Log In

Spoilers

Spoiler: o episódio 200 de Law & Order: SVU com Robin Williams

Pin it

Robin Williams em Law & Order: SVU

Alcançar 200 episódios é uma marca para poucas séries. Na verdade, parece cada vez mais difícil chegar tão longe no mercado americano, extremamente competitivo e baseado – acima de tudo – na lucratividade.

Os exemplos de séries que cruzaram este ponto não são muitos, mas por “coincidência” temos alguns bem contemporâneos como o desenho Os Simpsons, o drama médico ER e a matriz Lei & Ordem.

Special Victims Unit é o mais antigo spin-of da franquia. No ar desde 1999, o show completou nove temporadas e há algum tempo ultrapassou Lei & Ordem em sucesso e popularidade. Com um roteiro sempre bem amarrado e histórias realísticas, a série conquistou status e passou a despertar a atenção de grandes atores – que sentiram-se bem a vontade em fazer participações especiais – muitas vezes indicadas ao Emmy.

Em 2007, a atriz francesa Leslie Caron – duas vezes indicada ao Oscar e vencedora de um Globo de Ouro – conquistou o Emmy por sua participação no episódio Recall. Caron concorria com Marcia Gay Harden – vencedora do Oscar por Pollack e indicada em Sobre Meninos e Lobos que também esteve na série, no episódio Raw.

Em memória aos diversos nomes de peso que passaram pela série, nada mais normal que convidar um astro premiado para participar do episódio 200. O escolhido da vez foi Robin Williams.

O ator, de 56 anos, é um dos mais aclamados profissionais de Hollywood. Foi indicado a quatro Oscars – ganhou um, por Gênio Indomável – e nove Globos de Ouro – arrematando seis. Além dos prêmios por sua carreira como ator, ele também venceu quatro Grammys por suas apresentações em turnês como humorista e dois Emmys – para especiais televisivos.

Em Autoridade (Authority), Robin vive o traumatizado e manipulador engenheiro Merritt Rook – que tem sérios problemas em reconhecer e respeitar autoridades. É preso por induzir pessoas a cometerem assédio sexual.

O episódio foi exibido nos EUA no dia 29 de abril e foi assistido por 12,06 milhões de telespectadores, liderando durante o horário, ficando atrás apenas de American Idol e Hell´s Kitchen na audiência da noite.

Rook liga para diversas lojas de uma cadeia de fast food e se faz passar por um detetive chamado Milgram, que alega – aos gerentes dos estabelecimentos – haver uma ladra entre os funcionários. Ele consegue convencê-los a revistar “intimamente” uma específica garota em nome de sua autoridade.

Um caso é descoberto levando Stabler e Olívia até Merrit, que – para estabelecer um álibi – alega estar pescando fora da cidade no dia do último acontecimento e entrega a conta de um hotel e telefones do lugar.

Ao ligarem para o hotel, as informações batem. Porém, eles suspeitam do motivo da viagem – pois a temporada de pesca havia acabado. Eles percebem que Merrit falsificou os comprovantes e o apanham se passando pelo atendente do hotel através de um entre diversos telefones em sua casa.

Rook resolve fazer sua própria defesa das acusações e surpreendentemente consegue se salvar da condenação. Após isto, ele lidera diversos movimentos em Nova York, pregando que as pessoas não sejam submissas às autoridades – ganhando popularidade.

Em meio aos acontecimentos, descobrimos que sua mulher e filho morreram durante o parto devido a um erro médico. O responsável pelo acontecimento – Dr. Slifkin – se suicidou. Stabler e Olívia conseguem provas de que ele foi induzido por Rook.

Merrit é preso por Olívia durante uma de suas manifestações, mas ele acaba dominando a detetive, a faz se desarmar e acompanhá-lo. Stabler não consegue avistá-los na multidão, mas acaba os localizando em um prédio abandonado de uma produtora musical.

Rook prende Olívia a fios de tensão e tenta obrigar Eliot – com a ameaça de que há uma bomba no local – a torturá-la para ensiná-lo uma lição sobre autoridade. Porém, Stabler não o faz e Merrit explica o porquê prega a contestação.

Sua esposa e filhos morreram durante o trabalho de parto devido à insistência do médico em realizar parto normal. Rook o alertou sobre os riscos e pediu por uma cesariana – que lhe foi negada. Ele se culpou por obedecer a um médico incompetente e atribuiu a morte de sua família à submissão.

