Log In

Opinião Spoilers

Spoiler: Grey’s Anatomy – Sanctuary e Death and All His Friends

Pin it

Grey's Anatomy - Death and All His Friends

Série: Grey’s Anatomy
Episódio: Sanctuary e Death and All His Friends
Temporada:
Número do Episódio: 125 (6×23) e 126 (6×24)
Data de Exibição nos EUA: 20/5/2010
Provável Data de Exibição no Brasil: 31/5/2010
Emissora no Brasil: Sony

A vida é constituída de movimentos de vaivém constantes. O que hoje é algo bom, amanhã pode parecer a pior escolha de todas. Aquilo que em um momento faz bem, no outro dia será aquilo que te destruirá. É com essa ideia que Meredith Grey começa a narração de um episódio épico, certamente, mas que existe tão-somente para suprir a execução razoável de uma temporada problemática.

A tensão não foi construída. Ela foi imposta ao telespectador desde os primeiros momentos do episódio, afetando diretamente a maneira como o público assistiria aos mais de 60 minutos de história que viriam pela frente. Por um lado, uma decisão estranha e inusitada. Por outro, uma saída de mestre para uma temporada que capengava em histórias pouco interessantes.

Não se tratou de um fechamento inovador para séries de televisão. No entanto, é a primeira vez que Grey’s Anatomy foi buscar fora do seu nicho de histórias uma trama que servisse de grande evento da temporada. É também interessante a escolha de uma situação que foi trabalhada junto ao público de maneira rala e que, à época de sua exibição, significou pouco. A escolha é provavelmente fruto de uma série de percalços que tornaram a encerrada temporada confusa. A gravidez de Ellen Pompeo, a entrada de personagens-estepe que não evoluíram, as idas e vindas de Katherine Heigl. Eram muitos buracos a serem fechados e pouco conteúdo, por assim dizer, que desse conta deste trabalho.

Grey's Anatomy - Death and All His Friends

O episódio foi marcado por atos de desespero. O primeiro deles, o atirador com uma arma em punho em um local em que vidas são salvas. Poético para um hospital? Bastante. Não menos poético e bonito foi o ato de desespero que levou Christina Yang a operar Shepherd, chefe de todos os cirurgiões e marido de sua maior amiga. Um ato extremamente bem pensado dos roteiristas. Ninguém mais frio, mais profissional e mais racional do que Yang para exercer essa função. Do mesmo modo, a presença ausente de Dr. Webber no episódio trouxe junto, talvez, o fechamento de uma das histórias paralelas mais bem construídas da temporada. O chefe, alijado de seu cargo por problemas pessoais, consegue ser o único a reverter o desejo de um assassino sem medo, como só um líder conseguiria fazer.

O ápice do episódio, no entanto, aconteceu sem tiros, sem tensão, sem mortes. Mesmo com o vermelho de sangue por todo Seattle Grace, as lágrimas, o medo no rosto dos personagens e a tensão instaurada do lado de cá da televisão, nada nem ninguém conseguiu sobrepor o brilho e a excepcionalidade da atuação de Chandra Wilson, a Dr. Bailey. Em seu grande ato de desespero, Miranda perde o controle sozinha, no corredor vazio, com os elevadores desligados, sem cor, sem música. Era só ela e a gente e tudo de mais bem lapidado que Grey’s poderia oferecer ao público.

Se a intenção de uma season finale é condensar e fechas as histórias iniciadas ao longo da temporada, o que nos foi apresentado não alcançou este objetivo de maneira plena. Agora, se o sangue e as lágrimas conseguiram lavar um pouco mais do que somente os infortúnios que fizeram parte desta temporada mediana, então não há o que não tenha valido a pena.

Grey's Anatomy - Death and All His Friends

Séries citadas:

20 Comments

  1. jorge

    vc só errou numa coisa: o final é da 6ª temporada e nao da 5ª.
    conserta lá

    Resposta do Paulo: Erro de edição, falha nossa.

  2. thiago machado

    A temporada foi a pior de todas, mas esse episódio final foi muito bom. O problema é que a tendência é piorar…. espero que a 7a temporada seja a última!

