Log In

Spoilers

Spoiler: Battlestar Galactica AKA a melhor série sci-fi de todos os tempos

Pin it
Edward James Olmos e Mary McDonnell

Nunca tive saco de assistir um episódio inteiro de Jornada nas Estrelas, representante máxima do gênero Sci Fi. Por isso, quando lia os comentários elogiosos a respeito de Battlestar Galactica, eu me perguntava “Será que eu vou gostar?”. A resposta: 35 episódios (Minissérie + 13 episódios da primeira temporada + 20 episódios da segunda) assistidos em apenas duas semanas. É impressionante a capacidade que a série tem de apresentar personagens complexos e desenvolvidos e de contar histórias interessante e intrigantes. Talvez a maior qualidade de BSG seja a sua abordagem humana, excessivamente humana, com todos os seus defeitos em qualidades que homens e mulheres tem. Um exemplo disso é que, quando algum personagem encontra um cylon, ao invés de dizer algo como: “Reverta a polaridade do núcleo de dobra para alinhar com a matriz positrônica dos circuitos auxiliares de controle de fluxo plasmático para os lasers de impulsão vetorada, que o nosso problema se resolverá!”, ele solta um “Morra torradeira, MORRA!”, fugindo completamente do clichê do Sci Fi.

Por falar em cylons, alguém pode afirmar com certeza qual o objetivo deles? Eles querem dominar os humanos? Ou será que querem apenas catequizar a espécie? Será que eles são os verdadeiros vilões da história? Como um deles disse em um episódio quando perguntado sobre o porque a espécie estar perseguindo os humanos: “Talvez a sua espécie não mereça sobreviver”. Simples e direto.

Mas pra não dizer que eu gosto apenas dos caras maus, devo ressaltar minha admiração pela Presidente Laura Roslin (Mary McDonnell) e pelo Comandante Adama (Edward James Olmos), que já se tornou um dos meus personagens preferidos de séries de todos os tempos. Depois do atentado contra ele, ocorrido no final da primeira temporada, ele começou a refletir mais sobre as conseqüências de suas atitudes, culminando com uma decisão surpreendente tomada por ele, nos últimos minutos da temporada.

(Nota do Editor: a partir deste ponto começam os spoilers)

O final da segunda temporada de Battlestar Galáctica tem uma seqüência de pelo menos 11 episódios excepcionais. Um após o outro. É uma das maiores e melhores que em me lembro de ter assistido em uma série.

Vou destacar dois deles, o antepenúltimo, Downloaded, tem o melhor roteiro da série. A premissa é brilhante. Todo mundo já deve estar cansado de saber que, assim que um cylon humanóide morre, sua consciência e automaticamente transferida para outro corpo. E o episódio mostra a história de dois desses cylons “ressuscitados”, a Número Oito, que atirou no Comandante Adama, e a Número Seis, que era amante de Gaius Baltar em Caprica. Ambas são celebridades na Caprica dominada pelos Cylons. O episódio mostra como elas lidam com isso e com suas memórias. Detalhe genial: sabem a réplica da Número Seis que vive conversando com Baltar e que ninguém mais vê? A Seis ressuscitada tem uma versão imaginária de Baltar que fala com ela! E, do mesmo jeito que a Seis imaginária faz com que o verdadeiro Baltar tome decisões que favoreçam os cylons, o Baltar imaginário faz com que a Seis tome decisões pró-humanos! Estranho, mas absolutamente sensacional.

E temos a gran finale: Lay Down Your Burdens – Parte 2. Que mostra os resultados da eleição para presidente das colônias. Nos últimos 20 minutos do episódio, acontece uma das reviravoltas mais surpreendentes que eu me lembro de ter assistido em uma série. Totalmente inesperada, além de deprimente, triste. Eu senti um aperto no coração depois de terminar de assistir. E o cliffhanger é de ficar babando. Oda, oda, oda.

Séries citadas:

96 Comments

  1. Daisy Regina Machado

    Junto com Stargate, acho que é um dos melhores seriados da atualidade. A complexidade da trama é incrivel. Adoro cada minuto.

  2. Bruno Motta

    Isso não é Spoiler Zone, é uma espécie de review de temporada.

    Eu sei que vc quer a Spoiler Zone a todo custo, mas faze-la tematia é a mesma coisa que o Teleratings dar a audiência de um programa só por coluna, fazendo uma análise aprofundada por público, gênero, etc.

    Não consigo achar outra coisa.

