Log In

Opinião Sobre o TeleSéries

TeleSéries 5 Anos: Recordar é viver! Parte 1

Pin it

Cinco anosEstamos de aniversário! Sim, o TeleSéries está completando cinco anos. E para comemorar a data, a melhor forma que eu encontrei foi republicar alguns textos dos primeiros anos do site, trazendo de volta material que estava offline há algum tempo.

É a minha forma de olhar pra trás e também de agradecer, através destes textos, a todos que colaboraram para montar este projeto tão bacana.

O ano que entrou para a história

O TeleSéries estreou em agosto de 2002, quando os seriados de TV ainda eram um nicho da TV por assinatura para jovens, universitários e iniciados. E durante este tempo todo, expliquei dezenas de vezes, em nome de Sony, Warner e Fox, para aqueles que chegavam no site de um jeito ou de outro, porque haviam tantas reprises, tão poucos episódios inéditos, porque séries eram canceladas e aquelas coisas que hoje quase todo mundo sabe. Até que de repente alguma coisa mudou. Grandes portais, jornais e revistas passaram a falar de seriados, as séries explodiram e de repente todo mundo, se duvidar até a faxineira do prédio, passaram a assistir seriados. Quando começou a virada? Eu creio que foi em 2004-2005 e, no então Weblog do Editor, escrevi um texto sobre Lost que acho que capta este momento.

Spoiler Zone VI: Carnivàle e 24 Horas

Ao longo de 20 colunas, Pedro Beck comandou uma comentada Spoiler Zone, apresentando séries desconhecidas do telespectador brasileiro para futuros fãs e cultivando polêmicas. A coluna acima é um exemplo disto – mostra sua paixão por Carnivàle, até hoje restrita a poucos entendidos no Brasil – e analisava o quarto ano de 24 Horas – até ali criticada por muitos, mas elogiada por ele.

Review: Everwood – The Day Is Done

Não houve série que provocasse tanto debate apaixonado na história do TeleSéries como Everwood. Pudera, nenhuma outra série na década teve fãs tão passionais. E Marquinho, que resenhou quase 50 episódios da série, é um exemplo disto. Seus textos longos e emocionados tentavam captar todo o sentimento da série. Até junho de 2006, quando Everwood se despediu no Brasil, se tornou hábito de centenas de fãs da série ler estes reviews logo após assistir a cada episódio.

Review: ER – One for the Road

Thiago Sampaio, nosso especialista em ER, foi muito criticado ao longo da última temporada. O motivo: bateu como nunca em ER, passando a ser acusado de saudosista pelos fãs mais novos da série. Digam o que quiserem, Sampaio sempre foi coerente: em sua primeira coluna para o TeleSéries em novembro de 2004, ele se declarava fã histórico da série e já criticava os rumos que o seriado tomava. E olha que naquela época ainda tinha Carter, ninguém pensaria que Morris iria se tornar um personagem importante e sequer imaginava-se que John Stamos iria virar galã ou que um médico poderia perder as pernas…

Review: The West Wing – Ninety Miles Away

Não foram muitos os reviews de The West Wing que eu escrevi. E hoje até lamento isto. Apesar de poucas, considero estas resenhas particularmente importantes. Ao boa recepção destes textos fez com que eu me desse conta que o TeleSéries não deveria fazer o mesmo que outros sites fazem – concentrar a atenção a poucas séries, as mais jovens e populares do momento. O TeleSéries buscaria se diferenciar pela pluralidade e por dar espaço nobre para grandes e cultuados shows, mesmo que cultuados por poucos. E fiquei ainda com a impressão de que apresentei a série para novos telespectadores, que se tornaram fãs. E esta sensação vale muito mais do que as pequenas comissões do Google AdSense que ganhei até hoje.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

40 Comments

  1. Jordan Bruno

    Parabéns ao Teleséries!!! Parabéns ao Teleséries!!! Parabéns ao Teleséries!!!

    Puxa! eu tbm assisti Carnivàle, acho que foi inclusive a primeira série da HBO que eu acompanhei … antes mesmo de Sopranos. Era muito boa essa série, e tinha o grande Clancy Brown.

    Outra série que vai me deixar com saudações é Roma … que até o meu pai virou fã …

  2. Thiago Sampaio

    O tempo passa… já são 3 anos nessa. Tô adorando.