  3. jorge

    discordo! essa temporada de grey’s foi uma das melhores da serie! fik no top 3 facil facil!
    e… quem disse que um final de temporada tem que ter ganchos pra proxima?!
    esse final de temporada foi um dos melhores episodios de grey’s ate agora!!!!!!

  4. Lara Lima

    “Em seu grande ato de desespero, Miranda perde o controle sozinha, no corredor vazio, com os elevadores desligados, sem cor, sem música. Era só ela e a gente e tudo de mais bem lapidado que Grey’s poderia oferecer ao público.”

    Eu chorava igual um bebê nessa cena. Não há palavras pra descrever Chandra nesta cena. Perfeita.

    Acho que tudo foi perfeito. Desde Percy, Alex Karev e Avery até Meredith e Cristina Yang. Ellen Pompeo e Sandra Oh também fizeram um excelente trabalho. Yang chorando com Derek na mesa de cirurgia e Mer feliz com a gravidez só coroou esse episódio maravilhoso.

    P.S 1: Eu não sabia se ria ou se chorava com April dizendo que viu no show da Oprah que se você contar detalhes pessoais da sua vida é menos provável que te matem. XD

  5. Rafael de Souza(São Vicente SP)

    TNT americana ecomenda série de Steven Spielberg
    No ano passado o canal Syfy amaricano exibiu a Minesérie Alice que foi produzida por Steven Spielberg e foi baseada nos contos de Alice no pais das maravilhas que também misturava pitadas de ficção Cientifica.
    Essa produção esta sendo exibida no Brasil pelos canais Studio Universal e Scifi Channnel.
    A TNT americana ecomendou 13 episódios para a 1 temporada da série Alice que terá como protagonista o Ator Noah Wyli.
    A série tera exatamente o mesmo roteiro da Minesérie.
    A série tem previsão de estréia para 2011.
    Crédito da Informação: Canal TNT americana.

  6. JM

    olha, discordei.

    não me considero um “xiita” em Grey’s, e mesmo assim gostei MUITO dessa temporada, que foi incrivelmente sólida, apesar de seus inegáveis defeitos.

    e do jeito que você fala, parece que pegaram qualquer um que acharam no meio da rua, colocaram uma arma na mão dele e disseram “chacina de Mercy Westers, topa?”. a trama foi construída, sim, e este episódio é o seu ápice, o clímax de uma storyline que já acontecia há vários episódios.

    e como é que a season finale não cumpriu seu papel no que diz respeito à fechar as histórias abordadas durante a temporada? TUDO foi abordado ali, os MWs, Sheppard enquanto chefe, os problemas do Richard, o triângulo Teddy – Christina – Owen, Callie e Arizona, Alex e Izzie, Little Grey – Mark – Alex, tudo. ._.

  7. Pedro Paulo

    e do jeito que você fala, parece que pegaram qualquer um que acharam no meio da rua, colocaram uma arma na mão dele e disseram “chacina de Mercy Westers, topa?”. a trama foi construída, sim, e este episódio é o seu ápice, o clímax de uma storyline que já acontecia há vários episódios.

    e como é que a season finale não cumpriu seu papel no que diz respeito à fechar as histórias abordadas durante a temporada? TUDO foi abordado ali, os MWs, Sheppard enquanto chefe, os problemas do Richard, o triângulo Teddy – Christina – Owen, Callie e Arizona, Alex e Izzie, Little Grey – Mark – Alex, tudo. ._. [2]

    A história foi construída há dois episódios atrás, só que passou em branco, ninguém deu bola, e foi uma surpresa (muito boa) ver o que elvou a esse caos o hospital. E fez sentido. Não deve ser fácil verem desligar os aparelhos da pessoa amada sendo que a pessoa era firmemente contra.

    Eu mesmo me perguntava, nas promos , o que levaria a isso. pensei em assalto, mas fui surpreendido positivamente.

