Log In

Reviews

Spooks – Série 10, Episódio 1

Pin it

Spooks - Episódio 10x01
Série: Spooks
Episódio: Série 10, Episódio 1
Temporada: 10ª
Número do Episódio: 10×01
Data de Exibição na Inglaterra: 18/09/2011

O arco final de episódios da série de espionagem britânica não poderia ter outro personagem central senão aquele que veio a se tornar seu personagem mais significativo ao longo destes 10 anos. A trama traz velhos rostos e segredos do passado que retornam para assombrar o agente veterano do MI5.

Spooks abre sua temporada final com Harry Pearce prestando contas sobre suas ações no comando da Seção D, incluindo a traição de Lucas North/John Bateman e sua decisão de agir em interesse próprio em detrimento do dever para proteger Ruth Evershed. A morte de Lucas se confirma logo nas cenas iniciais, que trazem uma rápida recapitulação do season finale da 9ª temporada. Realmente uma pena que Lucas, que até então tinha sido tão bem construído, tenha tido um final tão pífio. Como muito bem colocado por alguns críticos, foi realmente um “assassinato” do personagem. As pontas soltas da temporada anterior são rapidamente amarradas e logo somos apresentados à nova trama e aos novos personagens.

Spooks - Episódio 10x01
A burocracia cede lugar a temas mais urgentes quando um ex-agente do MI6 é assassinado, trazendo Harry e Ruth de volta para o Grid. Ao retornar à Thames House ele descobre que Beth Bailey não faz mais parte da equipe, que Calum Reed é o novo expert em computadores ao lado de Tariq e que no seu lugar como chefe da Seção D está Erin Watts, com Dimitri Levendis como seu principal agente de campo.

Harry recebera o recado de que “Tourmeline” está em perigo. “Tourmeline” é o codinome da esposa de Ilya Gavrik, Elena, o contato de Harry desde os tempos da Guerra Fria. Com a aproximação dos governos do Reino Unido e da Rússia, a revelação de sua identidade poderia trazer sérios problemas. Assim como a morte de seu marido em solo britânico, apesar do claro desprezo de Harry por Ilya, ex-agente da KGB, responsável pela morte de alguns de seus colegas.

Após Sasha, filho de Elena, invadir a casa de Harry e o ameaçar com uma arma, exigindo que ele parasse de contatá-la, ele e Ruth tentam descobrir quem está contatando Elena se passando por ele. O restante da equipe, liderados por Erin e Dimitri conseguem deter o assassino, mas ele acaba morto antes de revelar quem o contratou.

E ao final do episódio Harry revela a Ruth o que ela já desconfiava: Elena e ele eram amantes, e Sasha é filho dos dois.

Séries citadas:

é fã do gêneros sci-fi, drama, ação e policial. Começou a acompanhar séries ainda criança, mas foi a partir de Arquivo X que as séries de TV tornaram-se uma parte cada vez maior de seu dia a dia - dos encontros de fãs às amizades, às discussões em listas de emails, chats, redes sociais e sites especializados. Séries britânicas, canadenses e de outros países também costumam chamar sua atenção. Suas séries preferidas de todos os tempos são Mad Men, Dexter, Battlestar Galactica, Arquivo X, Jornada nas Estrelas, In Treatment, The Sopranos, Six Feet Under, Sex and the City, The Shield, Homeland, Frasier, Spooks (MI-5), Downton Abbey, Anne Fortier, Cold Squad e Sherlock.

Website: http://thameshouse.wordpress.com

3 Comments

  1. Pingback: Episódio 10×01 « [s p o o k s ]

  2. MicaRM

    Cada vez que eu vejo um texto de Spooks eu lembro de quando comecei a assistir a série, lá atrás, ainda dublada no People & Arts. Acho que foi uma das séries que mais me chacoalhou quando comecei a assistir. E foi por ela que eu comecei a gostar de Matthew Macfadyen e Keeley Hawes É estranho pensar que está terminando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account