    Meu texto cheio de emoticons como ‘^^ huahuahauh Eu admitia ser ‘Carby’ (o mundo dá voltas), tinha um tom mais saudosista do que o normal (mas essa era minha introdução no site, então tinha q falar da série, né?), criticava Makemba e ainda odiava Morris (que só passei a gostar durante a 12ªtemp).

    68 reviews de ER depois, ainda tô tentando tentando achar o tom. Não estou muito ansioso pro 14ª ano, mas estou ansioso pra voltar a escrever e falar sobre a série com todo mundo.

    E claro, o TS tbm mudou. Era pequeninho, com um formato bastante diferente… aí cresceu e virou o que vemos hoje. Ainda não é o final, até pq a evolução nunca termina. O site pode não ser ainda o ‘1ª colocado em ibope’ mas é líderes em qualidade.

    Um texto q nunca esqueço, dessa fase inicial do site, foi um spoilerzone do Beck, onde ele falava de uma série da Fox que se passaria numa prisão e usaria cenários parecidos com o da penitenciaria de ‘Um Sonho de Liberdade’. Anos depois, Prison Break está entre minhas preferidas.

    Visito o TS umas 10 vezes por dia. Espero poder fazer isso por muito, mas muito mais tempo.

  3. Thiago Sampaio

    ps.: como pude esqecer

    Acreditem, eu melhorei um pouco o estilo depois de tanto tempo e prática escrevendo os roteiros, e recebendo o retorno dos internautas e, principalmente, do Paulo, resolvi levar pra frente isso.

    Comecei mês passado minha facul de jornalismo
    Não sou nada na área, mas… garanto que seria menos ainda (se é que isso é possível) não fosse o Teleseries

  4. Rafaelly

    Parabéns Teleséries!!!!!
    Espero q o sucesso de vcs só aumente!!!
    Lembro q quando conheci esse site fiquei tão feliz, já q nunca imaginei q havia tantos “doidos” por séries, assim como eu e confesso q me senti até meio envergonhada,pois vcs sabem tanto…Vir aqui é praticamente uma aula…Nunca fui de comentar muito,mas já visito o site há um bom tempo.
    Grandes reviews…q muitas vezes são até melhores q os episódios.Superar-se a cada dia parece ser a tendência do Teleséries.

  5. Junior Maia

    Parabéns a toda equipe do Teleséries. Sem dúvida o Melhor site de séries do Brasil.

  6. João da Silva

    Parabéns Teleséries!!!!!

    Espero que vocês possam dar a notícia de que a Raposa voltou atrás e de que as legendas voltaram.

  7. Rubens

    Parabéns a toda equipe do Teleséries, um dos melhores sites de séries do Brasil.

  8. Sandra

    Meu Deus, já fazem 5 anos que diariamente entro no site… Parabéns pelo melhor site do mundo no gênero!

  9. João Nilson

    Parabéns. O Teleséries é o melhor site de series do Brasil. Sabe como ser imparcial e ao mesmo tempo dar um enfoque maior nas favoritas dos fãs,além de permitir que comentemos =D

  10. gate7fred

    Parabéns Teleséries! Um dos melhores sites sobre séries que eu conheço. Facilitou muito a vida de quem gosta dos seriados (como eu). Parabéns!

  11. Laís

    PARABEEEEENS TELESERIES! Como todo mundo aqui.. desejo tbm que o sucesso de vcs seja maior ainda nos proximos anos que virão!
    Engraçado que vc Paulo comentou que foi em 2004 e 2005 que explodiu as series para os brasileiros aqui, e realmente foi, já assistia algumas series mas nunca fui do tipo loka para ficar puxando os episodios mesmo tendo Tv acabo, só que foi exatamente nesse época que citou em q eu me tornei fãn viciadissima em várias séries.
    Foi então que procurei algumas coisas no google e tal para saber mais, e encontrei vcs.
    Alias, foi eu que “apresentei” vcs para a minha irmã Ligia, que escreveu algumas reviews sobre Gilmore Girls, o seu 1° vício desde o início.
    COnfesso que graças ao Teleseries eu aprendi que não existe somente aquelas séries famosas e tal, mas sim várias outras que passei a assistir por recomendações de vcs! Por isso agradeço e desejo que esse caminho possa ser aberto para muitos outros!
    Sucesso sempre! =)

  12. Gisele

    Parabéns, Paulo!
    Acompanho o Teleseries desde muito antes de pensar em ter o meu próprio blog. Me surpreendi com a informação que os teus colaboradores estão entrando na faculdade de jornalismo, tamanha é a qualidade dos textos!

