Log In

Opinião Spoilers

Spoiler: o final que Kyle XY não merecia

Pin it

Kyle XY - Bringing Down the House

No dia 16 de março o canal americano ABC Family exibiu o series finale de Kyle XY, que, ainda no ínicio desta terceira temporada, recebeu a notícia de que seria cancelada. Até aqui tudo bem, se não fosse o final horroroso que a série teve. Fiquei por alguns dias procurando em alguns sites gringos se aquele episódio era apenas o final da primeira parte da temporada, como já havia acontecido no ano anterior. Mas não. Era mesmo o fim. E depois fiquei pensando: como é que eles fizeram isso?

Nunca assisti Kyle XY pelo seu lado sci fi, até porque, não é um gênero que aprecio muito, apesar de acompanhar algumas séries e de gostar de muitos filmes de ficção científica. O que me levou a acompanhar a estória de Kyle foi pelo seu jeito de ser se relacionar com a sociedade. O roteiro sempre soube utilizar muito bem isso, quando ele foi acolhido pelos Traggers, quando ele começou a ir para o colégio, quando ele iniciou amizades e um relacionamento com Amanda.

Este drama sempre foi o principal para mim, ainda que esperasse pelas respostas que o programa teria que dar para explicar o porquê dele não ter umbigo e coisas do tipo.

Mas isso era algo secundário dentro da real proposta da série: mostrar o impacto de Kyle na família Tragger (e vice-versa) e também a maneira como ele reagia para entender certas convenções que estavam impregnadas na sociedade. A segunda temporada se iniciou e com ela fomos apresentados a Jessi, que é a outra metade deste código genético. Se o homem é formado por XY e a mulher por XX, seria até um pouco óbvio, que, em algum momento, teríamos qiue ver a outra metade do experimento genético. O mesmo que aconteceu com Kyle, também aconteceu com Jessi.

Os processos, claro, foram diferentes. Enquanto que Kyle era uma pessoa bastante inofensiva, Jessi era o contrário. Muito mais agressiva e determinada, parecia um experimento cheio de complicações. E os dois perseguiram juntos por respostas. Kyle conheceu o seu criador, Adam Baylin. Jessi conheceu a sua mãe, Sarah. Já a partir daqui a série começou a ter defeitos. O roteiro pouco enquadrou estes dois personagens e tudo ficou muito vago, por um tempo. O treinamento de Kyle com base nos ensinamentos de Adam foram até bem desenvolvidos em grande parte da segunda temporada, mas isso não consolidou basicamente nada.

Este vazio só tomou proporções maiores na transição entre o fim da segunda temporada e o começo da terceira. A série começou com um bom episódio, colocando Kyle em perseguição à Latnok para libertar Amanda e, logo em seguida, trazendo uma trama que poderia render alguma coisa quanto ao chip que foi colocado no cérebro dela. Porém, nada disso engrenou. As resoluções para o que havia sido apresentado na season premiere teve resoluções fáceis – este sempre foi um problema da série. Por um momento, Kyle XY tentou transformar o namoro entre o personagem-título e Amanda em um drama muito maior, mas também sem sucesso.

O tempo passava, o cancelamento já era uma realidade e os criadores continuaram apresentando tramas e situações que beiravam o ridículo como, por exemplo, a cena em que Lori, Declan e Hillary ficam numa disputa idiota para resolver os seus problemas de relacionamento que afetaram a amizade entre as duas. Sem contar que Nicole Trager, antes um personagem de extrema importância dentro da estória, ficou completamente sem função a partir do momento em que a série deixou de lado as relações sociais para se basear muito mais na ficção. Se as duas coisas fossem colocadas de maneira equilibrada, talvez uma trama pudesse complementar a outra, e não anulá-las.

Kyle XY - Bringing Down the House

Em meio a tantos problemas, Kyle XY pegou o mal das novelas brasileiras em deixar para resolver tudo no último capítulo – ou nos dois últimos, como preferir. Em apenas dois episódios, ele havia descoberto quem era Michael Cassidy, os seus planos, o grupo de fachada criado pela Latnok e uma maneira para interromper a produção de uma outra cápsula com o mesmo sistema genético que Kyle possuía. O pior de tudo foi ele ter descoberto que Cassidy era o seu irmão e, “do nada”, o episódio acabar. E ficamos perplexos por um certo momento, mas depois voltamos ao normal e vemos o quanto fomos enganados e o quanto necessitamos de uma conclusão. Se teremos? É provável que não!

