Log In

Colunas e Seções Gastronomia

TeleSéries ensina: truques certeiros para curar a ressaca!

Pin it

Corpo pesado, boca seca, náusea, dor de cabeça. Quem já passou por uma ressaca daquelas sabe que esse é apenas o começo. Fazer qualquer coisa rotineira, como levantar da cama para ir ao banheiro, parece um eterno castigo. Pensando bem, na verdade, até que é.

Mas, já que não tem jeito, e a moleza precisa ir embora, vamos deixar o sermão um pouquinho de lado e nos concentrar na cura. Vai e vem, sempre tem um amigo com um conselho ou um “remedinho milagroso”. No fim, apesar de todos os avisos, o que o corpo precisa mesmo é descansar e repor tudo aquilo que a maldita levou. Porém, a gente pode dar um empurrãozinho nesse processo com o auxílio de uns truques culinários infalíveis. Para essa missão, o Teleséries aprendeu algumas dicas com personagens que curtem um gorozinho e sabem o que fazer na hora que o mundo começa a girar.

–> Água para dar e vender: beber um copo de água nunca é tão refrescante (e essencial) quanto depois de uma ressaca. Após várias horas de muito álcool, frequentes idas ao banheiro e nenhuma ingestão de líquido para hidratar o corpo, até que a gente consegue compreender o porquê da indiscutível boca seca. Quem seguiu essa dica foi Jules (Courteney Cox), de Cougar Town, em uma ressaca que aparentava poucos sintomas. Só que o tempo mostrou que o efeito do álcool pode até tardar, mas chega. E, para isso, um copo de água acabou não sendo o suficiente – foi preciso mergulhar com tudo. Mas, se ainda assim a situação estiver feia, é válido tomar, além de água, um isotônico. Essa bebida vai ajudar na reposição de sais minerais (quem disse que só atleta pode comprar esse tipo de coisa?) e, consequentemente, na sua hidratação.

CougarTown

Oh, meu Deus, por quê? – Jules, em Ain’t Love Strange (s0301).

–> Café = enxaqueca nunca mais: pode parecer mito, mas não é. O café é um parceiro indispensável para salvar dos efeitos da ressaca, especialmente da tão assustadora dor de cabeça. As propriedades da cafeína são essenciais para cortar os efeitos do álcool, funcionando com um ótimo aliado para o mal-estar. Ao acordar, após uma noite pesada, com direito a cantoria em cima de um vaso sanitário, tudo o que Jess (Zoey Deschanel), de New Girl precisava, era um grande copo de café e óculos escuros para esconder a cara de “vida louca”. E, para completar a saga, o melhor de tudo foi ganhar uma xícara dos colegas de trabalho – uma recompensa pela árdua ressaca depois da bebedeira que conquistou a turma.

NewGirl

“Você é uma de nós agora. Você nunca mais terá que beber café é um copo de papel”. – Molly (Dreama Walker), em Nerds (s03e02).

–> Comer, comer é o melhor para…evitar a ressaca: travar o mal-estar da bebedeira, sem dúvidas, é possível, se a pancita estiver cheia. O álcool atinge muito mais rápido um estômago vazio, pois não há obstruções no seu caminho. A ingestão de alimentos antes de beber faz com que o álcool penetre mais devagar no corpo, diminuindo os efeitos pró-ressaca. Comer junto com a bebida ou depois também é interessante. Porém, nessas horas, é bom não ingerir alimentos de difícil digestão, como gorduras, pois o corpo estará cheio de toxinas, que precisam ir embora o mais rápido possível. Então, no dia seguinte, se a cabeça pesar, tenha na marmita muitas frutinhas, verduras e carboidratos leves. Bem, essa é a dica para a maioria dos humanos. No entanto, quando se fala em Ron Swanson (Nick Offerman), de Parks and Recreation, tudo pode ser diferente. Mesmo assumindo em rede nacional que nunca enfrentou uma ressaca, em Emergency Response (s05e13), Ron sabe que comer bem é a dica de ouro para um veterano dos copos. Só que, ao contrário da nossa dica, depois de um traguinho, não tem essa de comidas leves: só um bifão frito com manteiga salva!

PaRec

“[….] eu nunca tive uma ressaca. Depois de tomar muito uísque, cozinho para mim mesmo um bife de flanco, frito na panela com manteiga salgada. Eu como, coloco um par de meias úmidas, e vou dormir” – Ron, em Emergency Response (s05e13).

–> Proteína além da academia: proteína não é só coisa da geração saúde, galera. Até quem vive no trago precisa dela. Além de comer bem, uma dica para evitar a ressaca é incluir na sua listinha uma boa dose de proteínas, principalmente no kit-prevenção, ou seja, antes da farra. As proteínas vão manter o estômago ocupado por bastante tempo, freando a ação do álcool e, logo, diminuindo o potencial de ressaca. Mas, dentre as fontes de proteína, tem uma que é muito especial para o dia seguinte: o ovo. Esse alimento possui grandes quantidades de cisteína, um aminoácido que quebra toxinas produzidas pelo álcool, diminuindo o mal-estar. A dica, adotada por gerações na família de Amy (Melissa Fumero), de Brooklyn Nine-Nine, é consumir o ovo cru, sem nenhum tempero, como se fosse água. A experiência pouco agradável serviu de lição para o seu parceiro, Jake (Andy Samberg), que, após uma noite de buzz, no episódio Old School (s01e08), apareceu quase morrendo no departamento. O pior foi ele ter sido obrigado a beber, como se estivesse gostando, na frente do chefe, para disfarçar a bebedeira. A cena é tão hilária que vale muito assistir o trechinho da série (link), só para curtir a atuação de Samberg.

BNN

“Ooooh, tããão bom! Nem dá para dizer que é um embrião de galinha!” – Jake, em Old School (s01e08).

Bem, depois desses ensinamentos, esperamos que a ressaca não seja um período tão árduo ou que você pense duas vezes antes de encher o caneco sem ter feito uma boa base. Além das dicas de cozinha, fica a lembrança de que descansar faz muito bem. Nada melhor para reanimar o corpo do que relaxar, ainda mais com a expectativa do feriadão que está chegando.

E, para finalizar, a gente quer saber: você também tem alguma receita especial para dar um fim na ressaca?

Compartilhe com a gente (e veja se não vai beber demais nos próximos dias, hein?)!

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

2 Comments

  1. Patricia Emy

    Heheheheh, quem nunca…? ;) A melhor dica é não abusar, mas nunca é demais saber o que fazer pra lidar com o estrago. :D

  2. Mariana

    verdade Patricia, não há quem se salve! Mas, passando o tempo a gente aprende algumas coisinhas para não ficar na pior haha :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account