Log In

Reviews

The Following – The End is Near

Pin it
Série: The Following
Episódio: The End is Near
Número do episódio: 1×14
Exibição nos EUA: 22/04/2013
96
4.8
3

The Following chega aos seus dois últimos episódios da temporada e, depois de uma estreia fora de série, nada mais natural do que as expectativas dos fãs subirem ainda mais com o final do primeiro ano do seriado. Já mencionei diversas vezes aqui, mas não custa reafirmar que a série é sim uma das melhores estreias da temporada americana. No entanto, expectativas altas podem acabar em frustrações. Por outro lado, depois de The End is Near, vai ser difícil The Following conseguir terminar a temporada de qualquer outra forma, que não seja simplesmente espetacular.

Tanta emoção no episódio começou com o fato de que Carroll precisou sair da segurança da sua casa, e pior, ferido pelo golpe de Claire. Joe e seus seguidores precisavam continuar a história do livro, e para isso tiveram que fugir do cerco montado pelo FBI ao redor de Havenport. Joey – que já nos mostrou ser uma criança de verdade e não um fantoche de televisão – foi esperto e conseguiu descrever com detalhes a casa onde estava sendo mantido como refém. Assim, já nos primeiros minutos de The End is Near, Ryan já tinha a localização da casa em que a seita de Carroll se refugiava.

Agora que a história do livro de Joe tomou um novo rumo, a personagem de Claire virou uma mártir. No entanto, ela ainda é mantida viva, isso porque a ideia de Carroll é matá-la na frente de Ryan. Enquanto o encontro final não acontece, os seguidores de Joe vão aterrorizando a vizinhança de Havenport. O ataque ao Centro de Evacuação não deu o retorno esperado. Apesar de facilitar a fuga de Carroll, as baixas foram grandes para o lado a seita, nove serial killers, contra cinco civis morreram no incidente. Acredito que a ideia de homicídio em massa computava números bem maiores nas mortes de inocentes. Em relação às mortes dos seguidores de Joe, elas não devem fazer muita diferença. Quando Carroll pareceu se importar com as pessoas que morrem por ele? Nunca.

O grupo de serial killers também conseguiu capturar Debra e ao invés de simplesmente matá-la, os seguidores de Joe fizeram muito pior. A agente do FBI, e uma das melhores amigas de Ryan, foi enterrada viva e deve ocupar um bom tempo da sua equipe na season finale da série. Agora Hardy vai precisar salvar a amiga, ao mesmo tempo que precisa encontrar Claire e Joe.

Enquanto a cidade de Havenport entrava em pânico com o ataque ao Centro de Evacuação, Carroll levou a ex-esposa e mártir da sua história para o alto mar. Tudo para organizar o final de seu livro, sempre baseado na obra de Edgar Allan Poe. Em The End is Near, Claire foi mais esperta que no episódio anterior, Havenport. A mártir de Joe também virou heroína e conseguiu ferir novamente Carroll. Claire atingiu o ex-marido com uma garrafa de vinho e também abriu novamente a ferida no abdômen de Joe. Tudo isso possibilitou que ela salvasse as vidas do casal Phil e Vicky Gray.

No entanto, como nem tudo poderia ser perfeito na estratégia de Claire, ela conseguiu salvar o casal, mas foi pega novamente por Jacob e a vadia da Emma. Mas vamos combinar que Claire podia ter pensado, por um segundo que fosse, que em um lugar pouco movimentado – como parecia ser o local da casa dos Gray – o primeiro carro que apareceria na estrada fosse exatamente o que estivessem Jacob e Emma.

The End is Near também ficou marcado pela morte de Jacob, um dos personagens mais marcantes da primeira temporada de The Following. Jacob era o seguidor mais controverso de Joe. Ele demorou até conseguir matar alguém e não era uma pessoa com problemas sociais, como a maioria dos seguidores de Carroll aparentava ser. Jacob veio de uma família abastada, filho de médico e estudante de medicina. Largou tudo para seguir Emma e os ensinamentos de Joe. Talvez por esses motivos Jacob tenha “fraquejado” no final. Deixou Joey escapar para as mãos de Ryan e acabou perdoando e acreditando novamente no amor de Emma. Acabou morto pelas mãos do amor.

Amor e morte, duas palavras que são constantes na seita de Carroll. A reza do grupo no início do episódio foi assustadora. “Na morte, há vida. Na morte, há amor. Na morte, há tudo”. Que venha a season finale.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

4 Comments

  1. Arthur de Melo

    Aline, me parece que a season finale vai ser muito boa. Não vejo a hora de assistir, rs. Nesse penúltimo episódio, eu só não gostei da morte do Jacob, pois ele se mostrou um dos melhores personagens e eu ainda tinha esperança do mesmo fugir e se tornar uma pessoa melhor. Já em relação a Claire, eu desconfiei desde o princípio que ela iria atacar o Joe com a garrafa de vinho, mas ela foi muito burra em acenar para o carro que estava passando na estrada. Duvido muito que Joe vai mesmo matá-la, mas como a série é imprevisível, podemos ser surpreendidos. Bem, no mais é isso mesmo, te espero na próxima review com o final eletrizante!

  2. Augusto Campos

    Estou acompanhando a serie,apesar de estar gostando já comecei a sentir um deja-vu, muitas coisas que acontece me leva a pensar na antiga serie 24 horas. Os agentes do Fbi parece amadores,situações bizarras deixa de acontecer,como chegar no local e não conseguir prender o bandido,pois sempre chegam atrasado.O papel do ator principal Kevin Bacon,parece-me muito fraco para ser um agente do Fbi .Ou o Fbi é apenas nome ou ate um policial faria melhor a operação.

  3. alineben

    Foi triste a morte de Jacob Arthur, mas já me acostumei as pessoas morrendo em The Following. Se formos acreditar na season finale, até o personagem principal da série morreu… hehehe. Aguardemos a segunda temporada!

  4. alineben

    Realmente uma das maiores reclamações sobre a série são as ações do FBI, pois estamos acostumados com uma polícia americana bem mais efetiva se formos usar como comparação outros seriados. Na season finale também, a equipe do FBI chegou atrasada, Ryan acabou definindo tudo sozinho. Vamos ver se no segundo ano da série os agentes melhoram de nível… hehehe. Acredito que Ryan merece um desconto, já que estava aposentado por invalidez…. rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account