Log In

Spoilers

Spoiler: Mr. Monk and the End

Pin it

Monk - Mr. Monk and the End

Médico:

Haverá vômito, seguido de morte.

Monk:

Vômito? Existe alguma chance da morte vir antes do vômito?

A mesma piada contada milhares e milhares de vezes. A mesma piada ainda nos arranca um sorriso dos lábios.

Monk estreou há oito anos atrás e acho que a maioria das pessoas não esperava pelo sucesso que viria, pela mudança que ele traria. Monk não era uma comédia tradicional, mas também não era um seriado procedural puro.

Monk era um personagem muito bem escrito: nós criamos empatia por suas dificuldades e nos fascinamos pelo seu poder de observação. Enternecemos-nos por seu amor por Trudy e nos divertimos com suas manias – um Sherlock Holmes com TOC.

Tendo um final planejado Monk nos deixa com uma sensação de tristeza boa, de quem viu uma boa história sendo contada até o momento certo. E essa última temporada foi recheada de ótimas histórias.

Em seu final, um episódio em duas partes (Mr. Monk And The End, exibido nos dia 27/11 e 4/12 nos Estados Unidos), eu até que consegui me segurar bem: só chorei nos dez minutos finais. Mas confesso ter segurado algumas lágrimas quando a abertura tradicional foi substituída por diversas cenas de cada um dos episódios exibidos, desde o começo.

No episódio final, nosso detetive se torna alvo de assassinato por envenenamento por estar próximo de descobrir a verdade sobre a morte de Trudy. Nos instantes finais Natalie descobre o veneno nos lencinhos do detetive – o fato de eu ter descoberto antes que ela não tirou a graça disso.

E os instantes finais foram tensos: Leland prometendo que mataria por seu amigo, mesmo que fosse mentira; Monk segurando uma arma, a beira da morte, apenas para mostrar que Trudy não estava mentindo e então o vazio, que depois foi preenchido pela descoberta de Molly.

Monk - Mr. Monk and the End

É um Monk revigorado que nos deixa: ele descobre o assassino de Trudy – que tortura deve ter sido saber que a resposta estava em sua estante já há doze anos – e até vai ao cinema; ele se descobre um homem feliz sem trabalhar na polícia; ele descobre Molly, a filha de Trudy perdida que cria um carinho imenso pelo nosso detetive; Randy parte para uma nova vida em Nova Jersey ao lado de Sharona; Leland feliz com sua Trudy e uma almofada em forma de coração.

O que todos esperávamos deste último episódio era justamente a sensação de conclusão, palavra usada pelo psiquiatra de Monk no momento adequado.

É claro que fica a sensação de algo faltou, quem sabe o juiz ter aparecido antes, quem sabe alguma outra pista, quem sabe mais um episódio. A questão é: jamais ficaríamos plenamente satisfeitos.

Monk nos deixa e eu só consigo pensar que, de um jeito ou de outro, ainda “that’s a jungle out there…

Em tempo: foi bela a escolha de “I think You’re Going To Miss Me When I’m Gone”, de Randy Newman para última música do seriado, enquanto vemos as cenas do passado e ele, Natalie e Leland começando um novo caso, um trio de amigos que deixará saudades. Eu vou sentir saudades mesmo.

Monk - Mr. Monk and the End

Séries citadas:

11 Comments

  1. Ceti

    Assisti as duas ou três primeiras temporadas de Monk, depois desisti porque o seriado deixou de ser “policial” para ser “cômico”. As cenas de humor foram paulatinamente tomando conta das histórias, as manias de Monk foram ficando cada vez mais bizarras e inacreditáveis, aqueles dois policiais foram ficando cada vez mais bocós…

    De vez em quando, eu assistia a um ou outro episódio, prá ver se a série tinha voltado às origens, mas não adiantava: o talento dedutivo do herói praticamente desapareceu. Pelo que vi, as mistérios passaram a ser resolvidos assim: depois de intermináveis cenas de “humor” ou, pior, cenas com seu psiquiatra (arrrghhh!), sem mais nem menos Monk dizia: “Descobri!”. E pronto.

    Mas eu gostei muito do início, quando sua assistente era outra, uma ruiva cheiinha e cética, que tinha um filho chato.

  2. Vic

    Eu vi agora que Monk alcançou com seu episódio final 9.4 milhões, uau.

  3. Pingback: Só Seriados de TV :: Monk Opinião Review :: Mr Monk And The End

  4. victor

    Como toda serie longa houve altos e baixos, mais altos e sem duvida nenhuma sentiremos falta desses personagens.Foi muito bom enquanto durou!!!

  5. Caio

    O que meio que estragou o final foi o juiz nunca antes ter aparecido na serie. Tambem achei o inicio, com Trudy contando tudo na fita, didatico demais, mas o episodio logo melhorou e acabou sendo um final muito bonito, principalmente a ideia da Molly. Tambem adorei a Sharona estar ‘presente’ no final

  6. Fernando dos Santos

    “Monk alcançou com seu episódio final 9.4 milhões, uau”

    Sem duvida excelente este índice de audiência alcançado pelo final de Monk.Número digno de série de tevê aberta.

    Apesar das saudades que a série e os personagens deixam em nós, eu parabenizo produtores e emissora pela decisão de encerrar o show antes que ele caísse no desgaste.Os índices estavam ótimos, o canal tinha um grande motivo pra esticar a série por mais trocentos anos mas mesmo assim optou pela decisão inteligente de sair por cima.
    Lamento apenas o fato de nunca ter ocorrido um crossover Monk-Psych.Penso que teria ficado legal.

  7. Fernando dos Santos

    Ainda não vi o final da série, mas pelo que entendi do review, o detetive obssessivo-compulsivo sobrevive a tentativa de envenenamento.
    Então espero que esse ótimo índice de audiência sirva de incentivo para a produção de um filme de Monk.Se não me falha a memória Sex and the City atingiu a marca de 8 milhões de espectadores em seu final e acabou ganhando adaptação para o cinema.Portanto os 9 milhões de Monk mais que justificam um longametragem.

  8. Marcelo

    Monk no seu começo foi uma das melhores séries da TV, com o tempo a série caiu um pouco, dando lugar ao Tony Shalhoub show, mas nas 2 últimas temporadas a série retomou o ótimo ritmo, esta 8° temporada tem sido ótima

  9. antonium

    monk realmente se tormou uma serie classica na medida em que se vale do carisma do personagem e histórias simples que, mesmo nem sempre conseguem ser perfeitas, são boas de se ver.espero que tony shalhoub consiga novos papeis e todo o sucesso daqui para frente.sentiremos saudades do velho monk.queria um crossover com monk e house….seria otimo ver o ranzinza do house e as manias do monk,um infernizando a vida do outro e no final ambos descobrindo semelhanças…

    esse comentário poderia ter o titulo”mr.monk e o até logo dos fãs”

  10. Caroline®

    Fui muito fã de Monk, mas dei uma parada na quarta temporada. Agora que acabou (snif, snif…), acho que vou retomar. Aproveitar que as minhas séries atuais estão de recesso e ver tudo de uma vez só.

  11. Ana Paula

    assistir o final pela internet gostei e acho que poderia ter o filme e Tony Shalhoub SENSACIONAL deu show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account