Log In

Reviews

Terra Nova – Instinct

Pin it

Série: Terra Nova
Episódio: Instinct
Temporada:
Número do Episódio: 1×03
Data de Exibição nos EUA: 3/10/2011

Com seus personagens devidamente apresentados no episódio de estreia, além de explorar um pouco da mitologia, é hora de seguirmos adiante, o que pode não durar tanto assim graças à própria natureza.

O episódio começa com três militares de Terra Nova sendo atacados por algo misterioso. O Com. Taylor, junto com Jim e mais alguns, vão até o local onde o contato com os homens foi perdido. A única certeza que eles tem é que, ao menos dessa vez, os Sextos não tem nada a ver com isso.

Paralelamente, a família Shannon segue se adaptando ao lugar. Josh e Skye estão cumprindo pena com serviços comunitários, graças ao que aprontaram no episódio anterior, enquanto vão ficando mais próximos. Já Maddy vai aumentando seu interesse pelo soldado Reynolds, enquanto continua sendo a sabe-tudo que explica tudo aquilo que precisamos (e até o que não precisamos) saber. Verdade seja dita, de todos os membros da família a mais irritante é a Maddy justamente por isso e acredito que é erro do roteiro que não está sabendo dosar.

Ela explicar uma ou outra coisa, até vai, embora eu ache que os telespectadores deveriam conhecer Terra Nova ao longo dos episódios, como na hora de Walsh explica táticas de sobrevivência e os valores nutritivos de larva de besouro, não através de explicações didáticas. Agora do jeito que está, ficou bem exagerado, a menina não deixa escapar nem um comentário da mãe sobre o tom de amarelo da casa.

Falando em Elisabeth, ela reencontra em Terra Nova um antigo colega de faculdade chamado Malcolm Wallace. Uma tremenda coincidência, não é verdade? Claro que Jim investiga e descobre que Malcolm foi o responsável pelo recrutamento de Elisabeth, provavelmente contando com a prisão de Jim para vê-la chegar sozinha e ter uma chance de retomar o relacionamento, já que eles são ex-namorados.

Com isso iniciamos o triângulo amoroso da série, afinal, o chefe de ciências do lugar deve ter muito mais em comum com a médica do que um policial, tornando-se um rival perigoso. Particularmente, não sou muito fã desse tipo de situação, mas parece que isso gera interesse do público, já que o triângulo amoroso é bastante utilizado, não só em séries de Tv, mas em várias obras cinematográficas e literárias.

Na minha opinião, a série ganharia muito mais explorando esse mundo novo e suas particularidades, justamente o que ocorreu na melhor parte do episódio. As criaturas que atacaram os homens eram o mesmo bicho que estava fazendo barulho e atrapalhando a noite de amor entre Elisabeth e Jim.

Era um pequeno réptil alado, desconhecido daquela área, que estava migrando com toda sua espécie, iniciando ataques cada vez mais violentos contra os habitantes de Terra Nova.

O motivo? A colônia foi construída justamente no local de procriação da espécie, sendo necessário descobrir uma maneira de afastar os répteis dali. Jim e Taylor conseguem capturar um casal de reptéis, permitindo para Malcolm e Elisabeth sintetizarem feromônios suficientes para atrair todos para um novo local, onde poderiam procriar em paz.

Com a crise resolvida, os filhos dormem sossegados e o casal pode finalmente ter o seu momento.

Bem, como disse, episódio bem interessante, a crise com os répteis prendeu bastante minha atenção e achei os efeitos melhores, talvez por serem bichos menores e mais fáceis do que dinossauros gigantes. Muita tensão com aquela nuvem de répteis se aproximando da colônia e solução bem plausível.

Se seguir por esse caminho, a série só precisará acertar um pouco mais seus personagens e poderá ter um futuro promissor.

Séries citadas:

Edvando Tertuliano, o Eddie, é bancário e ator de teatro e assiste mais séries do que o tempo permite, mas consegue dar conta de todas. Sua série do coração é Friends, mas também é fã de dezenas de outras, incluindo Fringe, Dexter, Breaking Bad e The Big Bang Theory, e está sempre em busca de novidades...e de coisas antigas também (Arquivo X, por exemplo).

4 Comments

  1. Bruno

    Qualquer semelhança com “Os Passaros” de Alfred Hitchcock não deve ser apenas coincidência…

    Notou que a tenente pegou no comandante após ele voltar da fertilização e ele esquivou-se? Sera que tem algo ai? Aliás, desde quando General faz serviço de sargento? Por que foi o comandante junto com Jim e não Jim e qualquer outro suboficial?

  2. Eddie

    Bem lembrado, ele deveria arriscar-se o menos possível, já que é o líder da parada, mas está em todas as missões (ele também vai checar os companheiros mortos).

    Sobre se tem algo, bem, acho que vai revelar alguma coisa sinistra dele ainda.

  3. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 17/10 a 23/10

  4. Heloisa

    Meu marido disse a mesma coisa (sobre a comparação com “Os pássaros”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account