Vinícius Silva é editor do weblog Sob a Minha Lente.

Séries citadas:

177 Comments

  1. eu mess

    esse mundo de comentario q esta aki q sempre começa escrito com “ABC Family, foi realmente postado pela ABC ou e alguem por ai q respondeu??
    obgd…

  2. Carlinhos

    so sei de uma coisa, nunca vamos saber quem vai terminar isso, ja foi esquecido e enterrado… sei tambem q aquele q fez esse seriado nao liga para oq os outros falem ou pense do seriado ou dele…. nao existira mais seriados bons assim como esse foco de mecher com as mentes das pessoas com um assunto nunca pensando…. no dia q alguem fazer algo tao bom como esse, nao faça pela metade… porq ninguem tem tempo pra perder assistindo algo q tem uma merda de final no qual ninguem se interesa mais pelo desfexo… obrigadu
       desculpa pelos erros de portugues… tenhu so 10 anos e sou muito fan desse seriado, e fiz meu comentario sobre isso…. mais serio… eu achei q tava errado… Estoria e Historia…. pessoa burra sempre confunde as coisas..kkkkkk

  3. Carlinhos

    esta certo Estoria… kkkkkkk… nao me confunda mais… nao quero crescer burro assim..kkkk

  4. thiago gonçalves de oliveira

    sera q tem o filme kyle xy the  final season sera?

  5. Fernandafernandes

    Kyle xy é uma ótima série, desde o inicio me apaixonei pela série e ver uma série tao boa assim acabar desse jeito é muito triste,mas fiquei ainda mais triste agora que a roteirista divulgou como ficaria o final da série.Achei que a série ia ter um final bem melhor que este .Foi uma falta de criatividade dessa mulher dar esse final para uma das melhores séries do mundo…Acho que muita gente não vai gostar de ler isso, mas vou falar logo…Que depois de ver esse final acho que dou razão a ABC Family de ter cortado a série ,por que tenho certeza de que muitos fãs iam se decepcionar.Cara não é nada pessoal ,todos tem um jeito diferente de ver as coisas ,mas acho que a roteirista viu as coisas um pouco diferentes demais do que os próprios fãs queriam ! (Nem o elenco merecia isso sinceramente)
    primeira coisa que eu mudaria :
    Acho que kyle não devia terminar só, por que nos passa a ideia de que para ajudar os outros precisamos morrer sozinhos ,que nem o Adam e acho que kyle nao poderia ter esse mesmo final triste do Pai biológico.
    Entao acho que seria BEM MELHOR se ele ficasse com a Jessi. Para aqueles fãs que são a favor que kyle e a Amanda fiquem juntos eu só posso dizer que não ia dar muito certo ,até porque desde de que Jessi entro na série na segunda temporada que a roteirista nos passa a ideia de que Jessi precisa do Kyle e que eles tem uma conecção especial e nao importa oque fação nimguém vai consiguir cortar essa tal ligação entre os dois, sem falar que Jessi tem os mesmos dons de Kyle e daí ela poderia ir com ele nessa missão para salvar o mundo oque evitaria o personagem Kyle acabar encalhado e que Jessi se decepcionasse mais ainda ou que ela fosse só experimento que deu errado se acontecesse de ela não passar mais de nada além disso seria muita maldade …(Além disso que seria muito conto de Fadas Kyle ficar com o seu primeiro amor Amanda e enjoativo também)
    Kyle e Jessi poderiam se casar e ter um filho que tivesse uma infancia maravilhosa que os dois nunca tiveram e que fosse inteligente como os pais ,mas que tivesse umbigo o nome dele poderia ser Adam, porque foi o homem que os deu a vida e se fosse o caso deles terem uma filha mulher também o nome dela poderia ser Nicole.Daí os dois poderiam ser felizes juntos!!!
    Segunda coisa que eu mudaria:
    Eu nao faria o namoro de Andy e Josh virar um vai e vem que nem o da Lori e do Declan assim fica muito chatoooo e cansativo !!!!!
    Eu acho que a Hilary e que Marck podiam achar namorados legais também !!!!!
    Bom é só isso que eu gostaria de mudar,mas estou muito decepcionada com o final original…         http://www.cineseries.com.br/noticias-series/kyle-xy/roteirista-e-co-produtora-fala-sobre-o-final-de-kyle-xy/ leiam   