    Abraço

  13. Maurício

    PARABÉNS AO TELESÉRIES!!!!!

    PARABÉNS MESMO!!!!!

    É um site que eu descobri esse ano e se tornou parada obrigatória. Todo dia tenho de abrir para var as notícias e comentários.

    Sei que já discordamos a respeito de muita coisa. Mas acho esse espaço fundamental para nos informarmos, expôr idéias, desabafos, pedidos e discutirmos.

    A partir desse site passei a ter novos pontos de vista. E agradeço por isso.

    Excessos são cometidos aqui e ali. Muitas vezes não respeitamos a opinião um do outro mas sempre tudo é superado.

    Enfim! Parabéns! Queria eu trabalhar numa equipe tão legal como essa!

    Parabéns e Vida longa e prospera!

  14. Thais Afonso

    Parabéns TeleSéries!! É tão bom fazer parte da equipe desse site, que é tão dedicada e cuja qualidade é imensa e a preocupação com os fãs também. Espero que continuemos juntos por muitos anos mais.

  15. Thais Afonso

    PS: Thiago, parabéns pela faculdade de Jornalismo. Existe uma probabilidade de que ano que vem eu me encontre na mesma situação, eu só preciso passar no vestibular.

  16. Rubens

    Hoje nao vai ter Destaques do Dia, nao? Vai todo mundo pra festa?… :-)

  17. Leon

    Parabéns pra vcs ae, galera, continuem com o belo trabalho !

    Como o Maurício disse : “É um site que eu descobri esse ano e se tornou parada obrigatória. Todo dia tenho de abrir para var as notícias e comentários.”

    Isso ae ! Parabéns pelo que já se foi e boa sorte parao que está por vir !

  18. Marquinho

    Parabens ao telesérie Paulo

    Fico feliz por ter contribuido e por sua citação!

    Abraços

  19. Carlos Critico

    Parabens Paulo e todos que de uma maneira ou de outra contribuem pra que esse site tenha chegado até aqui com essa qualidade que todos descreveram acima …
    Assisto as séries praticamente desde o começo da Diretctv e Sky, foram muitas que marcaram como Arquivo X, Ally Mcbeal, Babylon 5, Friends …
    Um grande abraço a todos !!!

  20. Guilherme

    Parabéns ao Teleséries, a todos os seus coladoradores, e especialmente a voce, Paulo!
    Durante esses cinco anos, grande parte dos quais acompanhados por mim, se tornou um viciante e prazeroso hábito entrar no Teleséries sempre que abro a internet!!
    Continuem com o otimo trabalho!!

  21. Paulo Fiaes

    Lembro que assistia Everwood e vinha correndo pra ler as colunas de marquinhos, que em grande parte foi o que me inspirou a escrever.

    Parabens a Marquinhos, Beck, Tiago, Juliano, Paulo Antunes e mais alguns da antiga q eu esteja esquecendo, foi essa galera q fez com que eu 3 anos atrás mandasse um e-mail para o site com a review de one tree hill, na maior cara de pau, sem saber escrever direito(coisa que não sei até hoje), mas que fui bem aceito e mesmo com algumas diferenças de opiniões, sempre tive espaço para deixar meus pensamentos.

    Realmente é o maior site do país, e hoje tem uma senhora equipe de respeito, entendo realmente Tiago por querer ser jornalista agora, eu estou junto com Thata quando digo que espero proximo ano falar a mesma coisa. Parabéns a todos, Parabéns TeleSeries, e obrigado pelas incriveis amizades que eu pude fazer aqui e que acredito que serão muito valiosa para mim.

    em especial, obrigado Marquinhos pelos anos escrevendo everwood, eu diria q tanto a série quanto seus textos mudaram minha forma de ver a vida, e vc e a série ainda me deram uma grande amiga,

    enfim, obrigado Teleseries, a internet não é a mesma sem vc. abraços!

  22. George

    Parabens ao site!
    o melhor do genero na internet!!
    como vão republicar alguns textos gostaria de ver o primeiro TeleRatings…

  23. Wendell

    Parabéns a todos os PROFISSIONAIS que fazem do Teleséries o melhor site deste tipo no Brasil.