  3. Bruno Motta

    Isso sem contar que ele não conta o final. Isso é SPOILER ZONE! Pode contar o que quiser!!!! Quem lê sabe que é spoiler!!!

  4. Juliano

    Confesso que é culpa minha. Sou meio covarde pra contar spoilers mesmo, hehehe. Mas assim acho que mais pessoas lerão o texto.

  5. Paulo Antunes

    Em defesa do Juliano, quero dizer que este texto dele é um pedaço de uma longa coluna que ele escreveu ao estilo da Spoiler Zone que o Pedro Beck fazia. Eu que tive a idéia de desmembrar a coluna e deixar o espaço aberto a outros colaboradores – por exemplo para o Thiago antecipar o season finale de ER, eu postar sobre algumas sitcoms ou The West Wing, etc etc. Tá mais opinativa que informativa, mas ainda assim tem algumas informações muito interessantes sobre a série. A gente vai acertando o formato com o tempo

  6. João da Silva

    Concordo plenamente. Não é só uma das melhores séries sci-fi, como é melhor que a maior parte das séries não-sci-fi também. Só Veronica Mars está à altura de Galactica.

  7. Marcos Almeida

    Concordo com o Bruno. Eu crente que ia ler spoilers da 2ª temporada e só encontro o que já li em vários sites. Pô, se é uma coluna de spoilers, é pra soltar o verbo!

  8. Cristiano

    Battlestar Galáctica é sensacional, tb nunca fui fan de Jornada nas Estrelas e Guerra nas Estrelas da vida, mas esse seriado me cativou desde o primeiro minuto,, vale cada episódio..valeu.

  9. Eric

    Depois desses elogios todos EU QUERO VER Battlestar Galactica !!!!!!!!!!!!!!

  10. Sempre adorei Jornada nas Estrelas. Na ótica de hoje seria um seriado ingênuo, mas vejamos pela época em que foi produzido, década de 60: em plena guerra fria apresentava um russo na ponte de comando (o navegador) e quando as mulheres e negros estavam reclamando igualdade, tinha uma mulher e negra também na ponte de comando (oficial de comunicação), até então as mulheres era apenas peças decorativas ou justificativa para o herói entrar em ação. Hoje acho que não assistiria, mas foi importante.
    Quanto a Battlestar Galactica, é das melhores séries que já vi, incluindo todos os gêneros, é muito bem escrita.
    E sobre a coluna ser review ou spolier zone, não importa, ela está ótima. O que vale é que se falou sobre BG como a série merece.

  11. Anderson Vidoni

    Juliano o que posso dizer é que o seu trabalho aqui foi ótimo, eu que não via a série vou dar uma olhada porque no minimo deve ser interessante.

    Sobre o novo Spoiler, vamos ver mais para ver se ficara bom, igual foi com o site, no começo tava meio estranho mas agora todo mundo deve concordar que ta melhor.

  12. Alessandro

    Infelizmente eu não li tudo por causa dos spoilers!! Mas quero dizer que Battlestar Galactica é uma das melhores séries produzidas atualmente!! Não é só pra quem curte sci-fi, mas pra qualquer tipo de público!

    Justamente porque o que mais chama a atenção na série não são as batalhas espaciais (espetaculares por sinal) ou efeitos especiais. E sim o lado humano dos personagens, que como o Juliano falou, apresentam milhares de defeitos como todo ser humano. Realmente a série é sensacional!

  13. Patricia E.

    Demorou, mas valeu a espera. Estava há tempos querendo ler algo a respeito dessa série aqui no site. Parabéns, Juliano, você resumiu muito bem o que é BSG. E pra quem não curte sci-fi, achando que se trata apenas de batalhas espaciais e gente usando roupas estranhas e falando um monte de “tecnobaboseira”, sugiro assistir a alguns episódios (pra começar, pela minissérie, já disponível há algum tempo em DVD aqui no Brasil — a 1ª temporada sai por aqui esse mês) e rever seus conceitos. BSG vai muito além de uma série sci-fi convencional. E pra quem ainda tem na memória a série original, esqueça. Assista à série sem preconceitos e verá que essa nova abordagem tem seus méritos, a começar por sua temática mais sombria e um enfoque mais “pé no chão”, fugindo do futuro utópico do universo de Jornada nas Estrelas (franquia da qual também sou fã, mas que há muito perdeu seu brilho). Quem gosta de drama não vai se desapontar, aqui tem material dos bons. Quem ainda não viu não sabe o que está perdendo. E fica uma sugestão: que tal comentar na sua próxima coluna alguns dos spoilers da 3ª temporada que já estão circulando por aí e que já dão uma idéia de como a coisa vai pegar fogo logo nos primeiros episódios?

