Log In

Opinião Sintonia

TeleSéries Soundtrack – Volume 1

Pin it

Este CDzinho eu queimei no Natal, tiragem limitadíssima de uma cópia, com capinha e tudo, de presente para a minha dignissíma esposa. A gente ouve ele direto até hoje, com seus quase 76 minutos de duração.

(Um dia o TeleSéries vai ser reconhecido como o maior site de seriados do país e a Som Livre vai querer lançar nas lojas e o Pink e eu iniciaremos o nosso plano para dominar o mundo…)

Acho que vou começar a montar em breve um segundo volume – já tenho meia dúzia de canções separadas. Enquanto isto confiram a minha seleção comentada do primeiro volume:

1. Ballad of Serenity – Sonny Rhodes
Tema de Firefly (2002-2002). A canção foi escrita pelo próprio Joss Whedon. O cara é foda.

2. Human – The Pretenders
Tema de Cupid (1998-1999). A série é cute, a canção é cute e os Pretenders também. Uma das séries mais injustamente canceladas da história da TV americana.

3. Love Is Gonna Get You – Macy Gray
Tema de Miss Match (2003-2003). Foi uma das músicas que mais deu trabalho catar na Internet. Perdoem-me os fãs, mas a canção é melhor do que a série.

4. Searchin’ My Soul – Ally McBeal
Tema de Ally McBeal (1997-2002). Um clássico. Ally é a série mais musical da TV.

5. Where You Lead – Carole King & Louise Goffin
Tema de Gilmore Girls (2000-). Esta canção tem uma história legal que poucos fãs conhecem. A música é um antigo sucesso da Carole King, que ela regravou com a filha especialmente para a série. Mãe e filha, tudo a ver com o espírito das Gilmore.

6. I’ve Just Seen A Face – The BoDeans
Tema de Time of Your Life (1999-2000). Todo o CD foi montado com as gravações originais, menos esta aqui que é a exata vinheta da série, com apenas 31 segundos. Mas não podia ficar de fora: é uma cover de Lennon & McCartney e é tão legal quando a gravação original dos Beatles.

7. Moment in the Sun – Clem Snide
Tema de Ed (2000-2004). Momento mais deprê do disco. Boa música.

8. Next Year – Foo Fighters
Tema de Ed (2000-2004). Ed é tão especial para mim que entrou com duas músicas no CD. Esta é a trilha da primeira temporada da série, que foi trocada depois pelos produtores por pura frescura, gerando atritos nos bastidores da série.

9. I Don’t Want To Wait – Paula Cole
Tema de Dawson´s Creek (1998-2003). Esta a gente já ouviu tanto que até enjoou…

10. Closer To Free – The BoDeans
Tema de O Quinteto/Party of Five (1994-2000). Mais uma dos BoDeans. Os caras estiveram na soundtrack de nove em cada dez séries teen dos anos 90.

11. Here With Me – Dido
Tema de Roswell (1999-2002). Esta é uma série que eu me arrependo de nunca ter acompanhado. Mas a música da Dido eu sei, é ótima.

12. One Of Us – Joan Osbourne
Tema de Joan of Arcadia (2003-). Dispensa comentários. Foi sucesso nos anos 90 e os produtores de Joan espertamente sacaram que ela tem a cara da série.

13. California – Phantom Planet
Tema de The O.C. (2003-). Outra faixa que dispensa comentários. O Phantom Planet são os novos Rembrandts, criaram um clássico e para o bem ou para o mal serão sempre lembrados por esta grande canção.

14. I Don’t Wanna Be – Gavin DeGraw
Tema de One Tree Hill (2003-). O bloco de canções de séries teen continua com esta outra canção bacana.

15. Save Me – Remy Zero
Tema de Smallville (2001-). Outro bom tema de série teen e outra boa canção pop.

16. How Soon Is Now – Love Spit Love
Tema de Charmed (1998-). Repare o trabalho que eu tive para colar uma música na outra. Aqui é o bloco mais pesadão do CD. Mas se você curte esta canção, procure a original do The Smiths ou ainda a versão da T.a.t.u. que são ainda melhores.

17. Somebody Help Me – Full Blown Rose
Tema de Tru Calling (2003-). Mais um rock bacana, no ritmo das corridas contra o tempo de Eliza Dushku.

18. Superman – Lazlo Bane
Tema de Scrubs (2001-). O legal desta canção do Laslo Bane é que ela é ainda mais legal que os poucos segundos que tocam na abertura da TV. Vale ou pena ouvir ela inteira.

19. It’s A Jungle Out There – Randy Newman
Tema de Monk (2002-). O premiado compositor criou este tema especialmente para o seriado – e os fãs de carteirinha de Monk detestam. Eles preferem a abertura instumental da primeira temporada. Eu também prefiro, mas esta música também é bacana.

20. I’ll Be There For You – The Rembrandts
Tema de Friends (1994-2004). Basta duas ou três notas para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, identificar esta canção. Virou clássico.

21. What I Like About You – Lillix
Tema de What I Like About You (2002-). Esta versão feminina do sucesso dos The Romantics é bem bonitinha. Tem o clima da série, seja lá qual for o clima da série, depois de tantas mudanças…

22. Boss of Me – They Might Be Giants
Tema de Malcolm in the Middle (2000-). Pra fechar o CD com alto astral. A música completa também é mais bacana do que no seriado, porque alterna do refrão hardcore para uma reggaezinho arrastado nos demais versos. “You’re not the boss of me now, and you’re not so big”… muito bom!

Deu vontade de ouvir o CD, hein?

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account