  8. eugifran

    nao gostei mto do review, ficou um raso demais….
    mas tudo bem…

    e discordo plenamente sobre o richard…
    a storyline dele foi pessima a temporada toda, e totalmente inverossimel nesse final de temporada….
    alem de desnecessario….
    a finale conseguiu me chocar e me prender muito bem….mas pecou e muito no seu final….
    nao tinha necessidade de mostrar arizona dizendo sim pro bebe…. nao agora…. richard fazendo o cara se matar???? nao mesmo…. pedi mto pra ele tomar um tiro na boca…. melhor que mta gente q morreu(tirando o percy).
    acho q essa finale foi pensada em cima da hora.
    prova disso foi uma entrevista que li da shonda dizendo que a meredith so engravidou pra poder perder no final…..

    oq poderia ter sido o melhor season finale da serie, se transformou em um episodio muito bom, acima da media, mas com potencial de ser o melhor, se nao fosse os erros infantis de roteiro.
    7 temporada ta ai…. espero que melhore e coloquem storylines interessantes

  9. Paola

    Sabe, eu não concordo com algumas coisas que você escreveu, mas essa foi uma das melhores críticas que li do episódio até agora.
    Mas pra mim o episódio foi ótimo, a gnt realmente nao esperava um season finale assim, apesar dos SF de greys serem mto bons e inquestionáveis.
    A temporada realmente nao foi mto boa se formos comparar a esse episodio final e a outras temporadas.

  10. Pingback: Tweets that mention Spoiler: Grey’s Anatomy – Sanctuary e Death and All His Friends » TeleSéries -- Topsy.com

  11. Tati Siqueira

    Eu amei o episodio……tensão, medo, sangue, e gdes atuações neste episodio;

    Com direito a empurrão entre a Mer e Christina.

    Indecisões entre casais. Acertos entre outros.

    Me deu uma vontande imensa de matar aquela besta(April) qdo ela sai da sala do chefe e faz com que ele seja baleado. Uma anta……que conseguiu se livrar citando Oprah….My God;

    Sandra Oh e Chandra Wilson, merecem todos os premios, pois na temporada inteira deram show;

  12. Daniele

    Eu achei o episódio bom, os atores arrasaram, mas parece que Greys está entrando num caminho que precisa ter desgraça para ter audiência…é um caminho que o ER passou um bom tempo atrás. E nem precisavam disso pois esta série tem uma ótima audiência.

  13. José Eduardo Brum

    Foi um season finale q fluiu, eu acho. Mta desgraça acontecendo, mas quem roubou a cena, como sempre foi Chandra Wilson. Não sei se é ela, ou a personagem, mas ela consegue alcançar uma força e uma entrega impressionantes. Tanto a cena em que é puxada pra fora da cama (achei mais tensa e dificil), qto a do elevador (forte), CW mostrou, mais uma vez, que segura qq barra. Ela é a diva da série.

    Discordo q esta seja a pior temporada. Foi uma temporada aberta, q por causa dos percalços, atirou pra tudo qt foi lado. Não manteu a unidade de historias e personagens do inicio. Em minha opiniao, a quarta temporada foi a pior.

    Interessante perceber como certas cenas seriam fortes demais pra serem vistas:
    1 – O aborto de Grey. Sabemos q ela tava perdendo, q estava sangrando, mas nao vimos manchas. Ao contrario dos outros baleados, atraves dos quais vimos mto sangue e buracos, parece q o aborto, espontaneo, ou nao, choca os telespectadores.
    2 – O suicidio do atirador. Concordo q neste caso, foi arquitetado pra gerar duvida sobre quem recebeu o tiro, mas seria forte, ver a reação do Chief (surpresa, choro, desespero), pois bem ou mal, ele induziu um homem a suicidio. Isso é pesado demais.

    Outro destaque foi Sandra Oh. No inicio da série, eu nao gostava da personagem, mas passei a admirar as nuances de Cristina q são reveladas aos poucos. Neste episodio, mesmo sem ter noção, ela se torna ‘madrinha’ de Meredith e de seu filho, ao segura-la pra que nao fosse pra frente do atirador, ao operar Derek e ao gritar q a amiga estava gravida.

