros do mal e a desvendar mistérios. Depois de visitar o antigo escritório de sua ex, Isobel, está pronto para seguir em frente com Jenna. Ela, aliás, está bem feliz nessa temporada – fora a cena em que tenta se matar, induzida por Katherine, que faz isso como uma ameaça para que Elena deixe Stefan (só me pergunto como Jenna não descobriu nada sobre vampiros ainda, com tudo o que acontece à sua volta). Bonnie começa a temporada revoltada, mas vai melhorando com o tempo. Antes disso, ela e Damon não param de brigar – cheguei até a pensar que tanto ódio podia virar alguma outra coisa, apesar de que os dois não combinam nenhum pouco. E Jeremy resolve que é hora de lutar pelo bem-estar da família e começa a agir sem a permissão de Elena.

E por fim Katherine. Ela pode ser a maior bitch dos seriados do momento, que passa por cima de quem for para realizar suas vontades. Mas temos que admitir que Katherine tem estilo. Sua personalidade intensa e manipuladora (nunca sabemos se ela está dizendo a verdade) com certeza fez da atuação de Nina Dobrev algo mais interessante. Mas por mais absurdo que pareça, Katherine no fundo (bem no fundo) tem coração. No episódio nove, descobrimos seu verdadeiro passado. Assim como seu verdadeiro nome: Katerina Petrova. Uma garota com um comportamento extremamente escandaloso para a época (Bulgária, século XV), que teve uma filha fora do casamento e foi obrigada a dar o bebê antes de ser expulsa de casa pela família. Sim, ela sofreu. Foi para a Inglaterra e, para a própria proteção, transformou-se em vampira. Agora, de volta a Mystic Falls, ela quer Stefan de qualquer maneira. Mas é claro que Katherine não esperou mais de um século só para isso.

Os mistérios

The Vampire Diaries
Uma das coisas mais interessantes da segunda temporada é vermos que Elena não está ligada ao mundo dos vampiros simplesmente por namorar Stefan ou por ser parente de Katherine. Ela é, na verdade, uma peça chave para destruir a maldição dos vampiros e lobisomens e atrai a atenção até do mais velho de todos os vampiros existentes: Klaus.

Boa parte dos episódios gira em torno da “pedra da lua”. No século XV, antes de se tornar vampira, Katherine rouba essa pedra de Klaus e foge. No século XIX, quando se muda para Mystic Falls, ela faz um acordo com um membro da família Lockwood (um lobisomem). Dá a pedra a ele, além de entregar todos os seus amigos vampiros, em troca de fingir sua morte e fugir pelo mundo. Agora, a pedra continua em posse dos Lockwood. E muitos estão atrás dela. Mas para quê?

A pedra da lua é uma das peças essenciais para quebrar a maldição do sol e da lua (ou pelo menos uma delas). De acordo com a lenda, é essa pedra que faz com que os vampiros não possam andar no sol e que os lobisomens sejam escravos da lua cheia. Mas não é a única coisa necessária para quebrar o feitiço. Um sacrifício humano também é necessário. E esse sacrifício tem que ser Elena. Por quê? Aparentemente bruxas do passado ligaram a maldição à família Petrova, a qual, de séculos em séculos dá à luz uma sósia: primeiro Katherine (que, depois de transformada, se tornou inútil para o sacrifício) e depois Elena.

Sabendo da verdade e cansada de colocar a vida de todos à sua volta em perigo, Elena decide se entregar a Klaus e acabar logo com isso. Mas é claro que o plano não dá certo. O fato é que a pedra acaba indo parar com Katherine, que foi presa na tumba. Jeremy decide agir sozinho e pegar a pedra ele mesmo. Até aí, ele consegue, mas Katherine é mais rápida e não o deixa sair. E quando está quase matando o garoto, Stefan o salva, mas fica preso em seu lugar. Agora, para proteger Elena, Bonnie terá que tornar a pedra inutilizável por meio de magia. Será que ela consegue?

