Log In

Reviews

The Good Wife – Hail Mary

Pin it

Série: The Good Wife
Episódio: Hail Mary
Número do Episódio: 6×11
Exibição nos EUA: 04/01/2015
Nota do Episódio: 10

Eletrizante. Emocionante. Impecável.

Eu seria capaz de passar o dia todo enumerando todas as qualidades de Hail Mary, The Good Wife, e da família King. Pois a série veterana da CBS – que, a esta altura do campeonato, não precisa provar mais nada a ninguém – entra o ano de 2015 chutando bundas e sambando lindamente nas nossas caras.

Depois de assistir ao episódio, ainda meio estarrecida, fiquei algum tempo pensando comigo mesma: “Como diabos escrever uma review sobre um episódio desses?”. Eis aqui a minha patética tentativa.

Quando a série se despediu de 2014 com o excelente The Trial (e aqui vem o meu sincero pedido de desculpas pela falha imperdoável de não conseguir resenhá-lo), fomos deixados com a impressão de que a ousadia – ou burrice, como preferir – de Kalinda custaria a Cary alguns preciosos anos de liberdade. Ameaçar Lemond Bishop foi de uma estupidez incrível, e só aumentou o meu ressentimento em relação àquela personagem que um dia amamos e que já foi tão essencial, mas que definitivamente não existe mais. Cary estava sem saída. Mal sabíamos o que estava por vir.

Mas os fins justificam os meios… Certo? Testemunhamos, meio incrédulos, o ato desesperado de Kalinda: ao alterar a “metadata” do e-mail do investigador americano, fabricando uma evidência que exoneraria Cary de uma vez por todas, a investigadora meteu os pés pelas mãos. Eis o arco derradeiro da personagem de Archie Panjabi, sem sombra de dúvidas. Confesso que, ainda que esperasse um plot twist capaz de salvar Cary, fiquei surpresa com a atitude da Ms. Sharma. O fato de que a prova exculpatória definitiva – e genuína – cruzou o caminho de Kalinda no último minuto possível só tornou o roteiro ainda mais brilhante.

“Sr. Agos, por favor, aceite minhas desculpas, em nome deste tribunal, pela acusação escandalosa e excessiva que sofreu. Essas palavras não compensarão seus últimos seis meses, nenhuma palavra jamais compensará, mas elas são tudo o que eu tenho, então as usarei agora. O caso está encerrado com prejuízo. […] Está livre, Sr. Agos, com nossas desculpas.” – Juiz Richard Cuesta.

Depois de um pedido formal de desculpas que não pode ser descrito de outra maneira a não ser ÉPICO, foi difícil segurar a emoção. As reações de Diane, Cary, Alicia, e até mesmo de Kalinda foram comoventes, e vieram para coroar um episódio turbulento e dramático, pontuado, por um lado, pelo “treinamento” de Cary para seu encarceramento iminente – e que rendeu momentos tão cômicos quanto trágicos (“você tem que transar!”, really?) –, e, por outro, da preparação de Alicia para o debate com Prady.

AliciaPeter

Este último rendeu momentos deliciosamente suculentos, primeiro com um “Prady wannabe” emaconhado, depois com um Polmar afiado, e, por fim, com Alicia sambando na cara de Peter. E como não amar a fina ironia do discurso politicamente correto da boa esposa ao pedir que não a confundam com seu marido notoriamente corrupto apenas momentos depois de ela lhe pedir um enorme favor em benefício de Cary? Santa Alicia, Santa Alicia…

(e, por favor, não esqueçamos de Marissa, a body woman mais sensacional de todos os tempos!)

Além disso, este foi o arco perfeito para isolar Alicia do caso de Cary, ainda mais considerando que o juiz Cuesta não gosta nada dela, como Diane bem apontou (e Eli agradeceu). Depois da manobra de Peter – um tanto falha, é verdade –, e das possíveis desastrosas consequências do ato de Kalinda, aguardemos os próximos episódios… Ansiosamente.

Não acredito que a coisa toda explodirá com tanta rapidez, ainda mais porque sabemos que Archie Panjabi fica até a season finale, mas, mais uma vez, temo pela liberdade de Cary. Será o depoimento de Ruiz capaz de manter o veredito, apesar de todos os pesares? Cuesta não será leniente, essa é uma certeza.

Hoje, quando eu penso que nem faz tanto tempo assim que todos nós temíamos pelo futuro de The Good Wife após a repercussão da saída de Josh Charles, dou risada. Como fomos bobos em não confiar cegamente nesta equipe brilhante de roteiristas, meu Deus! A série soube, como poucas, renascer das cinzas, reinventando-se sem medo quantas vezes for necessário. Depois de um episódio como esse, visualizo Robert e Michelle King gritando aos quatro ventos, para quem quiser ouvir: “and that’s how it’s done!” (Scott Buck e Sara Colleton, estou olhando para vocês! Dexter, anyone?). Hail Mary veio para engrandecer ainda mais esta que, sem dúvidas, é uma das melhores séries da atualidade. Bravo!

(E uma merecida menção honrosa à atuação de Matt Czuchry por todo este penoso arco de Cary, por favor! Em meio à um elenco estelar, repleto de Juliannas, Alans, Christines e Archies, o talento de Matt poderia ser facilmente ofuscado. Not anymore.)

Alicia

PS: Mais alguém aí achou que o Cary ia fugir quando ele saiu apressado de seu apartamento depois de ver todo aquele dinheiro em sua conta? Fiquei apreensiva, confesso. Mas ei… Lembremos que “a Espanha tem acordo de extradição com os Estados Unidos”!

PS2: Apenas porque sim…

tumblr_nhrhwfxaZr1qabls9o7_400

Séries citadas:

é Analista de Relações Internacionais, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Letras pela UFPR. Apaixonada por livros, música e séries de tv, será eternamente uma "Garota Gilmore", mas também assiste The Good Wife, Castle, Orphan Black, Grey's Anatomy, Hart of Dixie, Nashville, Parenthood - entre um milhão de outras - e jura amar todas.

2 Comments

  1. Lucas Victor

    Tudo nesse episódio foi brilhante, é até difícil falar sobre, não como tu conseguiu fazer essa review XD

  2. Laura

    Fiz uma maratona de The Good Wife no fim de semana, estava atrasada em relação a 6ª temporada, e hoje cheguei a este episódio Espetacular, que série que foi capaz de reinventar!! Enfim que venha o fim do hiatus( que achei muito longo) para terminar mais uma temporada brilhante!!

    Vi em alguns sites, que os roteiristas programaram a série até a 7ª temporada!! Será que realmente este é o seu penúltimo ano?

    Ótima review, você conseguiu colocar em palavras, todas as sensações sobre este episódio!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account