Merrit se entrega alegando que tudo não passava de um teste e Stabler liberta Olívia. Ao saírem do local, Rook explode o prédio e consegue fugir em direção ao mar. Ele some deixando a dúvida se pulou na água – logo, estando algemado morreu – ou escapou para futuramente reaparecer.

Law & Order: Special Victims Unit é a série que mais enviou material de suas participações especiais ao Emmy deste ano. Ao todo são treze seleções, sendo seis atores e sete atrizes.

Entre os pré-selecionados estão grandes nomes como Aidan Quinn – duas vezes indicado ao Emmy – em Savant; Elizabeth McGovern – indicada ao Oscar de Melhor atriz Coadjuvante por Ragtime – em Harm; Cynthia Nixon – três vezes indicada ao Emmy e vencedora em 2004 por Sex and the City – em Alternate e Rhea Perlman – incrivelmente indicada dez vezez ao Emmy e vencedora de quatro prêmio, em Unorthodox. Além de Robin Williams, que tem grandes chances por sua excelente atuação em Authority.

***

O episódio 200 de Law & Order: SVU vai ao ar esta terça-feira (24/6), às 23h, no Universal Channel.

Séries citadas:

20 Comments

  1. Paulo Antunes

    Estou ansioso para assistir a este episódio, tomara que seja muito bom, porque eu realmente não gostei desta temporada de SVU, achei que Criminal Intent esteve bem melhor este ano.

    Sobre os guests da temporada, os dois que mais gostei este ano não entraram na tua lista, Gabriel. Foram a Gabrielle Anwar, no episódio Inconceivable, sobre roubo de embriões, e a Erika Christensen, que fez uma agente do FBI louca de pedra em Signature.

  2. Pingback: Teleseries via Rec6

  3. Victor Hugo G. Soares

    Eu que não sou fã e nem assisto a série…vou ver hj a noite por causa de Robin Williams, e pela promo parece ser um grande episodio.

  4. Gabriel Bonis

    Então Paulo, acho que ainda deve haver chances para estes atores, pois o prazo das inscrições se encerra dia 31. Lost, por exemplo, ainda não enviou mateial de alguns atores. Até agora só enviaram do Michael Emerson – que em um mundo prefeito deveria ganhar – e de 2 participações especiais.

  5. Gabriel Bonis

    Desculpem, cometi um erro. O prazo final foi 31 de Maio. E Lost completou as indicações que faltavam.

    E Paulo, eu optei por colocar só alguns nomes aqui estão todas as atrizes:

    Erika Christensen – “Signature”
    Melissa Joan Hart – “Impulsive”
    Elizabeth McGovern – “Harm”
    Cynthia Nixon – “Alternate”
    Rhea Perlman – “Unorthodox”
    Adina Porter – “Fight”
    Mae Whitman – “Streetwise”

  6. Patinha

    Vou ver na reprise de domingo porque durante a semana passa tarde demais.

    Gosto muito de Law & Order: SVU, o problema é que às vezes acho que os roteiristas escorregam no dramalhão. Os episódios mais sequinhos e realistas são os mais bacanas. Quando começa a apelação melodramática eu não gosto tanto. Mas dou um desconto porque respeito demais a série.

    Embora prefira, disparo, a original, Law & Order. Que geralmente não comete excessos.

  7. Fernando dos Santos

    Na minha opinião além de Criminal Intent, o Law & Order matriz também melhorou muito nesta temporada 2007-2008.As entradas de Linus Roach e Jeremy Sisto e a saída de Fred Thompson deram uma revigorada na série.
    Acho que só mesmo SVU é que deu uma pequena caída.

  8. Gabriel Bonis

    Eu não consegui assitir todos os episódios desta temporada porque passa muito tarde, mas eu também senti uma pequena queda.

    Mas mesmo assim, SVU é minha série favorita da franlquia Law & Order. Não consigo assistir muito as outras duas.

    A matriz ficou meio irritante e CI – apesar de ser boa – não consegue manter minha atenção.

  9. Fernando dos Santos

    Outra coisa que eu considero que deu certo na atual temporada de Law & Order(matriz) é a mudança de status do McCoy(Sam Waterston).Ele está se saindo um chefe bem mais atuante que seu antecessor.E a beleza da Alana de La Garza da um toque ainda mais especial à série.

  10. shadow

    Esse episódio foi muito bom. Robin willians deu show, chegou em certo momento a me fazer adorar seu personagem e odiar a personagem de Diane Neal, Casey.O unico problema foi justamente o fim; Nos largaram sem pai e nem mãe, somente imaginando 0o que terá acontecido a Robin. e só.

