Log In

Spoilers

Spoiler: Exposé, o flashback de Santoro em Lost

Pin it
Cena de Exposé

Rodrigo Santoro caiu na ilha de Lost cheio de expectativas em sua participação, mas até agora, o máximo que ele havia feito foi dar descarga na privada. Rodrigo também não mostrou-se muito contente; além de admitir nunca ter assistido o seriado antes de entrar para o elenco, suas participações eram curtissimas pra alguém que espera fazer trabalho atrás de trabalho, especialmente no cinema.

Não fosse o bastante, seu personagem Paulo foi altamente criticado: ora porque o elenco já parece suficientemente grande pra “desperdiçar tempo com personagnes inúteis” num ano em que a audiência dispencou, ora porque Santoro é brasileiro e parte de nossa mídia pegou demais no pé dele. Mas aí vem o episódio Exposé, 14ª do terceiro ano e exibido dia 28 de março nos EUA, pra mostrar que Paulo não é tão inútil afinal. E foi um episódio gostoso de assistir: vários conhecidos deram as caras, como os finados Boone, Shanon, Ethan e o professor Artz.

Clicando aqui, você vai saber o porquê.

O episódio Exposé é dedicado a Paulo e Nikki, personagem de Kiele Sanchez e também novata nessa temporada. A primeira cena é com ela, que de maneira desesperadora, enterra algo na areia pra depois topar com Hurley e Sawyer, balbuciar algumas palavras e cair dura no chão. Hurley entende que ela falou ‘Paulo Lies’ (Paulo mente). Pouco depois, com a ajuda de Jin, eles encontram corpo de Paulo. Nenhum dos dois tem marcas de ferida, agressão… nada. Ela tem areia nas unhas, ele tem o zíper aberto e um sapato jogado na árvore. Fica apenas o mistério.

Fora da ilha, vemos Nikki como a atriz que faz uma participação especial no seriado Exposé (toscamente ruim, a única coisa de valor é o Lando Calrissian de Guerra nas Estrelas) e também par romântico do velho diretor Howard L. Zukerman. As filmagens são na Austrália e Paulo é o chef do diretor… que o matou invenenado durante um jantar com Nikki. Pelo jeito, os dois são uma dupla de assassinos que se interessam apenas pelo conteúdo do cofre do diretor recém falecido.

Não dura muito pra que eles, com o conteúdo do roubo dentro de uma boneca russa, se manderem da Austrália. No aeroporto topam com Boone e a irritante Shanon… e de uma hora pra outra se vêem na confusão do começo do seriado: o local do acidente de avião. Tudo está lá! O homem sugado pela turbina, Boone correndo atrás de uma caneta pra que Jack uso como tubo traqueal, Shanon gritando… E a Nikki, procurando por Paulo. Ambos estão vivos, mas tudo o que ela quer é o conteúdo da maleta.

Começa então a busca ao tesouro. O “outro” Ethan se apresenta e oferece roupas. Pouco depois, Jack faz o discurso de líder e fala das cavernas com água potável. Mas Paulo e Nikki, não têm tempo pra isso: conseguem do professor de ciências Artz um mapa pra procurarem sua mala mata adentro. E não é que os miseráveis não contam pra ninguém que encontram o avião onde morreu o irmão de Eko, assim como “futuramente” Boone, além da estação de vigilância Pérola? Bone e Clyde continuam sua procura no lago, onde Sawyer e Kate encontraram a maleta com as armas ao lado dos corpos afundados. Paulo achou a maleta… mas não disse a Nikki.

Após convencer a companheira, resolve enterrar na praia a boneca russa quando Locke aparece com sua maneira misteriosa, e sem querer saber o que Paulo queria enterrar, o aconselha a faze-lo longe da maré. Paulo segue então pra Pérola e a esconde na descarga do vaso sanitário. Nesse momento, Paulo tem é que se esconder, pois entram Ben e Juliet.

Além de flagrar a conversa e não contar pra ninguém, Paulo ainda pega pra si um walkie-talkie esquecido pelos outros. Momentos mais tarde, compreendemos aquela aparentemente inútil cena com ele dando descarga: estava era tomando conta de seu segredo, como mostrado mais a frente quando na visita onde eles encontram o homem de tapa-olho, Paulo abre os compartimentos da boneca russa e coloca uma bolsinha dentro de suas calças.

O que Paulo não esperava era que Nikki descobrisse. Furiosa, ela pede uma arma pra Sawyer, que nega. Como os dois morreram então?