Os romances

The Vampire Diaries
Me parece que os roteiristas de TVD são fãs de triângulos amorosos. O primeiro (e mais conhecido) sempre foi Stefan-Elena-Damon. Mas nessa temporada dois outros triângulos estão propensos a se formarem. Um é entre Matt-Caroline-Tyler. Matt ainda gosta de Caroline e Caroline ainda gosta de Matt (o que percebemos no episódio dez). Porém, Caroline não pode compartilhar seu segredo com Matt. E na tentativa de ajudar Tyler a lidar com sua nova vida, os dois começam a construir uma amizade e uma intimidade muito grande. Os dois têm algo em comum que não têm com mais ninguém: são novatos no mundo sobrenatural. Será que vão mesmo se tornar mais que amigos? Se uma paixão entre uma humana e um vampiro já é difícil, imaginem entre uma vampira e um lobisomem? Seria o romance mais proibido de todos os tempos.

O outro triângulo é talvez Jeremy-Bonnie-Luka. Desde o episódio sete (o do baile de máscaras) um clima surgiu entre Jeremy e Bonnie, principalmente quando ele deixa claro: “Eu não sou mais uma criança, Bonnie”. Mas a jovem bruxa tem medo de se envolver com Jeremy, que além de ser o irmão de sua melhor amiga, é também mais novo. E como se isso não bastasse, surge Luka, que também é bruxo e ensina várias coisas novas para Bonnie, fazendo com que a garota se sinta à vontade ao lado dele. Eu particularmente torço por Jeremy, acho que eles combinam. Apesar de ser uma gracinha, Jeremy é meio depressivo, o que combina com a seriedade e a por vezes a chatice de Bonnie (que não era assim até a metade da primeira temporada).

O próximo episódio

The Vampire Diaries
Para todos que se simpatizam com o Damon, como eu, o décimo episódio não poderia ter terminado melhor. Será que finalmente vamos ver um beijo entre ele e Elena? Agora, Stefan está preso na tumba com Katherine. Levando em conta que lá não tem TV, internet, nem nada interessante para fazer, o que é que vai acabar acontecendo? Tudo bem que Stefan ame Elena, mas tenho minhas dúvidas se ele realmente superou Katherine. Afinal, como ela mesma ressaltou, ele ainda guarda uma foto dela em seu diário. Além do mais, descobrimos no episódio quatro que Stefan realmente se apaixonou por Katherine antes de ela começar a hipnotizá-lo.

Enquanto os dois não saem de lá, Damon tem a missão de proteger Elena sozinho. E, com Klaus perseguindo a sósia de Katherine é bem provável que eles tenham que passar muito tempo juntos. Elena também ama Stefan, mas está proibida de ver ou falar com o namorado. Em algum momento vai se sentir sozinha, não? No fundo, acho que Damon tem razão: Elena gosta dele também, gosta dos dois irmãos (e quem pode culpá-la pelo bom gosto?), apenas não tem coragem de admitir. Afinal, nos 10 episódios exibidos até o início do mês de dezembro não teve um momento em que não tivesse um clima de tensão entre os dois no ar. E Damon merece, depois de sofrer tanto e até mesmo de ter deixado uma lágrima rolar (isso mesmo!) por Elena.

Além da troca de casais, podemos esperar outra cena grandiosa para o episódio onze: a transformação de Tyler. Depois de vermos (pelo vídeo que Mason deixou) o quanto o processo é doloroso, será que Tyler vai agüentar? E onde estará Caroline nessa hora?

E Elijah? Será que nesse episódio ele vai finalmente revelar porque não quer entregar Elena a Klaus e de onde vem sua parceria com o pai de Luka? Veremos.

Séries citadas:

Terminando a graduação em jornalismo, tem 21 anos e um vício particular por seriados. Entre eles, The Vampire Diaries, True Blood, Grey's Anatomy, One Tree Hill, Prison Break, Lost, That '70s Show, Gilmore Girls… e por aí vai.

