Log In

Reviews

The Vampire Diaries – The Departed

Pin it

Série: The Vampire Diaries
Episódios: The Departed
Temporada: 
Número dos Episódios: 3×22 (Final de Temporada)
Datas de Exibição nos EUA: 10/05/2012

Wow! Foi realmente difícil encontrar palavras para descrever este episódio!

A terceira temporada de The Vampire Diaries teve uns deslizes e até chegou a ficar meio confusa, pois foram tantos elementos presentes que em alguns momentos não dava para saber se o foco era o Stefan estripador, os Originais atormentando todo mundo ou o perigo de extermínio dos vampiros. Entretanto, nesses últimos episódios da temporada, tudo foi voltando aos eixos e a Season Finale despertou uma ansiedade insuportável (no bom sentido) para a volta da série.

Flashbacks são, em sua maioria, muito interessantes. Geralmente esse recurso era usado para mostrar fatos ocorridos há algumas décadas ou séculos, mas desta vez o alvo central foi a vida da Elena no ano anterior, pouco antes da morte dos pais da garota. Pudemos ver a protagonista feliz e sem aquela tensão toda que a acompanha desde a aparição dos vampiros, embora tenha dado para notar que Elena sempre teve dificuldade em tomar decisões quando a questão é relacionamentos, mesmo com um humano (na época, Matt). Enfim, os flashbacks acima de tudo serviram para aumentar o drama do episódio e não para impressionar, com exceção de um momento que tem a ver com a escolha de Elena, mas falarei disso mais tarde.

Algo que impressionou foi o rolo envolvendo o que fazer com o corpo do Klaus, já que Damon havia escondido, mas Elena o “vendeu” para Elijah e Rebekah, só que no final Alaric dá um jeito de matar o pobre coitado. O que ninguém esperava era que Bonnie fosse colocar o espírito dele no corpo do Tyler para ninguém morrer, já que aparentemente Klaus falava a verdade sobre ter criado a geração dos Salvatores, Caroline e da mãe de Bonnie (além do próprio Tyler, é claro). O problema é que se Klaus (no corpo de Tyler) ficar em Mystic Falls, Caroline vai confundi-lo com o namorado e isso pode gerar algumas confusões, porque todos nós sabemos que Klaus tem uma queda pela vampirinha. Além do mais, Bonnie parece que aceitou mesmo usar a magia negra, e logo isso certamente trará algumas consequências. Será que a bruxa ficará má ou terá um alter ego revoltado feito o Alaric?

Com tanta confusão acontecendo na cidade, Matt dopou Elena e a tirou de Mystic Falls com o consentimento de Jeremy. A moça só acorda quando já esta dentro do carro e logo fica sabendo que Klaus morreu, portanto Damon e Stefan podem morrer também, então tem que de uma vez por todas revelar sua decisão. Elena decide o óbvio e (contrariando um monte de fãs Delena) acaba escolhendo Stefan. Como os irmãos estão muito distantes um do outro, e só pode voltar com Matt a tempo de se despedir de seu escolhido, ela liga para Damon para dizer que o escolheu Stefan e que poderia ter sido diferente caso ela tivesse o conhecido primeiro. É aí que os flashbacks têm uma das funções mais legais do episódio, pois é mostrado que Damon foi o primeiro que Elena conheceu, e ele disse que ela queria era um amor que a consumisse, o que a deixou um tanto mexida, mas o vampiro a fez esquecer de que eles se viram. E algumas horas antes de Matt a levar para fora da cidade, Elena disse que estar perto de Damon a consome. Conclusão: ainda pode haver uma esperança de Elena mudar o que decidiu.

Klaus estando morto e Alaric solto por aí, Rebekah decide acabar com a vida do ex-professor da maneira mais fácil e óbvia: matando Elena, já que se ela morrer, ele morre. Coincidentemente, ela provoca um acidente com o carro onde Elena e Matt estão, similar ao que matou os pais da moça, e por consequência também provoca a cena mais épica da temporada e talvez até mesmo do seriado todo. Impossível não ficar com o coração na mão vendo Matt e Elena no carro, intercalando com cenas do acidente da garota e dos pais no mesmo local. E como num bom DéjàVu, Stefan aparece novamente para salvar Elena do carro, assim como no primeiro acidente. Entretanto, talvez por culpa por todo mundo acabar morrendo por ela, ela pede que Matt seja salvo… E então adeus, Elena e… Adeus, Alaric.