  14. Roosevelt Barros

    Eu nunca tinha ouvido falar seque em BSG antes, até que surgiram ótimos comentários sobre a série, aqui mesmo no teleséries, então pra satisfazer a minha curiosidade assísti apenas um epi (infelizmente) e podem ter certeza q o seriado me prendeu. Assim q sobrar uma graninha vou comprar os DVD’S (mini + a 1ª temporada) e daí por diante. Valeu galera.

  15. Marcos Almeida

    Ahh, mas uma coisa podemos falar sobre os cylos…eles estão se aperfeiçoando. Depois das belas número 8 e da número 6, eles nos presenteiam com a “cylon Xena”…hehehe..e ainda por cima, loira. Putz, agora eu estou entendendo a paixão do Helo pela número 6! hehehe

  16. daniellapb

    Nossa!!!
    Juliano, a muito tempo esperava algo sobre a serie aqui!!Battlestar Glactica é a melhor!!! Simplismente a melhor!!! Assisto, gravo, revejo, ela é incrivel! E o DVD da primeira temporada sai no Brasil neste mês se não me engano! Já tenho a mini serie! Em BSG não há episodios ruins!Nunca!!
    Eu vi as cenas finais na internet são realmente surpriendentes!!
    Ela tira a estravagancia e pirotequinia que o mundo scifi, genero que adoro alias, ultimamente se apresenta.Os seres humanos são …humanos. Em todos ps apectos. Os cylons são de uma complexidade surpriendente, suas ações e personalidades nos leva a refletir sobre suas intenções visões da realidade!
    Uma serie supriendente! Sou fã incondicional!
    Adorei!!!Valeu mesmo Juliano!!!Parabens!

  17. Gadgeteer

    Agora o “Nunca tive saco de assistir um episódio inteiro de Jornada nas Estrelas” magoou. Deixa essa frase sua chegar em uma convenção Trekkie. Brincadeira.

  18. Juliano

    Star Trek é um marco no sci-fi. Fato. Battlestar Galactica (as duas versões) deve muito à franquia, como qualquer outra série do gênero. Mas nem por isso tenho que gostar, hehehe.

  19. Patricia E.

    Para acalmar os ânimos trekkers: vale lembrar um detalhe interessante: Ronald D. Moore foi roteirista das séries derivadas de Jornada nas Estrelas (A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager) e escreveu alguns dos melhores episódios da franquia enquanto fez parte da equipe, diga-se de passagem. :)

  20. Rafaela

    Ok, Juliano… nunca tinha visto a série, já tinha ouvido falar muito bem dela…
    Depois de ler sua coluna, vou ter que dar um jeito de asistir a série.
    Alguém pode me informar se a série está disponível para locação? Pelo que entendi, BSG foi uma minissérie que originou uma série com primeira e segunda temporadas, certo?
    Acho que vou seguir o caminho do download… hehehehe
    Bem, coluna bem escrita acarreta isso: curiosidade dos leitores!!!

  21. Mica

    Eu amo Battlestar Galactica e já li resumo de tudo quanto é episódio já passado e não assistido por mim ainda. Aliás, estou morrendo de medo pq vou me mudar semana que vem e ficarei definitivamente sem tv a cabo (no momento conto com um ‘gato’ com quatro canais, e a TNT é um deles). Se não puder assistir o final de BSG eu tenho um treco! Ainda nem me acostumei a ficar sem Stargate (Atlantis e SG1) que era minha série de Sci-Fi preferida. Aliás, eu amo as três ^_^.

    Mas concordo com quem disse aí que vc deveria dar uma pincelada no que está rolando para a 3ª temporada….a curiosidade já está levando a melhor em mim.

  22. Patricia E.

    Mica! Por onde andas, guria? Marque um dia que eu dou um jeito de a gente terminar de assistir à temporada. :D Tô louca pra comentar, mas só conheço meia dúzia de gatos pingados que vêem a série. :P

    Rafaela, acho que a minissérie pode ser encontrada pra locação, pois já saiu há um bom tempo. Já a 1ª temporada pelo visto vai atrasar um pouco, pois em alguns sites já jogaram a entrega pro dia 01/06, mas não deve tardar pra chegar às locadoras.

