Log In

Notícias

TCM exibe Shogun, um clássico dos anos 80

Pin it

Shogun

Notícia boa pra quem gosta de produções antigas. Notícia melhor ainda para se dar aos pais. A TCM reprisa, a partir de maio, uma das minisséries mais populares de todos os tempos: Shogun.

Shogun se passa por volta do ano de 1600, quando o navegador inglês, John Blackthorne (Richard Chamberlain), naufraga na costa do Japão. Ele, então, se junta aos outros europeus que chegavam ao país asiático. Lá, conhece o poderoso Lorde Toranaga, que quer conquistar, a qualquer custo, o cargo de Shogun, o mais alto posto militar. Blackthorne acaba envolvido na disputa e se torna o primeiro estrangeiro a tentar ser nomeado guerreiro samurai.

A minissérie foi produzida nos anos 1980 pela NBC e era baseada no best-seller de James Clevell. Já o livro foi inspirado na história real do navegador inglês William Adams.

A produção foi um marco para a época, tendo sido uma das mais caras, já que seus cinco episódios foram gravados em solo japonês. Mas Shogun fez valer seu custo: a minissérie levou três Emmy – de figurino, cenografia e melhor minissérie -, além de outros três Globo de Ouro – como melhor série de TV, melhor ator para Richard Chamberlain e melhor atriz para Yoko Shimada.

A direção ficou a cargo de Jerry London e o roteiro foi escrito pelo próprio James Clavell em parceria com Eric Bercovici.

A TCM exibe Shogun todos os domingos, a partir de 2 de maio, às 20h – com reprise, às quintas, às 22h.

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

9 Comments

  1. José Vitor

    A mini-série é boa.

    Tem um errinho no texto: “Clevell”.

    Quanto ao Shogun, dizer que era “o mais alto posto militar” é um eufemismo: o shogun era o ditador absoluto, sendo o imperador apena uma figura decorativa.

  2. Claudemir

    Muito boa a iniciativa da TCM, que já resgatara, no ano passado, uma outra minissérie de muito sucesso nos anos 1980, “Pássaros Feridos”, com o mesmo Richard Chamberlain, e vem, também, reapresentando séries antigas muito populares, como “Magnum” e “A Gata e o Rato”. Isso sem falar nos filmes antigos, verdadeiros clássicos.

  3. Regina Monteiro

    Mais uma ótima iniciativa do TCM.
    Em uma maré de séries cada vez mais fraquinhas é sempre bom poder rever produções de qualidade.
    E na onda de filmes antigos, no sábado de madrugada o TCM exibiu Fanny Girl, simplesmente divino!

  4. Fernando dos Santos

    Parabenizo o TCM por essa iniciativa de resgatar minisséries antigas.Espero que traga muitas outras.
    Nos anos 80 o Richard Chamberlain protagonizou várias minisséries de sucesso dentre elas The Bourne Identity, a primeira adaptação do livro de Robet Ludlum A Identidadade Bourne.Espero que o TCM também resgate essa.

  5. sueli batista rodrigues vasconcelos

    olá sou sueli de brasília tenho a tv net e amo o tcm ,pois adoro filmes antigos, ha mais de vinte anos tentava saber o nome de um filme maravilhoso e gostaria de assistir seria possível atender essa telespectadora? o nome do filme é: os sete suspeitos. que tem uma jovem que entrega um telegrama e é morta misteriosamente. posso esperar? amei assistir ha algum tempo o homem que sabia demais, pois sonhava ver esse , amei. grata pelo carinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account