Log In

Reviews

The Newsroom – Contempt

Pin it

Série: The Newsroom
Episódio: Contempt
Número do Episódio: 3×04
Exibição nos EUA: 30/11/2014
Exibição no Brasil: 14/12/2014
Nota do Episódio: 9

Pense num edifício em chamas. É assim que se desenvolve a história da terceira temporada de Newsroom. Como se o fogo se alastrasse a cada passo dado pelos personagens da série. Como se cada episódio alimentasse as faíscas das mentes daqueles que se veem em frente a tela. Numa jornada longa e cansativa que aflige. Mas, que ainda assim traz esperança: esperamos que todos saiam desse prédio sem se queimar.

Na corrida para a venda da ACN, Lucas Pruit aparece como a última saída ao canal de notícias. Ele comparece ao Correspondents Dinner e faz com que os personagens da redação lidem com mais um problema. É interessante como conseguiram criar um personagem tão insuportável. Uma mistura de jovem-inovador-empreendedor-arrogante que acredita que pode revolucionar o jornal com a Internet e a participação intensa de seus colaboradores. Claro que a ideia de cobertura colaborativa é viável e utilizada por muitos canais (nos Estados Unidos, Brasil e outros países), mas a prepotência de um personagem que desconsidera a responsabilidade do jornalista, assim como o seu profissionalismo, faz com que eu dê aquele tique na caixinha de “personagem odiado da vez”.

s03e04_143

Enquanto Neal continua na Venezuela e Will lida com a pressão da justiça, Mac pede para que Jim mantenha um grupo de profissionais para fazer a matéria com os documentos sigilosos. Deadline? Para ontem, é claro! Brincadeiras à parte, o deadline para a quarta-feira deixa todos mais ansiosos na apuração e análise dos documentos. Isso também faz com que algumas pessoas questionem um pouco a pressa. Mas, com a possibilidade de que a fonte entregue esses documentos para outra pessoa, caso a ACN não se prontifique em fazer nada, quem não ficaria apressado?

Quanto à maratona de júris, Will acaba lidando com a situação de um jeito muito mais calmo e consciente. Talvez até previsível, depois das mudanças que o seu temperamento teve. Onde está o Will que perdia a cabeça? Aquele que se irritava muito mais constantemente? Ponto para o seu relacionamento com Mac, que, por sinal, parece ter trocado de personalidade com seu futuro marido. Ela me soa muito mais preocupada, agitada, tristonha e irritada.

s03e04_632

Mac: “Eu sei quem é a fonte. Já me encontrei com ela duas vezes. Por que você tem que enfrentar o júri e não eu?”

Will e Mac tem me surpreendido desde o começo do seriado. Sempre achei Will um arrogante suportável (até porque eu não esqueceria o carisma de Rosa Púrpura do Cairo que ele ainda traz). Simpatizei com Mac pelo o seu jeito irritante, engraçado de ser, que parece muito mais espontâneo. Pelo complemento que um traz ao outro, eles me fizeram olhar toda a história com outros olhos. Olhos que não apenas olham, mas enxergam. Apesar dos tropeços pelas escadas do prédio, a saída aparece muito mais nítida mesmo que em meio à fumaça do incêndio.

s03e04_796

Will: “Não importa quantos dias que eu passe na prisão. Eu não vou revelar a identidade da minha fonte”

Séries citadas:

22 anos, jornalista formada pela Unesp de Bauru. Suas primeiras séries foram: Lois & Clark, Veronica Mars, Gilmore Girls e Smallville. Atualmente acompanha: The Big Bang Theory, The Middle, além dos Top Chefs e Master Chefs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account