Log In

Especiais

#TeleSéries10Anos: conheça os vencedores do Prêmio TeleSéries

Pin it

Entre os dias 1 e 10 de agosto, o TeleSéries retomou um antigo hábito. Convidar seus leitores para, juntos, elegermos as melhores séries da temporada. A partir de lista montada com as preferência dos colaboradores, selecionamos sete indicados em 14 categorias e montamos a votação para definir os vencedores do Prêmio TeleSéries. O resultado você vê a seguir: um belo mosaico do que há de bom e de popular na TV na atualidade. Confira a lista e deixe seu comentário. Ano que vem tem mais!

Melhor Drama

Game of Thrones
A eleição de drama do ano foi difícil. Quatro séries em algum momento ficaram entre as mais votadas em uma disputa tão acirrada como a batalha pelo Trono de Ferro. Mas não teve jeito, e a eleita foi Game of Thrones, com 18.72% dos votos. A série é fruto de discussões acaloradas, de comparações sem fim com os livros de George R. R. Martin, críticas, elogios, memes na internet e a somo de tudo isto só significa um coisa: que é um drama de sucesso, de muito sucesso, destes que aparecem um a cada década. Nada mais justo, portanto, que seja coroada o destaque da temporada 2011-2012.
Outras séries votadas: Grey’s Anatomy 16.58%; The Good Wife 15.51%; Fringe 15.51%; The Walking Dead 14.44%; Breaking Bad 12.83%; Sherlock 6.42%.

Melhor Comédia

The Big Bang Theory

Prevejo reclamações. Pra muito fã de séries, The Big Bang Theory já esgotou seu prazo de validade. Mas quem segue a série fielmente, comos os 40.12% de telespectadores que a elegeram, The Big Bang Theory chegou ao seu ponto de maturidade, com atuações sólidas, bons textos, convidados especiais de renome (como Leonard Nimoy e Stephen Hawking), elenco renovado com a presença mais constante de Mayim Bialik e Melissa Rauch e mais tempo de tela para os coadjuvantes Kunal Nayyar e Simon Helberg. A sitcom mais popular dos EUA é também a preferida dos leitores do TeleSéries.
Outras séries votadas: Community 15.7%; Modern Family 14.53%; How I Met Your Mother 13.95%; Parks and Recreation 7.56%; Happy Endings 4.65% e 30 Rock 3.49%

Drama Revelação

Once Upon a Time

Na categoria Drama Revelação tivemos a disputa mais acirrada edição 2011-2012 do Prêmio TeleSéries. Apenas 0,57 ponto percentual separaram a campeã Once Upon a Time (30.46% dos votos) da segunda colocada Homeland (29.89%). Puea verdade: os dois foram mesmo as grandes novidades do ano na TV, um entre os shows da TV aberta americana, outro nos canais de TV por assinatura. A vitória de Once Upon a Time por uma cabeça se justifica pela temática universal, que gerou uma série capaz de encantar de crianças a adultos, sem subestimar a inteligência de ninguém.
Outras séries votadas: Revenge 20.11%; Person of Interest 8.62%; Smash 4.02%; Boss 3.45%; Grimm 3.45%.

Comédia Revelação

New Girl
New Girl começou a temporada como a comédia mais promissora da TV. Depois disso muita gente se decepcionou. Bom, mas quem ficou até o final da temporada (como os 28,31% de votantes do Prêmio TS) acabou premiado com uma comédia jovem moderna, com personagens excêntricos promissores e com potencial para ficar um bom tempo no ar. A concorrência chegou bem perto, mas New Girl é a comédia revelação da temporada.
Outras séries votadas: 2 Broke Girls 27.71%; Hart of Dixie 12.65%; Veep 10.84%; Don’t Trust the B—- in Apartment 23 8.43%; Girls 7.23%; Up All Night 4.82%.