  23. Luis Amorim

    Finalmente um review sobre BSG aqui; que não apenas vendo o lado sci-fi, mas comparando com séries em geral, é uma das melhores atualmente!! Foi resumido muito bem o que a série passa, acima de tudo muitos conflitos humanos, com personagens complexos e reviravoltas muito interessantes. Começei a ver quando passou na TNT e nuna imaginei que a série fosse tão boa assim, agora temos que divulgar para que mais que mais pessoas assistam, pois a série merece.

  24. mandias

    Pra quem não pode comprar os DVDs, os episodios ja estão disponiveis pra Download na internet a tempos.
    Sugiro baixar e assistir os episodios que faltam de uma vez, a começar por Pegasus.

  25. Eduardo Pinheiro

    Essa série é sem dúvida a melhor Sci Fi da atualidade e uma das melhores de todos os tempos, sci fi ou não. Adoro Lost, mas nenhuma me empolga mais que Galactica, com justiça eleita a melhor série de 2005 pela revista TIME e esta segunda temporada tá magnífica.

  26. SonnyBRA

    Galera, já revi a mini e as duas temporadas nem sei quantas vezes e garanto… ainda não fizeram nada melhor!!! A BSG é inovadora, descomplicada, atrativa e surpreendente… Agora é esperar pela 3a. de outras vindouras Temporadas.
    Se alguém ainda não assistiu essa obra-prima, faça-o, pois não se arrenpederão. Aconselho que baixem-nos com programas torrents, que são rápidos e têm ótima definição.
    Parabéns ao Juliano e a todos pela iniciativa e comentários que realmente fazem jus à Galactica.

  27. enoklinger

    BSG está, de fato, SENCACIONAL!
    Sou fã incondicional de Star Trek e sempre tive simpatia pela Galactica original (de ’78).
    Quando vi um episódio da nova BSG na TNT, me apressei a baixar inteira: a minissérie e as duas temporadas. E é uma cachaça: não dá pra parar!
    E o final da 2ª temporada é mesmo de baixar o astral e ficar babando pela 3ª temporada!
    Recomendo veementemente!

  28. pêra

    Bom, não sou fã de Sci Fi de TV, abomino star trek e similares (quem gosta, perdão) e vi BSG uma vez quando estava zapeando entre canais… Nos primeiros instantes percebi fotografia, trilha sonora, construção de personagens e enredo impecáveis.
    Parecia cinema na TV! E quando aluguei a mini-série (que foi filmada em 16:9), tive certeza que aquilo era algo completamente do que se fazia para tv.
    Acredito que esta série ficará para a história como a primeira a propor uma ruptura brusca e sangrenta com todos os antecessores futurísticos.
    (e olha que apenas vi anguns episódios da segunda temporada e a mini..)

  29. Anderson Vidoni

    Após ver toda a série só tenho uma palavra para descreve-la: espetacular!!!!!

    Bom trabalho na analise da série Juliano, mas faltou escancarar o final :D Até.

  30. Renata Spoiler

    Eu vi o trailer da terceira temporada de battlestar!!!

    muito surpreendente! a starbuck tem uma FILHA
    e naum eh soh isso mta coisa vai rola

  31. Nat

    Acabei de assistir à parte 2 do último episódio da temporada. ADOREI! Alguém sabe quando começará na TNT a próxima temporada? (nos EUA em outubro).

    Alguém quer os spoilers? (risos)

  32. alex

    OH, DEIXA DE BURRICE E IDIOTISMOS, ALEM DE PRE-CONCEITUOSO, STAR TREK É A BASE DE TODAS ESTAS SERIES AI DE HOJE, SE VC NÃO TEVE SACO PRA ASSISTIR TRATE DE ASSISTIR, POIS APRENDERÁ MAIS SOBRE SCIFI DO QUE NENHUMA OUTRA SERIE PODERIA LHE DAR…SE LIGA OH CAPADÓCIO!

  33. MARIO

    Caramba, de novo a TNT pisa na bola com Galactica. Parece que é só chegar no episódio de término da temporada, eles anunciam uma coisa — com hesitação, pelo espaço de divulgação na grade — e fazem o quê? Ignoram, passam batido, fazem de conta que não foi nada disso, parecem que não dão bola nenhuma p/ quem é fã e FICA TUDO POR ISSO MESMO! Que pena que a audiência no Brasil não tem voz ativa, isso era p/ ser assunto do mês no escritório de programação destes “Bonis” da TNT.