De volta ao presente, eu me senti meio culpado em rir como nunca vendo os dois estatelados no chão. Hurley e seus “dude” estavam impecáveis, e todos que preparavam o funeral – Saywer, Charlie, Jin, Sun e Desmond – agiam como detetives adolescentes pra averiguarem como o casal morreu. Era uma judiação. Até o cachorro Vincent saiu corrento com a manta que preserva a privacidade dos recém-finados.

Eles não descobrem como Paulo e Nikki sucumbiram, mas descobrem o motivo: diamantes. Acusado dos assassinatos, Sawyer resolve dizer porque ocultou seu encontro com Nikki pela manhã (quando ela pediu uma arma) – ele achou o local em que ela desesperadamente enterrava o saco, com diamantes dentro. Também é descoberto que Charlie se passou pelos outros e fez Sun de refém, ele resolveu contar a verdade quando encontraram o walkie-talkie na tenda de Paulo, e seria injusto que eles morressem com a estigma de serem espiões dos outros.

Ao saber que Sawyer foi o mentor do ataque, Sun prefere não contar pro marido, mas dá um tapa em Sawyer e diz a ele que naquela ilha os diamantes não valem nada. Num momento de sensatez, Sawyer decide colocar os diamantes ao lado dos corpos do casal enquanto eram enterrados. Quem diz as últimas palavras é Hurley, gente fina, que se dizia um grande fã do seriado Exposé.

Mas como eles morreram?

Nikki não conseguiu uma arma mas conseguiu uma aranha do finado Artz. Uma aranha com uma toxina paralisante. Por oito horas as vítimas ficam imobilizadas(!). Paulo cai duro, e ela procura em seu tênis… até encontrar os diamantes dentro da calça. Sua alegria e ira acabam quando Paulo, antes de ficar imóvel, diz que escondeu os diamantes com o receio dela não o achar mais necessário. Mas antes que ele pudesse fazer algo, recebe uma picada no tornozelo. Em alguns momentos ficará paralisada.

Com suas últimas forças, corre alguns metros e enterra os diamantes. Depois encontra Hurley e Sawyer, pra dizer o que seriam suas últimas palavras:

Paralisia.

Isso foi há oito horas atrás…

De volta ao presente, Sawyer e Hurley jogam as últimas pás de areia. O casal continua imóvel e todo movimento feito por Nikki é o de abrir os olhos, pouco antes da areia cobrir seu rosto. Nikki e Paulo sabiam mais do que aparentavam, mas não compartilharam nada. Conseguiram seus diamantes. Mas foram sepultados vivos…

Séries citadas:

16 Comments

  1. Rafael

    Ótimo texto… descreve bem o episódio, realçando as partes mais importante.

    Gostei do episódio. A inserção dos personagens de Nikki e Paulo no contexto das primeiras temporadas foi muito bem feita. Ainda me lembro que no início de Lost muitas pessoas se perguntavam a respeito dos outros sobreviventes que não eram enfocados. Quando soube que esses dois seriam retratados no terceiro ano da série, achei positivo, pois permite trazer à tona novos enfoques, que poderiam acrescentar algo à trama, já que houve a abordagem dos que estavam na parte traseira do avião e dos Outros.

    Acho que a morte deles ocorre pela má aceitação do público, o que também não impediria que se descobrisse no futuro que algum deles conseguiu sobreviver, numa solução um tanto mirabolante, como se o cachorro cavasse a areia assim que todos deixassem o local. Mas não acho que isso vá ocorrer. Até mesmo porque, pelo que sei Kiele Sanchez vai gravar um piloto de outra série e o Rodrigo Santoro está mais interessado em projetos cinematográficos, como andou dizendo em entrevistas por aí.

  2. Bernardo

    Que situação desse casal aí … ñ faltou tragédia e ironia.

  3. Fer Funchal

    eu estava lendo na Lostpedia e tive que concordar: o episódio lembra muito o filme “Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos”, onde o autor pega dois personagens mais do que secundários de Hamlet e conta a história deles, com toda trama de Hamlet como algo que acontece nos bastidores. mais ou menos como aconteceu com o Paulo e a Nikki nesse episódio, que iam descobrindo aviões, escotilhas, etc, mas não se fixavam em nada, enquanto toda a mitologia q conhecemos não passava de um pano de fundo. eu adorei! fiquei até com vontade de ver o filme de novo, hehehe.

    sem contar que o episódio foi cheio de inside jokes, do tipo “eu sou uma atriz convidada, todos sabem que atores convidados morrem logo”. agora, a pergunta: assim como em Exposé, cujo final da quarta temporada finalmente revelava a identidade secreta de Cobra, será que no final da quarta temporada de Lost nós vamos saber quem é Jacob? tcharam!, não duvido nada que Damon e Carlton façam isso (assim como a famosa sétima temporada com zumbis, que eles prometem no podcast oficial, hehehehe. e é só o Paulo e a Nikki levantarem de suas covas para isso…)

    parabéns pelo texto!