A questão é: morte em The Vampire Diaries nem sempre é algo definitivo. A pessoa volta como vampiro, fantasma, por feitiço ou sei lá o que, mas um dia acaba voltando. Além disso, a protagonista não morreria, né… Ou seja, nem deu para ter pânico ao vê-la se afogando. Obviamente, depois de Elena morrer, Bonnie poderia inventar um feitiço louco e trazê-la de volta, quase como foi quando Klaus quebrou a tal maldição para se tornar híbrido. O fato é que, caso ficasse tudo bem com a Elena, por mais quanto tempo ficaria nessa de ela ser uma humana frágil e todo o pessoal sobrenatural se arriscar para salvá-la? Não poderia haver melhor momento para acontecer algo que também era óbvio que aconteceria um dia: Elena finalmente virar uma vampira! E também não poderia haver melhor desfecho para a temporada, com aquele gostinho de “quero mais” após Elena acordar de sua “morte”. Mas para ela virar vampira, tem que ter sangue de vampiro no sistema dela, não? Pois é, Dra. Fell usou essa pequena trapaça para curá-la depois do desmaio do episódio anterior, já que não foi um simples desmaio, e sim uma hemorragia cerebral. Ok, ok, a explicação para o sangue estar no corpo da Elena foi bem plausível.

Como eu disse, Elena virar vampira um dia aconteceria, mas a curiosidade é para o que acontecerá na nova vida dela. Talvez ela no começo se negue a completar a transformação, mas obviamente logo vai aceitar se alimentar e terá que lidar com o que ela é de agora em diante. Damon mesmo tendo sido rejeitado não abandonará a moça nesse momento, primeiramente porque até dá pra imaginar os Salvatores ensinando ela a se controlar, e também porque o trato de o rejeitado se afastar da cidade até a morte dela foi por água abaixo, já que agora ela viverá para sempre. Outro ponto importante a se pensar, é que todas as memórias que vampiros fizeram alguém esquecer, acabam voltando caso essa pessoa vire uma vampira; ou seja, Elena se lembrará do primeiro encontro que teve com Damon (antes de conhecer Stefan) e de como o que ele disse mexeu com ela, assim como lembrará da declaração de amor que ele fez na segunda temporada (mais precisamente no episódio 2×08, intitulado “Rose”). Isso reforça ainda mais a teoria de que ela irá repensar com quem vai ficar, já que pareceu que a escolha dela foi quase por gratidão ao Stefan.

E então, quem aí está surtando para a próxima temporada?

P. S. [1]: Agora que Klaus teve seu corpo destruído e se apossou do de Tyler, para onde o Tyler vai? Será que vão arranjar outro corpo para Klaus ocupar ou o Tyler passará definitivamente a ser o novo Klaus? Confusão… Além do mais, já que ele está vivo, o que aprontará agora?

P. S. [2]: Essa Season Finale foi um festival de mortes. Alaric, Elena, Tyler, Klaus… Está certo que desses somente Alaric morreu mesmo. Elena virou vampira, Klaus se apossou de Tyler e só o destino de Tyler que está incerto, já que está possuído talvez para sempre.

P. S. [3]: Seria a Bonnie uma possível ameaça para a quarta temporada? Ela é super poderosa e agora perdeu o medo de fazer magia negra. Além disso, ajudou Klaus e está revoltada por a relação com vampiros tê-la feito sofrer.

P. S. [4]: Agora fica a questão de quem criou a geração da Elena, né? Meredith injetou um sangue de vampiro qualquer nela, então cedo ou tarde terão que acabar com essa vontade de matar Originais, para o bem de Elena.

Séries citadas:

Cinéfila, louca por séries de televisão, leitora compulsiva e movida à música. Cineasta por formação e escritora por paixão.

8 Comments

  1. Dierli M Santos

    Season Finale muito boa. Eu já esperava que ela fosse virar vampira, mas não imagina que fosse  tão cedo. Muito boa, quero só ver o que vai rolar na próxima temporada.

    e a morte do Alaric conseguiu me emocionar NOVAMENTE.

  2. Bruna

    Eu achei que a cena em que a Elena virou vampira seria aquela coisa tipo “Meu Deus!”, foi bem fraquinha. Tava esperando ela ser mordida pelo Stefan ou algo assim, fiquei decepcionada.

    Foi ridículo fazerem ela ficar com o Damon e no season finale escolher o Stefan. Espero que tenha alguma reviravolta nessa estória.

    O Alaric pode voltar a viver, agora que a Elena tem vida eterna?

  3. FlaviaRibeiro

    Gente, o lance do amor que a consome? A quarta temporada não vai ser só da transição dela para vampira, mas também da transição dela de Stefan para Damon! Tô apostando nisso!!!
    Eu me emocionei com a morte do Ric, mas preocupada mesmo estou com Tyler!

  4. OLHOS

    to chorando até agora pelo RIC,ñ keria k ele morto.Eu gosto do KLAUS(mas gosto mais do ELIJAH)  pena k perdeu seu corpo,era mais bonito k o corpo do TYLER( ñ k o TYLER seja feio)

     A ELENA  tm tanto medo de se entregar ao amor k sente pelo DAMON
    k se agarra no STEFAN misturando o amor k ela sentia com gratidão.

    Uma das coisas k vai ter k acontecer na 4º temporada é o casal DELENA
    acontecer d uma vez por todos, ta ficando chato ela ficar com o STEFAN kerendo o DAMON.

     Nossa a BONNIE tava com uma cara de vilã mesmo,sera k ela vai pro lado negro da força?
    espero k ñ keria ela voltasse com o JEREMY( emocionante o RIC se despedir do JER).

  5. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 13 a 19/8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account