  6. Marisa

    Cara, fiquei muito brava com esse final… Como você mesmo disse, o legal da série, era a vida social e cotidiana dele… Mas acho que eles deveriam ter desenrolado o desfecho na última temporada, já que a série já estava perdendo audiência… Agora acabar, como terminou, foi totalmente ridículo, como se eles tivessem dando abertura para uma quarta temporada que nem vai existir… =( De verdade me decepcionei.

  7. Bola-favelado

    manu, como KYLE XY pode ter queda di aldiencia?
    si vc mi explicar iso eu ate intenderei o motivo do final sem final kkkk

  8. Bola-favelado

     concordo com vc marisa, o final e claramente uma continuação para o 11° episodio ou a 4° temporada !
    nimca vi algo terminar sem final !
    add ai nu msn jae bola-favelado@hotmail.com

  9. Alex Figueiredo

    os cara faz agente assisti todos esses episodios e não da nem uma conclusão na série …….PUTA QUE PARIU…..

  10. Tony Teilor Vargas

    que vergonha essa serie tinha tudo para render umas 10 temporadas ,mas o escritor ,roteiristas e todos que fizeram o ddeclinio da serie se mostraram incompetentes se fosse eles não escreveriam mais nada desistirian dese trabalho que é so para pessoas inteligentes e com imaginação.

  11. MalucoPlays

    eu so queria saber com quem ele ia ficar, porque ele nao tem umbigo, o que aconteciam com os clones

  12. Nina Spinola

    Há alguns anos a palavra ‘estória’ já não é mais usada. Os mais antigos ainda usam, mas agora tanto faz escrever história para fatos reais ou fictícios. =D

  13. Garoto do interior

    Vc está correto em tudo cara, sobre todos os dramas socias vividos na primeira temporada, os dramas socias vividos com uma mistura um pouco maior de ficção cientifica na segunda temporada …. porém deis da primeira temporada fica evidente que ia ter uma mistura de smallvile transformando Kyle em um super hero! é dificil acreditar que vc não esperava que tal coisa iria ocorrer em uma das temporadas! claro que ficaram alguns vacos e algumas coisas que poderiam ser relacionadas,mais pra mim a unica decepção com ABC Family foi cancelar a 4 temporada :/ acho que eu assim como qualquer outro fã esperava o fim definitivo da Latnok :/

  14. VALDIR ANDRADE DE CARVALHO

    PRECISAMOS DA 4ª TEMPORADA DE KYLE XY É MUITO BOA A SÉRIE, POR QUE ACABAR ASSIMMM….ESTOU DE LUTO

  15. Soc

    Então achei kyle xy o melhor seriado que ja vi . Umas coisas eu concordei ai outras coisas nao concordei .Tenho certeza que aquele ali nao era o final ,creio eu que na quarta temporada ia tudo se esclarecer .

  16. Nathany

    galera parei de ver kyle xy no capitulo da formatura onde amanda é sequestrada. quantos faltam?

  17. Tiago Pegasus

    eu não me importaria se fosse terminada na terceira temporada o poblema e dizer que a serie ta canselada e ter um final desse jeito,isso me faz lembra a serie do exterminador do futuro que teve o mesmo problema,termina John indo pro futuro e acabou,isso e muita falta de respeito pra quem acompanha a serie.

  18. Tiago Pegasus

    SE tivesse uns 2 ou 3 capítulos a mais daria pra resolver essa coisa ridícula.

  19. José

    Pra que isso ? kkkk’
    Segunda vez que to vendo kyle xy… to terminando, mas seria interessante ver o final da serie neeh….
    E Matt Dallas que interpreta kyle, é gay kkkkkkkkkk’

  20. Filiipe Magalhães

    É uma pena ter terminado assim tava a gostar bastante, das melhores series k alguma vez vi, bastante criativa no meu ver mas com um fim lastimável. A questão é como conseguem dinheiro para o inicio da serie e não para toda serie, pra evitar este tipo de desilusões, para terminar assim mais vale nem começar pois se perde interesse em ver outras series pk pode suceder o mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account