13 Comments

  1. Pingback: Veja um balanço da segunda temporada de "The Vampire Diaries" | MS Notícias

  2. Pingback: Tweets that mention The Vampire Diaries – balanço da temporada -- Topsy.com

  3. Lara Lima

    Eu nem queria comentar nada porque pelo que leio em alguns blogs sou sempre do contra quando se trata de TVD. Enquanto muitos querem ver Elena com Damon, eu acho lindo ela e Stefan. Tá legal, podem até dizer que os dois são chatos e Damon é f***, mas se Stefan é correto demais, o que dizer de Elena então? Os dois combinam e Damon merece alguém com mais fibra que Elena, com mais personalidade, tipo a Rose (Lauren Cohan é ótima).
    Desde sempre gostei da Caroline e agora como vampira muito mais. Fiquei triste quando ela e Matt terminaram, mas não é que ela e Tyler formam um casal bonitinho??? Se Matt não melhorar aquela cara de paisagem acho melhor que ela fique com o lobinho.
    O lindo do Mason veio e já foi – uma pena. Como você bem disse Laísa, nem vamos comentar o quanto a Nina Dobrev é sortuda de estar sempre dando uns amassos nos mais bonitos do elenco!!
    Também achei fofo Jeremy e Bonnie, mas a bruxinha é de longe a coisa mais chata que tem ali, pelo amor. Mas esse problema aqui é mais da atriz que do próprio roteiro.
    No mais, eu nunca apostei em TVD, mas ela surpreendeu. A cada episódio só melhora. Tô viciada nessa série.

    P.S: Nos últimos episódios, agora antes do hiato, Elena estava muito chata. Essa de “eu não vou deixar ninguém se sacrificar por mim” ou “eu vou me entregar a Klaus” não me convenceu.
    E deu pena do Damon, tava lá disposto a morrer por ela e a única coisa que ela pensa é no irmão. Sei que o triangulo é importante na série, mas bem que Damon podia esquecê-la.

    P.S2: Parabéns pelo texto.

  4. Gabriela Pagano

    Concordo com a Lara… gosto da Elena com o Stefan. E nessa temporada, o Stefan está bem mais legal… não está excessivamente bonzinho, né? É legal ver Damon e Stefan unidos, sem brigar o tempo todo.
    Essa temporada está incrível mesmo, muitíssimo superior à primeira temporada (que já foi muito boa). Acho que o nível de cada episódio desse segundo ano é o mesmo (ou até maior) que aquela season finale do primeiro ano, que foi in-crí-vel!
    Adorei as participações especiais em alguns episódios, uma pena mesmo o Mason ter morrido. Já o Trent Ford (que fez o Trevor) é sempre bem vindo, né? =] Mas a participação dele foi muita rápida! Podia ter ficado um pouquinho mais…
    Acho que toda essa historia da maldição envolvendo vampiros, lobisomens, bruxas, a selenita, tudo isso está movimentando bastante Vampire Diaries. E é incrível porque, diante disso tudo, sempre descobrimos ligações inesperadas entre as personagens (me choquei com o Mason e a Katherine!). Acho que, nessa temporada, é isso que faz com que a gente queira ver mais e mais cada episodio; cada um deles está cheio de surpresas! Que janeiro chegue logo e nos traga TVD de volta do hiato! ;) uehuahue

  5. Thiago Monteiro

    Que bacana ler um texto sem um monte de gracinhas e sarcasmos desnecessários!
    Parabéns! Pena que o texto aparentemente foi escrito antes do episódio 11, último do ano.

    Nunca fui fã de histórias de vampiros, odeio a outra saga cinematográfica e só baixei o piloto por 2 motivos:

    1- Kevin Williamson
    2- Falar mal

    Mas episódio por episódio a série foi me ganhando e é incrível a sua capacidade de se superar, quando a tendência é fazer 1 episódio muito bom e 2 medianos. TVD vai contra tudo isso, uma vez que em meia temporada, consegue fazer coisas que séries enrolam até duas para concluir.