  11. Gabriel Bonis

    Em alguns episódios de SVU nós sempre ficamos sem saber qual é o fim realmente. E no geral, estes são os que mais me empolgam e no fim sempre fico perguntando: “Mas o q aconteceu?”

  12. Giselle

    Achei o episódio ótimo. E o Robin Willians tava excelente . Sabe que eu também torci pro personagem. Acho que ele conseguiu me manipular também ehehehe.
    Quanto ao final acho que ele não morreu. Tomara que ele volte.

  13. Ana

    Sou fã da série, não perco um episódio e este especialmente foi muito bom. Robin Willis deu um show de interpretação.Concordo que SVU nesta temporada caiu um pouco apesar do episódio “Undecover” no qual Olívia( Mariska) agiu infiltrada em uma penitenciária ter sido ESPETACULAR.Olha gente, por mais que eu queira assistir CSI, ou outra qualquer série policial, não consigo chegar até o final. SVU é uma série realista,emocional,humana, profunda e sempre me dá enorme satisfação em assistgi-la.

  14. Patinha

    Ana, eu concordo em parte com você. De fato, SVU é mesmo uma série emocional e humana. O problema é que tudo que é tão emocional pode resvalar pro dramalhão, o que eu acho que acontece com SVU de vez em quando. Aí a série me irrita porque fica muito irreal. Acho que acontece isso sobretudo no que diz respeito à detetive Olívia. E pelo mesmo motivo: ela é a personagem mais sensível, mas, às vezes, torna-se uma típica personagem de novela mexicana. Chororô demais!

    Da franquia, a que mais me agrada, justamente por eu considerar a mais realista e menos melodramática, é a original, Law & Order.

    Gosto bastante de Criminal Intent, mas ela também comete seus pecadilhos. O personagem Goren é meio afetado e caricato. E nos episódios só aparece ele. Ele saca tudo, ele percebe tudo, ele resolve tudo. Ele é mais esperto do que todo mundo. A detetive, parceira dele, coitada, nem tem chance. É pior que coadjuvante, é quase invisível. Isso que não gosto.

    Das 3, Criminal Intent é a que sou menos fiel.

    Já os episódios que têm o detetive Logan e sua parceira são mais equilibrados.

  15. Regina

    Realmente o episódio em que a Olívia agiu infliltrada em uma penitenciária feminina foi excelente. Lembrou-me os bons tempos de SUV. Também acho que anda meio que dando umas escorregadelas pro dramalhão.
    O Robin Willians é ótimo. Mas desde aquele infeliz comentário em uma entrega do Globo de Ouro em que ele ficou tirando sarro da Fernanda Montenegro, não consigo mais assitir nada que ele faz. Nesta ocasião ele foi um verdadeiro babaca racista. Só assisti este episódio porque era SUV.

  16. Dr. Bambei

    O episódio teve um final horroroso, mas foi um dos melhores da temporada. Quanto ao Robin Williams, ele é simplesmente um dos melhores, arrasou! Ele engoliu com sua atuação os outros atores, mesmo eles sendo muito bons.

  17. Joana

    Fernando,

    Concordo com você sobre Law & Ordem – Matriz. Ficou muito melhor com as mudanças tanto na posição de Jack quanto na entrada do detetive Cyrus Lupu. parece que ele e Ed se entendem melhor do que Ed e Nina.

    Gosto de criminal Inbtent mesmo com as loucuras de Goren. Mesmo sendo meio exagerado, cabe perfeitamente na série.

    Já SVU realmente já foi melhor, mas ainda tem minha inteira atenção. Mas o episódio 200 não foi o meu preferido. Achei meio sem sentido aquela história de Olívia presa e Eliot sendo testado.

  18. Joana

    COM CORREÇÔES rsrsrs

    Fernando,

    Concordo com você sobre Law & Ordem – Matriz. Ficou muito melhor com as mudanças tanto na posição de Jack quanto na entrada do detetive Cyrus Lupu. Parece que ele e Ed se entendem melhor do que Ed e Nina.

    Gosto de criminal Intent mesmo com as loucuras de Goren. Todo o exagero cabe perfeitamente na série e no perfil psicológico do personagem.

    Já SVU realmente já foi melhor, mas ainda tem minha inteira atenção. O episódio 200 não foi o meu preferido. Achei meio sem sentido aquela história de Olívia presa e Eliot sendo testado.

  19. Gabriel Bonis

    Neste domingo ás 17 horas, mas se você perder desta vez só vai assistir quando o Universal Channel reprisar toda a temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account