  4. Eduardo

    Muito bom o review, gostaria apenas de fazer um adendo: pouco antes da Nikki ser picada por várias aranhas que surgem do nada, o som do LOSTZILLA é ouvido plenamente. Portanto, será que a fumaça negra se transmutou em aranhas, ou será apenas coincidência?

  5. Anderson Vidoni

    Bom, o Artz conta que a aranha libera um feromônio poderoso que atrai as outras aranhas rapidamente e foi o que aconteceu. Quanto ao som do Lostzilla, eu não ouvi, mas vi relatos de que houve e você contou que ouviu também, mas acho que não teve relação nenhuma não, mas vai saber.

  6. Mica

    Não assisti ainda, mas…que trágico serem enterrados vivos!
    Só que agora fiquei louca de vontade de assistir o episódio. Achei muito boa a sacada de fazerem os caras estarem no avião e vivenciando momentos paralelos, mesmo pq eu sempre achei muito sem noção esse negócio de todo mundo ter ficado aninhado com o ‘Jack e sua turma’ como se eles fossem a única forma de sobrevivência na ilha.

  7. Pedro

    Fer, esse filme é incrivel mesmo..mto bom com Tim Roth e escrito pelo Tom Stoppard que depois roterizou o chatinho Shakespeare Apaixonado

  8. Jose Decima

    Mas… no geral a presença deles só serviu de encheção de linguiça… não alterou a história em quase nada (o walkie-takie vai dar em alguma coisa?). Os produtores não tinham dito que eles eram importantes? Me decepcionou bastante.

  9. Luca

    Episódio muito bom!!

    Tenho minhas dúvidas se os dois vão morrer mesmo…

  10. Marcio

    Na verdade, a Niki pediu os chicletes ao Sawyer… mas em inglês, Gun (arma) e Gum (de Chewing Gum – goma de mascar) tem praticamente a mesma pronúncia, e o Sawyer entedeu errado o que ela queria (ela achou que ele estava com os chicletes, já que ele coletava tudo que podia na ilha para si).

  11. Eliza

    éée algo me diz que eles nao morreram nao… maaas pode ter sido um modo de mata-los mesmo, já que os personagens deles nao tem lá muita importância para a série e já que o próprio Santoro declarou que seu personagem vai morrer. Mas eu ainda acho que eles nao morreram, pelo menos o final desse episódio ficou com um grande ar de suspense.

  12. Gisele

    O episódio encerrou o ciclo dos personagens. Eles não tem mais razão de existir na ilha, mas ainda acho que existe uma possibilidade de volta. Por três motivos: o diálogo do diretor com Nikki dizendo que mesmo quem morre pode voltar em uma série, Locke dizendo a Paulo que as coisas podem não ficar enterradas por muito tempo, e Sawyer. Vocês acham que Sawyer vai deixar aqueles diamantes enterrados??? Aposto que logo o veremos com uma pá na mão.

    PS- Gosto muito dos comentários de Lost, mas que tal usar um corretor ortográfico antes de publicar? Não é a primeira vez que vejo um erro crasso de ortografia.

  13. Felipe

    Gisele, relaxe, até o Pasquale fala que em momentos informais não devemos nos preocupar tanto com regras e normas. O importante é expressar claramente as idéias e teorias.

    Quanto as críticas deste último episódio, pelo amor de deus, essa terceira temporada tá me deixando mais empolgado do que qualquer episódio da primeira temporada me deixou. Quanto mais personagens melhor, porque além de não ficar de saco cheio da cara do Jack, histórias paralelas como a última podem trazer peças chaves para o trama e completar o entretenimento (essa história deles terem sido enterrados vivos foi muito legal).

    E pode ser que eles não tenham mais nada a contribuir, mas que uma volta do casal, mesmo que seja pra ficar tomando Dharma Beer o resto do seriado, que seria perfeito, seria! (logicamente com uma explicação DECENTE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account