    Hoje sou fã confesso, e engraçado lembra que não gostei de Hidden Palms (outra série do Kevin), já que o ritmo apresentado em ambas são praticamente iguais, onde cada episódio se descobria uma coisa nova relacionado ao mistério do assassinato e dos moradores da cidade.

  6. Maria Clara Lima

    Não passei do piloto. =/ Mas vendo sua review, dá até vontade de dá uma segunda chance.

  7. Vinícius Silva

    As pessoas têm falado muito sobre essa temporada. Eu ainda estou terminando a primeira. Não é a minha série favorita, está longe disso. Mas é um bom divertimento =)

  8. Ítalo Martins

    Concordo com a Lara – tirando o ponto em que Damon e Rose devem ficar, já que ela morre, mesmo assim, Damon e Bonnie ainda não me acostumei com a ideia de virarem Donnie :S

    Concordo também com a Maria Clara, tive preguiça de ler tudo isso e parei em “O Mistério”.

    Amei a matéria, totalmente fantástica, etc, etc.

    Parabéns.

    Só pra ressaltar, fãs de TVD, já perceberam que a escola deixou de ser o centro das atenções! Graças a Deus, há, sinto saudades do animalzinho de estimação do Damon, o Corvo!

  9. Paullo kidmann

    Bem para mim a série tá muito boa. O que eu sinto é o seguinte, A Nina está mais bem a vontade na série a atuação dela como Elena melhorou bastante, e ela ainda continua arrazando como Katherina Petrova, e por falar nela, eu gosto da Katherine é como ela mesmo disse em um episódio ai “Estou sempre cuidando de mim” e isso não faz dela ruim, claro que as vezes ela extrapola mais quem pode cupa-la afinal esse mundo dela é muito louco.
    Concordo com todo o lance da Caroline, ela ta muito bem na série e a Candice ta arrazando, só fiquei puto da vida com ela no episódio 11…ela extrapolou na chatice.
    Uma coisa me preocupa com todo esse lance de Klaus, Elijah é que ta sendo levado tudo muito ao extremo, tenho medo de não agradar o final e a série acabar sendo cancelada.
    outra coisa que me deixa tenso ( ATENÇÃO SPOILER) é que vi em um site que um persongem principal ia morrer, seria uma mulher, estou achando que seja a Caroline, e eu não quero que isso aconteça.
    Sobre os romances eu não acho que Bonnie e Luka vá dá certo afinal Luka não é do bem, e não quero que o Jer fique com a Bonnie pq ele é um mala e a Bonnie está chata nessa temp. ai vai ser uó.
    Ah eu gostei muito da Rose e muito mais daquele sutaque dela, muito fofa e gente boa.
    é isso. xo xo

  10. milena

    Discordo da maioria acima,amo a serie,mas acho que existe mais cumplicidade e quimica entre Damon e Elena,Damon merece Elena,ele nunca foi amado pela Kat,que ama o Sfefan que tambem parece ter se apaixonado por ela de verdade no passado ,sem ser hipnotizado,então acho que deveria Stefan ficar com Kat e Damon com Elena,sobre a Caroline concordo que ela tá dando um show ,não gostava dela na primeira temporada,mas agora to adorando,principalmente com Tyler, a unica coisa ruim ali é a Bonnie que não tem carisma nenhum.

  11. Thalita

    poxa eu acho q damon divia fica com bonnie por que elena todos sambre que ela ama stefan e ficara com ele mesmo que nesta temporada bonnie ta uma chata mais depois ela melhora fica mais legal e dizincana n, nao tem nada a ve ela com jeremy

  12. luana hellen

    eu prefiro que a elena fica com deimon pq na vida real eles namoram eu acho que o estefan tem q cair na real ele e muito bobo a elena deu fora nele 2 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account