Log In

Reviews

Spooks – Série 10, Episódio 2

Pin it

Spooks – Série 10, Episódio 2
Série: Spooks:
Episódio: Série 10, Episódio 2
Temporada: 10
Número do Episódio: 10×02
Data de Exibição na Inglaterra: 25/09/2011

Para aumentar ainda mais a tensão, a revelação que serviu de gancho no final do episódio anterior fica praticamente sem resolução, pois Harry e Ruth praticamente não tocam no assunto. Eles tem um problema mais sério para resolver quando um notebook contendo informações confidenciais é roubado, colocando em risco a vida de contatos infiltrados do MI5.

Enquanto a equipe tenta solucionar a crise, Harry e Elena se encontram durante um espetáculo de ballet para tentar descobrir quem estaria se passando por ele e Sasha os segue, sendo forçado a tomar uma atitude extrema para proteger sua mãe, que começa a gerar desconfiança junto à equipe de segurança de Ilya Gavrik com suas saídas e telefonemas às escondidas. Sasha se tortura pelo que fez, mas ao mesmo tempo culpa Harry por ter sido obrigado a matar Anatoly, seu colega e melhor amigo.

As suspeitas sobre quem seria o impostor recaem sobre o diretor-adjunto da CIA em Londres, Jim Coaver. Harry pede ajuda a Ruth que, embora contrariada com a postura de Harry em relação a seu passado com Elena e Sasha, concorda em ajudar. Essa revelação sobre o passado de Harry abalou e muito a confiança e a cumplicidade que existiam entre ele e Ruth.

Apesar dos esforços da equipe um dos contatos do MI5 infiltrado em uma multinacional iraniana acaba morto e começa uma corrida para evitar que mais nomes vazem para a imprensa; um esforço que se revela inútil, pois Tariq e Calum não conseguem localizar a fonte dos dados a tempo. O estrago já está feito.

Erin consegue salvar a vida do segundo contato que trabalhava na empresa de Gavrik, uma analista chamada Martha, mas esta fica furiosa ao descobrir que o tempo inteiro eles sabiam do perigo e demoraram a agir para protegê-la. Sua vida atual e seu emprego estão arruinados, pois Ilya Gavrik agora sabe de seu envolvimento com o MI5, e fez vista grossa apenas por conta do acordo a ser firmado entre os dois países. E tudo o que a líder de campo da Seção D consegue dizer depois de lhe dar dinheiro e documentos para sumir do mapa é:

Sinto muito.

É o que se ganha por servir a Rainha… Simples assim.

Em uma conversa com Erin, que ainda se sente mal por ter colocado uma inocente em perigo, Harry lhe diz que o sacrifício mais difícil é aquele que exigimos daqueles com quem nos importamos e que se ela for capaz de lidar com isso ela está pronta para ser uma boa líder. E o chefe da Seção D sabe disso melhor do que ninguém.

Spooks – Série 10, Episódio 2
O episódio, que mesmo com tantas reviravoltas até o momento ainda não havia trazido nada de muito novo à trama, caminhava para um final morno, mas aí acompanhamos Tariq, que resolve levar trabalho para casa. Revendo as imagens das câmeras de segurança no computador de casa, Tariq descobre o verdadeiro responsável pelo roubo do notebook, e pela sua reação parece ser alguém familiar. Porém, alguém invade sua máquina, obrigando-o a voltar para a Thames House. O agente do MI5, no entanto, é assassinado em plena rua antes que possa revelar o que descobriu. Sua morte tem o modus operandi russo – a abordagem por meio de um esbarrão, o uso de uma seringa ou um objeto pontiagudo para perfurar a pele e, por fim, o envenenamento – mas não quer dizer que tenha sido por ordens de Gavrik, pois há a suspeita de que haja um dedo da CIA nisso tudo.

Spooks nunca teve medo de matar seus personagens principais e também já mostrou que não só os agentes de campo estão expostos ao risco, como foi o caso de Colin na 5ª temporada. A introdução de Calum na série era uma pista de que poderia acontecer algo a Tariq, mas ainda assim lamentei sua partida.

Spooks – Série 10, Episódio 2
Resta saber se Calum conseguirá decifrar os dados contidos no chip que Tariq levava consigo para o Grid e se o acordo entre a Rússia e o Reino Unido sairá do papel.

E a temporada está chegando à sua metade…

Séries citadas:

é fã do gêneros sci-fi, drama, ação e policial. Começou a acompanhar séries ainda criança, mas foi a partir de Arquivo X que as séries de TV tornaram-se uma parte cada vez maior de seu dia a dia - dos encontros de fãs às amizades, às discussões em listas de emails, chats, redes sociais e sites especializados. Séries britânicas, canadenses e de outros países também costumam chamar sua atenção. Suas séries preferidas de todos os tempos são Mad Men, Dexter, Battlestar Galactica, Arquivo X, Jornada nas Estrelas, In Treatment, The Sopranos, Six Feet Under, Sex and the City, The Shield, Homeland, Frasier, Spooks (MI-5), Downton Abbey, Anne Fortier, Cold Squad e Sherlock.

Website: http://thameshouse.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account