Melhor Ator em Drama

Bryan Cranston em Breaking Bad
É uma afirmação óbvia (que acredito que só o diretor de programação do AXN não sabe) mas tem que ser dita: Breaking Bad é a série mais cult da atualidade. E, na base do boca a boca, este culto só aumenta, temporada após temporada. Eis que o drama do canal AMC também se destaca aqui entre os leitores do TeleSéries, dando uma vitória com razoável vantagem (29.27% dos votos) para Bryan Cranston na categoria de melhor ator em drama. Walter White começou o quarto ano temendo pela própria vida e encerrou ela como gênio do crime. E nós ficamos boquiabertos o tempo todo.
Outros atores votados: Benedict Cumberbatch (Sherlock) 20.73%; Damian Lewis (Homeland) 17.07%; Jon Hamm (Mad Men) 10.98%; Michael Emerson (Person of Interest) 12.8%; Tom Selleck (Blue Bloods) 6.1%; Kelsey Grammer (Boss) 3.05%.

Melhor Atriz em Drama

Claire Danes - Homeland
17 anos depois de conquistar os corações adolescentes com My So-Called Life, eis que Claire Danes voltou aos seriados de TV. E voltou arrebentando! Homeland é um dos grandes show da atualidade e grande parte disto se deve a sua performance impecável como a bipolar agente da CIA Carrie Mathison. É a atriz preferida de 31.58% dos eleitores e, portanto, a vencedora do Prêmio TeleSéries na categoria drama.
Outros atores votados: Anna Torv (Fringe) 23.39%; Julianna Margulies (The Good Wife) 18.13%; Madeleine Stowe (Revenge) 14.62%; Elisabeth Moss (Mad Men) 4.68%; Mireille Enos (The Killing) 4.09%; Kyra Sedgwick (The Closer) 3.51%.

Melhor Ator em Comédia

Jim Parsons  - The Big Bang Theory

Os outros candidatos, literalmente, ficaram comendo poeira. Jim Parsons, de The Big Bang Theory, foi eleito o Melhor Ator em Comédia com 50.58% dos votos – ou seja é o preferido por mais da metade dos eleitores. Na quinta temporada de Big Bang Theory vimos Sheldon Cooper sentar numa cadeira jogada no lixo, namorar, se apaixonar por um pássaro, conhecer Stephen Hawking, deixar o cabelo crescer; quebrar um brinquedo do Leonard… Se você lembrou de ter visto todas estas cenas e sorriu, bom, você também foi capturado pelo talento de Jim Parsons.
Outros atores votados: Ty Burrell (Modern Family) 19.77%; Joel McHale (Community) 8.14%; Louis C.K. (Louie) 7.56%; Alec Baldwin (30 Rock) 6.98%; Garret Dillahunt (Raising Hope) 5.23%; Adam Scott (Parks and Recreation) 1.74%.

Melhor Atriz em Comédia

Zooey Deschanel em New Girl

“Hey girl, whatcha doing? / Hey girl, where you going?”… A musica cola na cabeça e tudo é culpa da adorkable Zooey Deschanel, responsável direta por tornar New Girl um dos hits do ano. Com 31.48% dos votos, Zooey foi eleita a Melhor Atriz em Comédia pelo papel da adorável e nerd Jess, um papel que só poderia mesmo ser interpretado por ela.
Outros atores votados: Julia Louis-Dreyfuss (Veep) 16.05%; Amy Poehler (Parks and Recreation) 14.81%; Rachel Bilson (Hart of Dixie) 12.35%; Tina Fey (30 Rock) 9.26%; Christina Applegate (Up All Night) 8.02%; Martha Plimpton (Raising Hope) 8.02%.