    “Tá na hora de apagar a velinha, vamos cantar aquela musiquinha …”

  24. Renata

    VOLTA PEDRO BECK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ah, parabens Teleséries! =P

  25. Giselle Bauer

    Parabéns! Descobri este site só neste ano mas gosto muito.Junto com o Poltrona do Ale é um dos melhores sobre séries.Nem sempre concordo com alguns textos mas estão sempre bem escritos e inteligentes também.

  26. Reinaldo

    Parabéns Teleséries pelos 5 anos de vida. Só sinto falta de uma seção para perguntas e respostas aos leitores.

  27. Rô Floripa

    Parabéns TeleSéries! Longa Vida!
    Paulo, foi o teu review de The West Wing que me fez descobrir o TeleSéries há muito tempo atrás. (Bem antes do site mudar o visual, quando foi mesmo?)
    E você tem razão, escreveu poucas reviews.
    Parabéns e abraços a toda equipe.

  28. beck

    Um texto q nunca esqueço, dessa fase inicial do site, foi um spoilerzone do Beck, onde ele falava de uma série da Fox que se passaria numa prisão e usaria cenários parecidos com o da penitenciaria de ‘Um Sonho de Liberdade’. Anos depois, Prison Break está entre minhas preferidas.

    Thiago, muito legal ler isso! Obrigado pela lembrança!

    Renata escreveu às 19/08/2007 às 06:41 pm
    VOLTA PEDRO BECK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ah, parabens Teleséries! =P

    Poutz, Renata, assim eu vou acabar voltando mesmo…! Para o azar de vocês!

    Paulo, você deixou todo mundo saudoso com tudo que mencionou e me emocionou ao lembrar da querida coluna. Obrigado a você por tudo, pela oportunidade e que venham mais cinco anos!

    Um grande abraço,
    Beck

  29. Carina Medeiros

    Um dia, há alguns meses atrás, eu estava em busca de notícias sobre House e me deparo com este site e a ótima rewiew do Anderson… que descoberta maravilhosa! Hoje, o Teleséries é visita obrigatória e diária, afinal, é (seguramente) o melhor site sobre séries do país.
    PARABÉNS!!!!!

  30. bianca cavani

    Parabéns a todos vocês do teleséries (redatores e freqüentadores do site), com seus comentários inteligentes e entusiasmados a respeito dessa nova forma de arte que são as séries de tv. Nenhum outro site chega aos pés de teleséries.

  31. Matti

    Parabéns a equipe toda do telesséries tudo que preciso saber encontro aqui e espero ficar por muitos anos mais.

  32. alva celia

    Minha procura de noticías sobre a série csi me fez descobrir Teleséries, desde então fiquei fã do site, que procuro entrar sempre, apesar de não deixar muito minhas opiniões, por causa de umas coisinhas desagradáveis que li. Por tudo que li até hoje e pela apresentação das reportagem das séries quero parabenizá-los pelo aniversário e que por muitos anos ainda estejam aí fazendo-se de voz das notícias das nossas séries preferidas, e de nossa voz nos comentários. Parabeeeeeeeeeens!!!

  33. marlene

    vcs. são o unico site de tv séries em que eu posso procurar notas sobre a minhas séries preferidas, para ficar perfeita, que tal comentarios sobre a série bones, que quase nunca tem notas sobre ela, e esta é uma das minhas séries preferias, atualmente, junto com two and a half men, pushing daysies, supernatural, etcc…

  34. Paulo Roberto Rodrigues

    Vcs esqueceram de um grande seriado que também passava na Record não perdia um.

    ” C o m b a t e ” , com Vick Morrow.

    Me dê notícias, e se consigo adquir.

    Por favor retorne o resultado, grato.

  35. JOSE AUGUSTO LELIS REMER

    OLA BOM DIA VI A REPORTAGEM NA RECOR GOSTEI MUITO SOU UM AFICCIONADO POR SERIES DO MEU TEMPO OU NOSSO TEMPOFOI GRANDE A EMOCAO DE REVER ALGUNS TITULOS GOSTARIA DE SABER ONDE CONSEGUIR OS FILMES EM VHS OU CD TAIS COMO HOMEM DE VERGINIA BONANZA BIG-VALEY DANIEL BOON JAMES WEST ZORRO PERDIDOS NO ESPACO E OUTROS TANTOS QUE MARCARAO EPOCA POR FAVOR . FICAREI GRATO SOU UMN JOVEM DE 56ANOS UM FORTE ABRACO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account