Log In

Reviews

Review: Stargate Atlantis – The Daedalus Variations

Pin it

Stargate Atlantis - The Daedalus VariationsSérie: Stargate Atlantis
Episódio: The Daedalus Variations
Temporada:
Número do Episódio: 84 (5×04)
Data de Exibição nos EUA: 1/8/2008
Data de Exibição no Brasil: 10/9/2009
Emissora no Brasil: FX

Segundo Alex Levine, membro da equipe de produção, The Daedalus Variation foi um dos episódios mais caros de Stargate Atlantis, igualando-se a Rising, Adrift e Be All My Sins Remember’d. O esforço valeu cada centavo gasto. O episódio foi irretocável: desde o tema e o desenvolvimento do roteiro, até a profusão de efeitos especiais e a construção dos cenários.

Ao investigar o misterioso aparecimento de um duplo da Daedalus em órbita do planeta, Sheppard, Mckay, Ronon e Teyla descobrem, tarde demais, que a nave possui um motor em mau funcionamento que a leva à realidades alternativas. Presa na nave, diversas dessas possíveis realidades são vivenciadas pela equipe que acaba por testemunhar o que poderia (ou não) ter acontecido ou vir a acontecer em sua própria realidade.

Mas o que vimos em The Daedalus Variation não foi apenas uma sucessão de cenários com possíveis espelhos. Além da possibilidade de ficarem saltando de realidade em realidade indefinidamente até acabarem como seus duplos encontrados à bordo da nave, houve ainda situações de perigo iminente próprias de cada universo para onde eram levados. Essa dinâmica apresentada pelo roteiro imprimiu uma velocidade tal ao episodio que, ao final, pareceu ter tido bem menos do que seus 40 minutos habituais, isto é, pela primeira vez nesta temporada experimentamos aquele gostinho de quero mais. O que nos leva a pensar também que este poderia ter sido fácil fácil um episódio duplo. Claro, se não houvessem os “custos de produção”!

Outro ponto positivo é que, também pela primeira vez nesta temporada, cada membro da equipe fez exatamente o que sabe ou foi exatamente o que é: Sheppard usou apenas o seu instinto de liderança; Ronon foi novamente um rastreador; Teyla reintegrou-se à equipe com sua ponderação habitual; e, finalmente, Rodney foi o gênio da astrofísica que mais uma vez salva a pele de todo mundo. A esse respeito ficou uma curiosidade: quem afinal teve a idéia de vestir os trajes espaciais para sair da nave? Óbvio que a dúvida não tira o mérito do Dr. Mckay que voltou a brilhar.

Stargate Atlantis - The Daedalus VariationsUniversos paralelos, realidades alternativas, viagens ao passado ou ao futuro são sempre temas intrigantes, especialmente para fãs de ficção científica. Nossos duplos existem por aí com experiências diferentes das nossas? Ou existem outros mundos onde nem sequer existimos? No limite são essas perguntas que são expostas em The Daedalus Variation. No primeiro salto o planeta está lá, mas Atlantis não. Eles ainda não chegaram ou nunca tiveram que vir? Em quantas destas realidades Atlantis existe? Certeza de sua existência só mesmo no segundo salto onde a cidade está sendo atacada por uma raça alienígena que a equipe nunca vira antes. Esta raça existiria em sua própria realidade?

Tudo é uma grande interrogação: a possibilidade de universos paralelos ou realidades alternativas seria pura especulação, ou algum dia a Teoria-M, Teoria das Cordas e suas similares poderão ser comprovadas?

Para quem gosta do tema e ainda não teve oportunidade de assistir, sugiro um documentário da BBC sobre Universos Paralelos. Numa linguagem acessível para leigos como eu, nos leva em uma viagem pelo intrigante mundo da física teórica.

Universos Paralelos:

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

6 Comments

  1. Cleide

    muito bom review e ótimo episódio

    já disse que o Mackay é o cara :p

  2. João da Silva

    Bom episódio.A tal raça alienígena do universo alternativo deve ser o equivalente daquele universo aos Wraiths no universo normal.

  3. Milena

    “Universos paralelos, realidades alternativas, viagens ao passado ou ao futuro são sempre temas intrigantes, especialmente para fãs de ficção científica.”

    É exatamente por esses temas que sou uma grande fã de ficção científica. Adorei o episódio!!! Ai, só de pensar que essa foi a última temporada, me doi o coração!!! :)

  4. Fernando dos Santos

    “O esforço valeu cada centavo gasto”(2)

    E o orçamento generoso era visível na tela.A grande quantidade de efeitos especiais, muito bem produzidos foi um show a parte.

    E roteiro,direção e elenco estavam a altura de tamanha pirotécnia.

    “muito bom review e ótimo episódio”(2)

    “Mackay é o cara”(2)

    P.S.:Alguém sabe se algum canal daqui já comprou SG Universe?

  5. Jonathan Playerzon Jogos

    mas o deadalus variations realmente é muito legal, é como se tivessem desligado o modo stargate e colocado a imaginação a solta, é como se eles quisessem mostrar umpouquinho do que poderia ser stargate se fosse diferente, se eles tivessem seguido outro caminho! e eu adorei a idéia, claro que a ideia atual é incrivel, espero que volte! mas novidades são sempre legais

    acho bem provavel que aquela talves seja uma forma de “wraith” mesmo, mais humana e menos inseto talves? e aquelas coisas eletronicas ? seriam eles parte replicator? estariam sendo controlados? seriam um tipo organico de replicator criados pelos anciets daquele universo?
    também acho a pergunta sobre sera que eles existem na “verdadeira realidade” também? acho que eh exatamente isso, mtas perguntas e variaveis , realidades alternativas! e isso que eu acho mais legal , stargate pra mim sempre foi sobre diversidade, novidades , mudanças! é até uma coisa meio trekkie mas meus episodios favoritos sempre foram aqueles onde eles descobrem novas culturas, raças, pessoas, alianças ou até novos inimigos, ou os mesmos inimigos recalchutados :P, claro o arco da história eh importante, mas se fosse só isso , stargate não passaria de um tipo de BSG(que eu gosto tb mas é diferente!).

  6. Gilberto

    Excelente episódio. Quando a Deadalus sumiu e eles não encontravam mais Atlantida, tive certeza que se tratava de um dos meus temas favoritos de episódios de séries de Sci-Fi, realidades alternativas.

    Acho que esse tema pra mim, só perde pra futuros apocalipticos, ehhehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account