Melhor Ator Coadjuvante em Drama

Peter Dinklage em Game of Thrones
Vencedor do Emmy Awards e do Golden Globe, Peter Dinklage se tornou o ator coadjuvante a ser batido. Não será fácil. Dinklage é carismático e seu personagem, Tyrion Lannister, é o mais cerebral e sofisticado e irreverente personagem de Game of Thrones. A popularidade lá fora se reflete aqui no Brasil também, onde foi escolhido o Melhor Ator Coadjuvante em Drama com 27.84% dos votos.
Outros atores votados: John Noble (Fringe) 25%; Robert Carlyle (Once Upon a Time) 18.75%; Aaron Paul (Breaking Bad) 7.95%; Jon Bernthal (The Walking Dead) 7.39%; Mandy Patinkin (Homeland) 6.82%; Giancarlo Esposito (Breaking Bad) 6.25%

Melhor Atriz Coadjuvante em Drama

Lana Parrilla em Once Upon a Time
Espelho, espelho meu: existe vilã mais popular na TV que a Rainha Má de Once Upon a Time? Aparentemente não. Lana Parrilla foi eleita Melhor Atriz Coadjuvante em Drama com 24.16% dos votos, inclusive batendo outra vilãs. Não dá pra dizer ao certo ainda quantos anos Once Upon a Time permanecerá em nossas vidas. Mas uma coisa é certa – a Regina/Rainha Má é o papel da vida de Lana Parrilla e merece ser reconhecido com muitos Prêmio.
Outros atores votados: Lena Headey (Game of Thrones) 23.6%; Jessica Lange (American Horror Story) 16.29%; Archie Panjabi (The Good Wife) 14.61%; Anna Gunn (Breaking Bad) 10.67%; Christine Baranski (The Good Wife) 5.62%; Megan Hilty (Smash) 5.06%.

Melhor Ator Coadjuvante em Comédia

Max Greenfield em New Girl
Surpresa! Max Greenfield recebeu 27.5% dos votos dos eleitores e é o vencedor do Prêmio TeleSéries na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Comédia. Nós conhecemos Greenfield em Veronica Mars, tem gente que lembra dele em Ugly Betty, ou por passagens rápidas por outras séries. Mas foi agora, em New Girl, que ele revelou um talento cômico ímpar, interpretando o complexado e sofisticado Schmidt. E com esta vitória, New Girl acabou surpreendentemente sendo a série mais premiada do ano, campeã em três categorias.
Outros atores votados: Chris Colfer (Glee) 21.25%; Danny Pudi (Community) 15%; Ed O’Neil (Modern Family) 12.5%; Nick Oferman (Parks and Recreation) 11.25%; Jim Rash (Community) 10.63%; Chris Pratt (Parks and Recreation) 1.88%

Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia

Sofía Vergara em Modern Family
Sofia Vergara anda se tornando presença garantida em listas. E no topo delas. Este ano, segundo a Forbes, foi a atriz de televisão que mais ganhou dinheiro nos EUA. Aparece também nas das mulheres mais sexys da atualidade e nas das mulheres latinas mais populares (ao lado de Dilma). E agora está também no topo da lista de atrizs coadjuvantes em comédia favoritas dos eleitores do Prêmio TeleSéries (com 25% dos votos)! Depois de três temporadas, exibindo decotes, falando alto e errando no inglês, tudo pra proporcionar momentos cômicos genuínos, ainda não cansamos da Gloria de Modern Family. Aliás, provavelmente nunca cansaremos!
Outros atores votados: Allison Brie (Community) 17.76%; Betty White (Hot in Cleveland) 15.13%; Julie Bowen (Modern Family) 14.47%; Eliza Coupe (Happy Endings) 10.53%; Gillian Jacobs (Community) 7.24%; Zosia Mamet (Girls) 9.87%

Melhor Ator ou Atriz Convidado em Drama

Loretta Devine - Grey's Anatomy
A categoria Melhor Ator ou Atriz Convidado em Drama estava dominada por atores indicados por The Good Wife. Mas quem foi nomeada foi Loretta Devine, de Grey’s Anatomy, com 22.98% dos votos. Aliás, Grey’s Anatomy ficou perto de ganhar o prêmio de melhor drama – e é compreensível, porque a série teve uma temporada sólida, voltando a mostrar as qualidades de seu primeiro anos. E entre os pontos altos da temporada estão justamente as atuações de Loretta, retratando com talento a progressão do Alzheimer em sua personagem, Adele Webber.
Outros atores votados: Emilie de Ravin (Once Upon a Time) 22.36%; Carrie Preston (The Good Wife) 15.53%; Michael J. Fox (The Good Wife) 15.53%; Matthew Perry (The Good Wife) 12.42%; Uma Thurman (Smash) 9.94%; Dylan Baker (The Good Wife) 1.24%