  34. Marcelo

    Juliano, você deu bandeira… de que não entende xongas de ficção científica. Nada mesmo. Pra começar, BSG é uma série bem legal, bem produzida, com bons atores e bons roteiros… mas “melhor série de FC de todos os tempos?” Não mesmo. Galactica tem muito pouco de inovador. Os pontos que você elogia tanto não são novidade — Babylon 5, pra citar só uma série, já fazia tudo isso dez anos atrás. Acho que você não viu, né? Também não deve ter visto Firefly. Ou Farscape.

    Outra coisa: treknobabble é um clichê de Jornada nas Estrelas, não da ficção científica em geral. Mas o oposto que você tanto gostou, de atirar no inimigo gritando “morra, torradeira!”, também é um clichê. E bem antigo, aliás. Já leu E.E. “Doc” Smith? Conhece Flash Gordon? Buck Rogers? Bem, pelo menos assistiu aos filmes de “Guerra nas Estrelas”? Pois é, todos esses também têm essa faceta “caubói.” E esse era o “normal” da ficção científica cinematográfica e televisiva antes de Além da Imaginação e Jornada nas Estrelas virarem a mesa nos anos 60.

    Há três seriados de ficção científica considerados seminais: Twilight Zone (Além da Imaginação) — a série antiga, em preto-e-branco; Jornada nas Estrelas (série clássica); e Babylon 5. Os três tiveram influências profundas em tudo o que foi feito em FC televisiva depois deles. BSG é legal, gosto muito, não perco um episódio; mas não é inovadora como os três acima.

  35. Frederico

    Pessoal,tive a oportunidade de assistir Galactica em 78, e fiquei fã de carteirinha na serie, quando voltou a passar na TNT, não perco um episodio, gostei muito do episodio em que a Cylon, interpretada por Xena, faz a materia a respeito da nave de combate e ao final toca a sensacional trilha sonora da serie, foi muito bom.
    Estou aguardando a 3º temporada, alguem sabe quando sera a estreia no Brasil

  36. Jorge

    Caraca. Curto Cartoon, Anime, Series….: TV. Acho que o entreterimento se sobrepõe a toda e qualquer análise que se faz…. Assisti(o) StarTrek, StarTrek: New Generation, Babilon5, StarTrek: Deep Space Nine, StarTrek: Voyager, Farscape, StarGate SG-1, StarGate: Atlantis, Enterprise, BattleStar Galactica…. caraca (de novo). Vejo muitas tiradas bem legais. Adoro entreter-me com todas.
    Mas, idéias como Kosh (B5), as questões humanas (todas) e os contra-pontos (a Seis de Baltar, e Baltar da Seis – BSG) são impagáveis! quanto ao demais…: “Morra torradeira, MORRA!”

  37. Ricardo

    Não tive a oportunidade de acompanhar a nova série BSG,mas por algumas imagens obtidas pela internet e comentários de amigos, essa nova BSG não tem nada Haver com BSG-78/80 com algumas raras semelhanças, da própria astronave GALÁCTICA e da homenagem prestada ao caça VIPER da série clássica.Acredito,em conformidade aos comentarios dos demais participantes que essa nova BSG, esta se tornando uma série de respeito. No meu ponto de vista essa deveria ser uma continuação da série clássica, ou então uma nova série não relacionada ao Universo BSG
    “by your command”

  38. Sidney Pinho Junior

    Agradeceria profundamente se alguém podcesse me indicar em qual site eu posso baixar os filmes da série GALACTICA ASTRONAVE DE COMBATE.
    Muitíssimo obrigado,
    Sidney

  39. acaf

    quem pode me fornecer todas temporadas de galactica astronave de combate a preço popular

  40. Daniel

    Pessoal,

    Alguém pode indicar algum local aqui em São Paulo, em se possa encontrar DVDs desta série a frente de seu tempo para alugar ou até mesmo para comprar?

    Abraços
    Daniel

  41. Marcos Augustou

    Pessoal concordo em gênero número e grau essa com certeza é a série que melhor ficou em sua recomposição é muito boa mesmo!!!

  42. ZéBedeu

    Adama cabra macho do cão! Saía na base do tapa com os cylons! hehehehehehehehehehehe

    Aqueles pequenos especiais contando um pouco da sua vida de soldado é sensacional!

    No começo admito que torcia o nariz para a série. Muitos conceitos que Richard Hatch queria inalterados foram mudados mas mesmo assim a série deslanchou. Mas bem que podiam ter mantido a dramáticas e emocionantes decolagens, turbos e os sons. A Ação no espaço ficou morta demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account