Log In

Opinião Spoilers

Spooks, ano 9

Pin it
Saiba o que aconteceu na nona temporada da série britânica de espionagem.

Spooks

Você confiaria em um homem que ganha a vida mentindo?

Essa foi uma frase dita pelo locutor da BBC em um dos trailers exibidos pela emissora lá no Reino Unido, pouco antes do início da 9ª temporada de Spooks, série atualmente sem emissora no Brasil, mas que muita gente conhece com o título Dupla Identidade. A princípio parecia mais uma alusão ao estilo de vida dos espiões, como quem acompanha a série há tanto tempo já está cansado de saber.

A temporada começa amarrando as pontas soltas da anterior. A morte de Ros Myers infelizmente se confirma e aos demais resta lidar com a perda e ir atrás dos responsáveis.

Entretanto, na reta final da temporada a frase do trailer ganha outro sentido ao sermos surpreendidos com uma revelação chocante sobre um dos personagens principais.

Lucas North está morto. E há um bom tempo.

Este homem, que esteve oito anos numa prisão russa não é quem Harry e seus colegas pensavam ser.

Spooks
John Bateman é seu verdadeiro nome e ele e Lucas North eram amigos. Ele assumiu sua identidade e a partir daí sua história é uma sucessão de fatos ainda mais obscuros. Para quem acompanha Mad Men, Bateman parece ter um quê de Don Draper, mas a coisa não é tão simples assim, pois John Bateman matou Lucas North.

E com isso Spooks se reformulou novamente, em uma renovação não só de formato como de elenco, de uma forma tão radical somente vista anteriormente na terceira temporada, quando o trio principal formado por Tom Quinn, Zoe Reynolds e Danny Hunter saiu de cena. Com a morte definitiva de Ros Myers e a traição/morte de Lucas North todo o efetivo do MI5 é composto agora por novatos mais uma vez.

E além disso fica no ar o retorno de Harry ao Grid, pois ele arriscou mais uma vez sua carreira para salvar a vida de Ruth – ironicamente da mesma forma que ela fez para salvá-lo anos antes, quando ela se viu forçada a forjar sua própria morte e sumir do mapa.

No meio desta confusão toda ainda vemos o retorno de Malcolm da aposentadoria. Resta saber se Dimitri Levendis (Max Brown) se juntará ao grupo de forma definitiva. Tudo indica que sim, especialmente agora que a Seção D está desfalcada.

Spooks

A grata surpresa desta temporada certamente foi a personagem de Sophia Myles. Beth Bailey, ex-MI5, trabalhou como mercenária durante vários anos, e agora é a mais nova integrante da equipe. Uma versão mais jovem de Ros Myers.

Spooks teve mais uma temporada confirmada pela BBC, atualmente em pré-produção, com estreia prevista para setembro/outubro de 2011.

Séries citadas:

é fã do gêneros sci-fi, drama, ação e policial. Começou a acompanhar séries ainda criança, mas foi a partir de Arquivo X que as séries de TV tornaram-se uma parte cada vez maior de seu dia a dia - dos encontros de fãs às amizades, às discussões em listas de emails, chats, redes sociais e sites especializados. Séries britânicas, canadenses e de outros países também costumam chamar sua atenção. Suas séries preferidas de todos os tempos são Mad Men, Dexter, Battlestar Galactica, Arquivo X, Jornada nas Estrelas, In Treatment, The Sopranos, Six Feet Under, Sex and the City, The Shield, Homeland, Frasier, Spooks (MI-5), Downton Abbey, Anne Fortier, Cold Squad e Sherlock.

Website: http://thameshouse.wordpress.com

5 Comments

  1. Pingback: 9ª Temporada – Impressões Gerais « [s p o o k s ]

  2. Paulo Serpa Antunes

    Gostei bastante do texto! E eu andava me perguntando por onde andava a Sophia Myles. Voltou pra UK então. Seria legal se chamassem ela pra uma participação em Hawaii Five-0. Os shippers de Moonlight iriam ficar empolgados!

  3. MicaRM

    Eu, como nunca gostei da Beth com o Mick….

    Vixe, estou atrasada com Spooks. Tenho metade da temporada para ver. Mas agora as férias chegaram e eu colocarei em dia (só que não resisti e li todos os spoilers, hohoho).

  4. Fernando dos Santos

    Meus agradecimentos por fazerem esse review de Spooks.Sinto falta desta série desde que o extinto People&Arts abandonou-a faz alguns anos.Vivo na esperança que talvez o Space resolva resgatá-la, já que o canal tem certa tradição em exibir séries inglesas.Em 2010 por exemplo, a emissora trouxe para o Brasil as inglesas Waking the Dead e Tryal and Retribution.

    Gostei de saber que a Sophia Myles está a bordo de Spooks e também acho que seria legal ela fazer uma participação em Hawaii Five-O.

  5. Anônimo

    Humm, eu não conhecia esta série. Baixei a primeira temporada, é excelente! Mais uma que fico devendo ao Teleséries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account