Melhor Ator/Atriz Convidado em Comédia

Mike O'Malley - Glee

Tem Glee também no Prêmio TeleSéries! A comédia teen, que muita gente adora falar mal, segue emocionando depois de três anos e é dela que vem o vencedor na categoria Melhor Ator/Atriz Convidado em Comédia, com quase um terço dos votos (32.05%). O ator premiado é Mike O’Malley, que faz o papel de Burt Hummel, pai de Kurt. O mecânico que virou congressista é um dos personagens regulares mais queridos da série e se tornou figura obrigatória na lista dos melhores pais da TV.
Outros atores votados: Paul Rudd (Parks and Recreation) 16.67%; Megan Mullally (Happy Endings) 12.82%; Jon Hamm (30 Rock) 10.9%; Louis C.K. (Parks and Recreation) 10.26%; Katy Perry (Raising Hope) 9.62%; Kathryn Hahn (Parks and Recreation) 7.69%.

E então, gostou do resultado? Até o ano que vem!

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

13 Comments

  1. Bianca Mafra

    Alguns eu não concordo, alguns eu nem vejo, mas isso eh comum em todas as premiações e o Teleséries não poderia ficar de lado. muito feliz, principalmente, pelo anão preferido de todos

  2. Paulo Serpa Antunes

    Pedro, procura no Google Images por “modern family Dude Ranch” que é o nome do episódio em que eles vão pro rancho. Tem várias fotos da Sofia cavalgando.

  3. biancavani

    Eu estava ansiosa para ver os resultados. Legal. Apenas três nos quais votei venceram, mas todos os concorrentes eram da maior qualidade e, na verdade, é questão de gosto particular (o meu não coincide mesmo, em geral, com o da maioria).
    Então parabéns. Teleséries, pelo concurso: gerou um agito, um entusiasmo bem legal. A propósito, queria saber do PAULO se esse concurso/resultados são transmitidos para alguma(s) midia (por exemplo, emissora de tv, produtoras das séries, publicações dos USA. Isto é, se essa informação não for sigilosa…

  4. Cleide Pereira

    adorei a maioria das premiações mas continuo tendo a opinião que New Girl não merece premiação para melhor atriz em comédia … se ainda fosse a Cece que é muito mais engraçada

    #pronto falei

    todos os ganhadores merecem o prêmio … parabéns Teleséries o/

  5. Mario Madureira

    Feliz pela Lana Parrila [2] e é claro pelo meu querido Once Upon a Time! Não há como contestar. Once Upon a Time chegou em nossas vidas e espero tê-lo por muito tempo!

  6. Paulo Serpa Antunes

    Bianca, acho que lá atrás há alguns anos eu procurei fazer esta divulgação. Este ano não. Na verdade este ano a votação saiu meio apressada – o software deu uns probleminhas e o tempo foi mais curto porque estávamos preocupados com o novo layout.
    Mas acho a votação série e bacana, acho que podemos e devemos aumentar a relevância dela para além dos limites do site.

  7. biancavani

    Não é mesmo? Penso que esses dados sejam valiosos para essas midias. Por exemplo, conhecer melhor o gosto do público; divulgar a popularidade (isso é uma espécie de propaganda); e coisas assim.
    E, à parte o aspecto, digamos, ligado a negócios, tem também o lado puramente de fãs . Li recentemente que houve uma convenção de fãs de Doctor Who no Brasil; foi filmada; mandaram cópia para a BBC ou Matt Smith (não me lembro direito) e houve resposta dizendo que não faziam ideia da popularidade que tinham por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account