    Ultimo ponto que me chama atenção é q mesmo sem Izzie e O’Malley, eles estao presentes. Pra mim, Lexie se tornou a nova Izzie, a ‘loirice’ contribuiu pra isso, e sua boa vontade. O sacrifio de estar com Alex, mesmo nao sendo amada por ele, mesmo querendo (talvez) Sloan, era o tipico ato de Izzie. No caso de O´Malley, senti q Percy era a representação do residente q se foi na season finale da quinta temporada. A ligação que ele tinha com Bailey parecia a mesma q a atendente teve com o baleado. Interessante.

    No mais, acho q o duplo episodio cumpriu. Fechou historias, trouxe dramas e vai nos fazer voltar pra assistir a setima. E pra mim, drama é ação, é tragedia, é problema. Não vejo mal em Greys abusar disso.

  14. Andreza

    Achei o review pessimo para aquele que foi o melhor season finale de grey’s anatomy pessimo review que não disse nada com nada ok! minha opinião.

  15. Flor

    Os nomes dos episódios tb estão errados…

    Série: Grey’s Anatomy
    Episódio: Here’s To The Future e Now or Never
    Temporada: 6ª
    Número do Episódio: 125 (6×23) e 126 (6×24)

    Resposta do Paulo: Bah, é verdade! É o que dá usar a review do ano passado como base.

  16. Barbara

    Espero que esta série acabe, pois os dois primeiros anos foram ótimos mas depois que o Denny morreu, foi só decadência.
    Continuo assistindo somente por causa de dois atores e seus personagens: Chandra Wilson / Bailay (esta mulher merece todos os prêmios, que atriz!) e o Dr. Webber/Chief (também é impecável).
    Gostei de ver o amadurecimento do Mark Sloan. Entretanto Derek como Chief é rídiculo e prepotente. Mais egoísta que a Cristina não existe em nehuma galáxia. A Ellen Pompeu nunca me convenceu como atriz e seu personagem só se importa com três coisas: ser egoísta, idolatrar a Cristina (parecem duas lésbicas enrustidas), criticar e culpar o pai e o Chief pelo amor doentio da mãe. Ela é simplesmente ridícula.

  17. MARY SP

    ASSISTI À PRIMEIRA EXIBIÇÃO ÀS 21 HS E DEPOIS A REPRISE À MEIA NOITE.ESSA GRAN FINALE REALMENTE FOI DE ARREPIAR E GRANDES PERFOMANCES DE QUASE TODOS OS ATORES (COM EXCEÇÃO DO DR. SHEPPERD, QTA INEXPRESSIVIDADE NAS CENAS ).COMO VC DANIELE, TBEM ME LEMBREI DE UM EPISODIO PARECIDO EM E.R E OUTRO NA INESQUECIVEL SERIE THIRD WATCH, DA QUAL PARTICIPAVA A ATRIZ KIM RAVEN.

  18. Patrícia

    Achei esse final de temporada emocionante, mas achei que eles entregaram demais as coisas… não podia esperar pra próxima temporada pra saber se o cara resolveu matar o chief ou se matou?

    Outra coisa: só eu que achei absurdo o tempo que a Swat demorou pra pegar o cara? Na verdade ela não pegou, o cara se matou…

  19. ana

    NÃO GOSTEI DESSA TEMPORADA E É LÓGICO QUE ESSE EPISODIO FINAL FOI PARA SALVAR A SÉRIE ,MAIS CONCORDO COM A OPINIAO DO REDATOR ATÉ TINHA FALADO ISSO NO ORKUT A BAILEY FOI FANTASTICA!!!CHOREI MUITO COM ELA .

    OBS:MAIS CONTINUO FALANDO QUE O MELHOR EPISODIO FOI O FINAL DA SEGUNDA TEMPORADA IZZI E GEORGE NA MINHA OPINIAO FAZEM MUITA FALTA A SAIDA DELES FOI FEITA DE UMA MANEIRA HORRIVEL,ABRAÇOS A TODOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account